5.9.06

DROGARIA ONOFRE


Descontos agressivos, investimentos em Internet, diversidade de produtos, que vão desde uma simples aspirina a luxuosas marcas de cosméticos, lojas modernas com ambientes aconchegantes e serviços diferenciados e gratuitos nas chamadas megastores, garantem aos clientes da DROGARIA ONOFRE uma experiência de compra agradável e relaxante.

A história
A história da tradicional drogaria começou em uma esquina de Nilópolis na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, quando o imigrante português e farmacêutico Arlindo Arede, abriu em 1925 a PHARMACIA ONOFRE, escrita com “ph” na época. Em 1934 a empresa adotou o nome de DROGA ONOFRE. No início da década de 50 a farmácia mudou novamente de nome, passando a chamar DROGARIA ONOFRE. Sua história em São Paulo teve início com a inauguração da primeira farmácia somente no ano de 1957. Foi também neste mesmo ano que a ONOFRE se tornou a primeira rede de farmácia a instituir a prática de descontos em medicamentos. Por isso, enfrentou e ganhou processos judiciais exaustivos contra o Ministério Público, que acusava a rede de incentivar a automedicação.


Com o passar dos anos, a empresa foi investindo em inovações que criaram vários diferenciais e possibilitaram seu crescimento e expansão. Em 1970, a DROGARIA ONOFRE também inovou no setor ao utilizar o sistema de check out, que até então só era utilizado nos supermercados. Depois de quase três décadas, em 1999, a ONOFRE foi a primeira a vender medicamentos pela Internet, oferecendo preços mais baixos que nas lojas físicas e conseguindo aumentar significativamente seu faturamento com mais este canal de vendas.


Mas a grande revolução aconteceu em 2002. Isto porque, no início do novo milênio a empresa constatou um panorama preocupante no segmento: há anos que a venda de medicamentos era a principal (para não dizer única) fonte de renda das farmácias e drogarias. A chegada dos genéricos aumentou a competição no setor, transformando os remédios em uma espécie de “commodity”. Isso colocou os grandes varejistas diante de um dilema: como crescer em um mercado onde imperava a mesmice? Foi então, que Marcos Arede, diretor comercial e integrante do clã que controla a DROGARIA ONOFRE, optou pela diversificação. Só que em vez de apenas empilhar artigos de perfumaria, barras de cereais e pastilhas nas prateleiras, o empresário criou um novo modelo de loja que misturava drogaria e centro de bem-estar: era o surgimento da ONOFRE MEGASTORE. Nessas unidades seria possível comprar perfumes sofisticados de renomadas marcas, como por exemplo, Dior, Cartier e Azzaro; degustar um café espresso; fazer massagens e limpeza de pele; realizar testes de osteoporose, colesterol e diabetes; medir pressão arterial; e até se maquiar para experimentar as últimas novidades e tendências do mercado. Tudo de graça, e sempre em lojas com ambientação especial - todas concebidas pelo renomado arquiteto João Armentano.


A primeira unidade da ONOFRE MEGASTORE foi inaugurada em plena Avenida Paulista e oferecia até um espaço onde eram servidos café espresso e água mineral. Até então único case de mercado de empresa que vende remédios e cosméticos de luxo no mesmo espaço, a DROGARIA ONOFRE fez um profundo trabalho de ambientação para conquistar as marcas internacionais, que inundaram suas prateleiras. Foram criados os Beauty Lounges, espaços especiais de beleza e bem-estar, que ajudaram a trazer resultados rápidos. Hoje, a rede é a maior vendedora de produtos Biotherm no país e as vendas de produtos Lancôme superaram as expectativas iniciais. Recentemente, a estratégia da rede para atingir crescimento vertiginoso em algumas regiões específicas do país foi utilizar seu canal de vendas por Internet e telefone, conhecido como Onofre em Casa. Nesses casos, a empresa apostou em uma única loja com um centro de distribuição integrado e serviço de entrega a domicílio, capaz de atender a todo o perímetro urbano da região eleita. Esta foi a fórmula adotada em Belo Horizonte e que foi replicada para o crescimento da rede em outros estados. Os planos para 2008 foram ambiciosos: o ano começou com a inauguração de uma MegaStore em Porto Alegre (Rio Grande do Sul), seguida logo depois por outra unidade em Vitória (Espírito Santo). Nos anos seguintes a rede concentrou sua expansão na cidade de São Paulo e inovou mais uma vez, em 2011, ao oferecer um espaço de venda dos produtos da francesa L’Occitane.


