3.9.06

MAGAZINE LUIZA

Uma empresa familiar que leva o nome da dona; vende mercadorias à crédito; possui lojas com ambiente agradável e vendedores cordiais; e voltadas para um público-alvo das classes mais baixas da população. Foi assim que o MAGAZINE LUIZA consolidou um posicionamento de destaque no mercado nacional e se transformou em uma das “rainhas do varejo”.
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A história
A história do MAGAZINE LUIZA começou na cidade de Franca, interior de São Paulo. No dia 16 de novembro de 1957, Pelegrino José Donato e sua esposa, Luiza Trajano Donato, adquiriram uma pequena loja de presentes chamada A Cristaleira. O nome do novo negócio foi logo substituído, através de um concurso, e surgiu o primeiro MAGAZINE LUIZA, já com uma proposta de interatividade e proximidade com o consumidor. Em 1966 ocorreu a ampliação da primeira loja, que já tinha 500 metros quadrados, e a entrada de dois novos sócios. Quase uma década mais tarde, em 1974, a empresa inaugurou sua primeira grande loja de departamento, que recebeu o nome de Loja Número 1, com mais de 5.000 metros quadrados. Em certo momento, o casal decidiu convidar outros parentes para integrar o negócio e, com dinheiro em caixa, abriram filiais. Uma puxou a outra e, ao final de duas décadas, a empresa contava com 30 lojas.
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Nesse meio tempo, entre os familiares envolvidos no negócio, Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues, sobrinha da fundadora, ganhou lugar de destaque. Ela começou a trabalhar na empresa aos 12 anos como balconista e passou a gerente geral. Em 1981, foi uma das primeiras redes a implantar um sistema de computação em suas lojas. Além disso, em 1983, a empresa iniciou sua expansão para fora do Estado de São Paulo, com a inauguração de diversas lojas na região do Triângulo Mineiro. O crescimento da rede culminou com a inauguração em 1986 do primeiro centro de distribuição, localizado na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Em 1991, surgiu a necessidade de se criar uma holding e Luiza Helena assumiu o cargo de superintendente do MAGAZINE LUIZA.
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Sob seu comando foram criadas, em 1992, as lojas virtuais. Elas nasceram da necessidade de expandir a rede para pequenas cidades do interior paulista. A primeira loja virtual foi inaugurada em Igarapava. Bem antes de os brasileiros se familiarizarem com compras on-line, a empresária criou as tais lojas, com um ambiente “clean” e computadores de alta velocidade conectados a um centro de dados da empresa. Sem um único produto em exposição ou estoque, as lojas virtuais tinham baixo custo e, por isso, levavam vantagem na competição com as grandes redes de lojas convencionais. A compra era realizada através de terminais multimídia, com imagens dos produtos, geradas em estúdio próprio e sempre com grande riqueza de detalhes. A presença de vendedores treinados nas lojas virtuais era um conforto a mais para a clientela, que tinha com isso um tratamento humanizado. Outra grande vantagem da loja virtual: o produto era entregue na casa do cliente em até 48 horas depois do pedido.
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Em 1996, o MAGAZINE LUIZA literalmente invadiu o mercado paranaense inaugurando de uma só vez 23 lojas, antes pertencentes à Casa Felipe. Neste momento ficou claro as ambições da empresa, que não parava de crescer no mercado. Em 1999, foi a vez de revolucionar o comércio eletrônico com a criação de sua página na Internet. Entre as redes de varejo, o MAGAZINE LUIZA foi a que mais aproveitou o potencial da rede mundial de computadores. A experiência adquirida nas lojas virtuais foi levada para a Internet e ampliada em uma página totalmente segura, com mais de cinco mil produtos, fácil de navegar e com banco de imagens próprio. Seu site é o único do varejo on-line que conta com uma vendedora virtual, a Tia Luiza, que facilita a compra através do atendimento on-line e conteúdos prontos.
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Em 2004 a empresa comprou a rede Arno, no Rio Grande do Sul, que possuía 51 lojas. A rede, famosa pelo domínio que exerce no interior do país, também marcou sua estréia na capital paulista (zona Leste) com a inauguração de quatro lojas virtuais. Outras lojas foram inauguradas, fechando o ano com 80 inaugurações e 253 lojas. E, para encerrar o ano com chave de ouro, o faturamento rompeu a barreira do um bilhão de reais. Em 2005 outras três redes foram adquiridas no estado de Santa Catarina – Base, Madol e Kilar – levando a empresa a contar com 350 lojas no total.
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No ano seguinte, a expansão enorme dos anos anteriores, levou a empresa à inaugurar mais três centros de distribuição, localizados em Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), Contagem (Minas Gerais) e Navegantes (Santa Catarina). Apesar disso, foi em 2007, com a inauguração do Centro de Distribuição Bandeirantes, que a empresa de seu maior passo rumo a conquista do maior mercado consumidor do país. Com mais de 50 mil metros quadrados de área de armazenagem, o centro permitiu melhor eficiência logística e serviu de base para o projeto de expansão da empresa, que, no dia 22 de setembro de 2008, ingressou na capital paulista com a inauguração de 44 lojas num mesmo dia, em uma operação nunca vista antes no segmento de varejo do país. Em meados de 2010, a empresa adquiriu a rede Lojas Maia, com forte presença na região nordeste (141 lojas espalhadas nos estados da Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoas, Bahia, Pernambuco, Piauí e Maranhão), ampliando assim sua atuação em território nacional.
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Os canais de venda
Lojas Convencionais
São estabelecimentos físicos completos (geralmente com área mínima de mil metros quadrados) com estoques e produtos em exposição, tendo como público-alvo classes C e D. Essas lojas são responsáveis pela maior parte dos canais de vendas da empresa.
