14.6.06

QANTAS AIRWAYS


A QANTAS AIRWAYS, um dos maiores símbolos e orgulho do povo australiano, é uma das mais respeitadas e seguras companhias aéreas do mundo, conectando a Oceania ao resto mundo com voos diários, desde as grandes cidades até a mais remota aldeia no outback, oferecendo um serviço impecável através de seus aviões, reconhecidos por um canguru pintado na cauda. Isto lhe rendeu o simpático apelido de “Canguru Voador” (em inglês “The Flying Kangaroo”). 

A história 
A maior empresa aérea australiana foi fundada no dia 16 de novembro de 1920 na cidade de Winton, interior de Queensland, pelos senhores Paul McGuiness, Hudson Fysh, Fergus McMaster e Arthur Baird, pilotos da Australian Flying Corps (a componente aérea do Exército Australiano responsável por operar aeronaves durante a Primeira Guerra Mundial). A nova empresa foi batizada de Queensland And Northern Territory Aerial Services, ou abreviadamente QANTAS. Durante os dois primeiros anos de operação a pequena companhia aérea dedicou-se a voos panorâmicos turísticos e serviços ocasionais de taxi aéreo utilizando dois aviões biplano Avro 504. Estas pequenas aeronaves, adaptadas após servirem durante a Primeira Guerra Mundial, possuíam capacidade para transportar apenas duas pessoas, incluindo o piloto. Somente em novembro de 1922, a QANTAS iniciou voos regulares entre as cidades de Charleville e Cloncurry, passando por Longreach, com um avião Armstrong Whithworth F.K. 8. Em 1928 foi a QANTAS que iniciou um serviço aéreo de transportes de médicos para regiões mais longínquas e isoladas do país. Nos anos seguintes, uma densa malha foi estabelecida na província de Queensland.


Em 1934 a QANTAS começou a dar os primeiros passos no mercado da aviação internacional, iniciando as ligações com a Europa, através da Inglaterra, graças à associação com a Imperial Airways (antecessora da British Airways), dando origem a Qantas Empire Airways Ltd., que operaria o segmento Brisbane-Cingapura da chamada “Rota do Canguru”, que ligava Londres a Sydney. Com isso, em 1935 a QANTAS realizou seu primeiro voo internacional da cidade de Darwin para Cingapura, transportando correio aéreo com destino ao Reino Unido em cooperação com a Imperial Airways. No final desta década, começou a utilizar hidroaviões nos trajetos para Londres, serviço que foi interrompido devido à Segunda Guerra Mundial. Durante o conflito, a QANTAS passou a fazer voos entre a Austrália e a África do Sul, assim como assegurou o transporte de tropas australianas. No ano de 1944 a empresa adotou oficialmente o “Canguru” como símbolo. E a razão era óbvia: o animal é o principal símbolo da rica natureza australiana e um orgulho para os nativos.


Após a Segunda Guerra Mundial, a empresa encomendou seus primeiros Lockheed Constellation e, em 1947, o governo australiano comprou a parte da Empire Airways, tornando-se o único proprietário e elevando seu status ao de empresa aérea de bandeira. Nesse mesmo ano a companhia aérea introduziu a aeronave Constellation na rota de Londres e operou seu primeiro voo para o Japão. Ainda naquela época, se tornou sócia da neozelandesa TEAL (Tasman Empire Airways Ltd.) com o propósito de desenvolver o tráfego aéreo entre os dois países. Novos destinos foram rapidamente adicionados à malha internacional, especialmente para a África do Sul e Ilhas Mauritius, além de inaugurar rotas para importantes cidades, como por exemplo, em 1954 quando começou a voar para San Francisco e Vancouver.


Em 1958 a rota para San Francisco passou a atingir Nova York e Londres, fazendo com que a QANTAS fosse a primeira empresa a oferecer um voo regular ao redor do globo. Já em 1959, a empresa entraria na era do jato, com o recebimento dos primeiros modelos Boeing 707-138 de fuselagem encurtada e ultralongo alcance (para a época), aeronave desenvolvida exclusivamente para a QANTAS. No mesmo ano, foram introduzidos os primeiros Lockheed Electra, usados inicialmente nas rotas para a Nova Zelândia. Em 1967 o nome da empresa foi alterado oficialmente para QANTAS AIRWAYS LIMITED. No início dos anos de 1970 a companhia aérea passou a utilizar ostensivamente aviões Boeing 747, com capacidade para 350 passageiros, os primeiros a ter desenhado um canguru na cauda. Nas décadas seguintes estes aviões passaram a constituir a base da frota da QANTAS, uma empresa com vocação para voos com destinos longos em virtude da sua localização geográfica.


