22.11.12

KATE SPADE NEW YORK


Das costuras aos zíperes, das frases criativas bordadas nas etiquetas às estampas coloridas das peças expostas nas prateleiras, cada detalhe nos produtos da americana KATE SPADE NEW YORK é pensado e feito especialmente para contar uma história cheia de vida e alegria. Seja em Nova York, Londres ou Tóquio, as aconchegantes e convidativas lojas da marca oferecem uma abordagem prática, colorida e atemporal para uma mulher vibrante e moderna, sempre refletindo o estilo nova-iorquino tão apreciado por celebridades internacionais como Taylor Swift, Malia Obama, Kate Middleton e Elizabeth Moss. 

A história 
Tudo surgiu de uma necessidade, e também insatisfação, da jornalista e editora de acessórios da extinta revista Mademmoiselle, Katherine (Kate) Noel Brosnahan (foto abaixo), que durante seis anos escrevendo sobre desfiles, roupas e acessórios, se deu conta de que não havia nada que a entediasse mais do que uma bolsa clássica. Ela desejava bolsas de mão com um design bacana e cores interessantes, e que ela não conseguia encontrar em loja nenhuma, nem mesmo na agitada Nova York. Ela sonhava com bolsas lúdicas repletas de cores, estampas e formas. Kate chegou à conclusão de que para ter as bolsas do jeito que queria, teria que fazê-las. Foi então que junto com seu futuro marido, Andy Spade, um publicitário que conheceu na universidade (irmão do ator e comediante David Spade), ela fundou a KATE SPADE NEW YORK HANDBAGS, em janeiro de 1993. Na noite anterior ao apresentar sua primeira coleção ela decidiu estampar seu nome no lado de fora da bolsa: um gesto que as tornaria tão reconhecíveis quanto populares. Os laços, os desenhos ou as formas mais inesperadas se converteram em símbolo de identidade de seu estilo com alergia ao tédio.


Inicialmente a nova marca produzia bolsas com design prático, ares retro e cores vibrantes, resultado de intensas pesquisas realizadas nos famosos mercados de pulgas, um tipo de brechó muito comum em Nova York. Suas bolsas de náilon cheias de personalidade, que combinavam cores fortes e estampas bem elaboradas, e com identidade marcante, começaram a cair no gosto das mulheres descoladas e modernas. Em tempo recorde suas bolsas acabaram penduradas nos braços de Anna Wintour, Julia Roberts e Gwyneth Paltrow. E o melhor: editores de moda rapidamente se apaixonaram pelos designs e sensibilidade moderna de Kate, que combinava praticidade, formas simples e cores vivas. O resultado? Já em 1995 a KATE SPADE faturava US$ 1.5 milhões. O sucesso foi tanto que o casal decidiu inaugurar sua primeira loja própria em 1996, instalada no descolado bairro do SoHo em Nova York. E não demorou muito para a linha ser ampliada com o lançamento de acessórios, como carteiras, cintos e agendas.


Em 1998, Kate ganhou o prêmio de melhor designer de acessórios concedido pelo CFDA (Conselho dos Estilistas Norte-Americanos). Ainda este ano a empresa resolveu criar a JACK SPADE, uma linha de bolsas (tipo carteiro) para o público masculino. Com o crescimento da empresa, seus principais valores de design foram reforçados por meio do logotipo icônico (que possuía o símbolo do naipe de espada) e elementos gráficos modernos, estabelecendo uma representação conceitual para a marca reconhecida em todo o mundo. Em 1999, apesar de vender 56% da marca para o grupo Neiman Marcus por US$ 34 milhões, Kate continuou no comando criativo da KATE SPADE. Nos anos seguintes a marca ganhou ainda mais força e iniciou uma forte expansão com a inauguração de inúmeras lojas em várias grandes cidades americanas, como por exemplo, Boston, Los Angeles, San Francisco e Chicago. O sucesso da KATE SPADE também extrapolou as fronteiras americanas e a marca passou a ser comercializada em muitos países ao redor do mundo.


Em 2002 a marca lançou no mercado seu primeiro perfume. Pouco depois, em 2004, após inaugurar sua primeira loja internacional no Japão, a marca resolveu lançar a KATE SPADE at HOME, uma sofisticada linha de produtos para casa, que incluía lençóis, toalhas de mesa, almofadas e até papel de parede. Em 2006, os outros 44% da empresa foram vendidos ao grupo Liz Claiborne (conhecido atualmente como Kate Spade & Company). Com isso, Kate Spade se desligou definitivamente da marca, que ganhou uma nova diretora criativa, Deborah Lloyd, cujo currículo tinha passagens pelas tradicionais marcas Burberry e Banana Republic. Começava então uma nova fase para a marca com o lançamento de uma linha de bijuterias, roupas, inclusive os seus vestidos com pedras aplicadas, que fazem enorme sucesso pelo mundo afora. Além disso, a marca lançou, em 2010, o perfume Twirl, acompanhado por uma linha de cosméticos que incluía creme para o corpo, sabonete gel e desodorante.


