27.7.06

HITACHI


A japonesa HITACHI desenvolve soluções integradas pensando nos principais desafios que a sociedade enfrenta diariamente. Consciente de que o mundo necessita cada vez mais de infraestruturas inteligentes e eficientes, o foco atual da empresa é a Inovação Social, ou seja, soluções feitas para apoiar a sociedade em diversos segmentos e possibilitar um futuro repleto de sorrisos para as gerações que estão por vir. Esta é a especialidade da HITACHI: acompanhar o desenvolvimento local com soluções globais em tecnologia e produtos voltados ao bem-estar e ao desenvolvimento. 

A história 
Tudo começou no ano de 1910 quando o engenheiro elétrico Namihei Odaira (imagem abaixo) abriu uma pequena oficina de reparos de motores elétricos na província de Ibaraki, em uma cidade batizada, não por acaso, com o nome da companhia: HITACHI. Não demorou muito para a modesta oficina começar a fabricar seus primeiros produtos: motores elétricos de indução com potência de cinco cavalos do Japão. No ano seguinte, a empresa já fabricava também transformadores. Em 1914, a empresa ampliou sua linha de produtos com a produção de amperímetros e voltímetros de corrente alternada. Pouco depois, em 1916, a empresa desenvolveu uma turbina a água de 10.000 HP e no ano seguinte, passou a fabricar também ventiladores elétricos. A partir deste momento, a empresa sempre agiu a partir de uma filosofia empresarial de contribuir para a sociedade por meio da tecnologia. A década de 1920 foi um período marcante para a empresa: em 1924, decidiu fabricar produtos mais pesados como locomotivas elétricas de grande porte e, em 1927, iniciou a fabricação de geladeiras.


Na década seguinte a HITACHI começou sua expansão internacional e aumentou ainda mais sua linha de produtos com a fabricação de pilhas eletrolíticas hidráulicas (1931), elevadores e da primeira geladeira elétrica da marca (1932). A empresa detectou, em 1940, a grande oportunidade de atuar em um mercado até então desconhecido e iniciou suas atividades no Brasil com o fornecimento de bombas para usinas hidrelétricas. Esta era uma das primeiras operações da HITACHI fora do Japão. Hoje, são 13 empresas do conglomerado no país empregando mais de 1.400 funcionários em 5 plantas de manufatura, que também abriga, a partir de abril de 2014, a matriz regional para a América do Sul, a Hitachi South America. Ainda em 1940 a empresa foi responsável por concluir uma central automática com 5.000 linhas. Durante a Segunda Guerra Mundial a HITACHI voltou boa parte de sua produção para a fabricação de geradores para aviões de combate. Com o fim do conflito mundial, em 1948 a empresa iniciou a produção de ferramentas elétricas como furadeiras. No ano seguinte, a HITACHI completou a construção de sua primeira escavadeira, ingressando assim em um novo segmento de mercado. Em 1951, construiu a turbina aquática Kaplan de 6.500 kW e um gerador de 7.000 kVA (primeiro do tipo guarda-chuva fabricado no Japão) e, em 1953, apresentou a turbina resfriada a hidrogênio. Pouco depois, em 1956, mais uma vez de forma inovadora a HITACHI concluiu o primeiro motor diesel-elétrico a ser fabricado no Japão. Dois anos mais tarde, além de fabricar o primeiro rádio portátil de seis transistores, os microscópios eletrônicos produzidos pela empresa receberam o Grand Prix na Exposição Mundial de Bruxelas.


Em 1959, além de se estabelecer nos Estados Unidos, desenvolveu a fabricação de computadores eletrônicos baseados em transistores, apresentou o sistema de reserva de assentos para ferrovias nacionais (1961), lançou a lava-louça automática em 1961 e três anos mais tarde produziu o primeiro vagão do chamado trem bala no Japão. No final desta década, em 1967 iniciou a fabricação de ar-condicionado para ambientes domésticos, em 1968 desenvolveu elevadores de 300 m/min para arranha-céus e, em 1969, desenvolveu o sistema de operações bancárias online e iniciou as vendas dos televisores totalmente a cores. Os anos de 1970 foram marcados por produtos e descobertas inovadoras, como por exemplo, o desenvolvimento de uma unidade de armazenamento de arquivos de 1 Gbyte (1971), de um novo tipo de tubo de captação de imagens (1973), a entrega da primeira série de computadores de grande porte para usos gerais (1975) e o desenvolvimento do primeiro microscópio eletrônico de emissão de campo do mundo e da câmera em cores experimental com dispositivo de imagem miniatura de estado sólido, ambos em 1978. A partir da década seguinte, a HITACHI ingressou no mercado europeu (1982), crescendo em um ritmo forte e constante. Durante os anos seguintes lançou inovações, como a tela grande que usava cristal líquido colorido (1987) e, em 1989, estabeleceu dois centros de Pesquisa e Desenvolvimento nos Estados Unidos e dois laboratórios na Europa.


