23.5.06

OVOMALTINE


Ele caiu no gosto popular, quer seja misturado ao leite, ao sorvete para fazer um delicioso milk-shake, em sundaes ou até mesmo como ingrediente de uma torta. Afinal, quem prova aqueles pedacinhos crocantes que sobram depois de batidos não esquece já mais. Peça a qualquer brasileiro para citar as marcas de achocolatados que ele conhece. Ao lado dos obrigatórios Nescau e Toddy, certamente aparecerá o nome OVOMALTINE (que a rigor nem é achocolatado, pois a principal matéria prima é extrato de malte). Seus fãs, muitos deles juram de pés juntos que não vivem sem ele, transformaram a marca OVOMALTINE em um verdadeiro ícone das guloseimas. 

A história 
A história do tradicional OVOMALTINE começou quando o químico suíço Georges Wander pesquisava um complemento alimentar nutritivo e forte, e interessou-se pelo extrato de malte, obtido da cevada. Sua morte fez com que seu filho médico, o Dr. Albert, continuasse as pesquisas iniciadas pelo pai. Nessa época, no cantão suíço de Berna, a desnutrição infantil alcançava padrões alarmantes. Foi então que o doutor desenvolveu a fórmula de um suplemento alimentar para reforçar a primeira refeição do dia. A fórmula continha extrato de malte de cevada, ovos, leite integral, vitaminas e sais minerais. Para entusiasmar as crianças a consumi-lo, era preciso que o preparado fosse gostoso no paladar. Mel e cacau então foram acrescentados e a mistura foi batizada de OVO-MALTINE (antigamente escrito assim com hífen). O nome surgiu da combinação das palavras “Ovum” (ovo em latim) e “Malt” (malte em francês). Em 1904 começou a produzi-lo na cidade de Berna, voltado totalmente para crianças e posicionado como um produto medicinal, uma espécie de suplemento alimentar, vendido inicialmente apenas em farmácias.


Pouco depois, em 1906 abriu escritórios de vendas na Itália e na Inglaterra, para onde o produto começou a ser exportado em 1909. Na Inglaterra devido a um erro a marca foi registrada como OVALTINE. Sem muito apoio na Suíça, a empresa começou a buscar mão de obra capacitada para produzir o OVOMALTINE em outros países da Europa. Foi então que em 1913 ocorreu a abertura de uma fábrica em Hertfordshire, na Inglaterra. Em seguida, esta fábrica passou a exportá-lo para os Estados Unidos e outros países que foram colônias inglesas. Porém, dois anos mais tarde o produto passou a ser fabricado na cidade de Villa Park, estado americano de Illinois, para atender a alta demanda do mercado. Quando começou a Primeira Guerra Mundial, as vendas caíram devido à estagnação da economia no velho continente e a escassez de matérias-primas. Foi aí, que surgiu a grande ideia de adicionar chocolate na fórmula do produto. Nos anos seguintes, devido ao seu incrível sabor e valor nutricional o produto se tornou extremamente popular em todo continente europeu. No ano de 1931 o produto ganhou outra opção de embalagem além da tradicional lata, OVOMALTINE também podia ser encontrado em envelopes com doses individuais, que começaram a ser distribuídos em bares e restaurantes, facilitando assim seu consumo. No final desta década, a marca se expandiu para muitos outros países, passando a ser chamado de OVALTINE também na América do Norte e Ásia.


Depois da Segunda Guerra Mundial a marca iniciou uma grande diversificação de sua linha de produtos com o lançamento de barras de chocolates e biscoitos feitos com OVOMALTINE. O slogan pelo qual o produto ficou famoso foi introduzido em 1959 com os dizeres “Ovomaltine Strengthens also you!” (em tradução livre algo como “Ovomaltine também reforça você”). Em 1967 a Wander, produtora e proprietária da marca OVOMALTINE, foi incorporada pela suíça Sandoz, que mais tarde se associaria à Ciba-Geigy, que acabaria se tornando parte da farmacêutica Novartis. Esse ano também foi marcado pela primeira campanha de OVOMALTINE na televisão. Nas décadas seguintes a empresa expandiu a distribuição do produto pelo mundo. Em 1991, a marca passou por uma modernização visual, ganhando nova grafia em seu logotipo e novas embalagens, muito mais atrativas.