Sua expansão na América Latina começou em 2011 pela cidade de São Paulo, onde a marca inaugurou sua primeira loja na badalada Rua Bela Cintra, nos Jardins. Com uma decoração moderna, a marca trouxe para as fashionistas brasileiras muita sofisticação e elegância, mas sem perder uma atitude divertida e bem humorada. O sucesso e a receptividade das brasileiras com a marca foi tamanho que, em 2012, a KATE SPADE NEW YORK inaugurou mais duas lojas, no shopping JK Iguatemi, em São Paulo, e outra no shopping Leblon, no Rio de Janeiro. Além disso, a marca também lançou seu comércio eletrônico para o mercado brasileiro (onde encerraria suas operações em meados de 2015 devido à crise econômica do país). Outra grande novidade, além do lançamento de sua primeira coleção praia (maios, biquínis e saídas de praia), foi o anúncio da criação da marca KATE SPADE SATURDAY, uma linha mais jovem e acessível criada especialmente paras as consumidoras conectadas no mundo online. Essa nova linha estreou com uma proposta leve e divertida: peças que tenham um clima de sábado, com cores fortes, para serem usadas no dia a dia.


No ano de 2016, mais uma vez demonstrando toda a ousadia que existe em seu DNA, a marca, escalou a maximalista e irresistível porquinha Miss Piggy para anunciar sua estreia na onda de customizações e também uma coleção-cápsula da personagem em parceria com a Disney, composta por acessórios e peças de roupas criadas nos característicos tons de rosa da personagem e complementados com toques de brilho. Em 2017, a marca foi adquirida pela luxuosa Coach por US$ 2.4 bilhões.


Infelizmente, no dia 5 de junho de 2018, Kate Spade, aos 55 anos, cometeu suicídio em seu apartamento na luxuosa região da Park Avenue em Nova York, resultado de uma depressão profunda. A designer, que nasceu em Kansas City, estado do Missouri, foi encontrada pela manhã por sua empregada doméstica em seu quarto com claros sinais de enforcamento. Apesar de não ter mais ligação com sua famosa marca, sua morte deixa um grande vazio na indústria da moda. Afinal, a designer mudou a forma de consumir acessórios. E mais: conseguiu criar uma marca premium, de preço médio, sem aspirações de proclamar-se como luxo.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: Janeiro de 1993 
● Fundador: Kate Brosnahan e Andy Spade 
● Sede mundial: New York City, New York, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Kate Spade & Company 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Tapestry Inc.) 
● CEO: Anna Bakst 
● Faturamento: US$ 1.2 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 315 
● Presença global: 60 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 4.800 
● Segmento: Moda 
● Principais produtos: Bolsas, carteiras, sapatos, roupas, perfumes e acessórios 
● Concorrentes diretos: Michael Kors, Donna Karan, Tory Burch, Marc Jacobs e Ann Taylor 
● Ícones: As bolsas coloridas e estampadas 
● Slogan: Live colorfully. 
● Website: www.katespade.com 

A marca no mundo 
Atualmente a marca, que oferece uma linha completa de produtos incluindo bolsas, sapatos, acessórios, bijuterias, óculos, perfumes e roupas, além da linha home e papelaria, possui mais de 315 lojas próprias ao redor do mundo, sendo 140 delas nos Estados Unidos. Presente em mais de 60 países, a KATE SPADE ainda comercializa seus produtos em mais de 500 pontos de vendas selecionados, especialmente grandes e badaladas lojas de departamento, e através do comércio eletrônico. O faturamento anual estimado da marca é de US$ 1.2 bilhões. 

Você sabia? 
A filosofia da marca é “Inspiring Women to Live More Interesting Lives” (algo como “Inspirando mulheres a viver uma vida mais interessante”). 
O enorme sucesso da marca no mundo é creditado ao cuidado com os detalhes. Por exemplo, os forros dos vestidos são em seda pura, e o acabamento das barras internas de todos eles é feito à mão. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Elle, Vogue, Marie Claire, BusinessWeek e Exame), jornais (El País e O Globo), sites de moda (Pure Trend), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 7/6/2018

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