No início da década de 1990, a HITACHI desenvolveu o monitor colorido de cristal líquido de alta resolução e lançou o computador com a velocidade de processamento mais rápida do mundo na época. Pouco depois, em 1993, a HITACHI, lançou o trem-bala com velocidade máxima de 270 km/h, desenvolveu o sequenciador de DNA de matriz capilar e demonstrou com pioneirismo mundial com sucesso a operação de memória de elétrons à temperatura ambiente. Com a chegada do novo milênio, a HITACHI continuou pesquisando e criando novas tecnologias como o processador de aplicação para telefones celulares e o primeiro notebook silencioso resfriado por líquido do mundo, apresentado em 2002. A partir de 2008, o gigante japonês começou a enfrentar um dos piores momentos de sua história. Com o agravamento da crise econômica mundial, a HITACHI foi atingida de maneira potencialmente destrutiva. Resultado: cortou mais de 7 mil empregos, anunciou prejuízos bilionários e iniciou a busca por novos mercados, especialmente os dos países emergentes. Com isso, nos anos seguintes a empresa encerrou a produção de algumas linhas de produtos menos rentáveis e vendeu outras divisões de negócios, como por exemplo, em 2011 quando se desfez de sua divisão de HDs (discos rígidos); quando anunciou em 2012 que deixaria de produzir televisores no Japão; em 2015 ao concluir um acordo com a Johnson Controls para assumir seu negócio de ar-condicionado (com licença do uso da marca HITACHI); ou em 2017 com a venda de sua divisão de ferramentas elétricas. Em contrapartida, no mês de fevereiro de 2017, HITACHI e Honda anunciaram uma parceria para desenvolver, produzir e vender motores para veículos elétricos; e, no ano de 2018, a empresa japonesa adquiriu a divisão de Power Grids (redes elétricas) da suíça ABB.


A HITACHI está constantemente inovando. Para isso investe em pesquisas e desenvolvimento (destina 4% de seu faturamento anual) para oferecer sempre as melhores soluções em sistemas e equipamentos para os setores de energia, infraestrutura industrial, materiais de alta-precisão, máquinas de construção, mídias digitais, sistemas eletrônicos e equipamentos, serviços financeiros, sistemas automotivos, sistemas eletrônicos, equipamentos de saúde, tecnologia da informação e transportes. Maquinário pesado, compressores, transformadores, sistemas de monotrilho e trens de alta velocidade, escavadeiras, instrumentos de análise (como o espectrofotômetro e microscópios eletrônico), equipamentos médicos (ressonância magnética e ultrassom), produtos eletrônicos automotivos (incluindo sistemas multimídia e sistemas para navegação GPS, além de uma gama de alto-falantes, subwoofers, equipamentos de áudio e vídeo), redes elétricas, semicondutores, elevadores e escadas rolantes, são alguns dos produtos fabricados pela HITACHI que fazem o mundo funcionar. O atual slogan da marca não poderia expressar melhor sua filosofia: “Inspire the next” (“Inspire o próximo”, em português).


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Até 1992, o logotipo da HITACHI era formado por dois ideogramas estilizados, que apareciam dentro de um círculo. As quatro farpas ao redor da circunferência representavam os raios de sol, idealizado pelo fundador, e queriam dizer que uma pessoa, diante do sol nascendo, planeje um futuro melhor para todos. Afinal, HI (sol) TACHI (levantar ou erguer) significa “O sol se levanta, o sol nasce”. Foi então que em 1992, a empresa adotou somente o nome como identidade visual, que poderia ser aplicada nas cores vermelha e preta. Em 2001, a empresa incorporou o slogan “Inspire the next” ao seu logotipo.


Dados corporativos 
● Origem: Japão 
● Fundação: 1910 
● Fundador: Namihei Odaira 
● Sede mundial: Tóquio, Japão 
● Proprietário da marca: Hitachi Ltd. 
● Capital aberto: Sim (1982) 
● Chairman: Hiroaki Nakanishi 
● CEO: Toshiaki Higashihara 
● Faturamento: US$ 85.4 bilhões (2018) 
● Lucro: US$ 2.89 bilhões (2018) 
● Valor de mercado: US$ 36.1 bilhões (outubro/2019) 
● Presença global: 140 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 295.950 
● Segmento: Conglomerado 
● Principais produtos: Automação industrial, centrais de energia, sistemas de informação, locomotivas, equipamentos médicos e elevadores 
● Concorrentes diretos: Toshiba, Siemens, Fujitsu, Mitsubishi Electric, NEC, ABB e General Electric (GE) 
● Slogan: Inspire the next. 
● Website: www.hitachi.com.br 

A marca no mundo 
O grupo HITACHI, um dos maiores e mais importantes conglomerados japoneses, é um gigante que oferece a seus clientes tecnologia da informação, soluções em segurança, materiais industriais, equipamentos de radiodifusão, tecnologia de transmissão, infraestrutura, maquinário para construção, equipamentos médicos e de biotecnologia, soluções para o setor de transporte e produtos automotivos. A empresa vende sua vasta linha de produtos e soluções em mais de 140 países ao redor do mundo, faturando US$ 85.4 bilhões (dados/2018) e empregando mais de 295.000 pessoas. 

Você sabia? 
No Brasil a HITACHI já foi marca de televisores nos anos de 1990 em uma parceria com a Philco


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 13/10/2019

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá adorei o site, porém acredito que poderiam atualizar as informações...

http://www.hitachi.com.br/