No ano de 2000, a marca OVOMALTINE, extremamente reconhecida na Suíça, foi adquirida pelo laboratório Novartis. Porém, dois anos depois, no mês de outubro, a inglesa ABF (Associated British Foods), uma das maiores empresas alimentícias da Europa e proprietária dos óleos Mazola, do fermento Fleischmann e dos chás Twinnings, adquiriu a divisão de alimentos e bebidas da Novartis Consumer Goods, que incluía a marca OVOMALTINE. Pela primeira vez em sua história a marca não era uma propriedade de empresa farmacêutica, e sim alimentícia. E isso fez toda a diferença para a ampliação dos pontos de venda e comercialização do produto. Com isso, nos anos seguintes a marca foi estendida para diversas categorias de produtos. Além disso, se unir a outras marcas consagradas, como por exemplo, a Danone e a Hershey’s, foi a forma que OVOMALTINE encontrou de se fazer presente em categorias distintas, sem perder a qualidade. Outra estratégia foi divulgar e incentivar várias receitas que levam OVOMALTINE como ingrediente, para fazer em casa. Tem torta, bolo, bomba de chocolate, brigadeiro, smoothie, frapê e uma infinidade de gostosuras. Hoje em dia, OVOMALTINE é a combinação do sabor do cacau e do extrato de malte com proteínas, vitaminas, sais minerais, mel, ovos e leite, criando uma experiência única e irresistível.


A linha do tempo 
1937 
Lançamento do OVO SPORT, uma espécie de snack (barra energética de chocolate) feita com OVOMALTINE. 
1948 
Lançamento do CHOC OVO, barra de chocolate com OVOMALTINE. 
1965 
Lançamento do OVO DRINK, versão do produto original pronta para beber. 
1978 
Lançamento do OVOMALTINE no sabor de chocolate. Esse produto seria lançado mundialmente em 1997 com o nome de OVOMALTINE CHOCO
1990 
Lançamento do OVOMALTINE LINE, a versão original do produto com menos calorias. 
1991 
Lançamento do OVOMALTINE YOUGOURT, a versão do produto original na forma de iogurte. 
1992 
Lançamento do CHOC OVO CRUNCH, barra de chocolate crocante com OVOMALTINE. 
1994 
Lançamento do CHOC OVO MINI, as barras de chocolate em versão miniatura. 
2000 
Lançamento do OVOMALTINE CRISP MÜESLI, um cereal extremamente nutritivo feito a base de fibras e OVOMALTINE. 
2004 
Lançamento do OVOMALTINE NAPOLITAINS, pequenos chocolates ao leite feitos com OVOMALTINE. 
2005 
Lançamento do OVOMALTINE CRUNCHY ICE, sorvete com casca crocante feito de OVOMALTINE. 
2006 
Lançamento do OVOLINOS, pequenos bombons de avelã com OVOMALTINE. 
2008 
Lançamento do OVOMALTINE CRUNCHY BIUSCUITS, biscoitos crocantes feitos com OVOMALTINE. 
2012 
Lançamento do OVOMALTINE CEREAL BIUSCUITS, biscoitos integrais. 
2013 
Lançamento de uma espécie de manteiga (pasta) que leva OVOMALTINE em sua composição.


O nome 
O OVOMALTINE não tem esse nome no mundo todo. Por exemplo, na Itália, é conhecido por OVOMALTINA. Quando foi exportado para a Inglaterra em 1909, houve um erro no registro da marca, que o levou a ser registrado como OVALTINE, como o produto é conhecido até hoje nos países de língua inglesa, como Canadá, Estados Unidos e Irlanda, e no continente asiático (Japão, Hong Komg, China, Taiwan, Filipinas). Na França, Portugal, Áustria, Bélgica, Suíça, Holanda, República Checa e Alemanha o produto é conhecido como no Brasil, OVOMALTINE.


A comunicação 
A marca sempre teve uma ligação muito forte com o universo esportivo, principalmente os esportes de inverno. Afinal, o produto é antes de tudo um suplemento nutricional. A associação com os esportes começou em 1923 com o apoio a esportes e atletas de esqui e atingiu o ápice em 1953 quando a marca patrocinou a histórica escalada de Sir Edmund Hillary ao monte Everest. Até Pelé chegou a ser garoto-propaganda da marca em 1962. Esta associação com os esportes ganhou força em 1971 quando o pugilista Muhammad Ali começou a promover o produto. Depois vieram muitos astros de esportes de inverno como praticantes de esqui e snowboard. A marca até chegou a estar presente nos Jogos Olímpicos. Em todas essas ações o OVOMALTINE era promovido como um grande suplemento nutricional.


Uma campanha de marketing extremamente famosa da marca foi lançada no Reino Unido em 1935. Batizada de OVALTINEYS, uma espécie de clube infantil, chegou a ter seu próprio programa de rádio patrocinado pela marca, chamado The League of Ovaltineys. Era uma época em que poucas pessoas tinham televisões e o rádio era o mais importante meio de comunicação, e alcançava grandes audiências. O programa era transmitido aos domingos à noite entre 17:30 e 18:00, e se tornou famoso por sua música-tema “We Are The Ovaltineys”. Os membros deste clube, que chegou a ter mais de cinco milhões de crianças, recebiam um distintivo de sócio, um livro e a oportunidade de participar em competições e outras atividades. Havia também uma história em quadrinhos semanal.


A evolução visual 
A identidade visual da marca OVOMALTINE é bastante heterogênea nos países em que está presente. Na Europa o logotipo da marca passou por pequenas atualizações ao longo dos anos.


Já no Brasil, onde a marca utiliza um logotipo bastante diferente, o design também foi sendo modernizado com o passar dos anos. E ganhou imagens de ramos de cevada.


Nos países onde o produto é comercializado com a marca OVALTINE a identidade visual também evoluiu no decorrer dos anos, mas nunca se tornou totalmente alinhada. Nos Estados Unidos, onde a marca pertence à Nestlé o logotipo utiliza a cor marrom e uma tipografia de letra diferente. Já no Reino Unido o logotipo utiliza a tradicional cor laranja, mas tem design diferente. Em outros países de língua inglesa e na Ásia, a identidade visual se aproxima da utilizada no Brasil, mas ainda com significativas diferenças.


Além disso, ao longo de todos esses anos a tradicional lata de OVOMALTINE também passou por inúmeras remodelações, adotando cada vez mais a cor laranja e um design moderno. Foi a partir de 1912 que a lata começou a ganhar a tradicional cor laranja.


Já no Brasil, a nova lata foi apresentada em 2013, quando a marca foi reposicionada no mercado. O novo design tem curvas que remetem a um copo de milk-shake (imagem à direita).


Os slogans 
Delicious wholesome goodness for all the family. (Europa) 
With Ovomaltine you can’t do it better, but longer. (1998) 
Ovomaltine Strengthens also you! (1959) 
Vai com tudo. (2013, Brasil) 
Só Ovomaltine é Ovomaltine. (2011, Brasil) 
Ovomaltine Forever. (2009, Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Suíça 
● Lançamento: 1904 
● Criador: Albert Wander 
● Sede mundial: Berna, Suíça 
● Proprietário da marca: Wander AG 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Associated British Foods plc.) 
● CEO: George Weston 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 110 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Achocolatados, biscoitos, chocolates e barras de cereais 
● Concorrentes diretos: Toddy, Nescau, Nesquik, Hershey’s e Swiss Miss 
● Ícones: A lata cilíndrica envolta em um rótulo alaranjado 
● Slogan: Vai com tudo. 
● Website: www.ovomaltine.com.br 

