3.9.06

NATIONAL CAR RENTAL


Para milhões de turistas e viajantes a negócios a cor verde representa segurança, tranquilidade e eficiência quando o assunto é alugar um automóvel. Foi justamente por essa confiança que adquiriu junto aos consumidores que a NATIONAL CAR RENTAL, uma das mais importantes e tradicionais locadoras do mundo, é reconhecida pelo seu tradicional slogan “Green Means GO” (ou em tradução livre “A cor verde significa vá ou siga em frente”). 

A história 
Tudo começou no dia 27 de agosto de 1947 quando, para ganhar força no mercado americano e poder concorrer com gigantes do setor de locação de automóveis, um grupo de 24 operadoras de aluguel de carros independentes, fundou a locadora NATIONAL CAR RENTAL SYSTEM na cidade de St. Louis, estado americano do Missouri. Entre os fundadores estava Joe Saunders, a quem muitos creditam a criação do serviço de locação de veículos em 1916. A nova empresa já começou operando em 60 localidades espalhadas pelo país e com uma frota de 800 carros. Rapidamente a jovem empresa cresceu, estabelecendo-se no mercado por dois fatores determinantes: a grande localização de seus pontos de locação e os serviços personalizados que prestava a seus clientes. No ano de 1954 foi a primeira locadora de automóveis a permitir o aluguel de um carro em uma localidade e devolvê-lo em outra. Uma enorme comodidade para os clientes.


No final desta década, em 1959, através de um acordo com uma conceituada locadora canadense, a NATIONAL expandia seus serviços para além da fronteira americana. Outro ato de pioneirismo da marca ocorreu em 1966, quando equipou seus escritórios regionais com sistemas de computadores “Telemax”, sendo a primeira locadora á oferecer os serviços computadorizados de reservas. O crescimento da locadora era impressionante: em 1972, a NATIONAL já possuía 1.700 pontos de locação nos Estados Unidos e acordos internacionais que criaram uma rede com 700 pontos em 57 países ao redor do mundo. Ainda no início desta década, em 1974, a NATIONAL, através de uma parceria com a locadora Europcar, iniciou um tímido processo de expansão internacional para fora da América do Norte, especialmente no continente europeu. Em 1976 começou a oferecer seus serviços dentro dos principais aeroportos americanos, fazendo com que o índice de aluguel aumentasse consideravelmente. Ainda nesta década, foi uma das primeiras empresas do segmento a oferecer programas de locação específicos para clientes corporativos, visando arregimentar um público formado por executivos e homens de negócios que estavam em viagens.


No ano de 1987 introduziu o primeiro programa de viajantes frequentes do segmento (uma espécie de cartão de fidelidade) chamado Emerald Club, que no decorrer dos próximos anos se tornou um dos melhores e mais eficientes do setor oferecendo inúmeras vantagens aos seus membros. Neste mesmo ano, através do “Paperless Express Rental Agreement” a empresa tornou o ato de alugar um automóvel mais rápido, utilizando informações previamente gravadas em seu sistema para que o processo levasse apenas alguns segundos. Como parte de seu plano de expansão internacional, em 1988, a NATIONAL assinou um acordo com a Nippon Car Rental assegurando que seus serviços de locação de veículo cobrissem todo território japonês e outros países asiáticos. No final desta década, a NATIONAL assinou um acordo de 10 anos com a Walt Disney Company para que se tornasse locadora oficial dentro dos parques temáticos.


Na década seguinte, após um período de enormes dificuldades e sofrer uma grande reestruturação, a NATIONAL prosseguiu seu plano de expansão internacional ao adquirir, em 1996, a Tilden Car Rental, mais antiga locadora de veículos do Canadá. Em 2005, plenamente estabelecida nos Estados Unidos e em alguns outros países, a NATIONAL contava com uma enorme e nova frota de veículos, possuindo mais de 2.000 pontos de locação. No mês de agosto de 2007, a empresa Vanguard Car Rental USA, proprietária da NATIONAL, foi adquirida pela Enterprise Rent A Car, considerada atualmente a maior locadora do mercado americano. A partir deste momento a NATIONAL CAR RENTAL se tornou uma subsidiária. Em 2015, a Enterprise Holdings readquiriu o direito de operar a marca NATIONAL na Europa, no Oriente Médio e na África, e iniciou a inauguração de pontos de locação franqueados em países como Dinamarca, Suécia, Noruega, Romênia, entre outros. A NATIONAL é conhecida pela excelência e agilidade de seus serviços. Por exemplo, nos Estados Unidos, os clientes que precisam ganhar tempo podem escolher o seu veículo rapidamente, com base na reserva antecipada da classe do veículo, para depois simplesmente sair dirigindo do aeroporto. Além disso, os associados do Emerald Club podem receber Emerald Alerts, comunicação via email com alertas de chegada e devolução, e Drop & Go com práticos recibos eletrônicos.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo de sua história. No final da década de 1970 o logotipo deixou de ser oval e ganhou um fundo com a tradicional cor verde. O atual logotipo, adotado na década de 1990 e que passou por uma pequena remodelação alguns anos depois, também pode ser aplicado com a frase “Car Rental” abaixo do nome da marca.


Os slogans 
Go National, go like a pro. (2012) 
Green means GO. 
When you’re ready, we’re ready. 
Maybe we’re better. (década de 1970)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 27 de agosto de 1947 
● Fundador: Um grupo de 24 operadoras de aluguel de carros independentes 
● Sede mundial: St. Louis, Missouri, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Enterprise Holdings Inc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária) 
● Presidente & CEO: Pam Nicholson 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Frota: 700.000 veículos 
● Pontos de locação: 3.000 
● Presença global: 90 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 5.000 
● Segmento: Locação de automóveis 
● Principais produtos: Locação de carros, utilitários esportivos, vans e veículos comerciais 
● Concorrentes diretos: Avis, Hertz, Budget, Sixt, Dollar, Thrifty, Europcar e Zipcar 
● Ícones: A cor verde 
● Slogan: Go National, go like a pro. 

A marca no mundo 
A locadora NATIONAL CAR RENTAL, uma das maiores do mercado americano, possui pontos de locação em mais de 3 mil localidades em 90 países como Estados Unidos, Canadá e Austrália, além de Europa, América Latina, Caribe e partes da Ásia. Sua frota é superior a 700 mil veículos. 

Você sabia? 
Na década de 1980 a NATIONAL CAR RENTAL através de um acordo de associação com a Localiza atuou diretamente no Brasil. Há alguns anos atrás voltou a atuar no país de forma independente. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 19/12/2017

Nenhum comentário: