30.5.06

MOUNTAIN DEW


Entre suas principais características, além do acentuado sabor cítrico, MOUNTAIN DEW tem identificação com os esportes de aventura e apresenta baixa carbonatação (pouco gás), por isso pode ser ingerido em maior quantidade, o que o torna ideal para matar a sede. MOUNTAIN DEW possui uma imagem irreverente e extremamente dinâmica, fazendo enorme sucesso junto à um público jovem e descolado. 

A história 
O sabor do refrigerante MOUNTAIN DEW que se conhece hoje em dia foi desenvolvido na cidade de Marion, estado americano da Virginia. Porém a bebida só começou a ser vendida nas cidades de Knoxville e Johnson City, localizadas no estado do Tennessee, em 1948. Na verdade a história começou na década de 1940, quando dois irmãos, Barney e Ally Hartman, donos de uma engarrafadora na cidade de Knoxville, patentearam um refrigerante à base de lima-limão para ser misturado ao uísque, com o nome MOUNTAIN DEW. O nome foi dado porque o produto era utilizado como mixer (para ser misturado a outras bebidas), além de ser utilizado como gíria por habitantes do Tennessee para designar o luar ou orvalho nas montanhas.


No ano de 1954, a Tri-City Beverage, localizada na cidade de Johnson City, se tornou a primeira franquia com permissão para produzir o MOUNTAIN DEW. É creditado a Bill Bridgdfoth, que ingressou na empresa como gerente de fábrica em 1958, o sabor atual do refrigerante. Nesse mesmo ano, William H. “Bill” Jones assumiu a combalida empresa TIP Corporation of America e ofereceu participações para alguns amigos que possuíam engarrafadoras de refrigerantes. Entre eles estavam os irmãos Hartman. Em uma das primeiras reuniões dos acionistas, os irmãos Hartman cederam a marca e fórmula do MOUNTAIN DEW para a nova empresa. Com a adição do refrigerante em seu portfólio a TIP Corporation começou a prosperar.


Em 1964 um gigante chamado Pepsi-Cola Company comprou a marca MOUNTAIN DEW da empresa TIP Corporation, recolocando-a no mercado, escolhendo a cidade de Marion no estado da Virginia, onde o refrigerante surgiu, para o grande relançamento do produto. Com a força financeira da PepsiCo por de trás, o refrigerante se tornou, em 1972, um dos dez mais vendidos do mercado americano. Ainda nesta década o refrigerante ganhou a versão sem cafeína.


A ligação da marca com esportes radicais, fato que tornou a bebida ainda mais popular, começou em 1995 quando MOUNTAIN DEW patrocinou pela primeira vez o X-Games. Hoje em dia a marca MOUNTAIN DEW patrocina, além do tradicional X Games, o Vans Triple Crown e o ESPN Action Sports and Music Awards, três dos principais eventos de esportes radicais nos Estados Unidos. Além disso, patrocina atletas de ponta em esportes como mountain bike, snowboarding, motocross, esqui na neve e skate. Nos anos seguintes a marca introduziu no mercado inúmeras variações do MOUNTAIN DEW contendo vários sabores de frutas, especialmente após o enorme sucesso de lançamento da versão CODE RED (cereja) em 2001. E algumas delas foram criadas pelos próprios consumidores através de criativas campanhas e ações de marketing.


Em novembro de 2015, MOUNTAIN DEW, uma das marcas da PepsiCo de maior crescimento no mundo, foi lançado no mercado brasileiro. Com um sabor cítrico marcante e cor verde neon inconfundível, o produto chegou aos mercados nacionais em dois tamanhos: on-the-go (500 ml) e a versão de 1.5 litros. A distribuição começou pelas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. O refrigerante já esteve presente no mercado brasileiro nos anos de 1980, por um breve período, com uma comercialização restrita a teste por alguns meses e saiu rapidamente de linha, não aprovado pelo gosto dos consumidores brasileiros; e no início dos anos 2000, em um teste de investimento em São Paulo e Campinas, sem sucesso.


A linha do tempo 
1976 
Lançamento do CAFFEINE FREE MOUNTAIN DEW, a versão original sem cafeína. A versão dietética foi lançada somente em 1989. 
1986 
Lançamento do DIET MOUNTAIN DEW, versão dietética do refrigerante, que inicialmente era chamada de Sugar-Free Mountain Dew
1988 
Lançamento do MOUNTAIN DEW RED, versão do refrigerante com sabor de frutas. O produto não fez o sucesso esperado e foi retirado do mercado. 
2001 
Lançamento do MOUNTAIN DEW CODE RED, bebida com sabor de cereja. A versão foi um verdadeiro sucesso no mercado americano. A versão dietética foi lançada no mercado em 2002. 
Lançamento do MOUNTAIN DEW AMP, bebida energética para concorrer com o Red Bull. O produto não fez sucesso e foi retirado do mercado. 
2002 
Lançamento do DEW FUEL, a versão do refrigerante sem cafeína, desenvolvida especialmente para o mercado canadense. 
2003 
Lançamento como edição especial de verão do MOUNTAIN DEW LiveWire, um refrigerante com sabor de tangerina. Somente dois anos depois a versão passou a fazer parte da linha regular de produtos da marca. 
Lançamento como edição especial do Dias das Bruxas (Halloween) do MOUNTAIN DEW PITCH BLACK, um refrigerante com sabor de Black Grape (espécie de uva preta). Em 2011 a versão limitada foi lançada novamente. 
Lançamento do MOUNTAIN DEW BAJA BLAST, bebida com sabor de limão tropical e abacaxi, vendida somente nas lojas da rede de alimentação rápida Taco Bell. 
2005 
Lançamento do MOUNTAIN DEW MDX, refrigerante energético muito parecido com a Soda. 
2006 
Lançamento da nova fórmula do DIET MOUNTAIN DEW, quando a empresa distribuiu mais de 3 milhões de latas do refrigerantes em várias cidades americanas. 
2007 
Lançamento do NON CALORIE MOUNTAIN DEW AMP, bebida energética dietética. 
Lançamento do DEW ICED, um refrigerante com efeito “cooling”, que garante refrescante sensação gelada após a ingestão. 
Lançamento das garrafas de alumínio em edição especial. 
2008 
Lançamento do MOUNTAIN DEW VOLTAGE, refrigerante cítrico sabor raspberry com ginseng. 
2009 
Lançamento do MOUNTAIN DEW THROWBACK, versão do refrigerante adoçado naturalmente que traz um sabor muito semelhante ao de quando o produto foi criado. 
Lançamento do MOUNTAIN DEW ULTRAVIOLET, um refrigerante dietético de frutas vermelhas. 
2010 
Lançamento do MOUNTAIN DEW WHITE OUT, refrigerante cítrico com sabor extremamente suave e coloração clara. 
2014 
Lançamento da linha MOUNTAIN DEW KICKSTART, refrigerantes com sabores de frutas anunciados para fornecer energia para o começo do dia, devido ao alto teor de cafeína e eletrólitos. O primeiro sabor da nova linha foi o Fruit Punch. Depois foram lançados os sabores de laranja, cereja preta, limonada, morango com kiwi, melancia, romã com blueberry, uva, entre outros. A linha é anunciada com o slogan “Kickstart your night”.


A composição 
Devido ao alto teor de cafeína, a bebida é considerada por muitos como um energético já que ajuda as pessoas a se manterem acordadas. A lista de ingredientes de MOUNTAIN DEW é: água gaseificada; xarope de frutose de milho; suco de laranja concentrado, junto com outros sabores naturais; ácido cítrico; benzoato de sódio (para preservar o sabor); cafeína (55.2 mg por lata); citrato de sódio; goma árabe; ácido eritóbico (para preservar o frescor); disódio de cálcio; óleo vegetal e corante amarelo 5.


O marketing 
Desde seu surgimento, MOUNTAIN DEW tem sido símbolo de autenticidade e confiança, incentivando a “nação Dew” à seguir suas paixões e transformar a vida em algo mais emocionante – como ressalta o mote da marca, DO THE DEW (adaptada para o Brasil como “Fora do Comum”). Com consumidores com paixões diferentes – de esportes de ação a música e arte – a cultura jovem e urbana é endêmica para a marca. Há mais de 20 anos a marca aposta em esportes de ação, principalmente em skateboarding, snowboarding, ciclismo BMX e motocross. Conta com um time de 13 skatistas de alcance global - entre eles, Paul Rodriguez, Theotis Beasley, Keelan Dadd, Sean Malto e Boo Johnson - e com a “Dew Tour”, evento de esportes de ação que promove torneios de skate, esqui na neve e snowboarding em nível amador e profissional pelo mundo.


Campanhas que fizeram história 
No dia 7 de novembro de 2007, tendo como garoto-propaganda Forest Whitaker, que venceu o Oscar de melhor ator por seu papel em “O Último Rei da Escócia”, a MOUNTAIN DEW iniciou uma gigantesca campanha publicitária, intitulada DEWmocracy, que iria culminar em um novo sabor do refrigerante a ser lançado em julho de 2008. Através de um website, os participantes deveriam resolver uma série de enigmas, interagindo com diferentes personagens nos diversos mini-games que faziam parte da história. Conforme avançava no jogo, o participante adquiria poderes para criar uma MOUNTAIN DEW do início ao fim: sabor, cor, nome e rótulo.


Três desses CGP’s (Consumer Generated Product) foram submetidos a votação do público em fevereiro de 2008. Os três mais votados foram: MOUNTAIN DEW SUPERNOVA (sabor de morango com melão); MOUNTAIN DEW REVOLUTION (sabor de frutas vermelhas); e MOUNTAIN DEW VOLTAGE (mistura de sabor cítrico com framboesa). Todos incluíam ginseng em sua formulação. O vencedor foi o MOUNTAIN DEW VOLTAGE, introduzido oficialmente no mercado em 29 de dezembro. No primeiro ano a nova versão vendeu mais de 25 milhões de caixas. O sucesso da campanha foi tamanho que em 2009 houve continuação. Os três finalistas dessa segunda campanha foram: MOUNTAIN DEW TYPHOON (morango com abacaxi), MOUNTAIN DEW WHITE OUT (cítrico suave) e MOUNTAIN DEW DISTORTION (limão). O sabor vencedor, MOUNTAIN DEW WHITE OUT, foi lançado no mercado no dia 4 de outubro de 2010.


A evolução visual 
Durante toda sua história a marca MOUNTAIN DEW passou por inúmeras alterações em sua identidade visual. O logotipo original da marca continha um personagem com ares de caipira (conhecido como Willy the Hillbilly) e a palavra Ya-hooo!. O personagem se tornou mascote da marca e apareceu em campanhas e nas garrafas do produto até 1969. A primeira alteração ocorreu justamente em 1969, quando a marca passou a adotar definitivamente as cores verde e vermelha e uma nova tipografia de letra, para atingir um público mais jovem. Depois de passar por uma pequena alteração em 1996, no ano de 1999 a mudança foi mais radical: tipografia de letra moderna e inclinação. Em 2005 ocorreu uma modificação mais suave (cujo logotipo ainda é utilizado em vários mercados mundiais, como Reino Unido, Alemanha, Espanha, Colômbia e até no Brasil).


Mas as alterações mais radicais ocorreram a partir de quando a marca passou a se chamar apenas MTN DEW, ganhando um novo logotipo e uma nova identidade visual muito mais dinâmica, apenas para o mercado americano. Já no Canadá é utilizado o logotipo à esquerda.


Os slogans 
Do Something Different. 
Do the DEW. (2007) 
Been There, Done That, Tried That. (1995) 
Do the DEW. (1993) 
Get Vertical. (1992) 
Dew it Country Cool. (1986) 
Dew it To it. (1983) 
Give me a Dew. (1981) 
Reach for the Sun, Reach for Mountain Dew. (1979) 
Hello Sunshine, Hello Mountain Dew. (1974) 
Put a Little Yahoo in Your Life. (1973) 
Get That Barefoot Feelin’ Drinkin’ Mountain Dew. (1969) 
Yahoo Mountain Dew... It’ll Tickle Your Innards. (1965)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1948 
● Criador: Barney e Ally Hartman 
● Sede mundial: Purchase, New York, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: PepsiCo, Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Indra K. Nooyi 
● Faturamento: US$ 5 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 50 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Refrigerantes 
● Principais produtos: Refrigerantes cítricos 
● Concorrentes diretos: 7 UP, Sprite, Mello Yellow, Surge, Sun Drop, Sierra Mist, Fanta e Dr. Pepper 
● Ícones: A ligação da marca com esportes radicais 
● Slogan: Do the DEW. 
● Website: www.mountaindew.com 

A marca no mundo 
A marca de refrigerante cítrico MOUNTAIN DEW é comercializada em mais de 50 países ao redor do mundo, sendo a sexta marca global da categoria e uma das mais valiosas da poderosa PepsiCo. Na América Latina está presente em países como Honduras, Guatemala, Colômbia e Brasil. Nos Estados Unidos, o refrigerante é líder absoluto em vendas em “lojas de conveniência” e na embalagem PET 600 ml e o quarto mais consumido do país atrás somente de Coca-Cola, Diet Coke e Pepsi-Cola. A marca detém 80% de participação de mercado no segmento cítrico nos Estados Unidos, faturando aproximadamente US$ 5 bilhões anualmente. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame e EmbalagemMarca), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 1/12/2015

5 comentários:

Anônimo disse...

Estive nos EUA neste começo de ano... Putz q saudade do Montain Dew... Poderia existir algum representante ou importador desta bebida. E MUITO BOM!!!!!!

Yury Cassini disse...

É muito bom mesmo, a Pepsi Company poderia cemercializar ele no Brasil!!!

marc disse...

ESTRANHO MESMO UMA GIGANTE COMO APEPSI SE ACOMODAR NO MERCADO BRAILEIRO,,,,NEM TENTAR LANCAR MONTAIN DEW,.NO BRASIL....ESTA PERDENDO. UM NICHO DE MERCADO. POIS TEM MUITA PORCARIA QUE SE ASSEMELHA AO SABOR DE MT DIW..E VENDEM MUITO....QUE PENA QUE UMA GIGANTE PENSE ASSIM LAMENTAVEL PRECISA TER MAIS VISAO DE MERCADO TEMPOS MODERNOS,

Unknown disse...

Já pode atualizar, CHEGOU NO BRASILLLLL

Anônimo disse...

PARABENS PELA PEPSICO, EM TRASER MONTAIN DEW TOMAVA DIRETO NOS ESTADOS UNIDOS MUITO BEM VENDIDO LA..MUITO GOSTOSO LARANJA COM LIMAO DIFERENTE DE TUD..DELICIOSO.