30.4.09

LA ROCHE-POSAY


A LA ROCHE-POSAY, marca de cuidados diários recomendada em todo o mundo pelos maiores especialistas em pele, ganhou popularidade e fama mundial por desenvolver produtos na área cosmética que auxiliam e são eficazes no tratamento e cuidados com a pele contendo sempre a pura e famosa Água Termal de La Roche-Posay. A marca francesa é reconhecida mundialmente como a especialista da pele sensível. 

A história 
La Roche-Posay é uma pequena e pitoresca cidade na região francesa de Vienne, localizada nas fronteiras de Berry, Touraine e Poitou. O que a torna tão especial? A cidade possui uma fonte de água muito rica em selênio, um oligoelemento de inúmeros benefícios terapêuticos e dermatológicos. Diz uma lenda que, no período da Idade Média, o cavaleiro Bertrand Du Guesclin parou próximo da fonte para deixar seu cavalo beber água e também para saciar sua própria sede. O cavalo, que sofria de eczema, entrou na água e saiu curado. A fama das qualidades terapêuticas da Água Termal de La Roche-Posay continuou a crescer e se espalhar nos séculos seguintes. No século 17, Pierre Milon, médico de Luis XIII, foi a La Roche-Posay analisar a água pela primeira vez. A então recém fundada Académie des Sciences enviou pesquisadores ao local em 1670.


As fontes termais de La Roche-Posay foram reconhecidas de utilidade pública pela Academia de Medicina da França, em 1869. Em 1904, foi inaugurado o primeiro Centro Termal e, em 1913, a Academia de Medicina da França declarou oficialmente o Spa La Roche-Posay como Estação Hidrotermal. Rapidamente a fama do Spa termal se espalhou pela Europa. A Sociedade Anônima dos Produtos Dérmicos da La Roche-Posay foi criada oficialmente em 1928 com o objetivo de democratizar os benefícios da água termal, uma das únicas que tem atividade biológica. Calmante, suavizante e antiinflamatória, com propriedades anti-radicais livres, a água termal auxiliava no tratamento de certas afecções inflamatórias graves da pele quando usada como complemento terapêutico.


A água termal também ajudava no combate ao envelhecimento da pele e seus benefícios dermatológicos começaram a ser reconhecidos pelas mais altas autoridades científicas e médicas. O selênio é um oligoelemento essencial para o metabolismo celular. Ele garante o equilíbrio biológico nos seres humanos. Com propriedades naturais anti-radicais livres, ele protege as células do stress oxidante (uma das causas do envelhecimento da pele) e exerce um papel fundamental na preservação da célula. É usado em inúmeros problemas de pele. A complexidade e raridade da água termal de La Roche-Posay residem tanto na estabilidade dos ingredientes, que mantêm o equilíbrio fisiológico da pele, como em seu alto conteúdo de selênio. Essa água termal possui pH próximo ao da pele. A água termal também possui um efeito antioxidante e protetor para uma ação antienvelhecimento nos fibroblastos da pele submetidos a raios UVA e UVB.


Baseado em todas essas descobertas depois de anos e anos de pesquisas, em 1975 foi criado os Laboratoires Pharmaceutiques La Roche-Posay pelo farmacêutico Rene Levayer, com um objetivo específico: a prescrição dermatológica e os seus pilares (Segurança, Eficácia e Simplicidade). Era o surgimento da marca LA ROCHE-POSAY, que tinha como principal objetivo desenvolver produtos que complementassem o tratamento de pacientes com dermatites. O laboratório começou a oferecer produtos inovadores desenvolvidos com o auxílio de dermatologistas. Os produtos eram, e ainda os são, desenvolvidos por meio de rigorosas pesquisas e elaborados de acordo com as normas farmacêuticas. O Laboratório LA ROCHE-POSAY associou a eficácia de medicamentos com a textura de cosméticos, e, um de seus primeiros produtos a fazer sucesso, foi a Água Termal La Roche-Posay, que tinha poder calmante e hidratante.


