30.5.06

SAMSUNG

Alta tecnologia, qualidade e design arrojado. É nessas qualidades que a SAMSUNG alicerça seus produtos que estão presentes no mundo inteiro. A SAMSUNG se tornou sinônimo de vanguarda em diversos ramos de produtos e hoje lança tendências em todos os segmentos digitais, sendo um termômetro do que o futuro nos trará.
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A história
A história do que viria a ser um dos maiores conglomerados do mundo começou no dia 1º. de março de 1938, quando o senhor Byung Chull Lee iniciou um pequeno negócio na cidade de Taegu, Coréia, com 30.000 won. Inicialmente, o negócio do Sr. Lee era principalmente voltado a exportações, vendendo peixe seco, vegetais e frutas coreanas para a Manchúria e Beijing na China. Mas em pouco mais de uma década, a SAMSUNG – cujo significado é, literalmente, “três estrelas” em Coreano – já tinha seus próprios moinhos e máquinas de confeitaria e suas próprias operações de manufatura e vendas. As raízes da moderna corporação global, que até hoje possui o mesmo nome, já estava formada.
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Nas décadas seguintes a SAMSUNG inicia a produção de açúcar (1953), ingressa no mercado de seguros (1958), inaugura a primeira loja de departamento (1963), e funda um canal de televisão (1964) e um jornal (1965). Somente em 1969, a empresa fundaria a SAMSUNG ELECTRONICS, divisão eletrônica da empresa pela qual a marca iria se tornar conhecida no mundo inteiro. Um dos primeiros produtos da nova divisão foram os televisores em preto e branco, chamadas de modelo P-3202, lançadas em 1970, sendo exportadas para o Panamá no ano seguinte e vendidas no mercado local somente em 1972. Dois anos depois teve início a produção de geladeiras e máquinas de lavar roupa.
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Seu crescimento neste período foi impulsionado, entre outros fatores, pelo início da produção de wafers para chips de memória. No ano seguinte a fábrica para construção de monitores de computadores foi inaugurada. Era apenas o início de uma marca que iria se tornar líder mundial neste segmento. Nos anos seguintes a SAMSUNG investiu pesado na evolução e crescimento da divisão de produtos eletrônicos atingindo a marca de 1 milhão de televisores P&B comercializados em 1976, mesmo ano em que desenvolveu a TV 14”, além de exportar, em 1977, os primeiros aparelhos de televisões coloridas para o Panamá. No final da década a empresa estabelece uma divisão de marketing nos Estados Unidos, dando os primeiros passos para o ingresso no enorme mercado americano.
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Em 1982 a SAMSUNG começa sua escalada global com a inauguração de uma fábrica em Portugal e escritórios de vendas na Alemanha. Nas décadas seguintes a marca SAMSUNG se transformou em sinônimo de alta tecnologia através de lançamentos inovadores como o menor e mais leve gravador de vídeo em 4mm do mundo; a primeira TV LCD do mundo; desenvolvimento de painéis de cristal líquido; a CPU (Unidade de Processamento Central) mais rápida do mundo; e a conclusão do desenvolvimento da TV de tela totalmente plana. Em 1997 a empresa inaugurou a divisão de negócio de Mecatrônica (Robôs). Na virada do século, a empresa alcançava cifras de vendas anuais de quase US$ 30 bilhões em produtos eletrônicos, impulsionada pelo investimento de US$ 400 milhões por parte de grandes empresas como Dell, Apple e Intel e por alianças estratégicas como as firmadas com Dell, AOL e Microsoft.
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Foi nesta época que a SAMSUNG anunciou a nova visão da empresa para o milênio: “Liderando a Revolução da Convergência Digital”. Junto com a nova visão foi lançado o novo slogan da marca: “SAMSUNG DIGITall todos estão convidados”. Em 2005, a SAMSUNG se tornou a empresa no segmento de produtos de eletrônicos com o maior valor de mercado no mundo, além de ser a maior produtora de TVs do mundo. A era digital trouxe mudanças revolucionárias, e oportunidades, para o negócio global, e a SAMSUNG respondeu com tecnologias avançadas, produtos competitivos e constante inovação. O resultado: posição Nº 1 em termos de participação no mercado global para 13 de seus produtos, entre eles semicondutores, LCDs-TFT, monitores e celulares CDMA.
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A SAMSUNG se tornou uma das marcas líderes do mercado global em seu segmento não somente pela inovação, mas também por imensas ações de marketing como o patrocínio esportivo. A trajetória da marca em patrocínios esportivos iniciou-se 1986 com o apoio aos Jogos Asiáticos de Seul. Desde então, a empresa tem mantido sua filosofia de apoiar grandes eventos esportivos em todo o mundo, como os Jogos Asiáticos, Jogos Olímpicos de Inverno – Nagano (Japão - 1998), Salt Lake City (EUA - 2002) e Turim (Itália – 2006), Olimpíadas de Sidney (Austrália - 2000), Atenas (Grécia – 2004) e os Jogos Olímpicos de Beijing (China), em 2008.