A marca no Brasil 
No Brasil o produto chegou somente na década de 1930 com o nome de OVOMALTINE TIPO SUÍÇO. Naquela época, era importado da matriz, na Suíça. Em 1944, a Wander, empresa proprietária da marca, inaugurou sua fábrica em Resende, estado do Rio de Janeiro, e começou pouco depois, em 1947, a produção nacional de OVOMALTINE flocos crocantes, uma formulação exclusiva para o mercado brasileiro com mais chocolate e flocos crocantes. Depois de um início promissor e com muita simpatia em todo o país, rapidamente o produto caiu no esquecimento. OVOMALTINE somente se tornou extremamente popular devido a uma estratégia bem sucedida da marca, após ser incluído, em 1959, como ingrediente de um dos produtos da rede de lanchonetes Bob’s, o milk-shake de Ovomaltine. E o Bob’s foi muito importante por fazer com que a marca não sumisse, mantendo um reconhecimento muito forte junto aos consumidores nos anos seguintes.


Dado o sucesso do milk-shake, em 2006, a rede Bob’s renovou seu cardápio, com o lançamento do Sundae de OVOMALTINE. Nos últimos anos, aproveitando a força da marca, o McDonald’s (McFlurry Ovomaltine), o Burger King (BK Mix Ovomaltine) e a rede Giraffas (Petit-Gateau Ovomaltine) também lançaram sobremesas que usam o produto como ingrediente. Depois de anos de qualidade e sucesso, em meados de 2008 o OVOMALTINE original, tipo suíço, foi retirado das prateleiras dos supermercados e mercearias. O antigo OVOMALTINE tipo suíço, que era uma opção para aqueles não queriam um achocolatado, foi substituído pelo OVOMALTINE chocolate fino, uma versão com mais chocolate e menos malte. No entanto, a versão mais popular no Brasil, flocos crocantes, responsável por 93% das vendas no país, continuou no mercado.


Além disso, através de parcerias com outras empresas, a marca foi expandida para outros segmentos, como por exemplo, o chocolate HERSHEY’S OVOMALTINE, a sobremesa láctea DANETTE OVOMALTINE, está última em associação com a Danone, e o picolé Diletto, que uniu o sabor único e a crocância de OVOMALTINE à cremosidade e à leveza dos gelatos italianos, uma edição limitada lançada em 2015. Em relação aos produtos da marca, em 2011, o que já era delicioso, ficou também prático, com o lançamento de uma bebida láctea pronta para beber em caixinha. Além do sabor único de OVOMALTINE, a bebida é enriquecida com dez vitaminas e quatro minerais - ferro, zinco, iodo e manganês. Outra novidade foi o lançamento da versão creme crocante (uma pasta à base de cacau, malte, avelã com flocos crocantes), semelhante à famosa Nutella.


A marca no mundo 
Atualmente a marca OVOMALTINE, que pertence à empresa britânica ABF e está presente em 110 países do mundo, e seus produtos são encontrados em diversos segmentos, além da versão tradicional em pó e pronto para beber, em barras energéticas, biscoitos, sorvetes e cereais matinais. Hoje são consumidas mais de 3.5 bilhões de porções do produto por ano. Os maiores mercados da marca são Suíça, Tailândia, Brasil e Reino Unido. OVOMALTINE está entre as marcas mais populares da Suíça. Nos Estados Unidos e Austrália a marca pertence à suíça Nestlé. O produto é produzido na Suíça, China, Filipinas, Austrália, Tailândia e Brasil. 

Você sabia? 
A fórmula de OVOMALTINE foi alterada no decorrer dos anos. Hoje, existem mais de 30 diferentes fórmulas para o produto vendido em várias partes do mundo, devido a diferentes normas e regulamentos locais. No Brasil, os flocos crocantes foram, na verdade, um erro de produção que acabou tendo grande aceitação ao paladar dos brasileiros. Isto porque, as máquinas faziam com que os flocos não se dissolvessem por completo. A crocância foi tão bem aceita, que o Brasil é o único país do mundo a comercializar essa fórmula. 
Para toda a Europa, o OVOMALTINE é produzido em uma fábrica perto da cidade de Berna, que tem 300 funcionários e processa 10 mil toneladas de extrato de malte e 5 milhões de litros de leite. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro, EmablagemMarca e Exame), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 27/4/2016

30 comentários:

Anônimo disse...

TPP

Anônimo disse...

boa tarde ...gostaria muito de saber se tem ovomaltine como cobertura de chocolate e os folcos,porque provei uma vez so e depois nao obtive o conhecimento ..por favor me ajundem a encontrar ..sempre_chris@hotmail.com

Anônimo disse...

VAMOS LIGAR PARA A FABRICA E DIZER QUE QUEREMOS O OVOMALTINE ORIGINAL (SUIÇO) DE VOLTA AS PRATELEIRAS.

Anônimo disse...

entrem no site www.ovomaltine.com.br lá tem bastante informação e tb pode se cadastrar para receber notícias sobre o produto.

Anônimo disse...

aqui em Londrina Pr acabou OVOMALTINE nos mercados.Qdo acha, é aquele "fino", sem flocos....
que chato

Unknown disse...

Gente kd o Ovomaltine original, no mercado só acho esse chocolate fino, é horrivel, detestei, não tem mais o crocante, o gosto é diferente... Eu quero meu Ovomaltine de volta!!!!

Anônimo disse...

todos que conheco nao entendem porque tiraram o ovomaltine sabor suiço sema acucar das prateleiras.
nao pensam nas pessoas diabeticas,que adoram o ovomaltine e nao podem com açucar?????
queremos ovomaltine sabor suiço de volta!!!!!!!

Anônimo disse...

OVOMALTINE ORIGINAL DE VOLTA!!! JA!

Anônimo disse...

Aonde está o OVOMALTINE SABOR SUIÇO, este produto atual sabor chocolate não agradou nem um pouco.

turismopelawow disse...

Prezados fabricantes,
Desde criança gosto de Ovomaltine, mas de uns tempos para cá sumiu das prateleiras e quando reapareceu, veio essa versão micha, fininha e com açúcar, mudou o sabor completamente. Será que vocês estão pensando em economizar ou inovar demais e correr o risco de perder seus clientes e ainda um produto que é mesmo muito saboroso e faz o maior sucesso??? Voltem a fabricar o antigo sabor suiço e crocante, e sem açúcar!!! Nunca ouviram falar que mexer em time que está ganhando é burrada? Façam pesquisa de mercado, sei lá, vão acabar vendo que o produto antigo é bem melhor!!! Se for o caso, barateiem, façam embalagens menores, ou mais baratas, revejam custos de produção, mas pelo amor de seus clientes, não mudem a fórmula e voltem com o produto original para as prateleiras!
Obrigada
Paula Nobre
Brasília
paulanobrewow@gmail.com

Anônimo disse...

Acabei de ligar pro sac e eles fizeram uma notificação do meu pedido, dizendo que o encaminhariam para o setor responsável.
Também detesteiiii o tal do Chocolate Fino, mas continuo noramalmente encontrando aqui no Rio o de Flocos Crocantes( graças a Deus!!!)
Um abração
ana

Princess disse...

gente, quando aconteceu isso!?

O Flocos Finos eh horiiivel!!(eh mara ficar quebrando os flocos nos dentes!)

Unknown disse...

Gente cade o tipo Suíço era o que nos, os diabéticos, podiamos consumir pois ele não tinha açucar!!!!!!
Voltem com ele por favor eu adoro OVOMALTINE.
Vera Lucia Rocha

Unknown disse...

Quero Ovomaltine Original de volta pois já temos muito chocolate nos mercados precisamos de coisas diferentes.
Vera Londres

Tatiii Almeida disse...

Oi pessoal, saiu no BlueBus a explicacao para a retirada do produto do mercado, ele representava somente 0,1% do market share, contra 93% do de Flocos Crocantes.
http://www.bluebus.com.br/show/1/83928/ovomaltine_comenta_a_discussao_no_blue_bus_e_da_suas_razoes
Bjos, Tatiii

Group Mega disse...

adorei

Anônimo disse...

