27.7.06

SHARP

Com quase um século de existência, a SHARP é uma referência entre as empresas de tecnologia no mundo. Celulares, impressoras, calculadoras, TV de LCD, aparelhos de som, fornos microondas e projetores incorporam o que há de mais moderno em tecnologia e design para facilitar a experiência de uso por parte dos consumidores.
-
A história
Tudo começou no dia 15 de setembro de 1912 quando Tokuji Hayakawa, um jovem de apenas 19 anos de idade, depois de receber a patente do “Tokubijo”, uma espécie de fivela de metal ao estilo faroeste, fundou uma oficina de metais na cidade de Tóquio para produzir o novo produto inventado por ele. Apesar da maioria da população na época usar quimono, na cidade de Tóquio muitos se vestiam com roupas estilo western. Logo, os pedidos da fivela começaram a chegar a pequena oficina de metal. Pouco depois, no ano de 1915, foi estabelecida a Hayakawa Brothers Shokai para fabricar instrumentos metálicos para escrita. Nesse mesmo ano a empresa começou a exportar seus lápis mecânicos (lapiseira) para o mercado americano e europeu. No ano seguinte o produto ganhou o nome de Ever-Ready Sharp Pencil, que mais tarde daria nome a empresa. O sucesso da lapiseira SHARP foi enorme, permitindo assim que a empresa crescesse. No ano de 1920 a empresa estabeleceu uma fábrica na cidade de Oshiage.
-
-
Pouco depois, em 1923, depois que o negócio de lapiseiras foi totalmente destruído por um grande terremoto, a pequena empresa se mudou para a cidade de Osaka, onde no ano seguinte foi estabelecida a Hayakawa Metal Works. Ainda em 1924, a empresa começou a desenvolver pesquisas de tecnologia para sistemas de rádios. Com isso, no ano seguinte, iniciou a produção em massa de rádios, estabelecendo escritórios de vendas em Utsubo, região de Osaka. Em 1926 começou a exportar componentes de rádios para a China, Índia e América do Sul. No ano de 1930 lançou no mercado o rádio Sharp Dyne Type 31, equipado com microfone. No ano seguinte estabeleceu laboratório de pesquisas nas áreas de rádio e televisão, visando a criação de uma linha mais ampla de produtos eletrônicos. A inovação continuou em 1936, quando a empresa introduziu no mercado japonês o primeiro rádio com gabinete de plástico. Com o início da Segunda Guerra Mundial a empresa iniciou a produção equipamentos militares de comunicação para o exército japonês. Em 1942 a empresa passou a se chamar Hayakawa Electric Industry.
-
-
Uma década mais tarde, em 1952, assinou acordo com a empresa americana RCA para desenvolver tecnologia para televisão. No ano seguinte começou a produzir televisão em massa, lançando a primeira televisão preta e branca da empresa. Nos anos seguintes a linha de produtos continuou a ser aumentando, como por exemplo, com o lançamento da máquina de lavar roupa em 1957. A década de 60 começou com o lançamento da televisão colorida CV-2101. No ano seguinte desenvolveu o primeiro forno microondas do Japão, lançado-o no mercado em 1962. Ainda neste mesmo ano foi estabelecida a Sharp Electronics Corporation nos Estados Unidos, que tinha como objetivo estabelecer a marca japonesa no enorme mercado consumidor local.
-
-
Pouco depois, em 1964, a SHARO ingressou no mercado de produção de calculadoras, com as quais ficaria conhecida mundialmente. No final desta década, a SHARP deu continuidade a sua expansão internacional estabelecendo subsidiárias na Alemanha e na Inglaterra. Somente no dia 1 de janeiro de 1970 a empresa passou a se chamar oficialmente Sharp Corporation. O restante da década foi marcada por grandes acontecimentos como em 1972 quando introduziu no mercado a copiadora que utilizava toners; nesse mesmo ano quando a empresa desembarcou oficialmente no Brasil através de uma joint-venture com o Grupo Machline; em 1973 quando desenvolveu a primeira calculadora com visor LCD; em 1975 quando atingiu a impressionante marca das 10 milhões de calculadoras produzidas; e no ano seguinte quando desenvolveu a primeira calculadora solar.
-
-
No início da próxima década, em 1982, a SHARP lançou no mercado a X1, a primeira televisão de bolso (PC-TV) do mundo. Dois anos depois atingiu a marca dos 10 milhões de fornos microondas produzidos. Em 1986 introduziu no mercado o forno microondas com porta transparente, possibilitando a visão do alimento no interior do aparelho. Além disso, lançou no mercado a tela de cristal líquido (conhecida popularmente como LCD). Dois anos mais tarde, introduziu a primeira geladeira do mercado com porta dupla. A década de 90 iniciou com a SHARP surpreendendo o mercado ao apresentar o menor aparelho de FAX do mundo e a primeira filmadora com visor LCD.
-
-
No restante da década, o mercado presenciou grandes lançamentos da marca japonesa como seu primeiro PC notebook, introduzido em 1995. O novo milênio iniciou com o lançamento do menor aparelho celular com câmera integrada do mercado japonês. Pouco depois, em 2001, Ocorreu o lançamento da AQUOS, uma avançada linha de televisores com tela LCDO, inicialmente com design de Toshiyuki Kita, que rapidamente alcançaram a liderança do mercado no Japão e em vários outros países do mundo.
-
-
Em 2007, a SHARP assumiu o controle acionário da tradicional Pioneer Corporation. A mais recente aposta da empresa é um LCD de 2,2 polegadas, que mede apenas 0,68mm, sendo o mais fino do mundo. Sua tecnologia, de propriedade exclusiva da empresa, foi nomeada de Sharp Mobile Advanced Super View LCD, e permite ainda um ângulo de visão de mais de 170 graus. Segundo a empresa seu principal uso será em câmeras digitais e celulares, devido a sua espessura reduzida. Recentemente, em 2009, depois de três tentativas de retorno e quase dez anos fora das lojas, a SHARP iniciou um tímido retorno ao mercado brasileiro. Neste mesmo ano, a linha AQUOS foi responsável pelo desenvolvimento da primeira televisão LCD HD totalmente integrada com um leitor de Blu-ray.
-
-
Os slogans
Be sharp.
It’s a SHARP Place.
(2001)
-
-
Dados corporativos
● Origem: Japão
● Fundação:
15 de setembro de 1912
● Fundador: Tokuji Hayakawa
● Sede mundial:
Osaka, Japão
● Proprietário da marca:
Sharp Corporation
● Capital aberto: Sim (1956)
● Chairman & CEO:
Katsuhiko Machida
● Presidente: Mikio Katayama
● Faturamento: US$ 28.3 bilhões (2008)
● Lucro: US$ 1.25 bilhões (2008)
● Valor de mercado: US$ 12 bilhões (março/2010)
● Fábricas:
17
● Presença global:
+ 100 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 54.100
● Segmento:
Eletrônicos
● Principais produtos:
TVs de LCD, aparelhos de som, calculadoras, impressoras
● Ícones: As calculadoras e a linha de TV LCD Aquos
● Slogan:
Be sharp.
● Website:
www.sharp-world.com
-
A marca no mundo
Atualmente a SHARP, que possui aproximadamente 55 mil funcionários e faturamento próximo a US$ 29 bilhões, comercializa uma completa e diversificada linha de aparelhos eletrônicos, que engloba áudio-visual, equipamento de comunicação, eletrodomésticos e informática, em mais de 150 ao redor do mundo. A empresa tem ainda 17 grandes fábricas espalhadas pelo mundo.
-
Você sabia?
A marca SHARP patrocinou o clube de futebol Manchester United de 1982 até 2000, em um dos patrocínios mais longos e lucrativos negociados no futebol inglês.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 9/3/2010

2 comentários:

elis disse...

comprei uma televisão sharp na venezuela LCD 32 polegadas. Não tem cor, o que devo fazer. Apenas 3 canais são coloridos o restante não.
Me auxiliem

Elis

Fábio disse...

Tive um 3-em-1 Sharp SB-12, e era um excelente aparelho! Pena que a Sharp não existe mais no Brasil!