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A linha do tempo
1976
Início da produção de refrigeradores energeticamente eficientes
1979
Início da produção de fornos microondas.
1980
Início da produção de de ar-condicionado.
1983
Início da produção de computadores pessoais e notebooks.
1992
Lançamento da primeira TV LCD do mundo.
1995
Desenvolvimento de painéis de cristal líquido.
1998
Conclusão do desenvolvimento da TV de tela totalmente plana.
1999
Desenvolve a primeira CPU de 1GHz do mundo.
Lançamento da primeira tela LCD TFT widescreen de 24 polegadas do mundo.
Desenvolve o primeiro telefone celular do mundo que serve também com MP3 player.
Criação do celular estilo relógio de pulso.
2000
Lançamento do primeiro celular com câmera do mundo.
Desenvolvimento da TV Digital de Alta Definição.
2001
Lançamento do primeiro celular ultra fino da indústria.
Comercializa memória flash de 1G.
2002
Introdução da Hauzen, a marca Premium de eletrodomésticos.
Desenvolvimento do LCD-TFT de 54”, o maior monitor de TV digital do mundo.
2003
Lançamento da primeira máquina de lavar usando tecnologia Silver Nano de nanopartículas de prata.
2004
Lançamento da TV LCD de 46” pela primeira vez no mundo.
2005
O telefone celular BlueBlack é reconhecido como o melhor produto premium da Europa.
2006
Lançamento do primeiro celular com câmera de 10 mega pixels e 8 GB de memória do mundo. O aparelho possuía ainda MP3 e acesso à TV.
Lançamento do Stealth Vacuum, aspirador de pó com o menor nível mundial de ruído.
Desenvolveu o primeiro LCD real do mundo com 2 lados e o LCD mais fino do mundo, com 0,82 mm.
2007
Lançamento de uma linha completa de televisores LCD com iluminação por LED, capaz de oferecer uma melhor constituição das cores e contraste graças à técnica chamada “local dimming” (sombreamento local). Além disso, os televisores equipados com essa tecnologia são muito mais finos, possuem maior resolução e são altamente econômicos.
2008
Lançamento do celular Omnia (com toque de tela) na Europa, Coréia do Sul e Estados Unidos, com opções de 8 e 16 GB e câmera de 5 mega pixels, tecnologia 3G, GPS, Wi-Fi, bateria de 1500 mAh, MP3, Rádio, Vídeos, Windows Mobile 6.1, MS Office e memória expansível de até 32 GB.
Lançamento da filmadora HMX20 com capacidade de filmagem a 300 quadros por segundo e 8 Mega Pixels com memória flash de 8,16, 32 GB expansível.
Lançamento, na Coréia do Sul e na China, dos primeiros celulares totalmente “verdes” do mundo, feitos com plástico à base de milho e sem metais pesados.
Desenvolve e lança no Brasil o primeiro celular com TV Digital do país, o SAMSUNG V820L, que conta com tela Oled e funções de mp3.
Lançamento nos Estados Unidos do celular SAMSUNG Haptic, com sensibilidade ao toque que transmite sensações.
Lançamento do celular TOUCHWIZ com câmera de 5 megapixels, tela sensível ao toque, mp3 com rádio FM e bluetooth.
2009
Desenvolvimento do painel de televisor LED mais fino do mundo com apenas 3 mm.
Lançamento da primeira lavadora de roupas automática de grande capacidade, 16 kg, no mercado de eletrodomésticos.
Inauguração oficial da loja de aplicativos da Samsung (Application Store).
Lançamento do monitor 3D de 120 Hz.
Anúncio do telefone a energia solar Blue Earth.
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A loja conceito
A SAMSUNG EXPERIENCE é um espaço voltado para a experiência e a interação com todas as linhas de produtos da marca. Inovadora, a loja conceito estimula os cinco sentidos dos consumidores e convida-os para uma experiência inédita ao proporcionar uma “degustação” dos modelos expostos. Nova York ganha sua loja conceito em 2004. O Brasil ganhou sua loja conceito em outubro de 2005, localizada no Morumbi Shopping em São Paulo, e 5ª unidade no mundo. São mais de 130 produtos de alta tecnologia, entre lançamentos mundiais e produtos-conceito nas linhas de informática, áudio e vídeo, celulares e linha branca. Em apenas três meses de operação, a loja brasileira já havia recebido cerca de 60 mil visitantes. As lojas, em vez de vendedores, possuem representantes da SAMSUNG – chamados de “em­baixadores da marca” – que atuam como consultores e estão preparados para responder a qualquer questão ou dúvida sobre tecnologia e ensinar o consumidor a aproveitar ao máximo o potencial dos equipamentos.
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Pesquisas & Desenvolvimento
A SAMSUNG ELECTRONICS vem se destacando na área de inovação de produtos eletrônicos, porque, além de bilhões de dólares investidos (em 2007 foram US$ 6.5 bilhões) na área de pesquisa e desenvolvimento (anualmente é investido pelo menos 9% da receita de vendas em atividades de P&D), a empresa sabe como ninguém revelar, e principalmente manter, profissionais de alta capacidade e criatividade. Os pesados investimentos nessa área começaram a ser feitos na década de 80, e foram transformados em resultados inovadores como o lançamento da nanotecnologia para eletrodomésticos em sua linha branca que abrange refrigeradores, máquinas de lavar, máquinas de secar, microondas, ar condicionado, aspiradores, entre outros. Todo esse investimento fez com que a marca SAMSUNG alcançasse feitos impressionantes: tornou-se uma das mais importantes fabricantes de circuitos integrados e componentes de informática do mundo; destaca-se por ser a maior produtora de memória do mundo, o 2º maior de chips e a 2ª maior produtora de impressoras; tem presença marcante também na fabricação de telefones, e tornou-se, no ano de 2007, a 2ª maior produtora de telefones móveis do mundo; na França é o principal fabricante de telefones celulares e eletrodomésticos, e nos Estados Unidos é a 2ª maior produtora de celulares, sendo líder em monitores e televisores LCD e Plasma.
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Atualmente existem 6 centros de P&D em funcionamento na Coréia do Sul e um total de 16 centros em outros 8 países, entre eles os Estados Unidos, Reino Unido e Rússia. Estes centros têm a incumbência de recrutar os melhores talentos, analisar as mais recentes tendências tecnológicas locais e adotar as tecnologias que ofereçam os melhores benefícios. Atualmente cerca de 36.000 pessoas estão envolvidas na criação e desenvolvimento de produtos. Esses pesquisadores e engenheiros são treinados para que promovam a orientação da empresa no futuro. As diversas instalações voltadas para a pesquisa estão estreitamente associadas ao desenvolvimento de tecnologias estratégicas para o futuro, assim como tecnologias originais para o estabelecimento de novas tendências de mercado. Todo esse trabalho e investimento nessa área resultaram na conquista de muitos prêmios nos últimos anos, como pro exemplo com o monitor SyncMaster que foi premiado em todos os mercados que o produto está presente. Maior empresa mundial no segmento de monitores para computadores, também conquistou prêmios com os monitores Energy Star.
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O logotipo
Em 1993, a SAMSUNG introduziu um programa de nova identidade corporativa para honrar o seu 55º. aniversário e o 5º. aniversário da introdução da “segunda fundação”. Visava fortalecer a competitividade, alinhando as atitudes e comportamento de todos os funcionários com a percepção que o público desejava ter da SAMSUNG. O logotipo corporativo da SAMSUNG foi redefinido, para projetar a forte determinação da empresa de se tornar uma líder mundial. O nome SAMSUNG agora é escrito em inglês, expandindo sua presença global por todo o mundo. O nome é sobreposto em um novo design de logotipo, trazendo a imagem de um empreendimento dinâmico. O formato elíptico do logotipo simboliza o mundo que se move através do espaço, transmitindo uma imagem distinta de inovação e mudança. A primeira letra, “S”, e a última letra, “G”, quebram parcialmente o oval para conectar o interior com o exterior, mostrando o desejo da SAMSUNG de se unificar com o mundo e servir a sociedade como um todo.
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Os slogans
Turn on Tomorrow. (2009)
Imagine. (2005)
Samsung Digitall everyone's invited. (2000)
Imagine possibilidades, imagine Samsung. (Brasil)
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Dados corporativos
● Origem: Coréia do Sul
● Fundação:
1 de março de 1938
● Fundador:
Lee Byung-Chul
● Sede mundial: Seul, Coréia do Sul
● Proprietário da marca:
Samsung Group
● Capital aberto:
Sim
● CEO: Gee-Sung Choi (Samsung Electronics)
● Presidente:
Yoon-Woo Lee
● Faturamento: US$ 118.1 bilhões (2009)
● Lucro: US$ 8.3 bilhões (2009)
● Valor de mercado: US$ 75 bilhões (outubro/2010)
● Valor da marca: US$ 19.491 bilhões (2010)
● Lojas conceito:
8
● Presença global:
200 países
● Presença no Brasil: Sim (2 fábricas)
● Funcionários:
254.000
● Segmento:
Conglomerado
● Principais produtos: Produtos eletrônicos, eletrodomésticos, tecnologia, infra-estrutura
● Slogan: Turn on Tomorrow.
● Website:
www.samsung.com
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O valor
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca SAMSUNG está avaliada em US$ 19.491 bilhões, ocupando a posição de número 19 no ranking das marcas mais valiosas do mundo. Além disso, a SAMSUNG é a 32ª maior empresa do mundo de acordo com a Fortune 500 de 2010.
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A marca no Brasil
A SAMSUNG está presente no Brasil desde 1986, inicialmente como um pequeno escritório de representação para duas linhas de produtos na área de informática: disco rígido e monitor. Com uma operação local dedicada e seguindo os conceitos globais da marca de oferecer aos seus consumidores produtos que tragam inovação, tecnologia e design, o escritório rapidamente ganhou destaque dentro da corpo­ração, tornando o Brasil um mercado prioritário. Essa atenção rapidamente se traduziu com investimentos massivos em unidades fabris locais e em pessoal especializado. Em 1995 foi iniciada a produção nacional com a fabricação de aparelhos de televisão e videocassetes na fábrica da Zona Franca de Manaus. Diante de uma estrutura madura e consolidada, o passo seguinte da empresa foi concentrar o foco operacional para aumentar o seu portifólio de produtos. Em 2004, com uma operação em franca expansão e bastante lucrativa, a empresa foi obrigada a fazer um grande realinhamento estratégico de suas unidades de negócios brasileiras. Foram investidos milhões de dólares em marketing, em logística, na ampliação das linhas de produção em Manaus e na inauguração da segunda unidade produtiva em Campinas.
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Além disso, a empresa instalou dois Centros de Pes­quisa & Desenvolvimento Tecnológico, em Manaus e Campinas, que atendem a toda a América Latina. Sob este novo cenário, ampliou a sua atuação no segmento de telecomunicações e também passou a trabalhar mais intensamente nos mercados de pro­dutos eletrônicos e de informática. Em apenas um ano e meio, ampliou de for­ma exponencial a sua oferta de produtos para os consumidores brasileiros. Primeiro, lançou a unidade de negócios de Áudio & Vídeo, com mais de trinta produtos entre televisores, DVDs, Filmadoras e Home Theaters de última geração. Meses depois, entrou no mercado de Impressoras e Multifuncionais, e, no final de 2005, ingressou no segmento de Linha Branca, trazendo refrigeradores, lavadoras de roupa, condicionadores de ar e aspiradores de pó com uma exclusiva tecnologia bactericida, chamada de Silver Nano Health System, que tem por finalidade eliminar até 99,9% dos germes. A SAMSUNG é pioneira em televisão digital no país, sendo a primeira a oferecer modelos de TV e celular com conversor embutido, prontos para receber o sinal digital.
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Com mais de 1.500 funcionários, atua em diversos segmentos como telefonia celular, produtos de áudio e vídeo (TV, DVD, MP3 Player, Home Theater e filmadora), linha branca, monitores, impressoras e multifuncionais, discos rígidos (HDD) e discos óticos (ODD). No Brasil, a SAMSUNG é pioneira na fabricação de TVs com tecnologia LED, na oferta de aparelhos com acesso a conteúdo da Internet, sendo também a primeira a produzir modelos de TV e celular com conversor embutido, prontos para receber o sinal digital. O Brasil também é um dos cinco países que sediam a SAMSUNG EXPERIENCE, em São Paulo, um espaço privilegiado de experimentação de novos conceitos em tecnologia.
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A marca no mundo
A SAMSUNG, marca nº 1 de produtos eletroeletrônicos do mundo e que faz parte das 25 marcas globais mais valiosas do mundo, possui operações em 48 países, vendendo seus produtos 200 mercados diferentes do planeta com faturamento superior a US$ 118 bilhões.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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Última atualização em 8/10/2010

7 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo Blog! Está fantástico, tem imensa informação disponível e bem organizada. Estou a tirar um curso de marketing e publicidade, e consulto muitas vezes este blog.
Que continue assim por muito mais tempo ;)

Anônimo disse...

Excelente o artigo sobre a Samsung! Vai me ajudar muito em meu trabalho. Parabéns pelo Blog. Eloquente, organizado e bem escrito! Continue assim. Abraços!

Anônimo disse...

Faltou citar a Samsung Heavy, que possui o segundo maior estaleiro do mundo.

Lucas da Silva disse...

muito bom, vai ajudar no meu trabalho da escola ^^ kkkk

P@b£o disse...

Vc é de MG?Reinventando o Ensino médio né? heuehueheuehue

Anônimo disse...

Muito bom o blog só faltou as filiais

Leandro Ferreira de Queiroz disse...

Essa é a melhor marca do mundo