20.6.06

CASIO


Fazer cálculos rapidamente em qualquer lugar, projetar imagens com qualidade, ver as horas e até ouvir rádio em relógios de pulso, ou mesmo tirar fotografias com máquinas digitais finas e extremamente pequenas. Os produtos da japonesa CASIO, que invariavelmente cabem dentro de qualquer bolso por serem leves e finos, utilizam as mais modernas tecnologias para facilitar a vida dos consumidores, esteja ele onde estiver.

A história
A história começou em abril de 1946 quando Tadao Kashio, um engenheiro especializado em tecnologia, fundou a empresa Kashio Seisakusho na cidade de Tóquio. O primeiro produto fabricado pela nova empresa foi o cachimbo yubiwa, um anel para dedo onde era possível encaixar um cigarro aceso. O produto rapidamente se tornou um grande sucesso, pois permitia fumar os cigarros por completo, além de deixar as mãos do fumante livres para trabalhar. Estas características eram importantes em um Japão que vivia um período pós-guerra, pois o preço dos cigarros era muito alto. O rumo da empresa começou a mudar em 1949 quando Toshio convenceu seu irmão, fundador da empresa, a investir os lucros obtidos com as vendas do cachimbo yubiwa para desenvolver uma máquina com a qual ficou fascinado, apresentada no Business Show de Ginza, em Tóquio: a calculadora.


Finalmente, em 1954, depois de intensas pesquisas, a empresa passou a produzir calculadoras eletromecânicas do tamanho de mesas pelo preço de 485.000 ienes. O produto já apresentava algumas inovações em relação a outros modelos como a redução das teclas dos números para dez e os visores de três para um. Como essas calculadoras eram grande e caras, Tadao, juntamente com seus três irmãos mais novos, iniciou o desenvolvimento e produção das primeiras calculadoras elétricas compactas do mundo, no tempo em que a única tecnologia disponível se resumia a calculadoras mecânicas que funcionavam com engrenagens. O modelo inicial chamado de 14-A foi lançado em 1957 juntamente com a mudança de nome da empresa para CASIO COMPUTER no dia 1 de junho, data que a companhia considera sua fundação. Rapidamente a empresa expandiu sua linha de produtos para calculadoras científicas, específicas para aplicações técnicas e em escritórios.


Em 1965 introduziu no mercado o modelo 001, marcando o início de uma nova era onde as calculadoras eram pequenas e podiam ser levadas até em bolsos. Pouco depois, em 1972, foi lançada a CASIO MINI, uma calculadora que cabia na palma da mão e revolucionou o mercado, tornando este útil equipamento popular na vida cotidiana da maioria das pessoas. O novo modelo se tornou um enorme sucesso, vendendo mais de 10 milhões de unidades no mundo todo. A diversificação de sua linha de produtos tem início em 1974, quando a empresa ingressou no setor de relógios com o lançamento do CASIOTRON, um relógio digital de pulso capaz de mostrar o calendário completo (ano, mês, dia, hora, minutos e segundos), além de ser totalmente automático. Dois anos mais tarde um novo produto foi adicionado a sua linha: as caixas registradoras elétricas.


A década de 80 começou com o lançamento de um novo produto no mercado, o CASIOTONE 201, primeiro teclado musical eletrônico capaz de produzir inúmeros sons. No ano seguinte foi introduzida no mercado a calculadora reabastecida com luz solar e pouco depois o sintetizador profissional da marca, além do dicionário eletrônico. Mas foi em 1983 que a CASIO realmente se tornaria famosa no mundo inteiro com a criação e lançamento do seu produto de maior sucesso, o relógio G-SHOCK, que tinha como principal característica à resistência ao choque ou quedas. O sucesso do relógio foi tanto, que na década seguinte, ocorreu o lançamento, em 1991, do relógio Baby-G, versão feminina do relógio masculino. Apesar do lançamento do relógio monopolizar as atenções, ainda em 1983 a CASIO introduziu no mercado grandes inovações, como por exemplo, a primeira TV LCD de bolso e uma calculadora que tinha o tamanho de um cartão de crédito.


O final dos anos 80 foi produtivo para a empresa, especialmente com a diversificação de sua linha de produtos através do lançamento de um modelo de câmera eletrônica (1987) e das etiquetadoras, esta introduzidas em 1991. A aposta nas grandes evoluções tecnológicas continuou e, em 1995, a CASIO apresentou o primeiro relógio G-SHOCK com monitor LCD, em um ano marcado ainda pelo lançamento mundial da primeira máquina fotográfica digital, batizada de QV-10, a primeira no mundo com uma tela LCD, para que o usuário pudesse visualizar as fotos instantes após elas serem tiradas; além do palmtop CASSIOPEIA (introduzido em 1996) e do videofone para uso doméstico.


Os relógios continuaram a merecer a atenção da CASIO que inovou em termos de modelos e tecnologias, tendo sido a primeira a produzir um relógio com calculadora, o primeiro relógio de pulso com GPS (1999), o primeiro relógio de pulso do mundo com câmera (1999), com MP3 Player (2000), além do relógio de pulso com bateria solar controlado por rádio (2001). A marca foi ainda uma das primeiras a introduzir funções tão diversas como fusos horários diferentes, mostradores de altitude, temperatura e pressão atmosférica. E tudo isto em um relógio de pulso.


Outro produto da marca que faria enorme sucesso seria a linha de câmeras digitais CASIO EXILIM, com o primeiro modelo introduzido em 2002. Essa câmera revolucionou o segmento, pois era do tamanho de um cartão e tão fina que era possível carregá-la para qualquer lugar. No segmento de máquinas fotográficas, um número notável de inovações foi introduzido pela CASIO, como por exemplo, a primeira com visor de LCD, a primeira com 3 megapixel, o primeiro modelo ultracompacto e a primeira a incorporar a tecnologia de cerâmicas nas lentes. Em 2003 a marca lançou seu primeiro projetor. Um dos mais inovadores lançamentos da CASIO aconteceu em 2007 com a apresentação do “Oceanus Manta OCW-S1000J”, um relógio que funciona com energia solar e é o cronógrafo mais fino do mundo, com uma espessura de apenas 8.9mm. Recentemente, em 2011, a empresa japonesa apresentou a calculadora científica FX-CG20, primeiro modelo do mundo com tela totalmente colorido.


Um ícone
“Relógios são finos e frágeis - era isso o que dizia o bom senso. E nós decidimos desafiá-lo”. Assim diz Kikuo Ibe, o homem que liderou a equipe de desenvolvimento do G-SHOCK. Em 1981, sua equipe de pesquisadores trouxe à tona a ideia do “Triple Ten”, ou seja, desenvolver um relógio que tivesse 10 anos de vida útil, resistência a profundidades embaixo d’água de até 10 metros e suportasse o impacto de uma queda de 10 metros de altura. Em 1983, o primeiro G-SHOCK foi lançado no mercado com o nome “DW-5000C”. O G-SHOCK originou-se da determinação da CASIO de transformar a ideia convencional que um relógio sempre tem que ser manuseado cuidadosamente uma vez que ele pode ser danificado facilmente. Quando foi introduzida, essa ideia marcou características à prova de choque trazida de um novo conceito revolucionário sobre o relógio de pulso. Com designs de alta qualidade que expressam beleza funcional, o G-SHOCK também reinventou a imagem do relógio digital, tornando-o parte fundamental da cultura juvenil. Inicialmente, o G-SHOCK chamou a atenção de jovens entusiastas de esportes de rua, como os skatistas e patinadores. O estilo robusto e o formato inconfundível do relógio, com prova de choque superior, atraíram a sensibilidade destes jovens, muitos deles suscetíveis a queda pelo esporte que praticavam. Além disso, muitos o adotaram como estilo para expressar suas personalidades.


Gradualmente, essa sensibilidade foi adotada pelos jovens da tendência predominante. Isso levou o G-SHOCK a tornar-se rapidamente o primeiro relógio digital a ser usado frequentemente como um estilo pelos jovens. O G-SHOCK tornou-se primeiro sucesso de vendas nos Estados Unidos na década de 80. A partir da década de 90, sua popularidade se espalhou pelo Japão, Coréia do Sul, Hong Kong, Cingapura e outros países da Ásia, assim como na Alemanha e em outras partes da Europa. Desde seu lançamento no mercado, mais de 220 diferentes modelos do G-SHOCK foram lançados no mercado: modelos à prova de baixas temperaturas; à prova de condições extremas como barro e poeira; com sensores internos de temperatura; sensores de pressão; controlado por rádio; á prova da força gravitacional; relógios de mergulho e muitos outros.


No início de 2008, a CASIO lançou no mercado dois modelos comemorativos do relógio G-SHOCK, com designs que lembravam os modelos anteriores originalmente lançados na década de 80, mas pela primeira vez em branco, dourado e preto. Os relógios eram modelos comemorativos para celebrar o 25º aniversário do primeiro relógio à prova de choque mais famoso do mundo. Uma das novidades mais recentes dessa linha é o G-SHOCK com tecnologia capaz de aguentar a pressão constante da força gravitacional e manter movimento estável. Atualmente, o G-SHOCK é adorado por homens e mulheres de todas as idades e de todas as partes do mundo. A empresa também trabalha em parceria com designers, estilistas e músicos para lançar edições limitadas com desenhos personalizados de seu principal ícone. Ao longo de 30 anos, mais de 65 milhões de relógios G-SHOCK foram vendidos em cerca de 100 países. Um recorde surpreendente de vendas para uma única marca de relógios de pulso.


Presença na F1
Desde 2009 a empresa japonesa é parceira oficial da equipe de F1 RBR (Red Bull Racing). Além de dar suporte intenso à equipe, a CASIO fortalece a imagem da marca para os relógios masculinos totalmente de metal EDIFICE (linha introduzida em 2000), que capturam a essência dos esportes motorizados com o movimento dos ponteiros, as funções de cronômetro e o design elegante. O logotipo da marca está estampado nos uniformes dos pilotos Sebastian Vettel e Mark Webber, nas roupas dos demais integrantes da equipe e na parte frontal dos carros. Além de utilizar a imagem da equipe nas propagandas do EDIFICE, a CASIO também trabalha com a RBR para lançar modelos de relógios especiais em parceria.


Os slogans
The Unexpected Extra. (corporativo)
Where miracles never cease. (anos 80)
Technology for life. (relógios)


Dados corporativos
● Origem: Japão
● Fundação: 1 de junho de 1957
● Fundador: Tadao Kashio
● Sede mundial: Tóquio, Japão
● Proprietário da marca: Casio Computer Co., Ltd.
● Capital aberto: Sim
● Chairman: Hideaki Terada
● CEO & Presidente: Kazuo Kashio
● Faturamento: US$ 3.66 bilhões (2011)
● Lucro: US$ 30 milhões (2011)
● Valor de mercado: US$ 1.9 bilhões (maio/2012)
● Presença global: 140 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 11.500
● Segmento: Eletrônicos
● Principais produtos: Calculadoras, relógios, instrumentos musicais e câmeras digitais 
● Concorrentes diretos: Sony, Sharp, Citizen, Seiko, Timex, HP e Fujifilm
● Ícones: O relógio G-Shock
● Slogan: The Unexpected Extra.
● Website: www.casio.com

A marca no mundo
A marca CASIO, que conta com uma linha extensa de produtos, incluindo relógios, câmeras digitais, teclados eletrônicos, impressoras, laptops, palmtop, telefones móveis, caixas registradoras e as famosas calculadoras, é comercializada em mais de 140 países ao redor do mundo. Em 2011 o mercado japonês foi responsável por mais de 40% da receita da empresa, que atingiram US$ 3.66 bilhões. As vendas de produtos voltados aos consumidores residenciais, como câmeras e relógios de pulso, responderam por 71% do valor total.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 30/5/2012

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu tenho uma agenda eletrônica antiga Digital Diary 4000, até poucos dias estava funcionando já com alguns problemas, existe algum lugar para levar tentar o concerto?

Anônimo disse...

no teatro municipal

Mastim disse...

Faltou falar das excelentes AGENDAS ELETRÔNICAS da Casio. Nesse setor ela reinou durante anos, e até hoje deixa saudades.