20.6.06

CITIZEN


No mundo da relojoaria, nem só os relógios suíços são sinônimos de precisão, inovação e qualidade. A japonesa CITIZEN também reina neste segmento com relógios extremamente fiáveis e duráveis, que utilizam as tecnologias mais avançadas do mundo. Com relógios para todos os estilos e momentos, desde os mais sociais, até os casuais, sua consagrada linha esportivos, sejam eles voltados para as atividades na água, ar ou terra, são objetos de desejo de pessoas que procuram qualidade e modernidade. 

A história 
A história da marca começou em 1924 quando a Shokosha Watch Research Institute, empresa fundada no ano de 1918 na cidade de Tóquio, produziu o primeiro relógio de bolso. Pouco depois, o prefeito da cidade de Tóquio, o senhor Shimpei Goto, nomeou o relógio de CITIZEN, com a esperança de que o produto, um item de luxo naquela época, se tornasse acessível a qualquer cidadão (em inglês “Citizen”) e pudesse ser vendido no mundo inteiro. Sob o comando do presidente Yosaburo Nakajima, no dia 28 de maio de 1930 (data oficial de sua fundação), a empresa foi organizada para facilitar a comercialização de seus produtos, passando a se chamar oficialmente CITIZEN WATCH COMPANY.


Desse momento em diante, a empresa se desenvolveu rapidamente, lançou seu primeiro relógio de pulso no ano seguinte e começou a exportar em 1936 para a China e alguns outros países asiáticos, tornado-se um ícone da indústria relojoeira mundial. Tudo ia muito bem até o início da Segunda Guerra Mundial, quando a CITIZEN, como outras empresas japonesas, foi severamente afetada. Com o término do conflito, a empresa precisou ser praticamente reconstruída. Na década de 1950 duas novidades foram introduzidas pela CITIZEN: o primeiro relógio anti-choque japonês e que impulsionou uma série de testes radicais para avaliar e melhorar o desempenho dos relógios da marca; e o primeiro relógio japonês resistente à água. Era a empresa liderando a inovação em seu país.


As exportações foram retomadas timidamente em 1958 para a China, e dois anos mais tarde, para o enorme e voraz mercado consumidor americano. Em meados da próxima década, em 1966, a CITIZEN lançou no mercado o X-8, primeiro relógio eletrônico japonês. Em 1969 estabeleceu sua subsidiária europeia na cidade alemã de Hamburgo, abrindo caminho para a conquista do mercado neste continente. As pesquisas e desenvolvimentos de novos produtos continuaram em 1971 quando a empresa criou a Divisão de Precisão Mecânica que, dois anos mais tarde, apresentou o relógio de quartzo.


Muitas inovações vieram com o decorrer dos anos seguintes, como por exemplo, em 1975 quando introduziu o relógio mais preciso do planeta; em 1976 com o lançamento do primeiro relógio solar; e dois anos mais tarde com o mais fino relógio do mundo. As novidades não pararam por aí. Entre os anos de 1983 e 1984, a CITIZEN se dedicou também a outras áreas, com a produção de termômetros eletrônicos e disquetes (que foram os primeiros a rodar pelos computadores do mundo). Apesar da diversificação de sua linha de produtos, a empresa nunca deixou de focar suas atenções para os relógios e, em 1986, iniciou sua participação na Basel Fair, na Suíça, a maior feira internacional de joalharia e relojoaria. Nesse mesmo ano, a CITIZEN se tornou a maior produtora de relógios de pulso (de movimento) no mundo. Pouco depois, a CITIZEN se tornaria a maior produtora de relógio do planeta.


A década de 1990 foi igualmente rica para a empresa que, além de produzir o primeiro relógio controlado por rádio multi-zona, lançou a menor e mais leve impressora do mundo (a PN60) e apresentou o modelo The Citizen que incluía uma garantia de 10 anos. A CITIZEN também investiu pesado em marketing e, no ano de 1993, passou a ser o relógio oficial do tradicional torneio de tênis US Open (responsável pelo placar e pela marcação do tempo), feito que perdura até os dias de hoje. A empresa iniciou ainda a comercialização daquele que é hoje um dos seus modelos mais vendidos, o relógio Eco-Drive, equipado com uma tecnologia capaz de converter luz em energia, protegendo o meio ambiente. O mecanismo utilizava qualquer tipo de luz, inclusive a produzida por lâmpadas fluorescentes, como fonte de energia luminosa para a célula solar do relógio. A virada do século trouxe várias novidades para a CITIZEN que apostou fortemente no design com a criação de novos modelos e linhas. A empresa continuou a impressionar o mundo relojoeiro com seus avanços tecnológicos, classe e bom gosto. No dia 10 de janeiro de 2008, a empresa japonesa comprou a tradicional Bulova por aproximadamente US$ 250 milhões, transformando-a em sua subsidiária.


As suas diferentes coleções (Aqualand, Calibre 2100, Calibre 8700, Chronograph, Eco-Drive, Minute Repeater, Nighthawk, Naútica, Professional Diver, Promaster, Aviator e Radio Control) – oferecem relógios que vão de €150 aos €900. Um dos principais orgulhos da marca CITIZEN é destacar-se como uma das líderes no desenvolvimento de tecnologia de ponta, que vai da tela de cristal líquido (LCD) mais fina do mundo ao primeiro relógio com reconhecimento de voz ou ao relógio de mergulho profissional com um sensor de profundidade eletrônico. Já no segmento de relógios femininos a marca japonesa é sinônimo de luxo e glamour, pois as peças além da qualidade são confeccionadas com materiais duradouros de alta resistência e brilho, como madrepérolas, cristais e vidros de safira. Por tudo isso, a marca japonesa encanta gerações e atrai a curiosidade dos admiradores de relógios mundo a fora.


A linha do tempo 
1956 
Lançamento do PARASHOCK, primeiro relógio anti-choque japonês. 
1958 
Lançamento do primeiro relógio japonês de pulso com alarme. 
1959 
Lançamento do PARAWATER, primeiro relógio japonês resistente à água. 
1960 
Lançamento do CITIZEN SHINE, um relógio desenvolvido para deficientes visuais que foi doado à Escola para Cegos de Nagoya. 
1978 
Lançamento do EXCEED GOLD, primeiro relógio de quartzo do mundo cujo movimento tinha uma espessura mais fina do que 1mm. 
1982 
Lançamento do PROFESSIONAL DIVER, um relógio resistente à água e até 1.300 metros de profundidade. 
1983 
Lançamento do primeiro relógio com termômetro e a prova d’água, resistindo a profundidades de até 100 metros. 
Lançamento do primeiro termômetro eletrônico. 
1985 
Lançamento do AQUALAND, primeiro relógio do mundo para mergulhadores com medidor de profundidade eletrônico. 
1986 
Lançamento do ATTESA, um relógio produzido exclusivamente com titânio. 
1989 
Lançamento do primeiro relógio profissional para a prática do alpinismo, com altímetro e barômetro integrados, direcionado para os adeptos de esportes radicais. 
1991 
Lançamento do seu primeiro monitor digital de pressão sanguíneo, seguido por escovas de dente elétricas. 
1994 
Lançamento do primeiro relógio com interface para PC. 
1996 
Lançamento do ECO-DRIVE, relógio que através de fotocélulas sensíveis, captava energia solar reabastecendo a bateria para manter o relógio em funcionamento. 
1997 
Lançamento do relógio Eco-Drive controlado por rádio. 
1998 
Lançamento dos relógios PROMASTER ECO-DRIVE DUO (com capacidade de captar energia solar e com o movimento do pulso) e do ECO-DRIVE AQUALAND (primeiro relógio para mergulhadores do mundo que funciona com energia luminosa). 
1999 
Lançamento do ECO-DRIVE THERMO, um relógio que funcionava através da diferença de temperatura da caixa do relógio e da temperatura ambiente. 
2001 
Lançamento do NAVIHAWK, um relógio, que, dentre inúmeras funções, calcula o gasto de combustível e a velocidade de um barco. 
Lançamento do PERPETUAL CALLENDAR (calendário perpétuo), um relógio com avançada tecnologia e total proteção, feito para ser passado de pai para filho. 
Lançamento do CYBER AQUALAND, um super-relógio que guarda a memória digital do mergulho, alerta sobre limite de profundidade, marca a temperatura, entre outras funções sofisticadas. Os dados do mergulho podem ser transferidos para um microcomputador por meio de um cabo ou de infravermelho. 
2003 
Lançamento do STILETTO, o relógio mais fino do mundo movido a luz na época. O relógio combinava tecnologia eco-drive com uma refinada, elegante e sofisticada caixa e bracelete com 4.4 mm de espessura. 
2011 
Lançamento do ECO-DRIVE SATELITE WAVE-AIR, primeiro relógio do mundo que possui atualização de seu horário via satélite com cobertura mundial.


A evolução visual 
Em 2004 a CITIZEN modernizou seu logotipo, que perdeu o símbolo do relógio vermelho (adotado em 1968) e ganhou uma tipografia de letra mais fina e moderna.


Os slogans 
Better Starts Now. (2014) 
Be Precise. Be Powerful. Be Unstoppable. (2012) 
Beyond precision.


Dados corporativos 
● Origem: Japão 
● Fundação: 28 de maio de 1930 
● Fundador: Yosaburo Nakajima 
● Sede mundial: Tóquio, Japão 
● Proprietário da marca: Citizen Holdings Co., Ltd. 
● Capital aberto: Sim 
● Presidente: Toshio Tokura 
● Faturamento: US$ 2.73 bilhões (2014) 
● Lucro: US$ 146.4 milhões (2014) 
● Valor de mercado: US$ 2.29 bilhões (outubro/2015) 
● Presença global: 130 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 19.170 
● Segmento: Relojoeiro e eletrônicos 
● Principais produtos: Relógios e produtos eletrônicos 
● Concorrentes diretos: Seiko, Casio, Tissot, Rado, Swatch e Timex 
● Ícones: O relógio Eco-Drive 
● Slogan: Better Starts Now. 

A marca no Brasil 
A CITIZEN chegou ao Brasil em 1977, e apenas cinco anos depois instalou uma fábrica na Zona Franca de Manaus, no estado do Amazonas. No mesmo ano, lançou o relógio profissional de mergulho com capacidade para 1.300 metros. Mantendo o perfil de empresa líder em tecnologia, lançou em 1985 o relógio com sensor eletrônico de profundidade Aqualand; em 1991 apresentou o Analog Aqualand, primeiro relógio para mergulhadores do mundo com medidor de profundidade com sistema analógico; e, em 1995, ao se antecipar e lançar no mercado o relógio Eco-Drive, com um mecanismo que dispensa o uso de baterias, utilizando todas as fontes de luz para realimentar sua carga.


Na virada do milênio, a empresa lançou a linha Militar, caracterizada por relógios resistentes, com pulseira em aramina (material utilizado em coletes à prova de bala) ou titânio. Sempre preocupada com a renovação de sua linha de produtos, a CITIZEN lançou em 2006 o modelo comemorativo de 20 anos do Aqualand, com design ainda mais arrojado, tecnologia Eco-Drive e novas funções, como ajuste e medidor de profundidade automático. A mais recente novidade da marca para o mercado brasileiro, lançada em 2014, é um relógio equipado com sistema de comunicação via satélite, que se ajusta ao horário local, automaticamente. Atualmente a CITIZEN, controlada pelo Magnum Group no Brasil (responsável pela produção e distribuição), comercializa mais de 300 modelos de relógios em todo território brasileiro, que são distribuídos em mais de 600 pontos de venda.


A marca no mundo 
A CITIZEN, maior produtora de relógios do mundo, fabrica mais de 300 milhões de unidades anualmente, cerca de 30% da produção mundial, tendo 17 fábricas e filiais em 23 países. Os produtos da marca japonesa, que incluem relógios, equipamentos e componentes eletrônicos como LED de celulares, câmeras, impressoras portáteis, equipamentos industriais e produtos médicos de extrema precisão (termômetro vibratório e aparelhos de pressão de pulso), são vendidos em mais de 130 países ao redor do mundo. Aproximadamente 50% das vendas totais da empresa (em 2014 foram mais de US$ 2.7 bilhões) provem de relógios e suas partes. 

Você sabia? 
A CITIZEN tem como embaixadores globais a cantora Kelly Clarkson, o jogador de futebol americano Eli Manning, a tenista Victoria Azarenka e o piloto Matt Kenseth. 
Unindo forças com equipes especializadas em voo militar, a CITIZEN forma parcerias de muito sucesso com a Esquadrilha da Fumaça no Brasil e com a Blue Angels nos Estados Unidos, desenvolvendo coleções que levam o nome das equipes, com relógios especiais com réguas de conversão e informações extras complementares aos aviadores. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 28/10/2015

6 comentários:

Anônimo disse...

vale lembrar que toda a linha de relógios Technos,possuem maquinismo Citizen, por isto, são os melhores relógios do mercado Brasileiro

Nathan (Artigo do Citizen Aqualand) disse...

Muito legal esse artigo, o Citizen Aqualand é realmente um relógio que marcou época (e continua fazendo sucesso com suas versões mais modernas). Mesmo quem não pratica mergulho é adepto desse belo design.
Abraços !

Anônimo disse...

Os relógios da CHILLI BEANS também possuem maquinário Miyota (utilizado nos relógois CITIZEN), além dos modelos serem exclusivos e lindos, têm um ano de garantia e a troc de baterias é vitalícia! Os melhores relógios do Brasil são os Chilli Beans, com certeza!

Renato disse...

Tenho um eco-drive da década de 90 e comprei usado e em estado de novo, porém estava sem funcionar, mesmo deixando na luz solar. Levei em um relojoeiro que fez somente uma limpeza e o mesmo está funcionando perfeitamente, ficando até 5 meses parado e sem pegar nenhum tipo de luz. Ele é todo em titânio, praticamente não tem peso. A linha aqualand tem um alto valor de mercado, mesmo que estejam em péssimo estado de conservação, provando a qualidade e a confiança dos consumidores. Vale cada centavo investido e é dos melhores com toda certeza.

Anônimo disse...

Citizen é Citizen e pronto.

adriana ribeiro da cruz disse...

Gostaria muito que a Citizen fabricasse o cintizen antigo feminino dourado com dois ponteiros,ganhei do meu esposo e me roubaram.