10.5.07

CLINIQUE


Hoje em dia, a missão da CLINIQUE permanece a mesma desde sua criação: desenvolver os melhores e mais eficazes produtos para que todos os tipos e tons de pele possam ser aperfeiçoados. Os seus produtos - todos eles meticulosamente testados e cuidadosamente formulados, utilizando as mais recentes tecnologias e ingredientes provenientes de todos os cantos do mundo - são feitos com base nas necessidades de cada pessoa e apurados através do diagnóstico personalizado feito pelo computador CLINIQUE, presente em todos os balcões e estandes da marca no mundo. 

A história 
A marca de cosméticos CLINIQUE foi criada um ano após a editora de projetos especiais e beleza da tradicional revista Vogue americana Carol Phillips ter escrito um artigo ao entrevistar o Dr. Norman Orentreich, então um dos mais conhecidos e respeitados dermatologistas de Manhattan e que foi pioneiro em um método de cuidados com a pele em três etapas para seus pacientes - tão fundamental hoje, mas totalmente pioneiro na época: limpar, esfoliar e hidratar. Ao explicar a sua filosofia de cuidados da pele em um artigo da revista na edição de 15 de agosto de 1967 (foto abaixo), o médico transmitiu uma ideia muito simples, mas que viria revolucionar a indústria da beleza: que a pele ideal pode ser criada. Nesta época, a maioria das pessoas pensava que, para se ter uma boa pele, era indispensável ter bons genes. Mas o artigo que resultou daquela entrevista, intitulado “Can Great Skin Be Created?” (algo como “Pode-se criar uma ótima pele?”), marcou o início de uma nova era, em que se tornou explícito o fato de que ninguém está condicionado à pele com a qual nasceu. Em outras palavras, todas as peles, até as mais saudáveis, podem ser melhoradas, principalmente através da utilização de produtos cosméticos adequados.


Convencida de que a filosofia do Dr. Orentreich cativaria mulheres de todo o mundo, especialmente atraindo consumidoras mais jovens que estivessem fazendo mais perguntas e exigindo mais resultados, a visionária família Lauder, proprietária da empresa Estée Lauder Companies, então capitaneada por Lenard Lauder, cujo foco sempre foi desenvolver tecnologias para cosméticos que apresentem resultados efetivos, contratou-o, assim como a editora Carol Phillips, para dar vida àquele conceito, através da criação de uma nova linha de produtos. Batizada de CLINIQUE, a nova linha foi lançada no mercado americano em setembro de 1968 na sofisticada loja de departamento Saks Fifth Avenue em Manhattan. Evelyn Lauder, a falecida esposa de Leonard e uma mulher que também surgiria como pioneira da beleza, concebeu o nome CLINIQUE após uma visita a Paris. Por toda a cidade, Evelyn notava as palavras “Clinique Esthétiques”, onde as mulheres parisienses iam receber tratamentos faciais. Ela imediatamente amou a palavra por sugerir uma nova abordagem clínica aos cuidados com a pele com uma pitada de glamour francês. A embalagem da nova marca era igualmente chique - uma cor verde pálido que foi escolhida por seu apelo calmante. A nova marca nasceu com o lançamento do mundialmente conhecido Sistema dos 3-Passos para Os Cuidados da Pele (em inglês “3-Step Skin Care System”): um sistema diário de limpeza (com o sabonete facial), esfoliação (com a loção tônica Clarifying) e hidratação (com a emulsão hidratante Dramatically Different Moisturizing), para o qual foram utilizadas fórmulas exatamente iguais às prescritas no consultório do Dr. Orentreich.


A CLINIQUE foi, assim, a primeira marca de cosméticos criada por um dermatologista e orientada para a consumidora, a oferecer produtos alergicamente testados (hipoalergênicos), 100% sem perfume e a incentivar mulheres a desempenharem um papel ativo no melhoramento da sua própria pele. Além disso, um novo padrão foi estabelecido nos balcões de beleza. Os jalecos brancos clínicos usados pelas consultoras e o Clinique Computer, na época uma caixa de alavancas não eletrônica que determinava o tipo de pele de uma mulher e suas necessidades de cuidados, ofereciam às consumidoras uma consulta altamente informativa e personalizada, a primeira do gênero em lojas de departamento. Com o sucesso desse sistema de tratamento para a pele, uma grande novidade para o segmento na época, a CLINIQUE ganhou notoriedade mundial. Outro fator importante para sucesso inicial da marca era o fato de todos os produtos serem baseados em pesquisas e relacionados às descobertas de médicos dermatologistas. A marca foi desenvolvida baseada na filosofia que consiste em responder às necessidades específicas de cada tipo de pele. A loção Dramatically Different Moisturizing continua a ser um dos hidratantes mais vendidos no mundo até os dias de hoje. A cada cinco segundos é vendido um frasco da loção.


Com o sucesso do sistema inicial a CLINIQUE lançou produtos complementares para os cuidados com a pele, entre eles cremes, loções, hidratantes, máscaras faciais e demaquilantes. Em meados da próxima década, em 1975, a CLINIQUE introduziu no mercado sua primeira fragrância, chamada de Aromatics Elixir, desenvolvida especificamente para pessoas que possuíam alergia a perfumes. Em meados dessa década a marca iniciou o lançamento de produtos voltados para os cuidados dos cabelos como xampus (inclusive com fórmula anti-caspa), condicionadores e fixadores. Ainda nesta época, em 1976, a marca lançou no mercado a CLINIQUE FOR MEN, uma linha especificamente desenvolvida de cuidados masculinos para a pele, que abrangia todas as áreas, desde sabonetes, produtos de limpeza de rosto e hidratantes até soluções mais avançadas, como corretivo e bronzeador.
 

Dentre muitos produtos revolucionários lançados pela marca, os mais famosos são: a fragrância Happy (introduzida em 1997), que se tornou um enorme sucesso em vendas; Stop Sings (lançado em 1999), um creme anti-rugas; o creme Anti-Gravity Firming Lift (lançado em 2000); o Blushing Blush Powder Blush, um blush que define facilmente as maçãs do rosto e oferece um visual 100% natural, composto de um pó refinado a laser e pigmentos intensos, sem fragrância e dermatologicamente testado, que ainda conta com um pincel de pelo de pônei, que se molda às maçãs do rosto e oferece contorno mais fácil; o Super Defense Triple Action Moisturizer SPF 25 (lançado no mercado em 2005), uma loção protetora em três formulações diferentes para vários tipos de pele, que não somente hidrata e protege contra os raios UV como também neutraliza os efeitos negativos dos raios UVA/UVB através de um coquetel antioxidante, protegendo a pele contra os efeitos nocivos do sol e da poluição; o Anti-Blemish Solutions, produtos de grande eficácia na remoção de acne em fórmulas com ingredientes suaves; as bases CLINIQUE, com 13 e 125 tonalidades que garantem um acabamento impecável, oferecendo texturas naturais ou mate, translúcidas e leves ou opacas; e o Chubby Stick Moisturizing Lip Colour Balm, um hidratante labial com fórmula nutritiva para deixar o lábios coloridos naturalmente, sucesso de vendas nos Estados Unidos.


Somente em 2008 a marca desembarcou com força total no Brasil. E para isso utilizou ações ousadas como a parceria com a Drogaria Onofre para criar o conceito de store in store (loja dentro da loja) a partir do qual a CLINIQUE tinha um espaço fechado dentro das mega lojas da rede de drogaria. A primeira loja a adotar o novo conceito da CLINIQUE foi a unidade da Avenida Paulista, esquina com a Bela Cintra, em São Paulo. Mas mesmo a mais forte das marcas precisa se reinventar, especialmente em uma época que enfrenta a concorrência de diversas marcas novas assinadas por médicos conceituados. A CLINIQUE então resolveu investir em um direcionamento mais focado no público jovem para a sua linha de cuidados faciais Three-Step. Além disso, em 2010 a marca lançou no mercado uma nova linha de cosméticos, com dois cremes faciais e uma base, batizada de Even Better Clinical. Os produtos consumiram cinco anos de pesquisas para conseguir o que soa revolucionário: equilibrar os pigmentos da pele, tornando a cor mais uniforme e teoricamente mais bonita, acabando com a hiper-pigmentação da pele e diminuindo as manchas decorrentes de acnes. Em 2015, lançou o Pop Lip Colour + Primer, um batom com primer que suaviza os lábios, deixando a cor com um acabamento mais intenso, textura cremosa e suave, de longa duração, ultra hidratante e em cores intensas (disponível em 24 opções de cores).


Mais recentemente, em 2018, a marca lançou no mercado uma revolução que atende pelo nome de CLINIQUE ID, uma linha que oferece um hidratante facial totalmente customizado para as necessidades e particularidades da sua pele. São 15 diferentes combinações de hidratantes e ativos concentrados capazes de hidratar os vários tipos de pele de forma personalizada, segundo as suas características específicas. Basta escolher a base hidratante e um dos cinco ativos concentrados para criar o seu hidratante único, pessoal e intransmissível. A embalagem, especialmente desenvolvida para cada produto desta inovadora linha, libera a quantidade ideal de produto para cada utilização - 90% de hidratação base, 10% de ativo concentrado.


A filosofia de pureza 
A CLINIQUE foi pioneira quando lançou a primeira linha de cuidados com a pele desenvolvida por dermatologistas em 1968. Hoje, todos os produtos estão livres de parabenos, ftalatos e fragrâncias. São cuidadosamente avaliados por um rigoroso conjunto de testes para ajudar a garantir a segurança da sua pele. Isto significa que os produtos são avaliados em todos os estágios de desenvolvimento para garantir que atendam aos mais altos padrões de segurança e eficácia. Antes de lançar qualquer produto a CLINIQUE o testa 12 vezes em 600 pessoas diferentes. Se algum desses 7.2 mil testes apresentarem qualquer tipo de reação alérgica, o lançamento é cancelado e a fórmula, repensada. Esse procedimento já se tornou quase um mantra entre os funcionários da empresa. A CLINIQUE não revela o quanto investe em pesquisa e desenvolvimento, mas essa é de longe sua maior preocupação - o que a torna uma das grifes de cosméticos mais desejadas do mundo.


Service Center 
O espaço, uma espécie de reduto da beleza para melhor atender aos admiradores da marca, foi criado com base no conceito “A Nova Experiência Clinique”, um programa mundial da marca focado no diagnóstico de pele oferecido gratuitamente pelas consultoras da CLINIQUE, hoje mais de 22 mil e que são reconhecidas pelo impecável jaleco branco. Por meio do Computador Clinique, desenvolvido por dermatologistas da empresa com o objetivo de descobrir o tipo de pele da cliente, e pelo Espelho Diagnóstico, ferramenta que permite uma análise mais profunda da pele, consultoras, através de um atendimento personalizado, estão presentes diariamente para diagnosticar o tipo de pele das clientes (oleosidade, linhas de expressão e sensibilidade) e orientá-las sobre suas necessidades e os produtos mais indicados. Esses espaços contam ainda com profissionais à disposição para dar dicas sobre maquiagem. Mais de 300 itens da linha CLINIQUE estão disponíveis nos chamados Service Center. O conceito de Service Center nasceu em 1996, na Austrália. A primeira unidade no Brasil foi inaugurada em 2007 no badalado Shopping Iguatemi. Atualmente a marca possui mais de 300 unidades de Service Center espalhados pelo mundo e algumas dezenas de lojas próprias.


Mas a estratégia da CLINIQUE não se limita ao ponto-de-venda. A marca criou o Centro de Bem Estar da Pele em parceria com o Weill Cornell Medical College, que reúne eventos e pesquisas sobre a fisiologia da pele, para estreitar o relacionamento da marca com os principais formadores de opinião do mercado: os médicos dermatologistas.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: Setembro de 1968 
● Criador: Leonard Lauder, Carol Phillips e Dr. Norman Orentreich 
● Sede mundial: New York City, New York, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Clinique Laboratories LLC 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Estée Lauder Companies Inc.) 
● CEO: Fabrizio Freda 
● Presidente: Jane Lauder 
● Faturamento: US$ 2.5 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 135 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 1.500 
● Segmento: Dermo-cosméticos 
● Principais produtos: Produtos para o cuidado da pele, perfumes e maquiagens 
● Concorrentes diretos: Vichy, La Roche-Posay, Avéne, Biotherm, Uriage, Nuxe, Caudalie, La Mer e ROC 
● Ícones: O sistema de tratamento Beleza em 3 Tempos 
● Slogan: Allergy Tested. 100% Fragrance Free. 
● Website: www.clinique.com.br 

A marca no mundo 
Sua linha de produtos, composta por mais de 300 itens, é comercializada em 135 países ao redor do mundo, fazendo da marca CLINIQUE uma das líderes mundiais na produção e comercialização de produtos de tratamento, maquiagem, cabelos e fragrâncias de prestígio. Os produtos da marca estão disponíveis em diversas perfumarias, drogarias, lojas de departamentos, Service Centers (mais de 300) ao redor do mundo e nas lojas próprias da marca, localizadas em cidades como Nova York, Londres, São Paulo e Rio de Janeiro, entre outras. A CLINIQUE é a marca número 1 de cosméticos em lojas de departamento dos Estados Unidos e Canadá. A cada 3.5 segundos um produto da marca é vendido no mundo. 

Você sabia? 
A CLINIQUE não produz cremes para combater celulite, pois suas pesquisas sobre o tema não chegaram a resultados satisfatórios. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 19/9/2019

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