O mais gostoso OVOMALTINE é o suiço que desapareceu do mercado. Tem sabor de infância feliz.
Quando vão voltar a fabricar essa delícia de novo? Achocolatado cheio de açúcar tem aos montes nas prateleiras do comércio, mas OVOMALTINE sem açúcar, crocante, é único. Cadê ele?

irineu7 disse...

Ha muitos anos nao podia tomar leite por problemas c lactose(+ de 30anos)E com isso nao podia tomar Ovomaltine. mas c o advento de algumas marcas de leite lançarem no mercado leite quase sem a benedeta lactose(ex:SENSY da Batavo,NO LAC da Itambé)estou agora em condiçoes de voltar a tomar Ovomaltine,mas cade o sabor Suiço?So acho o crocante e o chocolate fino.Num da pra voltar o suiço nao?1 abraço irineu

REGINA disse...

rEALMENTE, O oVOMALTINE SEM AÇUCAR ERA O MELHOR, NÃO GOSTO DESSES QUE ESTÃO AÍ, ELE TINHA SABOR DIFERENTE, SERÁ QUE NÃO IRÃO LANÇAR NOVAMENTE ?

Anônimo disse...

gente, ganhei da minha irmã,que mora no Canadá, um vidro de Ovomaltine, lá é Ovaltine, BRANCOOO!E GARANTO A VOCÊS QUE É MARAVILHOOOSOO!

Mariana Milani disse...

Eu também gostaria que o Ovomaltine Suíço, sem açúcar voltasse às prateleiras de supermercados em SP!!!

janops@hotmail.com.br (com o br, sim) disse...

Tem umas informações aí que não estão corretas, mas no geral tá muito legal o post. Sou fã de carteirinha, vou sempre pra Suíça e compro o Ovomaltine original sem açúcar diretamente na loja da fábrica, em Berna. Quem quiser comprar daqui do Brasil consegue na loja virtual da fábrica: http://shop.wander.ch/. O produto, neste link: http://shop.wander.ch/brands.aspx.

O Ovomaltine Choco Crunch É ROUBADA! É fabricado na Indonésia e é a mesma porcaria que vendem aqui no Brasil. O original "tipo suíço" foi tirado do nosso mercado há cerca de 5 anos.

Quem fizer a compra, aproveite para pedir o "Ovo Sport" e o "Choc Ovo". São barras de Ovomaltine prensadas, a segunda coberta com uma fina camada de chocolate. Muito bom! Prefiro sem o chocolate.

Estou na torcida para que alguma importadora traga para o Brasil, mas provavelmente viria com um preço tão absurdo, que vale a pena comprar diretamente da loja da Wander.

#ficaadica

Conceicao disse...

Nossa! Conheco o ovomaltine, desde muito pequena. Aqui em casa todos adoram. Com sorvete tb fica 10. Todos q veem em casa, provam e adoram. Adorei tb o lancamento do creme ovomaltine. Supera todos os cremes q tem no mercado. Parabens pelo lancamento.

Unknown disse...

Eu sempre gostei do ovomaltine suiço e não entendo porque saiu do mercado, já que o de chocolate não é tão bom, assim como o de flocos, eu não adquiro mais este produto.

Sueflor disse...

Gosto muito de Ovomaltine! Minha preferência é pelo tio suíço!

Anônimo disse...

por favor,volte com o melhor!!! ovomaltine suiço

Anônimo disse...

O antigo tipo suíço é incomparável!!!!! POR FAVOR VOLTEM COM ELE!!!!!!

Unknown disse...

Passei a infância bebendo leite com ovomaltine tipo suíço, pois nunca gostei de chocolate! Que saudade daquele sabor ��

Roberta da Fonte disse...

A fórmula de hoje não contém leite, ovos ou mel. Como também tiraram a vitamina D3, virou um produto livre para quem não consome nada de origem animal.
Resultado: já engordei horrores nessa pandemia. Kkkkkkkk

GROTTI disse...

Mas tem. Eu mesmo sou consumidor ávido. Mas é bem mais caro...