27.8.18

GRÃO ESPRESSO


Logo de manhã, ao acordar. Depois de um belo almoço ou de um maravilhoso jantar. Em um encontro com amigos ou em uma reunião de trabalho. Não importa quando, para milhões de brasileiros, toda hora é hora de tomar um bom café. E para a rede Grão Espresso, café não é apenas um produto. Café é dedicação, é história, é tradição. Para a marca brasileira, café é, acima de tudo, um prazer. 

A história 
Tudo começou com Pedro Eduardo Weinberger, cujo pai era executivo de uma empresa de torrefação de café. Pedro cresceu com o cheiro de café em virtude da profissão de seu pai. Finalmente em 1992 ele, um empreendedor formado em administração de empresas, resolveu ingressar nesse mercado e criou a Grão Espresso para compartilhar sua grande paixão: o café espresso. Uma curiosidade: no Brasil, a palavra expresso com x é mais usada, mas o espresso surgiu na Itália, onde sua escrita é com s. E esta foi a escolha para a nova marca. Uma homenagem para disseminar a história e manter a tradição do espresso. A nova empresa iniciou suas atividades de forma tímida operando em pequenos carrinhos autossuficientes. Pouco depois, no ano de 1994, a empresa teve a oportunidade de inaugurar sua primeira loja no Shopping D, na cidade de São Paulo. Nesse momento o mix de produtos foi ampliado, passando a vender também pequenos salgados.


Em 1995, foi inaugurada a primeira loja franqueada e a partir daí deu-se o início da expansão da rede de cafeterias pela cidade de São Paulo. Mas foi somente a partir de 1996 que a rede começou a ganhar espaço e visibilidade no mercado, principalmente quando o Walmart chegou ao Brasil e a Grão Espresso inaugurou unidades em todas as lojas da rede americana americana de hipermercados. Além disso, a marca adotou um novo modelo de lojas: localizadas em pontos de grande fluxo de pessoas, como hipermercados, e o consumidor visado era aquele que desejava apenas tomar um cafezinho e seguir o seu caminho. Apesar de dispor de algumas mesas, o balcão era o espaço de maior destaque nas lojas. Nos anos seguintes, a aposta da rede na localização do ponto e no rápido atendimento impulsionou seu crescimento também para cidades do interior paulista. E posteriormente para outros estados brasileiros. Em 2003 a rede já possuía mais de 100 unidades em funcionamento, muitas das quais dentro de hipermercados.


Nos anos seguintes, devido a enorme concorrência do segmento, especialmente após a chegada da americana Starbucks ao país, a Grão Espresso teve que acompanhar a evolução do mercado e passou a inaugurar lojas modernas e aconchegantes, além de ampliar seu cardápio com receitas exclusivas que seduziam públicos variados. Como por exemplo, a linha de Cappuccinos Especiais que oferece diferentes sabores como o Reale (servido com chantilly e uma generosa “coroa” de Nutella), o Fazenda (com chantilly e borda de doce de leite) e o Crocante (leite vaporizado, flocos crocantes de Ovomaltine, servido com borda de creme crocante Ovomaltine e chantilly), três sucessos da Grão Espresso. Além de deliciosos sanduíches (grelhados e naturais), sucos e doces, a rede passou a oferecer também bebidas geladas como os milk-shakes a base de café e a Linha Ice (bebidas geladas cremosas).


Em 2012 a Grão Espresso assinou um contrato de parceria de exclusividade com o Café 3 Corações, que passou a oferecer blends e bebidas para as lojas da rede. Isto foi extremamente importante para padronizar com alta qualidade os principais produtos da marca. Além disso, mais recentemente, a Grão Espresso iniciou a abertura de cafeterias dentro de livrarias (como a Saraiva), universidades, grandes redes de materiais de construção, hospitais e até centro de diagnósticos, como por exemplo, a rede Delboni Auriemo. Outro fator que acelerou o crescimento da rede foi a maior concentração no conceito de quiosques.


Há mais de 25 anos a Grão Espresso tem se empenhado em construir uma sólida estrutura de atendimento, permitindo assim que suas lojas ofertem aos consumidores os melhores produtos, o melhor ambiente, o melhor serviço e, claro, o melhor café espresso. Para isso a rede trabalha dia após dia para que o momento do seu café seja o mais prazeroso, o mais aconchegante, o mais agradável e para que você tenha sempre a melhor experiência possível. Esse é o segredo do sucesso da Grão Espresso.


Os slogans 
Servindo sempre o melhor. 
Muito além do cafezinho.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1992 
● Fundador: Pedro Eduardo Weinberger 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Grão Espresso Comércio e Indústria Ltda. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Pedro Eduardo Weinberger 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 300 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 1.200 (incluindo franqueados) 
● Segmento: Varejo (alimentação) 
● Principais produtos: Cafés, sucos, doces, salgados, sanduíches e bebidas geladas 
● Concorrentes diretos: Fran’s Café, Starbucks, Café do Ponto, Casa do Pão de Queijo, Café Donuts, McCafé e Rei do Mate 
● Ícones: A cor laranja 
● Slogan: Servindo sempre o melhor. 
● Website: www.graoespresso.com.br 

A marca no Brasil 
Atualmente a Grão Espresso possui aproximadamente 300 lojas espalhadas por 23 estados brasileiros e Distrito Federal, preparando mensalmente mais de 1 milhão de cafés espresso e atendendo a mais de 15 milhões de clientes todos os anos. As lojas estão localizadas em shopping centers, ruas, hipermercados e até dentro de redes de laboratórios de análises e hospitais. Todos os anos são consumidos 110 toneladas de café e 300 toneladas de pão de queijo em todas as lojas da rede. 

Você sabia? 
A Grão Espresso anuncia o compromisso de, até 2025, completar a transição para que 100% dos ovos utilizados em sua cadeia de suprimentos sejam oriundos de galinhas livres de gaiolas (cage-free). 
Em 2014, a Grão Espresso ganhou Selo de Excelência em Franchising da Associação Brasileira de Franchising (ABF). 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios e Exame), jornais (Meio Mensagem e Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 27/8/2018

Nenhum comentário: