17.7.06

SIERRA MIST

A marca de refrigerante SIERRA MIST se tornou uma das mais consumidas do mercado americano aliando uma agressiva e criativa estratégia de marketing a uma imagem jovem e descolada. Seus refrigerantes com sabores de frutas são vistos em abundâncias em eventos esportivos e comunidades latinas.
-
A história
A idéia por trás da marca SIERRA MIST foi planejada pela Pepsi Company para entrar no lucrativo segmento de refrigerantes com sabor cítrico (lima-limão), que atualmente é o segundo segmento em vendas, atrás apenas dos refrigerantes feitos a base de cola. Tudo começou no ano de 1998 com um teste de mercado de um refrigerante chamado Storm. Consumidores achavam que o sabor deste refrigerante era muito parecido com o Mountain Dew, outra marca também pertencente a empresa. Pouco depois, em 2000, a Pepsi reformulou o Storm e deu o nome de SIERRA MIST introduzindo o produto no mercado como um refrigerante de lima-limão sem adição de cafeína. O nome Sierra Mist, que significa “Água da Montanha”, foi escolhido em uma votação popular. A versão diet do refrigerante foi lançada logo depois.
-
-
Em 2002, o produto teve seu visual totalmente reformulado sendo posicionado como um refrigerante extremamente refrescante. Um ano depois, aproveitando a enorme e avassaladora audiência do Super Bowl (final do campeonato de futebol americano profissional), foi lançada uma campanha nacional para atingir estados e regiões onde o produto era pouco ou totalmente desconhecido. A partir deste momento SIEERA MIST passou a ter distribuição nacional em todo território americano. O sucesso foi tão grande que a marca ultrapassou em vendas o tradicional 7 Up, alcançando mais de 15% de participação de mercado.
-
-
Nesta época, sua popularidade ficou ainda maior em virtude de uma enorme e milionária campanha onde o maior jogador de futebol de todos os tempos, Pelé, participava de uma verdadeira batalha com a então jovem promessa do futebol americano, Freddy Adu, um menino de apenas 14 anos de idade. O comercial da campanha se passava em um campo de futebol, em um dia de muito calor, onde ambos competiam pela última garrafa de SIERRA MIST. A marca definiu o roteiro do comercial como uma “clássica batalha da juventude contra a experiência”.
-
-
No ano de 2005 a versão diet passou a se chamar oficialmente SIERRA MIST FREE. No ano seguinte a marca aumentou seu portifólio com o lançamento do Sierra Mist Cranberry Splash (refrigerante com sabor de cranberry), em edição limitada somente na estação de inverno. O produto fez tanto sucesso que retornaria nos anos seguintes. A marca SIERRA MIST continuou apostando no lançamento de edições limitadas e sazonais como o Sierra Mist Lemon Squeeze (refrigerante com uma dose extra de limão) e Sierra Mist: Undercover Orange (refrigerante com sabor de laranja, também disponível na versão diet). Mais recentemente a marca introduziu no mercado o Sierra Mist Ruby Splash (refrigerante de lima-limão com grapefruit).
-
-
A identidade visual
A marca passou por várias reformulações visuais durante sua história. Seus primeiros logotipos tinham como símbolo uma montanha, isto porque, a expressão Sierra Mist significa em inglês “Água da Montanha”. A última mudança ocorreu no final de 2008, quando seu logotipo foi radicalmente modernizado, adotando a cor verde e um visual desfocado.
-
-
A enorme campanha de visual atingiu também as embalagens de todos os produtos da marca, além da modificação do nome da versão diet, que passou a se chamar DIET SIERRA MIST (seu nome original quando foi lançado no mercado).
-
-
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento:
2000
● Criador: PepsiCo
● Sede mundial: Purchase, New York
● Proprietário da marca:
PepsiCo
● Capital aberto:
Não
● Chairman & CEO:
Indra K. Nooyi
● Faturamento:
Não divulgado
● Lucro:
Não divulgado
● Presença global: Não (presente somente nos Estados Unidos)
● Segmento:
Refrigerantes
● Principais produtos:
Refrigerantes de lima-limão e frutas
● Maiores concorrentes: Sprite, 7 Up e Mountain Dew
● Slogan: It's that refreshing.
● Website:
www.sierramist.com
-
A marca nos Estados Unidos
Os refrigerantes SIERRA MIST são comercializados apenas nos Estados Unidos, onde a marca está entre as dez mais consumidas do mercado. Sua comercialização internacional se torna difícil e complicado pelo fato da Pepsi possuir os direitos de comercialização, fora dos Estados Unidos, da marca 7 UP, um dos principais concorrentes do SIERRA MIST.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 3/8/2009

Nenhum comentário: