28.5.12

ZYNGA


Donos de iGadgets e usuários do Facebook provavelmente não conhecem a ZYNGA, mas certamente já colheram milho e criaram vacas no FarmVille, construíram enormes prédios e bairros inteiros no CityVille, ou até mesmo armaram emboscadas ardilosas no Mafia Wars. Foi desta maneira que a ZYNGA construiu sua história de sucesso, ao capturar o tempo livre das pessoas com jogos desafiadores nas redes sociais.

A história
A empresa, inicialmente batizada de Presidio Media, foi fundada no mês de abril de 2007 por Mark Pincus, que havia criado o site Tribe, uma das primeiras redes sociais (surgiu em 2003, antes mesmo do Orkut), e uma talentosa equipe de desenvolvedores de jogos, formada por Eric Schiermeyer, Michael Luxton, Justin Waldron, Kyle Stewart, Scott Dale, Steve Schoettler e Andrew Trader. Pouco depois, em julho, a empresa mudou seu nome para ZYNGA, e tinha como objetivo criar e desenvolver jogos para redes sociais. O nome foi uma homenagem ao buldogue inglês que Mark possuía o que explica a figura de um cachorro em seu logotipo. O primeiro produto da empresa, criado para o Facebook, foi o ZYNGA POKER, um jogo de pôquer virtual onde os usuários podiam comprar fichas virtuais, com dinheiro de verdade, para utilizar no jogo. Este jogo sustentou a empresa entre 2006 e 2008. Atualmente o ZYNGA POKER conta com mais de 7 milhões de jogadores todos os dias, fazendo dele um dos maiores jogos de pôquer online do mundo. No final de 2008 a empresa lançou seu primeiro jogo para iPhone, chamado POKER LIVE.


A história da ZYNGA começaria a mudar quando ela aproveitou de forma magistral o enorme crescimento do Facebook. Isto aconteceu em 2009, quando a empresa colocou no ar em junho o FarmVille, um jogo simples e irresistível, no qual através de poucos cliques, o usuário poderia criar sua fazendinha virtual e fazê-la prosperar plantando alimentos e criando animais. O resultado não poderia ser melhor: em apenas 9 meses, o jogo atingiu a incrível marca de 75 milhões de usuários (7 vezes mais que o segundo maior jogo online do mundo, World of Warcraft). Além disso, por durante 15 meses foi o aplicativo mais usado no Facebook.


Pouco depois, no mês de outubro de 2009, a empresa criou a Zynga.org, uma fundação cujo objetivo era arrecadar dinheiro para causas sociais. No início de 2010 a empresa inaugurou seu primeiro escritório fora dos Estados Unidos, localizado na cidade de Bangalore na Índia. Animada pelo avassalador sucesso do FarmVille, a empresa lançou outros jogos, como por exemplo, o CityVille, uma versão urbana, onde em vez de vaquinhas e tomates, edifícios e comércio tomam conta do jogo e os usuários precisam administrar cidades inteiras. Ainda em 2010 a empresa lançou versões de seus jogos mais famosos para o iPhone, ampliando assim sua base de usuários.


O interesse da empresa na América Latina cresceu tanto que a ZYNGA passou a traduzir seus jogos para o português em 2011. Ainda neste mesmo ano a empresa apresentou o RewardVille, um gesto de agradecimento aos jogadores que estão cada vez mais imersos em suas fazendas, cidades, grupos criminosos e jogos de pôquer na Internet. O programa concede pontos de créditos que podem ser usados para comprar itens virtuais da ZYNGA. O avassalador sucesso de seus jogos fez com que a empresa abrisse seu capital na Bolsa de Valores no mês de dezembro, arrecadando US$ 1 bilhão. E tem mais: no início de 2012 a empresa adquiriu por US$ 200 milhões a OMGPOP, desenvolvedora do aplicativo Draw Something, um popular jogo de adivinhar desenhos utilizados por mais de 25 milhões de usuários.


