16.7.06

ALAMO RENT A CAR


Há quase 40 anos a ALAMO RENT-A-CAR oferece muito mais que um simples serviço de aluguel de veículos para turistas. Serve famílias inteiras com um atendimento amigável e divertido, oferecendo preços baixos e um custo benefício praticamente imbatível. Tudo para que o turista, ou até mesmo um viajante a negócios, possa se divertir e curtir ao máximo a viagem sem se preocupar com o veículo alugado. Com a ALAMO, o viajante literalmente “Dirija Feliz”, como diz seu tradicional slogan.

A história
No dia 1 de setembro de 1974 a ALAMO RENT-A-CAR, fundada pelo bilionário John MacArthur, iniciou seus negócios servindo em apenas 4 localidades (Miami, Fort Lauderdale, Orlando e Tampa) no estado da Flórida com uma frota de 1.000 veículos, sendo pioneira ao introduzir no segmento de aluguel de carros o conceito de quilometragem livre, onde os consumidores poderiam rodar quantas milhas quisessem sem pagar nada extra. O nome ALAMO foi escolhido por sua posição estratégica (inicial) nas listas telefônicas americanas, aparecendo primeiro que suas principais concorrentes. Inicialmente a ALAMO se estabeleceu como uma locadora de preços baratos (20% inferior aos de seus concorrentes) e fora dos aeroportos que abasteciam aos viajantes de lazer, mas também procurou atingir viajantes de negócio para transformar-se em um concorrente viável dos líderes do setor.


Em 1978, Michael S. Egan, gerente de operações da região de Miami, juntamente com outros sócios, assumiram o comando da empresa depois da morte de seu fundador, e passaram a focar no aluguel de carros para turistas, pagando comissões para as agências de turismo. O resultado dessa nova administração pode ser sentido no ano seguinte, quando a ALAMO faturou US$ 30 milhões e estava presente em 11 localidades. Em 1980 a empresa começou uma campanha agressiva, expandindo seus negócios para os estados da Califórnia, Nevada e inaugurando um escritório em Londres na Inglaterra. No ano seguinte, começou a operar um complexo dentro do aeroporto de Atlanta, estado da Geórgia, e contava com uma frota de 17.000 carros. A empresa rapidamente se tornou uma das maiores fornecedoras de veículos para férias do país com programas para acomodar e incentivar viagens de lazer. Para estimular o número de clientes que viajam a lazer, a ALAMO construiu praças de locação destinadas a atender centenas de clientes por hora em um ambiente moderno e imensamente amplo. A primeira praça de locação foi inaugurada em 1982 em Tampa, no estado da Flórida.


No ano de 1983 inaugurou um mega complexo de aluguéis de carro na cidade de Orlando, a construção é considerada a maior em concreto do estado da Flórida. Nesse mesmo ano a empresa lançou o “Alamo Corporate Program” para melhor atender seus clientes. Nesta época começou a ingressar na região oeste do país, inaugurando pontos de locação em importantes cidades como Denver, Phoenix e Seattle. Pouco depois, a locadora já estava presente em outros aeroportos importantes do país, como na capital Washington e Dallas. Em 1985, introduziu um novo contrato de locação padronizado, de dimensões semelhantes às de uma passagem aérea, bem como o Instant Alamo, um programa destinado a armazenar as informações de aluguel individuais do cliente para permitir pronta referência. No final desta década, em 1988, a empresa começou a operar oficialmente no exterior, dentro dos aeroportos Gatwick e Heathrow, em Londres, e no ano seguinte em Glasgow na Escócia.


No dia 19 de abril de 1990, a empresa revolucionou o segmento com a introdução do “Isentor de Responsabilidade por Danos por Colisão” com a adoção da inédita opção de preço e cobertura para todos os locatários. Nesta época a ALAMO já possuía uma frota de 100 mil veículos perto ou dentro dos 92 principais aeroportos americanos, com 10 mil veículos alocados somente na cidade de Orlando. No ano de 1995 se tornou, em uma ação pioneira, a primeira locadora de automóveis a disponibilizar o serviço de reservas via Internet aos seus clientes. No ano seguinte reforçou sua presença no continente europeu com a entrada em mercados como a Grécia, Portugal e República Checa. Em 1998, a famosa campanha publicitária, criada pela agência FCB de Nova York, com o slogan “Don’t Worry...Drive Happy” (Não se preocupe...Dirija Feliz) foi lançada junto a um forte trabalho de marketing, novos produtos e promoções imperdíveis.


No ano de 2002 foi anunciado um contrato com o Grupo Disney, onde a ALAMO se tornava a locadora de automóveis oficiais do maior complexo turístico da América do Norte localizado em Orlando na Flórida, além da Disneylândia da Califórnia. Este acordo foi de vital importância para que a ALAMO ganhasse ainda mais popularidade entre os americanos, e, especialmente, com os milhões de turistas estrangeiros que visitam esses complexos todos os anos. Pouco depois, em 2005, lançou o primeiro e único sistema de Check-in on-line do mercado. Em março de 2007, a Enterprise Rent-A-Car, maior locadora de veículos dos Estados Unidos, comprou a ALAMO, que passou a atuar como uma subsidiária. Hoje em dia a ALAMO oferece tarifas econômicas e uma experiência descomplicada para o cliente nos destinos de viagem mais populares do mundo.


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1 de setembro de 1974
● Fundador: John MacArthur
● Sede mundial: St. Louis, Missouri
● Proprietário da marca: The Enterprise Rent-A-Car Company
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman & CEO: Andrew Taylor
● Faturamento: US$ 750 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Frota: 160.000 veículos
● Pontos de locação: + 1.200
● Presença global: + 42 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 9.000
● Segmento: Automotivo
● Principais produtos: Locação de veículos
● Concorrentes diretos: Dollar, Budget, Thrifty, Hertz e Avis
● Slogan: Drive Happy.
● Website: www.alamo.com

A marca no mundo
A empresa, terceira maior locadora do mercado americano, possui uma frota de 160.000 veículos, servindo mais de 15 milhões de consumidores anualmente em mais de 1.200 localidades através dos Estados Unidos (especialmente em cidades turísticas, como Los Angeles, Orlando, Miami, Las Vegas e Havaí) Canadá, Europa (abrangendo 18 países em parceria com a Europcar), América Latina, Ásia, África do Sul, Austrália e Caribe. A empresa possui ainda mais de 171 quiosques de autoatendimento espalhados por mais de 65 cidades americanas.

Você sabia?
A ALAMO RENT-A-CAR coloca a disposição do consumidor uma frota moderna (nos Estados Unidos os automóveis, em sua grande maioria são da GM) e diversificada de carros, conversíveis, veículos utilitários esportivos, carros de luxo, picapes e minivans.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 29/5/2012

Nenhum comentário: