17.7.06

PANASONIC

Através do fornecimento de produtos e serviços que são sinônimos de inovação, qualidade, desempenho e facilidade de uso, e tendo como objetivo contribuir com o desenvolvimento e elevar o padrão de vida de milhões de pessoas ao redor do mundo, a PANASONIC tem se empenhado em fabricar e comercializar diversos e avançados aparelhos eletroeletrônicos. “idéias para a vida” (Ideas for life) não é apenas o slogan global da PANASONIC, é o condutor central de todos os produtos e serviços da marca japonesa.
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A história
A história da marca tem sua origem no dia 13 de março de 1918, quando o Sr. Konosuke Matsushita, na época um jovem de apenas 23 anos, juntamente com sua mulher, fundou tendo apenas dois empregados uma pequena empresa familiar chamada Matsushita Electric Devices Manufacturing Works na cidade de Osaka para fabricar componentes elétricos. O primeiro produto comercializado pela empresa foi uma espécie de plugue para tomada elétrica, projetado e desenvolvido pelo próprio senhor Matsushita. Em 1923, com a invenção de um novo tipo de lâmpada para bicicletas, surgia também a marca National para comercializá-las no mercado japonês. O desenvolvimento do primeiro rádio ocorreu apenas oito anos mais tarde. O ano de 1935 foi marcado por uma grande virada no crescimento da empresa, que produziu 600 diferentes tipos de produtos, com suas vendas se estendendo, pela primeira vez, aos mercados externos. Era o início de um processo de internacionalização da empresa.
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Por volta de 1942, a empresa se tornou o primeiro fabricante de rádios do Japão, lançando, em 1953, o primeiro aparelho de televisão. Até este momento a empresa comercializava seus produtos sob a marca National. Mas pouco depois, em 1955, com a exportação de seus famosos auto-falantes, a empresa resolveu adotar a marca PANASONIC (que significa “wide-ranging-sound” em inglês, algo como “som amplo”) para comercializá-los em outros países. Em 1958 foi fundada a Panasonic Mobile Communications como uma divisão especializada da empresa para a produção de produtos eletrônicos industriais, incluindo telecomunicações, áudio profissional, entre outros equipamentos. No ano seguinte, visando fomentar ainda mais seus negócios no exterior, foi inaugurada a subsidiária americana na cidade de Nova York, contando apenas com três funcionários na época. Inicialmente essa subsidiária comercializava no mercado americano rádios e televisores.
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Rapidamente os executivos da empresa japonesa adotaram o nome PANASONIC em todos os seus produtos vendidos nos Estados Unidos, que posteriormente, no final da década de 70, seria estendido para o mercado europeu. A década de 60 foi marcada pela diversificação em sua linha de produtos com grandes lançamentos como a primeira televisão de 21 polegadas colorida do mercado japonês e o fac-símile; além da inauguração, em 1962, de uma subsidiária de vendas na Alemanha, que serviu como base para o ingresso da marca PANASONIC no continente europeu. A divisão de produtos para casa (Home Appliance) foi estabelecida em 1970 para a produção de eletrodomésticos, que introduziu pouco tempo depois o primeiro micro-ondas para uso doméstico.
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A década seguinte seria marcada pelo desenvolvimento do primeiro aparelho de CD (CD Player), que chamou a atenção do público ao ser apresentado na Tokyo Audio Fair e na feira de Berlim. A década de 90 foi cheia de novidades, começando com o lançamento do Pancom Pro Note, primeiro Notebook produzido pela empresa. Depois foi a vez do telefone celular MOVA P, o menor e mais leve aparelho disponível no mercado, equipado com bateria de níquel com hidrogênio; o aparelho de DVD; e as televisões digitais. No início do novo milênio o sinal amarelo acendeu para a empresa. Na ocasião, duramente atingido pela estagnação da economia japonesa, o balanço do grupo estampou um prejuízo de US$ 2 bilhões. Foi o estopim para uma reestruturação inédita. As 60 unidades de negócios foram reagrupadas em 14. Fábricas foram fechadas no Japão e reabertas na China, onde os custos de mão-de-obra são mais baixos. Até mesmo cânones sagrados da administração japonesa, como a estabilidade no emprego, caíram por terra. Cerca de três mil funcionários perderam seus empregos.
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Apesar de tantas transformações, o que mudou foi principalmente a forma de fazer negócios da empresa. Todos os novos produtos passaram a ser lançados simultaneamente no mundo. Até então, as novidades só chegavam aos mercados internacionais depois de alguns meses nas lojas japonesas. Nos últimos anos a PANASONIC colocou no mercado uma ampla variedade de produtos de última geração como os televisores de plasma VIERA, as Câmeras Digitais Lumix, os fornos de microondas e uma moderna linha de seus tradicionais telefones sem fio.
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Recentemente, no dia 1 de outubro de 2008, a Matsushita Electric Industrial adotou de vez o nome de sua marca mais popular, a PANASONIC, e abandonou, depois de quase um século, o nome de seu fundador, visando fortalecer sua imagem e impulsionar vendas no mercado global. Mas a mudança de nome também tinha como objetivo evitar confusões, já que até este momento a empresa fabricava produtos com a marca National para as vendas no Japão, e com a marca PANASONIC para as vendas no exterior. Com a marca unificada, a tecnologia de ponta e com o esforço contínuo de todos os colaboradores, se comprometendo a fabricar cada produto com extrema dedicação, a PANASONIC passou a oferecer aos clientes várias “idéias para a vida”, como diz seu slogan “ideas for life”.
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Porém, as novidades do ano não pararam por aí. Em novembro a PANASONIC adquiriu, por US$ 8.8 bilhões, a rival Sanyo, fundada pelo cunhado do senhor Matsushita logo após a Segunda Guerra Mundial, criando a maior fabricante de eletrônicos do Japão. A aquisição fortaleceu a PANASONIC no segmento de baterias recarregáveis e equipamentos de energia solar, duas áreas com forte potencial de crescimento. Recentemente a PANASONIC liderou e padronizou o formato de reprodução de filmes em 3D em aparelhos de Blu-Ray, e assim criou uma empresa especializada em autoração de discos Blu-Ray com tecnologia 3D.
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A linha do tempo
1960
Lançamento da primeira televisão de 21 polegadas colorida do mercado japonês.
1962
Lançamento do fac-símile (popularmente conhecido como FAX).
1965
Lançamento de uma linha de auto-falantes de alta performance sob a marca Technics.
1967
Lançamento do rádio AM/FM cassette recorder, modelo RQ-231, para exportação.
1970
Lançamento, no mercado americano, do primeiro forno microondas para uso doméstico, um aparelho compacto, na vertical e que ocupava muito pouco espaço na cozinha.
1977
Lançamento do vídeo VHS.
1982
Desenvolvimento do primeiro aparelho de CD (CD Player).
1990
Lançamento do primeiro notebook produzido pela empresa.
1991
Lançamento do telefone celular MOVA P, sendo o menor e mais leve aparelho disponível no mercado, equipado com bateria de níquel com hidrogênio.
1996
Lançamento do aparelho de DVD.
1998
Lançamento das primeiras televisões digitais no mercado americano.
2004
Lançamento do menor aparelho celular do mundo, pouco maior que uma caixa de fósforos e com peso de apenas 75 gramas.
Apresentação, na época, da maior TV de plasma do mundo, com tela de 65 polegadas, que chegou as lojas japonesas custando US$ 20.000.
2006
Lançamento dos novos modelos de TV de plasma e LCD grandes da série VIERA com telas de 50, 58, 65 e 103 polegadas, esta última a maior do mundo na época.
2008
Lançamento das pilhas alcalinas EVOLTA, consideradas pelo Livro dos Recordes (Guinness) com as mais duráveis do mundo.
2009
Lançamento de sua primeira TV LCD 3D.
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As lojas conceitos
Em 1º de novembro de 2008 a empresa deu um importante passo para reforçar, ainda mais, o relacionamento com o cliente ao inaugurara no Brasil a terceira loja conceito da marca no mundo, a Panasonic Idea Plaza, localizada no piso superior do Morumbi Shopping. São 350m2 com o melhor da tecnologia PANASONIC, toda a linha comercializada no Brasil e uma série de produtos inéditos no país. O ambiente é dividido por temas em dez ambientes: Bem estar e Beleza, Eletrodomésticos, TVs Viera, Câmeras Fotográficas Digitais, Filmadoras, Small Office, Car Áudio, Eco Ideas, Viera Link e Digital Wall. Produtos já comercializados no Brasil como câmeras, filmadoras, TVs, microondas, som automotivo, blu-ray, DVD Theater, telefone, barbeadores, depiladores e cadeira de massagem estão disponíveis para consulta dos clientes. Mas o grande destaque fica por conta da apresentação de produtos da marca que são sucesso no exterior e que ainda não são comercializados no Brasil. O maior atrativo é o Digital Wall, formado por um painel de vidro de 150 polegadas que consiste em um sistema único de interatividade dos consumidores com a TV por meio da tecnologia Touch Screen. Com simples toques na tela é possível, por exemplo, montar um quebra cabeça, tocar piano, escrever, aumentar o volume e controlar o balanço de um equipamento de som, visualizar foto e horário de diversos locais do mundo clicando em um país do globo terrestre. Além disso, o Digital Wall também permite a transmissão de TV, filmes em blu-ray e ainda o acesso a um computador. Além do Brasil, somente Japão (duas) e China tem a loja-conceito.
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Os slogans
Ideas For Life. (2003)
Changes your life. (2001)
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Dados corporativos
● Origem:
Japão
● Fundação: 13 de março de 1918
● Fundador:
Konosuke Matsushita
● Sede mundial: Osaka, Japão
● Proprietário da marca:
Panasonic Corporation
● Capital aberto:
Sim
● Chairman:
Kunio Nakamura
● CEO & Presidente: Fumio Ohtsubo
● Faturamento: US$ 79.3 bilhões (2010)
● Lucro: - US$ 1.1 bilhões (2010)
● Valor de mercado: US$ 29.9 bilhões (outubro/2010)
● Valor da marca: US$ 4.351 bilhões (2010)
● Presença global:
150 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários:
384.500
● Segmento: Eletrônicos
● Principais produtos:
Televisores, telefones, computadores, câmeras digitais
● Ícones: Os telefones sem-fio
● Slogan:
Ideas for Life.
● Website:
http://www.panasonic.com/
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O valor
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca PANASONIC está avaliada em US$ 4.351 bilhões, ocupando a posição de número 73 no ranking das marcas mais valiosas do mundo. Além disso, é a 65ª maior empresa do mundo de acordo com a Fortune 500 de 2010.
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A marca no Brasil
A subsidiária brasileira da PANASONIC começou as operações no país em 1967 com a importação e comercialização de pilhas. Nas próximas quatro décadas a PANASONIC iria gradativamente aumentando sua linha de produtos no país, englobando atualmente pilhas, baterias especiais, eletroeletrônicos de avançada tecnologia como componentes industriais, telefonia, PABX, circuito fechado de TV, automatização industrial, broadcasting (filmadoras profissionais), produtos digitais da linha de Consumo e System, entre outros produzidos pelo grupo no exterior. Atualmente, mais de 2.000 funcionários atuam nas fábricas de São José dos Campos (produz pilhas de Zinco Manganês, Alcalinas, Lanternas e Componentes Mecânicos para a linha Áudio e Vídeo, além de componentes para a linha de Microondas) e Manaus (produz uma diversificada linha de equipamentos), além do escritório administrativo e comercial em São Paulo.
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A marca no mundo
A PANASONIC é líder mundial nas áreas de desenvolvimento e fabricação de produtos eletrônicos, atendendo a uma ampla faixa de consumidores, empresas e indústrias. A empresa comercializa sua ampla linha de produtos (DVD players, televisores, telefones sem fio, equipamentos de áudio, celulares, filmadoras, notebooks, câmeras fotográficas e eletrodomésticos) em mais de 150 países ao redor do mundo, registrando vendas líquidas no valor de US$ 79 bilhões em 2010.
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Você sabia?
Atualmente a PANASONIC é a maior fabricante de televisores de plasma do mundo.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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Última atualização em 16/10/2010

2 comentários:

Anônimo disse...

Caramba! Muito Boa Essa Marca!
Vou Comprar a câmera, muito Linda e Moderna e Boa.
Já Possuí aparelhos National e na época era primeira linha, Parabéns.
Vou dar mais valor a essa marca!
Superação e capacidade da empresa!

Anônimo disse...

Obg. valeu!
E a esse povo que além de vencer, não existem obstáculos!
Parabéns as Jogadoras do Japão!
Exemplo lindo de tudo!