Recentemente a empresa divulgou planos ousados para diminuir sua dependência em relação ao Facebook, e assim expandir ainda mais sua atuação, como por exemplo, a criação de uma rede social própria, batizada de ZYNGA DIRECT, um site com características de rede social em que os usuários poderão jogar os games da empresa, incluindo a sincronização da evolução dos jogos com o Facebook. Assim, é possível parar de jogar em determinado ponto do jogo no Facebook e continuar de onde parou no ZYNGA DIRECT. Com isso, a empresa busca construir uma relação direta com os usuários, não importando se eles estão no computador ou no celular.


Além disso, a ZYNGA tem a intenção de expandir seus produtos para outras plataformas, como por exemplo, jogos para videogames e licenciamento de suas principais franquias para grandes empresas de brinquedos. Com todas essas ações a empresa quer conectar 1 bilhão de pessoas para que elas brinquem e se divirtam em todas as categorias de jogos, da mesma forma que a TV cobre todos os tipos de programa. Apesar desse enorme sucesso, a ZYNGA também é amplamente conhecida por suas polêmicas envolvendo a compra de jogos de terceiros e acusações de plágio, veementemente repudiada pela empresa californiana, muitas vezes nos tribunais.


Os principais jogos
Mafia Wars (2008)
Uma espécie de brincadeira de polícia e bandido do mundo virtual, onde o papel do jogador é comandar uma família mafiosa no submundo de Nova York. Achacar comerciantes, arrombar residências, dar uma dura em inimigos, dominar territórios. Neste jogo essas são as missões a serem cumpridas. O jogo fez tanto sucesso que ganhou uma sequência em 2011.
FarmVille (2009)
Jogo no qual é possível administrar uma fazenda cultivando lavouras, supervisionando a colheita, construindo edificações, plantando árvores e criando animais.
Café World (2009)
Jogo no qual o usuário tem que administrar um restaurante de forma completa, desde a decoração e atendimento até a constituição do cardápio e pilotar uma frigideira.
FishVille (2009)
Jogo no qual o usuário tem que administrar e manter um aquário com diversos animais marinhos.
PetVille (2009)
Uma evolução dos antigos “tamagochis”, que simulavam um bicho de estimação, este jogo possibilita ao usuário reviver esse estilo na rede social Facebook, com as mesmas características do original. A tarefa é fácil: o usuário deve cuidar de seu bichinho. Inicialmente, o usuário deve escolher de qual animal ele quer cuidar (cachorro, gato, pássaro, coelho, entre outros) e tratá-lo como um animal real - alimentar, passear e dar banho.
CityVille (2010)
Jogo onde é preciso gerenciar uma cidade de todas as formas: na construção de casas e arranha-céus, na pavimentação de ruas e até no início de negócios, controlando o comércio da metrópole e organizando as importações e exportações. A grande diferença deste jogo para o FarmVille é que o jogador pode expandir suas atividades para além do seu território virtual. É possível, por exemplo, abrir filiais e franquias de seus negócios dentro das cidades de seus amigos da rede social. Pouco mais de um mês após o seu lançamento o jogo amealhou 84.2 milhões de usuários ativos, se transformando no aplicativo de maior alcance e crescimento na história da rede social.
FrontierVille (2010)
Um jogo onde o usuário começa sozinho, na floresta, apenas com algumas galinhas. A ideia é domar a natureza, abrindo clareiras na mata, plantando, criando animais, atraindo uma esposa, tendo filhos e formando uma colônia.
CastleVille (2011)
Jogo medieval onde é possível desenvolver comunidades (vilarejos), construir castelos, desbravar territórios inóspitos e enfrentar vilões para conseguir a coroa. Diferente dos outros jogos da ZYNGA é possível criar um personagem personalizado, pois o aplicativo permite escolher o sexo e características físicas do avatar. A empresa afirmou que é o primeiro jogo a ter uma trilha sonora única, criada com uma orquestra completa.
Words with Friends (2011)
Neste jogo simples, o usuário deve montar palavras (rapidamente) com as letras que são fornecidas automaticamente.
Empires and Allies (2011)
Neste jogo, o mais complexo já desenvolvido pela empresa, sua ilha, conhecida por ser um local pacífico e cuidar muito bem de seus habitantes, foi atacada por inimigos. Por não contar com estruturas de defesa, o local foi facilmente reduzido a ruínas. Seu povo precisa de um governante forte para restaurar a glória do seu império e formar exércitos fortes para que eles aprendam a defender a ilha e conquistar novos territórios.
DreamZoo (2011)
Jogo exclusivo para dispositivos móveis que consiste em gerenciar um jardim zoológico cujo objetivo principal é criar um parque temático com diversos animais, cada um em seu próprio habitat e junto com exemplares de sua espécie, que serão visitados constantemente pelos clientes.
Pioneer Trial (2011)
No mesmo estilo do FarmVille, no qual o usuário deve plantar sementes, colhê-las, criar animais, construir celeiros e aí por diante. Entretanto, em vez de assumir o papel de fazendeiro, neste jogo o usuário experimenta um pouco de como era viver na época dos pioneiros americanos, com direto à cenários de Faroeste e tudo o mais.
Hidden Chronicles (2012)
Um jogo no qual o usuário descobre itens ocultos para revelar os mistérios que residem na Mansão Ramsey. Explore lindos cenários para descobrir milhares de objetos muito bem escondidos, solucionar enigmas e encontrar pistas que o ajudarão a revelar o mistério, a morte de seu tio. Por último, não se esqueça de coletar e construir itens para personalizar sua propriedade.
Bubble Safari (2012)
Um jogo no gênero arcade, com história empolgante e uma mistura de recursos sociais revolucionários e elementos tradicionais. O enredo se desenrola em volta do arrojado Bubbles, um macaco que leva a vida numa boa em sua casa na selva. Ou assim era até a sua amada namorada e um grupo de fiéis amigos serem capturados por caçadores malvados. Acompanhe o personagem nessa aventura na selva em busca dos amigos, coletando frutas e encontrando novos personagens e obstáculos pelo caminho.