Lojas Shopping
Localizadas em grandes shopping centers do país são focadas em um público com maior poder aquisitivo que as lojas de rua.
Televendas
É um poderoso canal de vendas do comércio on-line, criado em 1999, utilizado para proporcionar tranqüilidade e comodidade aos clientes que queiram realizar suas compras com facilidade e rapidez, ou mesmo tirar suas dúvidas em relação aos produtos disponíveis.
Comércio eletrônico
Criado em 1999, é um dos pioneiros em vendas pela Internet e possui uma das melhores e mais seguras estruturas para compras através da Web, além de ser a maior fonte de faturamento da empresa. Hoje, 44% das vendas no canal virtual são de produtos que não são vendidos nas lojas físicas. Em 2009 o comércio eletrônico faturou aproximadamente R$ 500 milhões.
Lojas virtuais
O foco deste tipo de loja (com apenas 150 metros quadrados) são cidades de pequeno porte (até 100 mil habitantes) e bairros de alta densidade em grandes cidades, onde uma loja convencional não seria apropriada para instalação, devido aos altos investimentos necessários. Nestes estabelecimentos as vendas são feitas em células de atendimento e assistidas por um vendedor que apresenta imagens e informações dos produtos em computadores de última geração. Além disso, essas lojas se transformaram em Centros de Promoção para as comunidades onde são instaladas, oferecendo Internet grátis, cursos de idiomas e ainda provêm locais para atividades em grupos.
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O marketing
As ações de marketing também são fortes diferenciais que Luiza Helena utilizou para construir uma marca sólida e inovadora por meio de liquidações conhecidas nacionalmente, como a maior e mais tradicional liquidação do Brasil: a Liquidação Fantástica (nada mais que um saldo de Natal realizado logo após a virada do ano, que aconteceu pela primeira vez em 1993). O evento acontece no começo de janeiro e todo ano é notícia nos principais jornais impressos e telejornais do país. Com descontos de até 70%, todas as lojas da empresa abrem às 5h da manhã para receber mais de 4.5 milhões de clientes. É tanta ansiedade para a promoção que algumas pessoas guardam seus lugares na fila com uma semana de antecedência. Essa promoção corresponde ao faturamento de uma semana de toda a rede: em 2010 foram vendidos R$ 75 milhões. Parte do prestígio alcançado pelo MAGAZINE LUIZA é fruto também de outras ações mercadológicas diferenciadas, como: a Liquidação da Madrugada (mesmo estilo de liquidação, com poucas horas de duração, das lojas físicas ocorridas na Internet, que aconteceu pela primeira vez em 2003); a promoção Só Amanhã (acontece semanalmente e anuncia um produto específico com preço muito abaixo dos praticados no mercado e validade de apenas um dia, realizado pela primeira vez em 1992. Essa liquidação já alcançou números fantásticos: 36 mil edredons, 32 mil ventiladores de teto, 12 mil fornos microondas, 8.5 mil aparelhos de som e 7 mil guarda-roupas); o Cliente Ouro; o Encontrão (criado em 1992 e realizado a cada dois anos, é um evento que reúne todos os colaboradores, terceirizados, montadores, carreteiros e estagiários com o objetivo de fortalecer a prática da liderança servidora); o Dia da Melhor Idade; o Dia da Mulher; doação de parte das vendas de dezembro para o Unicef; política de contratação de pessoas com deficiência física e da terceira idade.
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Porque tanto sucesso?
O segredo do sucesso da empresa é profissionalismo, velocidade, qualidade e agilidade, tendo o cliente como centro do negócio e nunca perdendo de vista a responsabilidade social. O MAGAZINE LUIZA é uma empresa que não busca apenas vender produtos, sua meta é apresentá-los mostrando a felicidade que a aquisição de cada item pode gerar ao cliente. Todas as conquistas sempre foram implantadas com um profundo respeito às pessoas. Os clientes recebem atenção especial no MAGAZINE LUIZA e os mais de 16 mil funcionários da rede são tratados com carinho por toda a diretoria. A recompensa por ser uma das empresas pioneiras na implantação de boas práticas para a valorização dos colaboradores tem rendido inúmeros prêmios ao MAGAZINE LUIZA.
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A rede varejista realiza uma série de programas que visam dar qualidade de vida, capacitação técnica e evolução pessoal, para que seus funcionários tenham uma visão de mundo mais ampla. Nos últimos anos, investiu fortemente na estruturação dos veículos de comunicação corporativa, utilizados para garantir o acesso às informações e diretrizes estratégicas e também para o treinamento dos colaboradores. O empenho dos funcionários é reconhecido por meio de bolsas de estudos, ajuda às mães, participação nos lucros e campanhas que rendem viagens internacionais aos melhores vendedores. Na empresa, não há comissões individuais para os vendedores. Cada loja tem de cumprir uma meta geral e é isso que aumenta o bônus dos funcionários no final do mês. A prática evita a concorrência interna e estimula o espírito de equipe. Alguns vendedores mais experientes e os gerentes da loja também têm autorização para aprovar ou não a concessão de crédito aos clientes. Hoje, a taxa de inadimplência da rede é 50% menor do que a média das lojas brasileiras. Luiza Helena também ousou nas mudanças internas: derrubou paredes e fez um enxugamento hierárquico, com uma política salarial em que todos os contratados – de faxineiros a gerentes – têm participação nos lucros.
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A evolução visual
A identidade da marca passou por algumas modificações ao longo dos anos, adquirindo um visual mais moderno.
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Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação:
16 de novembro de 1957
● Fundador:
Pelegrino José Donato e Luiza Trajano Donato
● Sede mundial: Franca, São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca:
Família Trajano
● Capital aberto: Não
● Presidente: Luiza Helena Trajano
● CEO: Marcelo Silva

● Faturamento: R$ 6 bilhões (2010)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 611
● Clientes: 15 milhões
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários:
16.000
● Segmento:
Varejo
● Principais produtos:
Produtos eletrônicos, eletrodomésticos, móveis
● Ícones: A Liquidação Fantástica
● Slogan:
Vem ser feliz.
● Website:
www.magazineluiza.com.br
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A marca no Brasil
Atualmente o MAGAZINE LUIZA é a segunda maior rede varejista de móveis e eletrônicos do Brasil, contando com mais de 610 lojas (virtuais e tradicionais), distribuídas em mais de 350 cidades de 7 estados brasileiros (São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Hoje, a rede atende a mais de 7 milhões de clientes e mantém o carisma e a marca do atendimento próximo. As vendas por crédito são o ponto forte do MAGAZINE LUIZA. Mais de 80% das vendas são feitas por meio de financiamento. Outro canal de venda importante para o MAGAZINE LUIZA é o comércio eletrônico de sua página da Internet com mais de 15 milhões de clientes cadastrados e 8 mil itens oferecidos. Além dos produtos, a empresa também oferece, em parceria com o Unibanco e com a Cardif, serviços financeiros como cartão de crédito, empréstimo, consórcio, seguro de vida, seguro prestamista, garantia estendida e pagamento de contas.
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Você sabia?
Em 2007, a história da empresa tornou-se um dos casos permanentes, estudados pelos alunos de Harvard, tradicional universidade americana e uma das mais importantes instituições de ensino do mundo.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é, Veja, Época, Época Negócios e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
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Última atualização em 18/1/2011