Em 1985, a empresa criou a Fundação La Roche-Posay, que premia com apoio financeiro à investigação na área da dermatologia. Neste mesmo ano a marca inovou ao lançar no mercado o ANTHELIOS, primeiro protetor solar com fator de proteção UVA no mercado, para todos os tipos de pele (incluindo crianças, adultos e pessoas com intolerâncias ao sol). Pouco depois, em 1989, a marca foi adquirida pela L’Oréal, e desde então, se beneficiou da enorme e moderna estrutura de pesquisas do grupo francês para introduzir no mercado produtos inovadores como hidratantes matificantes, esfoliantes, creme antiidade, gel de limpeza facial, creme anti-acne, e mais recentemente, uma pequena linha de cosméticos. Entre os lançamentos de grande sucesso da marca neste período estão o HYDRAPHASE (1993), que proporciona reidratação intensiva para pele desidratada; e o primeiro produto da linha TOLERIANE (1994), desenvolvido para pele intolerante, alérgica e com hipersensibilidade.


Somente em 1999, depois de enorme sucesso no continente europeu, a marca foi lançada no mercado americano. A LA ROCHE-POSAY chegou ao Brasil no mês de julho de 2000 e, desde então, vem construindo uma história de sucesso aliada a uma estreita parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Incentiva ainda o desenvolvimento de estudos clínicos no país, promove programas exclusivos de treinamento e apoia campanhas em prol da saúde da pele, como o Tour de Prevenção ao Câncer de Pele. Responsável por inaugurar o mercado de dermocosméticos no país, hoje a marca é líder neste segmento. O crescimento da marca no segmento dermocosmético brasileiro tem sido marcante, com a liderança nos segmentos de antiidade. Toda a experiência dos seus laboratórios está voltada para comprovar clinicamente a segurança e eficácia dos seus produtos. Em função disso, seu modelo de negócio foca no contato com o consumidor por meio de seus três pilares principais: dermatologistas, pontos de venda e relações públicas. A LA ROCHE-POSAY está presente em 44 mil pontos de venda no Brasil, e inaugurou em 2014 seu comércio eletrônico aqui.


Há décadas, a LA ROCHE-POSAY colabora com os dermatologistas do mundo inteiro para desenvolver produtos de cuidado diário, higiene e maquiagem que respondam às necessidades e exigências dos consumidores. A marca tem como missão levar informações relevantes que contribuam para a prática diária dos dermatologistas, por meio da organização de simpósios científicos apresentados nos maiores congressos internacionais, continentais e nacionais. Nestes congressos, a marca contribui para a informação dos dermatologistas, por meio da organização de simpósios científicos apresentados e explicados por professores de referência na dermatologia.


Os produtos 
A marca LA ROCHE-POSAY possui uma ampla linha de produtos dermatológicos, além de alguns itens de maquiagens, que levam em sua composição a famosa água termal. Todos os produtos possuem normas rigorosas de formulação (são hipoalergênicos, tendo sua eficácia e tolerância cientificamente comprovadas por estudos clínicos feitos por dermatologistas).


A LA ROCHE-POSAY possui uma linha de tratamentos diários para todos os tipos de pele, mesmo as mais exigentes: Intolerâncias solares (proteção extrema contra a exposição solar, sensibilidade e intolerância ao sol, manchas, cicatrizes e pós–operatório), Envelhecimento cutâneo (tratamentos corretores de rugas, linhas de expressão, manchas e desidratação), Peles oleosas com imperfeições (para a prevenção e tratamento de cravos, espinhas e excesso de oleosidade), Descamação do couro cabeludo (tratamento contra a caspa e irritações do couro cabeludo), Ressecamento severo (produtos para ressecamentos, descamações e irritações cutâneas) e Peles intolerantes (uma linha indicada para peles com manifestações alérgicas, coceiras, vermelhidão, e no uso pós–peeling e pós–laser).


Os produtos de maior sucesso e destaque da marca são: 
Água Termal (Eau Thermale): recomendada para todo tipo de pele até as mais sensíveis e intolerantes, é ideal para acalmar, suavizar, descongestionar e retardar o envelhecimento da pele. 
Linha Effaclar: desenvolvida especialmente para peles oleosas, é composta por produtos como sabonete dermatológico purificante (que promove a higiene das peles oleosas limpando-as de forma eficiente e suave), gel de limpeza facial (limpa suavemente a pele graças a sua base lavante de alta tolerância, sem sabão e sem corantes. Indicado para peles oleosas e/ou com tendência à acne), demaquilante (remove maquiagem de obstruir os poros, purificando a epiderme), Effaclar K (revitalizante de uso diário que uniformiza e transforma progressivamente a superfície da pele através de uma micro-esfoliação do relevo cutâneo. Permite uma micro-esfoliação precisa, suave e localizada sem irritações), hidratante (para pele oleosa e com acne que reconstitui o filme hidrolipídico protetor da pele, reforça a função barreira, restaurando assim o conforto e a elasticidade), creme anti-acne (cuidado local intensivo que age na acne favorecendo sua eliminação e prevenindo as marcas residuais) e hidratante matificante (com efeito instantâneo, faz com que dia após dia, os poros sejam fechados e a pele se torne mais luminosa e equilibrada). 
Active C Creme (antiidade emulsão dia e noite): indicado para peles normais e mistas, a partir de 25 anos. Por sua ação antioxidante e anti-radicais livres, previne e corrige sinais de envelhecimento e foto-envelhecimento, além de favorecer a síntese de colágeno devolvendo a firmeza e tonicidade da pele. 
Substiane (creme antiidade): creme reconstituinte antiidade para mulheres que apresentam flacidez e perda do contorno facial. 
Redermic (creme antiidade): creme diário de preenchimento anti-rugas e firmeza, estimulando a síntese das fibras de sustentação. Além de ter uma fórmula inovadora, resultado da pesquisa sobre a cicatrização, traz também o protocolo do estudo mais completo já feito por dermatologistas em um dermocosmético e representa um dos maiores investimentos da LA ROCHE-POSAY no segmento. 
Cicaplast (acelerador de reparação epidérmica): auxilia na regeneração da superfície da pele que sofreu intervenções como peeling, cortes e feridas diversas. Contém complexo mineral (cobre, zinco, manganês) e madecassoside, que favorece a boa organização das células. Possui textura invisível e isolante para proteger a pele. 
Lipikar Baume Hidratante (hidratante intensivo para o corpo): indicado para pele muito seca e sensibilizada, deixando-a flexível e confortável. 
Lipikar Surgras (sabonete hidratante anti ressecamento): promove a higiene cotidiana das peles ressecadas, sem agredi-la. 
Kerium DS (xampu anti-caspa microesfoliante intensivo): linha de xampus para cabelos secos que favorece a eliminação da caspa persistente, limpando e suavizando profundamente o couro cabeludo. 
Anthelios (protetores solares): linha completa para proteção solar do rosto, corpo, lábio e pele sensível de crianças. Toda a linha contém água termal da LA ROCHE-POSAY, com propriedades naturalmente suavizantes e anti-radicais livres atuando, desta forma, na prevenção do foto-envelhecimento. 
Novalip (maquiagens): linha composta por batons e gloss com cores sensuais para quem possui lábios sensíveis e secos; máscaras, rímel, sombra e delineadores para cílios e olhos sensíveis; e esmaltes para unhas sensíveis.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por apenas uma grande reformulação durante sua história. O atual logotipo ganhou uma nova tipografia de letra e um símbolo quadrado na tradicional cor azul da marca francesa. Além disso, a expressão “Laboratoire Pharmaceutique” foi substituída por “Laboratoire Dermatologique”.


A LA ROCHE-POSAY utiliza para sua linha de proteção solar um logotipo na cor laranja.