A evolução visual
Até 1995 a DROGARIA ONOFRE mudou de nome algumas vezes, e conseqüentemente sua identidade visual acompanhou essas mudanças. Há poucos anos atrás, a rede apresentava o conceito megastores, que dissociava o ambiente das farmácias de doença e apresentava o conceito de bem-estar. Não demorou muito para a DROGARIA ONOFRE reformular toda sua identidade visual. O novo logotipo, apresentado oficialmente em 2007, apostava em movimento, em tons de azul esverdeado e azul e cantos arredondados, na tentativa de trazer uma imagem contemporânea e dinâmica. A cruz, que remete à doença cedeu espaço às ondas, aludindo à cura, bem-estar, paz e tranqüilidade.


A rede planejou cuidadosamente a mudança que não foi somente na identidade visual da marca. Além da fachada, a rede apresentou mudanças no ponto-de-venda e na sinalização interna das lojas e disposição dos produtos.
  
Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 1925
● Fundador: Arlindo Arede
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Drogaria Onofre Ltda.
● Capital aberto: Não
● Presidente: Marcos Arede
● Faturamento: R$ 900 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 41
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 2.100
● Segmento: Drogarias
● Principais produtos: Medicamentos, cosméticos e produtos de higiene
● Principais concorrentes: Droga Raia, Drogasil e Drogaria Iguatemi
● Ícones: As Megastores
● Website: www.onofre.com.br

A marca no Brasil
A DROGARIA ONOFRE conta com uma sólida rede de farmácias composta por 41 unidades em São Paulo (com 34 lojas localizadas nos principais bairros da cidade), Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Vitória (Espírito Santo), comercializando mais de 30 mil itens diferentes e empregando indiretamente mais de 2.100 pessoas. Atualmente a rede possui cinco unidades no conceito MegaStores (quatro em São Paulo e uma em Porto Alegre). O serviço de entrega em domicílio (batizado de ONOFRE em CASA) é líder no segmento e vende todos os medicamentos com descontos de no mínimo 30%. A rede realiza em média 15 mil entregas por dia em todo o Brasil. Desse total, 63% são oriundas de pedidos por televendas e 37%, pela Internet. A empresa tem mais de 1 milhão de clientes cadastrados em seu sistema.

Você sabia?
Atualmente nas lojas comuns da rede o faturamento com não medicamentos representa 35% das vendas, enquanto nas megastores esse percentual chega a 60%.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 6/8/2012

4 comentários:

Anônimo disse...

desculpa , mas essa reportagem esta cheia de mentiras

Revolução AGORA !!!! disse...

concordo com você, os preços deles são muito mais caros, e sua estoria e de mentiras e compra de favores e vivem da inocência do povo, como todas as empresas que estão no topo.
Um dia isso vai mudar....

Arthur disse...

voces dois estaum muito enganados pois nao é mentira meu avô é honesto e lutou muito pelo seu sonho
respeitem a memória dele !!!
bando de desocupados nao tem o q fazer e ficam falando da familia e da vida dos outros
olhem a familia e a vida de vcs antes de falar da dos outros
TOMOU???
aaa e isso nao vai mudar!!!
isso é pura inveja pq o pobre coitado do senhor ARMINDO que é o nome dele, conseguiu construir um imperio e vcs vivem nessa vida de bosta!

Anônimo disse...

Lol