6 comentários:

PAULO DE OLIVEIRA disse...

ATE PODE SER UMA DAS MAIORES EMPRESAS DO BRASIL MAS AINDA DEIXA A DESEJAR O SEUS CAIXAS ANTIGOS E LENTOS E POUCOS FUNCIONARIOS PARA SEUS CAIXAS, SOLICITO ATENÇÃO NOS CAIXAS VELHOS E ULTRAPASSADOS

irene joinville sc disse...

como pode ser uma das melhores do Brasil quando até para tentar falar com uma atendentes se fica no telefone mais de 40 min. e mesmo assim vc desiste por não consiguir falar com ninguem, em materia, de satisfação pessoal a nota é zeroooooooooooo!!!!!!

Anônimo disse...

GENTE ESTOU O DIA INTEIRO TENTANDO FALAR COM UMA TELEFONISTA E NÃO CONSIGO SÓ ESSA MUSIQUINHA INSUPORTAVEL, E NADA MASIIIIIIIII KD A CONSIDERAÇÃO PARA COM O CLIENTE, OU FALTA PESSOAL COMPETENTE PARA A AREA!!!!

Anônimo disse...

BOM DIA , ILMA SRA LUIZA HELENA TRAJANO DONATO. VENHO CUMPRIMENTA LA DESTE MARAVILHOSO E TAO SERIO TRABALHO REALIZADO NESTA NACAO. TIVEMOS O PRAZER DE SERMOS ESCOLHIDOS PARA SERMOS ANFITROES DESTA TAO CONCEITUADA EMPRESA EM UMA PROMISSORA CIDADE DE MINAS GERAIS.O MEU DESEJO E DE PODER FALAR COM VSA AINDA QUE SEJA VIA TELEFONE. SOU REPRENTANTE COMERCIAL E ACREDITO DE TODO CORACAO POSSUIR EM MAOS ALGO QUE E DE MUITA VALIA A SUA EMPRESA, SE POSSIVEL FOR , ESTAREI AVALIANDO ESTE SITE EM SUMA PERIODICAMENTE ATE ENCONTRAR UMA RESPOSTA POSITIVA QUE PODEREI CONCRETIZAR ESTE DESEJO.SEM MAIS PARA O MOMENTO P A R A B E N S E SUCESSO TOTAL EM CADA NOVO PROJETO. L.A.

Anônimo disse...

Ao invés de reclamar no site do Magazine Luiza o povo vem reclamar em um blog que não tem nada a ver com a história....rsrs... ê povinho inteligente!

Obrigada pela informação Sr. Mundo das Marcas. Parabéns pelo Blog, é maravilhoso. Estudo publicidade e ele tem me ajudado muito com meus trabalhos acadêmicos.

Obrigada Mesmo

Anônimo disse...

Parabéns pelo excelente trabalho! Estudo Publicidade e Propaganda pela Uniban - Campus Marte, em ão Paulo e Munda das Marcas tem me ajudado muito. Muito obrigado e mais uma vez meu parabéns...

hmq