26.4.10

REI DO MATE


A versatilidade do chá mate resulta em bebidas muito saborosas. Além disso, o mate é um produto natural e saudável, com baixas calorias e que combina com pão de queijo, tortas e salgados folhados. Some-se à isso tudo um atendimento cortês e produtos de alta qualidade. Eis a receita de sucesso da rede REI DO MATE que conquistou milhões de brasileiros. 


A história 
Fundada em 1978 por Kalil Nasraui, um descendente sírio, a rede REI DO MATE começou suas atividades com uma pequena loja, inicialmente especializada em mate gelado e suas combinações, na Avenida São João, próxima à Avenida Ipiranga, esquina que figura até hoje como uma das mais conhecidas e tradicionais da cidade de São Paulo. Essa primeira unidade tinha aproximadamente 20m² e oferecia apenas sete opções de mates, entre os quais mate puro, mate com limão, mate com leite em pó, mate com caju e mate com maracujá. Em pouco tempo a ideia conquistou a admiração de um consumidor cada vez mais aberto aos apelos de uma vida saudável. A aceitação ao tradicional mate foi tanta que, pouco depois, foi inaugurada uma segunda loja, na própria Avenida São João e no mesmo quarteirão. Em 1991, a pequena empresa adquiriu a tradicional Casa do Mate. Foi aberta, então, a terceira loja, da rede na mesma rua, mas com o diferencial de ser uma unidade já na formatação de franquia.



Advogado e economista, Antônio Carlos se colocou ao lado do pai para ajudá-lo na condução do negócio, em 1991, quando resolveu implantar sua monografia de conclusão de curso, justamente sobre franquias. Até este momento a pequena e modesta rede possuía apenas seis lojas próprias, mas já estava plenamente consolidada comercialmente. Depois do ingresso de Antônio Carlos na empresa, ele implantou uma sucessão de inaugurações de novas unidades já no novo formato de franquia. A primeira loja franqueada foi inaugurada no mês de novembro de 1992 no Shopping Penha, na zona leste de São Paulo, representando o início de um processo de rápido crescimento da rede REI DO MATE. A aceitação desse novo formato foi imediata e os empreendedores investiram em sistemas, padrão arquitetônico, identidade visual, elaboração de contratos, registro da marca, desenvolvimento de padrões e manuais e produção do xarope do mate, que passou a ser distribuído para a rede com o objetivo de manter o tradicional padrão. Esta década foi marcada pela ampliação da rede com a abertura de novas lojas em shoppings e uma expansão imediata para estados como Rio de Janeiro e Santa Catarina, fazendo com que o REI DO MATE investisse em novos produtos, mas sem deixar de lado a sua essência: vender mate e exaltar a natureza.


Foi também nos anos de 1990 que começaram os investimentos em parcerias com fornecedores, entre os quais Forno de Minas, Häagen-Dazs e Café do Centro, para diversificar os itens do cardápio, o que possibilitou a introdução de novos itens como pão de queijo (que se tornou um enorme sucesso), cafés, sorvetes e chocolates. Em 1996, a rede inseriu em seu cardápio uma novidade pioneira: o “Copão de Pão” com 12 mini pães de queijo, que hoje em dia é conhecido por todo o país. O produto pode ser consumido puro ou acompanhado com queijo cheddar, requeijão, doce de leite, leite condensado, Manteiga Aviação, Polenguinho e Nutella, acompanhamentos que vêm em um copinho acoplado ao Copão de Pão. Hoje em dia, este produto é responsável por mais de 25% do faturamento e, por mês, são comercializados mais de 600 mil “copãos, o que significa mais de 100 toneladas de pães de queijo. Para garantir e prolongar esse sucesso, a rede investiu nos últimos anos no licenciamento de personagens como Tom & Jerry, a família Flintstones, Garfield e até “O Reizinho Maluquinho” (criado pelo cartunista Ziraldo especialmente para a rede) para adornar seu “Copão de Pão” e atrair assim o público infantil.


Em 2008, a rede REI DO MATE fez importantes mudanças focadas na revitalização da identidade visual de sua marca com alterações no logotipo, mobiliário, utensílios e uniformes de funcionários da rede. Pouco depois, em 2009, foram inauguradas 24 novas unidades no país e firmados 40 novos contratos. Além disso, a rede também começou a diversificar o estilo dos pontos de venda. Além das lojas de rua e dos shoppings centers, a aposta foram unidades e quiosques em supermercados, grandes redes varejistas, aeroportos, rodoviárias, hospitais, clubes e cantinas de universidades e empresas. A rede também adicionou ao seu cardápio de parceiros a Ajinomoto, fornecedora de sopas, e a Pillsbury, que produz cookies e muffins.


No início de 2010, a rede ampliou seu portfólio de produtos, e como uma das novidades para o verão lançou o Chá Verde Rei do Mate, disponível nos sabores maça verde e lima limão em garrafas pets de 350 ml, encontrado em todas as lojas da rede e também em alguns pontos varejistas. Embora seja necessário investir nos best sellers da rede, o fato de ter jovens consumidores faz com que o REI DO MATE não pare de investir em novidades. Uma delas é o lançamento de minichurros. A outra são os chamados cafés gourmet. Além disso, nos últimos anos o ambiente das lojas foi reformulado, o cardápio sofisticado com a contratação do chef francês Emmanuel Bassoleil (que criou o Mate Du Chef, combinação de mate com cassis, fruta nativa francesa), e os copos de plástico foram substituídos por peças de papel, de olho no consumidor que valoriza iniciativas sustentáveis. Além disso, a rede fechou parceria com artistas como Romero Brito e o falecido Gustavo Rosa, que criaram embalagens estilizadas para a empresa.


Atualmente o cardápio do REI DO MATE oferece mais de 100 combinações de chá mate (com frutas e leite), entre os quais o Mate Suíço Maracujá (mate, leite condensado e maracujá), Mate Cidade (mate, maracujá e guaraná), Mate Frescão (mate, abacaxi e menta) e Mate Tropical (mate, abacaxi e guaraná). Além do pão de queijo tradicional ou recheado com doce de leite, requeijão ou cheddar; há também broa de milho, baguete com manteiga, brownies, sanduíches, como o Toast nos sabores pizza, peito de peru, misto, queijo branco e peito de peru com queijo branco; deliciosos snacks; doces (brigadeiro); salgados assados (incluindo empanadas); e um cardápio com bebidas quentes ou geladas como cafés especiais, cappuccinos e submarinos.


A evolução visual 
Desde sua criação, a rede REI DO MATE passou por muitas mudanças, mas sempre manteve seu padrão de qualidade impecável. E, dentre todas as inovações da rede, uma está em seu próprio logotipo, que passou por acentuadas mudanças ao longo dos anos. O logotipo original da marca já continha a tradicional coroa do rei (mesmo que de forma discreta no pingo da letra “i”). Nos anos seguintes a identidade visual da marca foi sendo remodelada e modernizada.


Em 2008, a REI DO MATE comemorou 30 anos de mercado com importantes mudanças focadas na revitalização da identidade visual de sua marca, com alterações no logotipo, mobiliário e utensílios das lojas, entre outras mudanças. A tradicional coroa do logotipo surgiu estilizada e em forma de marca d’água (utilizada na aplicação dos produtos e embalagens). Outra mudança foi a retirada da cor verde do logotipo, que agora utiliza apenas o azul.


Os slogans 
É gostoso. É natural. É Rei do Mate. 
Tradição e qualidade desde 1978.



Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1978 
● Fundador: Kalil Nasraui 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Rei Do Mate Distribuidora Importação e Exportação Ltda. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Antônio Carlos Nasraui 
● Faturamento: R$ 250 milhões (2015) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 340 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 3.000 (incluindo franqueados) 
● Segmento: Varejo (Alimentação) 
● Principais produtos: Chá mate, cafés, sucos, pão de queijo e vitaminas 
● Concorrentes diretos: Casa do Pão de Queijo, Grão Espresso, Fran’s Café, McCafé e Starbucks 
● Ícones: A enorme variedade de chás mate e o Copão de Pão 
● Slogan: É gostoso. É natural. É Rei do Mate. 
● Website: www.reidomate.com.br

A marca no Brasil 
Atualmente a REI DO MATE, maior e mais tradicional rede de chá mate do país, possui mais de 340 unidades espalhadas por mais de 80 cidades de 18 estados brasileiros. Por mês a rede vende 1.7 milhões de copos de mate, 500 mil xícaras de café, 80 toneladas de açaí e mais de oito milhões de mini-pães de queijo, atendendo mais de 25 milhões de clientes todos os anos em suas lojas. São Paulo e Rio de Janeiro são os maiores mercados da rede. A maioria de suas lojas está localizada em shopping centers e ruas, possuindo também unidades dentro de hipermercados, rodoviárias, aeroportos e postos de serviço. 


Você sabia? 
O cardápio da rede REI DO MATE oferece mais de 100 combinações diferentes de chá mate – que pode ser consumido puro ou batido com frutas, leite e chocolate, quente ou gelado. O mate vendido nas unidades da rede é preparado em duas cozinhas industriais a partir de um blend das melhores ervas do gênero. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Forbes, Isto é Dinheiro, Exame, Época Negócios e EmbalagemMarca), jornais (Valor Econômico, Folha e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 12/9/2016

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