Os slogans 
A better life for sensitive skin. (2013) 
Committed to dermatology. 
Paixão pela dermatologia. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: França 
● Fundação: 1975 
● Fundador: Rene Levayer 
● Sede mundial: La Roche-Posay, França 
● Proprietário da marca: La Roche-Posay Laboratoire Pharmaceutique 
● Capital aberto: Não (subsidiária da L’Oréal S.A.) 
● CEO: Jean-Paul Agon 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 90 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 500 
● Segmento: Cosméticos de luxo 
● Principais produtos: Cremes antiidade, água termal e maquiagens 
● Concorrentes diretos: Clinique, Clarins, Vichy, Avéne e Uriage 
● Ícones: A água termal 
● Slogan: A better life for sensitive skin. 
● Website: www.laroche-posay.com.br 

A marca no mundo 
A marca, recomendada por mais de 25 mil dermatologistas no mundo todo, comercializa seus produtos somente através de grandes redes de drogarias e farmácias em mais de 90 países. 

Você sabia? 
A garantia de elevada tolerância com uma experiência de mais de 40 anos de pesquisa e 25 patentes, a LA ROCHE-POSAY tornou-se uma referência no desenvolvimento de produtos dedicados aos diferentes tipos de pele. Isto inclui a pele sensível, garantindo máximos níveis de tolerância. 
A cidade de La Roche-Posay é o primeiro Centro Europeu em Dermatologia Termal, recebendo anualmente mais de 15 mil pessoas, adultos e crianças, à procura de tratamentos para a pele. 
Em 2015, a LA ROCHE-POSAY em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), iniciou uma ação, intitulada Skinchecker, para engajar a população sobre a identificação precoce de sinais suspeitos de câncer da pele. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 25/2/2016

7 comentários:

Salete disse...

ADOREI OS PRODUTOS LA ROCHE-POSAY.ESTOU USADO SEMPRE E RECOMENDEI PARA AS MINHAS AMIGAS. ESTÃO DE PARABÉNS...SEMPRE VOU USÁ-LOS, APESAR DE SER CAROS MAS SÃO ÓTIMOS.
EU ESTAVA COM PROBLEMAS DE PELE RESSECADA E MINHA DERMATOLOGISTA ME RECEITO. DOIS DIAS DEPOIS NÃO HAVIA MAIS COCEIRAS NEM VERMELHÃO SOBRE A PELE.VOU COMPRAR OS PRODUTOS PARA O ROSTO.
UM GRANDE ABRAÇO A TODOS, E BOAS VENDAS.SALETE . MEU E-MAIL É: sa.bitten@hotmail.com

Anônimo disse...

tenho usado tbm os produtos e realmente sao otimos parabens

Anônimo disse...

Ola, uso os produtos da La Roche a algum tempo e nao consigo parar de usar! Faco peeling de cristal e uso a Agua Thermal todos os dias,além do Effaclar gel e effaclar M, tbm uso o ceralip para restaurar meus lábios, que ficaram ressecados por uso de medicamentos pesados, recomendo todos os produtos, pois sao excelentes, e quando fr a Franca, incluirei a cidade n meu roteiro de viagem!! Vale a pena!! Abracos!!
IzaLinso

Anônimo disse...

Olá! meu dermatologista indicou alguns produtos, como o filtro solar 40 e o gel de limpeza Effaclar, acabei ganhando o sabonete Effaclar, também da linha LA ROCHE. Nossa estou adorando, apesar de caro são eficazes. Estou amando meu rosto, com certeza vou indicar para minhas amigas. Abraços, Sandra

Anônimo disse...

Uso e aprovo os produtos La Roche e gostei muito desta matéria. Mas gostaria de visitar um site sobre a cidade propriamente dita, com fotos e informações sobre atrações. Como um dos leitores, quero incluir a cidade no roteiro da minha próxima viagem à França.

Eliane disse...

Há anos uso alguns crems da marca.
Adoro!
Especialmente o Redermic XL e
Anthelios AE.
Há alguns meses fui agraciada pela Empresa (com grata surpresa!)com o Hydraphase para olhos, o qual tb gostei muito.É mais um da linha que continuarei comprando - se ganhar outro, será melhor ainda.
Um abraço
eliane_thuller@terra.com.br

Rosicler disse...

Vou mergulhar na fonte da La Roche Posay!