Porque tanto sucesso?
Segundo o fundador da empresa, o sucesso da ZYNGA se baseia em incentivar “o empreendedorismo e assumir riscos de maneira inteligente para criar inovações revolucionárias”. Existem até algumas lições que gigantes dos jogos “tradicionais” poderiam aprender – ou talvez reaprender – com a ZYNGA.
- Crie jogos fáceis e divertidos: Você pode até achar que FarmVille enjoa rápido, mas centenas de milhões de jogadores casuais pensam o contrário. Isso é porque a tal da Fazendinha é acessível e simples de compartilhar com os amigos.
- Não abandone um jogo depois de lançá-lo: Ao contrário de grandes desenvolvedores de jogos para consoles, a ZYNGA parece jamais esquecer-se de seus jogos ou das comunidades em torno deles. Todos eles ainda recebem atualizações.
- Crie novos jogos, não apenas sequências: É claro que a empresa poderia confortavelmente criar sequências para seus jogos de sucesso e apenas esperar a entrada de milhões de dólares em seu caixa. Mas não. Prefere investir em novos jogos e assim ampliar seu público.
- Jogatina online sem problemas: Bons jogos online somente são realmente excelentes se a tecnologia por trás permitir acesso rápido e fácil, e a empresa sabe muito bem disso. Por isso investe pesado em infraestrutura.
- O Facebook é legal, mas não se esqueça dos celulares: O Facebook é a base econômica da ZYGNA, que teria naufragado sem ele. Mas isso não significa que a empresa ignore outras plataformas, como os celulares. E por quê? Porque assim pode se transformar, cada vez mais, em uma marca familiar para os consumidores.


Uma sede divertida
Entrar na sede da ZYNGA, batizada de “The Dog House” e localizada nem uma área industrial da cidade californiana de San Francisco, é como ingressar em um dos jogos que a empresa desenvolve para redes sociais. A recepção é uma cabana de troncos inspirada por uma edificação virtual de FrontierVille. Existem até caveiras de bois e lanternas antigas como itens de decoração. Ao passar por essa fronteira, os convidados percorrem um túnel iluminado com LED e chegam ao enorme saguão principal, cujo ambiente é lúdico. Essa área abriga uma “Winnebago”, casa sobre rodas decorada com imagens associadas à ZYNGA, uma área para jogar basquete, uma quadra com grama artificial para esportes e um minipalco decorado por 13 pôsteres de cachorros de funcionários. Olhando para cima, é possível avistar os pisos superiores do edifício (são seis andares), como se fossem níveis de jogo a superar. E cada piso significa um jogo em que a empresa trabalha no desenvolvimento. Além disso, toda a tubulação fica à mostra e o tom de cimento predomina.


A sede da empresa, que possui 25.000 m2, tenta encarnar o espírito divertido de seus jogos, com café da manhã, almoço e jantar gratuitos, animados happy hours, bar esportivo (batizado de “The Well” ou “o poço”, em português, já que fica localizado no subsolo), academias de ioga e de ginástica, fliperamas, serviço nutricional e cinema. Os funcionários, chamados de “Zyngites”, são estimulados a decorar o espaço de trabalho. O cachorro no logotipo da ZYNGA não serve apenas de enfeite. É uma filosofia. Afinal, é comum cachorros circularem com seus donos dentro da sede da empresa. Hoje em dia, aproximadamente 200 animais de estimação têm crachás personalizados da ZYNGA para acesso ao edifício. Além dos cachorros por toda parte, Carmen e Georgia, as filhas gêmeas do fundador vão à sede duas vezes por semana e participam das reuniões da empresa desde um mês de idade.


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 2007
● Fundador: Mark Pincus
● Sede mundial: San Francisco, Califórnia
● Proprietário da marca: Zynga Inc.
● Capital aberto: Sim (2011)
● Chairman & CEO: Mark Pincus
● Faturamento: US$ 1.14 bilhões (2011)
● Lucro: - US$ 404.3 milhões (2011)
● Valor de mercado: US$ 4.9 milhões (maio/2012)
● Usuários: + 292 milhões
● Presença global: 175 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 2.900
● Segmento: Internet (entretenimento)
● Principais produtos: Jogos sociais
● Concorrentes diretos: Activision, Gameloft e Electronic Arts
● Ícones: O jogo FarmVille e o cachorro de seu logotipo
● Slogan: Connecting the world through games.
● Website: www.zynga.com

A marca no mundo
Atualmente a ZYNGA, maior desenvolvedora de jogos sociais do planeta, possui mais de 292 milhões de usuários em 175 países ao redor do mundo. Seus jogos estão disponíveis em várias plataformas, como por exemplo, o Facebook, Google +, Apple iOS e Google Android. As receitas da empresa são geradas pelos pagamentos feitos pelos jogadores na compra de ferramentas virtuais para melhorar seu desempenho - como tratores para arar a terra na fazendinha ou armas para dominar gangues rivais no jogo da máfia. A maioria dos internautas usa apenas os recursos gratuitos, mas uma pequena fração formada por quem paga - menos de 5% das pessoas, segundo a ZYNGA - é suficiente para sustentar uma boa fatia de seu faturamento, que em 2011 superou US$ 1.1 bilhões. A empresa mantém ainda 13 estúdios e escritórios ao redor do mundo, localizados em cidades como Sunnyvale, Los Gatos, Los Angeles, Boston, Baltimore, Bangalore, Beijing, e Tóquio.

Você sabia?
Em 2009, a ZYNGA iniciou uma tradição na qual seus funcionários vestiam camisas vermelhas a cada dia em que FarmVille adicionava um milhão de novos usuários. A tradição é seguida até os dias de hoje com cada novo jogo lançado pela empresa.
Hoje em dia, cinco jogos da ZYNGA (CityVille, CastleVille, Zynga Poker, FarmVille e Empires & Allies), estão entre os aplicativos de games mais utilizados no Facebook. Aliás, segundo a maior de social do mundo, em seu relatório anual de 2011, a ZYNGA é responsável por 12% de seu faturamento.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 28/5/2012

Nenhum comentário: