29.5.06

AVIS


Viajar centenas de quilômetros para aquela cidade pitoresca que você gostaria de conhecer á tempos quer seja no interior da Alemanha, Brasil ou Austrália, percorrendo o caminho sem ter que depender de táxis, aviões e nem gastar muito dinheiro. É exatamente a este tipo de consumidor que a locadora de automóveis AVIS oferece seus serviços onde quer que ele esteja. Tudo de forma rápida e segura para tornar seus deslocamentos eficazes e confortáveis. 

A história 
Tudo começou quando Warren Edward Avis (foto abaixo), um piloto de aviões da força aérea americana, condecorado com louvor durante a Segunda Guerra Mundial, e revendedor de veículos da marca Ford, constantemente se deparando com enormes dificuldades em encontrar soluções de transportes terrestres quando chegava a determinados aeroportos americanos, resolveu criar uma locadora de automóveis. A empresa foi fundada no ano de 1946 como um pequeno balcão de aluguel de carros no aeroporto Willow Run na cidade de Detroit, localizada no estado do Michigan, com investimento inicial de US$ 85.000, dois funcionários e apenas 3 automóveis. Era a primeira locadora de automóveis localizada e operando dentro de um aeroporto nos Estados Unidos, antecipando-se assim as tendências de viagens do pós-guerra. Quase ao mesmo tempo, inaugurava outro ponto de locação dentro do aeroporto internacional de Miami, na ensolarada Flórida. Com isso a empresa foi chamada de Avis Airlines Rent-A-Car System, pois possuía um sistema de locação de automóveis em aeroportos nacionais.


Não demorou muito para a empresa abrir filiais em outros aeroportos do país, como por exemplo, nas cidades de Nova York, Houston, Los Angeles, Chicago, Dallas e Washington, que se integraram ao sistema. No ano de 1948, sistemas operacionais foram inaugurados nos centros de grandes cidades americanas (fora de aeroportos) para prestar serviços aos hóspedes de hotéis e frequentadores de centros comerciais. Foi então que a empresa trocou seu nome para AVIS RENT-A-CAR SYSTEM. Durante os anos de 1950 a empresa experimentou um franco crescimento, nomeadamente através da expansão de estações de negócios e franquias. Ainda sob a liderança de Warren Avis, a empresa introduziu um leque de práticas inovadoras, incluindo licenças para o funcionamento de franquias e técnicas avançadas no serviço de apoio ao cliente. Em 1953, quando a AVIS já era a segunda maior locadora de veículos dos Estados Unidos, a empresa começou a operar através de franqueados na Europa, Canadá e México. No ano seguinte Warren Avis vendeu a sua participação na empresa por US$ 8 milhões para Richard S. Robie, um empresário bem-sucedido da cidade de Boston. Em 1955 a AVIS passou a atuar na Austrália através de licença.


Em 1973 a AVIS já era reconhecida como líder de mercado na Europa, Oriente Médio e África. Nesse mesmo ano iniciou a ampliação de seus negócios para o mercado de locação de frotas. Além disso, a empresa iniciou uma forte expansão para a América do Sul inaugurando pontos de locação no Chile, Argentina, Uruguai, Venezuela e Brasil. Em 1979 a empresa fechou um acordo de marketing e publicidade com a General Motors e começou a oferecer os veículos da montadora em sua frota no mundo todo. Nos anos seguintes a AVIS cresceu ao ritmo das companhias aéreas, se beneficiando do enorme aumento de turistas e viajantes pelo mundo. E também inovou ao lançar em 1984 o primeiro serviço de devolução automatizado do setor de locação de veículos. Além disso, em 1996, se tornou a primeira locadora de automóveis a estabelecer site na internet, permitindo assim ao consumidor fazer reservas online. Em 2001 o grupo Cedant adquiriu a AVIS por aproximadamente US$ 1 bilhão. Cinco anos depois, a Cedant passou a se chamar AVIS BUDGET GROUP, englobando as locadoras AVIS, Budget e mais recentemente a Zipcar.


No ano seguinte a locadora iniciou operação no enorme mercado chinês. O pioneirismo da AVIS voltou a despertar pouco depois quando a empresa foi a primeira a apostar na colocação de veículos híbridos em sua frota, demonstrando respeito às preocupações crescentes da população mundial em relação aos problemas ambientais. Em 2007 se tornou a primeira empresa de locação de automóveis a oferecer aos clientes internet sem fio portátil através do AVIS CONNECT. Em 2012 a AVIS adotou um novo posicionamento: toda a comunicação da marca passou a ser mais descontraída e centrada no conceito de que o carro alugado é o espaço onde homens e mulheres de negócios podem descansar e relaxar enquanto viajam, tornando-se mais produtivos no trabalho. Em 2016 lançou o AVIS NOW, um aplicativo para dispositivos móveis que permite controlar todas as etapas da locação sem o uso de outros canais da empresa. Isto permite ao usuário alterar o modelo de carro ou até mesmo escolher outro da mesma categoria em tempo real, confirmar, ampliar ou cancelar a locação, fechar ou abrir as portas dos 40 mil carros conectados de sua frota e ativar o sensor de localização do veículo, entre outras funcionalidades.


Hoje em dia a AVIS procura inovar e melhorar seus serviços permanentemente para proporcionar segurança, conforto e comodidade a seus clientes. São exemplos disso, o Rápido Retorno AVIS, sistema de delivery operado com computadores de mão que permite a devolução do carro no aeroporto ou na própria casa do cliente; o moderno sistema Wizard, o mais avançado na área de gerenciamento da atividade de locação de automóveis da atualidade; passe livre para os pedágios das rodovias americanas; automóveis para fumantes e não fumantes; e o Avis Car Sales, criado para aqueles que buscam comprar veículos de locação de qualidade e bem conservados.


A linha do tempo 
1972 
Introdução do AVIS WIZARD®, um sistema de reservas e gerenciamento em tempo real. Atualmente esse sistema pode processar mais de 95 mil reservas e 1.2 milhões de transações diariamente. 
1987 
Introdução do ROVING RAPID RETURN, um terminal de computador portátil para evitar a passagem dos clientes pelo balcão da AVIS. 
1989 
Introdução do AVIS CARES®, um programa que visa a total segurança de clientes que locam um veículo, incluindo instruções de uso e cadeirinhas certificadas para conduzir crianças e bebês. Inclusive a AVIS foi a primeira empresa de locação de veículos a oferecer em 2002 o sistema LATCH (Lower Anchors and Tethers for Children), a norma federal americana para instalação de cintos para crianças. 
2000 
Introdução do AVIS INTERACTIVE, primeiro sistema de geração de relatório online para contas comerciais no segmento de locação de veículos, que foi significativamente aprimorado e relançado em 2006. 
2003 
Introdução do AVIS ASSIST, automóveis equipados com sistema GPS portáteis. 
Introdução dos sites nas línguas portuguesa e espanhola. 
Disponibilização de rádio via satélite em todos os veículos das categorias Premium e Luxury. 
2004 
Introdução do AVIS ACCESS, primeiro programa de acessibilidade abrangente do setor de locação de veículos para viajantes com deficiência. 
2006 
Introdução da frota COOL CARS (hoje AVIS PRESTIGE), disponibilizando aos clientes veículos de alto padrão, que hoje em dia oferece modelos de luxo de marcas como Jaguar, Infiniti, Land Rover e Porsche
Lançamento do serviço AVIS eToll, onde através de um dispositivo eletrônico localizado no para-brisas do veículo permite passar direto pelas áreas designadas para o pagamento automático de pedágios. 
Introdução de uma nova e moderna geração de GPS portátil (batizados de where2®) em sua frota de veículos. 
2007 
Lançamento do AVIS FIRST, um novo programa de fidelidade para clientes frequentes que oferece inúmeras vantagens, como por exemplo, dias grátis de aluguel e upgrade na escolha de veículos. 
Introdução do AVIS PREFERRED® CARD, um serviço criado especialmente para aqueles clientes que viajam com frequência e precisam ganhar tempo na hora de alugar um veículo, evitando filas e oferecendo vários benefícios como deslocamentos gratuitos até o carro e descontos exclusivos. 
Lançamento do e-Receipts, um sistema de locação que elimina a necessidade da emissão do tradicional bilhete ou recibo. 
2009 
Introdução de um aplicativo que permite a locação de automóveis através de dispositivos móveis. 
2011 
Introdução do AVIS TripIt, um organizador de viagem que facilita a vida de viajantes frequentes. Quem tem o costume de viajar sabe o trabalho que é montar um roteiro de passeios, criar mapas com as direções a partir do hotel, descobrir a qual distância fica o aeroporto ou conferir a previsão do tempo para cada um dos dias da viagem. A proposta do serviço é automatizar quase tudo. Basta encaminhar os emails com as reservas para o TripIt que ele se encarrega de montar tudo. 
2012 
Lançamento do AVIS PREFERRED ® SELECT & GO, um serviço de upgrade/seleção de veículos que permite aos locatários frequentes selecionar o veículo que melhor se adapta às suas necessidades, sem ir a um balcão de atendimento da locadora.


Campanhas que fizeram história 
“Avis é apenas a número 2 em locação. Então porque vir conosco? Nós trabalhamos mais duro. A gente se esforça mais”. Este foi um conceito criado há mais de 55 anos nos Estados Unidos. Isso mesmo: em 1963 a então obscura locadora enfrentava uma feroz concorrência da Hertz, um gigante com verba publicitária cinco vezes maior e 75% do mercado nacional, contra apenas 10% da AVIS. Com estratégia, o lendário publicitário Bill Bernbach criou o posicionamento, argumentando que ser vice era um estímulo para a AVIS atender melhor seus clientes e assim bater a então líder Hertz. O que de fato aconteceu. A campanha foi um sucesso total. E o slogan “We Try Harder” (em português “A gente se esforça mais”) se transformou em um verdadeiro ícone da publicidade americana. Em apenas dois anos os negócios da AVIS cresceram mais de 250% (o faturamento passou de US$ 1.2 milhões para US$ 5 milhões), ganhando 28% de participação de mercado e alçando a locadora para se tornar um gigante mundial. A campanha da AVIS, por sinal, havia sido rejeitada em um pré-teste, mas Bill Bernbach insistiu para que ela fosse veiculada assim mesmo. Até hoje o espírito “We Try Harder” é mais do que um slogan publicitário atrativo. É a personificação da marca AVIS. O slogan é considerado um dos 10 melhores de todos os tempos e foi o que realmente diferenciou a AVIS da concorrência. É um valor único da marca. Afinal, a AVIS faz mais por você.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. O logotipo original da marca era bem diferente: a perna da letra A era estendida e o pingo da letra “i” representado por um globo terrestre. Em 1964 a marca apresentou um logotipo extremamente simples, com uma nova tipografia de letra. Em 2012 a marca remodelou seu icônico logotipo, que apesar de manter as cores vermelha e branca, perdeu o itálico e o condensado nas letras.


Os slogans 
This way forward. (2016) 
Unlock the World. (2014) 
It’s Your Space. (2012) 
We try harder. (1963)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1946 
● Fundador: Warren Edward Avis 
● Sede mundial: Parsippany, New Jersey, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Avis Rent a Car System LLC 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Avis Budget Group Inc.) 
● CEO: Larry D. De Shon 
● Faturamento: US$ 5.3 bilhões (2019) 
● Lucro: Não divulgado 
● Pontos de locação: 5.400 
● Frota: 480.000 veículos 
● Presença global: 165 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 15.000 
● Segmento: Locação de automóveis 
● Principais produtos: Aluguel diário, terceirização de frota e vendas de carros 
● Concorrentes diretos: Hertz, Enterprise, Alamo, Dollar, National Car Rental, Thrifty, Europcar e Sixt 
● Slogan: We try harder. 
● Website: www.avis.com.br 

A marca no mundo 
A AVIS, segunda maior locadora de automóveis do mundo, atrás apenas da Hertz, está presente em mais de 5.400 localidades (sendo 2.100 delas em aeroportos), em mais de 165 países, com uma frota total superior a 480.000 mil veículos, empregando quase 15 mil funcionários e alugando carros para mais de 15 milhões de consumidores todos os anos. O segmento de turismo e negócios responde por aproximadamente 52% dos aluguéis da empresa e a locação em aeroportos por 68%. A AVIS também atua no segmento de terceirização de frota para empresas e vendas de veículos usados. 

Você sabia? 
A AVIS localizada dentro do aeroporto O’Hare na cidade de Chicago, aluga aproximadamente 3 mil carros por dia. 
Por mais de 15 anos consecutivo a AVIS foi eleita a melhor locadora de veículo em relação à fidelização do consumidor. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem e Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 13/5/2020

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns pelo site, pelas matérias e especialmente as fontes de referencias, sabe demais