26.9.06

LOJAS RENNER


A rede de lojas RENNER busca com o encantamento superar as expectativas dos clientes, oferecendo produtos que seguem fielmente as tendências da moda mundial. Com diferentes estilos de moda, qualidade, preços competitivos e excelência nos serviços prestados, a rede conquistou milhões de consumidores pelo Brasil afora. Seu grande diferencial é a Filosofia de Encantamento, pela qual não basta satisfazer, mas superar as expectativas dos clientes. Um estilo de gestão que tem como essência o atendimento diferenciado com o “jeito Renner de ser”

A história 
Antônio Jacob Renner foi quem começou a escrever a história do nome RENNER. Descendente de alemães começou a trabalhar ainda menino na fábrica de banha da família no pequeno município de São Sebastião do Caí, no Rio Grande do Sul. Em 1912, iniciou o grupo A.J. Renner com uma indústria têxtil instalada no bairro de Navegantes em Porto Alegre. Comercializava capas de pura lã resistentes ao frio, às chuvas e ao tradicional vento Minuano, característico da região, tornando-se uma peça de roupa indispensável, tanto para o gaúcho da campanha e caixeiros-viajantes, como também ao homem da cidade. É dessa época que vem o slogan “Renner, a boa roupa, ponto a ponto”. O primeiro ponto de venda para a comercialização de artigos têxteis ao consumidor final foi inaugurado somente no ano de 1922, com o nome de LOJAS RENNER. A partir de 1940, com a comercialização de um mix mais amplo de produtos, a RENNER se tornou uma loja de departamentos. Em 1965, devido ao seu crescimento e evolução, o grupo A.J. Renner optou por tornar independentes as diferentes empresas que o formavam, ocasião em que foi então constituída a empresa Lojas Renner S.A. Com a abertura do capital da empresa na Bolsa de Valores em 1967, a rede ganhou fôlego financeiro para crescer dentro do estado do Rio Grande do Sul. A empresa introduziu de forma pioneira, em 1979, o Cartão Renner, que possibilitava o pagamento parcelado das compras.


Ao final de 1991, a modesta rede de lojas iniciou uma completa reestruturação comandada pelo executivo José Galló. Já no ano seguinte, as 8 lojas da rede, que eram antigas e não tinham nenhuma padronização, foram reformadas. Mudou, também, a distribuição dos produtos. Se antes os itens eram separados por tipos, como “ala das calças” e “ala das blusas”, começaram a ser distribuídos por segmentos como jovem, casual, etc. O modelo de loja de departamentos “full line” foi então substituído pelo conceito de loja de departamentos com especialização em moda e produtos focados mais no público feminino. Com essa guinada, ficou mais próxima de seus principais concorrentes: Riachuelo e C&A. Mas, enquanto a C&A se especializou em moda jovem, e os produtos da Riachuelo eram pensados para donas de casa e mães de família, o foco da RENNER foi a mulher moderna que trabalha. A partir de 1994, a rede iniciou um grande plano de expansão. Plenamente reestruturada, a empresa inaugurou lojas além das fronteiras do Rio Grande do Sul, passando, então, a atuar no estado de Santa Catarina, com unidades nas cidades de Florianópolis e Joinville. Além disso, investiu em propaganda e comunicação para mostrar essa nova RENNER para as clientes.


Pouco depois, em 1996, com o sucesso da iniciativa de expansão, a operação foi estendida também ao estado do Paraná, com a inauguração de uma loja em Curitiba. Neste momento, a RENNER se consolidou nesses mercados como uma loja de departamentos especializada em moda com produtos de qualidade a preços competitivos. Ainda neste ano, a RENNER criou o “Encantômetro”, um painel eletrônico localizado na saída de cada loja, que tinha como objetivo monitorar a qualidade do atendimento oferecido pelos colaboradores, além da percepção e do grau de encantamento dos clientes. Esta iniciativa era uma clara demonstração da preocupação que a marca tinha em relação à satisfação de seus clientes.


No ano seguinte foi dado outro grande passo: o ingresso da RENNER no estado de São Paulo, principal centro econômico do país com a aquisição de alguns pontos de vendas das tradicionais e famosas lojas do Mappin e da Mesbla. E isto só foi possível quando a empresa foi adquirida pelo grupo americano JCPenney, em dezembro de 1998, recebendo o impulso necessário para sua expansão em todas as regiões do país. Como subsidiária do grupo americano a RENNER obteve alguns benefícios operacionais, tais como o acesso a fornecedores internacionais, especialistas na escolha de pontos comerciais, bem como a procedimentos e controles internos diferenciados. Em 1999, a rede voltou a se expandir, desta vez para o estado do Rio de Janeiro, inaugurando quatro lojas na capital, uma em Niterói e outra em Volta Redonda. Também foram inauguradas lojas em Belo Horizonte e Brasília.


A RENNER foi pioneira em implantar no país, no ano de 2002, o conceito de “Estilos de Vida” no desenvolvimento de suas coleções e na organização de suas lojas. Com o slogan “Você tem seu estilo. A Renner tem todos”, a rede passou a vender seus produtos de forma agrupada, divididos entre marcas. A exposição coordenada de roupas, calçados e acessórios, refletiam diferentes atitudes, interesses e personalidades, facilitava a escolha dos clientes, pois permitia que cada um identificasse claramente o conjunto de peças que melhor refletia seu jeito de ser e de viver, reduzindo assim o seu tempo de compras. O conceito levou à criação de marcas próprias como a Just be, Blue Steel, Rip Coast, Get Over, Request, entre outras.


Em junho de 2005, com a saída da JCPenney da sociedade, as ações da RENNER foram vendidas de forma pulverizada na Bovespa, tornando-a a primeira corporação brasileira (com 100% das ações negociadas em bolsa). A partir desse ano, a empresa, que já possuía 64 pontos de venda, iniciou o lançamento de novos serviços financeiros, que compreendiam as vendas financiadas em 0+8 parcelas fixas com encargos, os Empréstimos Pessoais (incluindo Saque Rápido), os Títulos de Capitalização e os Seguros, comercializados por meio do Realize Renner, espaço reservado nas lojas para a oferta desses serviços. Em 2006, a RENNER iniciou a segunda fase de seu plano de expansão e a rede passou a atuar nos estados de Pernambuco, Ceará e Bahia. O cenário desafiador desencadeado pela crise em 2009 foi uma oportunidade para a rede conquistar novos mercados com a inauguração de dez novas lojas em várias regiões do país.


Em julho de 2009, três novas marcas foram introduzidas ao mix de produtos: “Collection” (dirigida ao público feminino adulto que valoriza toques de glamour no seu dia a dia), “Maternity Renner” (voltada para gestantes) e “Satinato” (primeira marca exclusiva de calçados da RENNER, com modelos para o público feminino), ampliando os nichos até então contemplado nos departamentos da rede. O ano de 2010 foi marcante para a rede gaúcha: iniciou a venda de roupas por meio de sua loja virtual, oferecendo itens de vestuário, acessórios e calçados, ampliando o atual mix de produtos vendidos pela internet, composto por moda íntima, relógios, e perfumaria; através de seus produtos financeiros consolidou-se com o lançamento do co-branded Meu Cartão Renner (que já conta com aproximadamente 5 milhões de cartões emitidos), com as bandeiras Visa e Mastercard; inaugurou sua primeira loja no formato compacto, voltada exclusivamente ao público feminino; e abriu uma enorme loja (3.200 m² divididos em dois andares) em plena Avenida Paulista em São Paulo. Em 2011 a empresa adquiriu por R$ 165 milhões a rede de lojas Camicado (então com 27 lojas), que atua no comércio varejista de utilidades domésticas, artigos de cama, mesa e banho e decoração, complementando assim o pacote de produtos e serviços oferecidos pela RENNER.


Pouco depois, em 2014, a empresa lançou a marca YouCom (em substituição a Blue Steel), direcionada para o público jovem em um ambiente de loja especializada. Em 2016 a empresa lançou, inicialmente com vendas somente pela internet, a marca Ashua Curve & Plus Size, que oferecia modelos em várias categorias: vestidos, blusas, calças, saias, bermudas, shorts, casacos, jaquetas e jeans, em numerações até o número 54. A ideia era justamente oferecer opções diversificadas e fashion para as clientes, já que muitas marcas do mercado costumam destinar ao público plus size peças sem apelo de moda, sem corte e com materiais limitados. Dois anos mais tarde, essa marca ganhou sua primeira loja física, localizada em Porto Alegre e outras unidades em São Paulo. No ano de 2017, a RENNER deu mais um passo importante em sua história ao inaugurar sua primeira loja fora do país, em Montevidéu no Uruguai. O resultado no país vizinho foi tão surpreendente que a empresa inaugurou outras unidades. E, no mês de dezembro de 2019, a RENNER anunciou a inauguração de lojas na Argentina, em Buenos Aires e Córdoba.


Atualmente, o consumidor que ingressa em qualquer uma das lojas da rede RENNER, encontra inúmeras peças para renovar o guarda-roupa com as últimas tendências em roupas, calçados, acessórios e moda íntima. Os setores de beleza e perfumaria também estão recheados com marcas consagradas internacionalmente.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por modernizações ao longo dos anos. Por volta de 2010, o logotipo da marca passou por uma remodelação adquirindo um visual em três dimensões muito mais moderno e dinâmico. Além disso, a palavra “lojas” foi retirada da identidade visual. Mais recentemente, o logotipo foi simplificado para melhor aplicação em diversos ambientes. Essa identidade pode ser aplicada também com o tradicional fundo vermelho, especialmente nas fachadas das lojas.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1922 
● Fundador: Antônio Jacob Renner 
● Sede mundial: Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil 
● Proprietário da marca: Lojas Renner S.A. 
● Capital aberto: Sim (1967) 
● Presidente do conselho: José Galló 
● CEO: Fábio Faccio 
● Faturamento: R$ 8.42 bilhões (2018) 
● Lucro: R$ 1.02 bilhões (2018) 
● Valor de mercado: R$ 41.8 bilhões (dezembro/2019) 
● Valor da marca: R$ 1.53 bilhões (2019) 
● Lojas: 360 
● Presença global: 3 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 20.000 
● Segmento: Varejo (moda) 
● Principais produtos: Roupas, calçados, acessórios, cosméticos e serviços financeiros 
● Concorrentes diretos: C&A, Riachuelo, Marisa, Lojas Pernambucanas, Hering, Dafiti e Zara 
● Ícones: O “Encantômetro” 
● Slogan: Você tem seu estilo. A Renner tem todos. 
● Website: www.lojasrenner.com.br 

O valor 
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca RENNER está avaliada em R$ 1.53 bilhões, ocupando a posição de número 10 no ranking das marcas mais valiosas do Brasil de 2019. 

A marca no mundo 
Maior varejista de moda do Brasil em faturamento e market share (participação de mercado), a RENNER possui mais de 360 lojas (com área de vendas de aproximadamente 620.000 m²) espalhadas por todos os estados brasileiros, além de 8 unidades no Uruguai e quatro na Argentina. As lojas da rede são voltadas principalmente para o público feminino e as mulheres são aproximadamente 80% dos clientes. Coincidência ou não, 70% de seus funcionários são do sexo feminino. Cada unidade da rede possui em média quatro mil metros quadrados e pouco mais de 100 funcionários. Cada loja oferece aproximadamente 20 mil itens nos departamentos de moda (feminina, masculina, adolescente, infantil e baby), perfumaria, acessórios, bolsas, calçados, relógios, moda íntima e moda praia. Sua maior loja está situada em Porto Alegre, na Avenida Otávio Rocha, e conta com 7 pavimentos de área de vendas e aproximadamente 500 colaboradores. Atualmente o Cartão Renner possui uma forte base de clientes que ultrapassa 31 milhões de pessoas. A empresa ainda é proprietária de marcas como Camicado, rede que conta com 113 lojas espalhadas por vários estados brasileiros; e Youcom, com aproximadamente 100 lojas. 

Você sabia? 
O Instituto Lojas Renner foi criado em 2008 como uma entidade gestora do investimento social privado da empresa, apoiando ações sociais empreendedoras que contribuam para a qualificação e a inclusão da mulher e o desenvolvimento das comunidades. Prioritariamente o Instituto atende projetos de empoderamento de mulheres nas comunidades em que a empresa está presente ou em localidades envolvidas com etapas da cadeia da moda, ou seja, com a matéria-prima, a produção, o varejo ou o pós-consumo. No início, a missão do Instituto era a geração de emprego e renda para mulheres. Nessa linha, foram desenvolvidos 751 projetos e investidos quase R$ 50 milhões, valor dividido entre incentivos fiscais e investimento direto. 
É a única varejista de moda no Brasil que trabalha com perfumaria de luxo, oferecendo aos consumidores grandes marcas como Carolina Herrera, Azzaro, Hugo Boss, entre outras. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios, Exame e Veja), jornais (Valor Econômico, Folha, Gazeta do Povo e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 4/12/2019

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