Em 1977, mais uma vez de forma ousada, a empresa inaugurou o primeiro voo charter para a Antártida. No final da década, em 1979, a QANTAS foi a responsável pela introdução da primeira Classe Executiva (conhecida como Business Class) do mundo, especialmente direcionada para os viajantes a negócios. No início da década de 1990, comprou a concorrente doméstica Australian Airlines, consolidando sua posição de liderança no mercado interno australiano pela primeira vez, tendo como única rival a Ansett Australia, que desapareceria do mapa devido a graves problemas financeiros no início da próxima década. Em 1993, 25% da empresa foi adquirido pela companhia aérea britânica British Airways. Pouco depois, no final de 1995, foi totalmente privatizada, com a abertura de seu capital na Bolsa de Valores de Sydney. Devido à sua ligação com a British Airways, foi também uma das fundadoras da aliança Oneworld em 1999.


Nos anos seguintes a QANTAS modernizou sua frota, ampliou suas rotas, investiu em companhias regionais, incrementou seus serviços com novos sistemas de check-in, poltronas extremamente confortáveis e inauguração de modernos lounges em aeroportos. Tudo isso propiciou que a QANTAS fosse eleita, em 2011, a oitava melhor companhia aérea do mundo. Em 2017, pelo quarto ano consecutivo, a QANTAS foi considerada a companhia aérea mais segura do mundo, segundo a análise do site AirlineRatings. Isto somente comprova que a empresa australiana não somente prima pela excelência de seus serviços, como também pelo rígido controle de segurança em todas as suas operações. Por exemplo, a QANTAS vem sendo líder no desenvolvimento do Future Air Navigation System (Sistema de Navegação Aéreo do Futuro); do Flight Data Recorder, para monitorar o plano e desempenho em relação a ele da tripulação; em aterrissagens automáticas usando sistema de satélites de navegação global; e também em abordagens de precisão em torno de montanhas usando RNP. Em março de 2018, a companhia aérea realizou o primeiro voo direto entre a Austrália e o Reino Unido. O Boeing 787-9 Dreamliner da QANTAS demorou 17 horas e seis minutos para voar os 14.875 quilômetros que separam Perth, na Austrália Ocidental, a Londres, na Inglaterra. Foi o primeiro avião comercial de passageiros a fazer a viagem direta entre a Oceania e a Europa.


O ator John Travolta (foto abaixo), conhecido pela sua enorme paixão pela aviação, é o principal embaixador da QANTAS no mundo. Outros embaixadores da empresa pelo mundo são o golfista Greg Norman, o ex-jogador de futebol australiano Adam Goodes, a modelo Miranda Kerr e o ator Hugh Jackman. O piloto Mark Webber e a atleta Cathy Freeman também já foram embaixadores da marca australiana no mundo.


A frota 
Atualmente a QANTAS AIRWAYS possui uma frota composta por 126 aviões (incluindo modelos Boeing 747-400, 373-800, 787-9 e Airbus A330 e A380) com média de idade de aproximadamente 10 anos. Incluindo a subsidiária Jetstar Airways (companhia de baixa tarifa lançada em 2004 e que realiza 4.000 voos por semana para mais de 75 destinos em 17 países e territórios em toda a região da Ásia-Pacífico, com uma frota de mais de 120 aeronaves) e a QantasLink (companhia regional criada em 2002 para unir todas as suas subsidiárias sob uma mesma marca, e que opera mais de 2.000 voos por semana para uma rede de 56 destinos metropolitanos e regionais em toda a Austrália), sua frota ultrapassa as 300 aeronaves. Reconhecidos no mundo inteiro por sua tradicional pintura vermelha e branca com um canguru na cauda, os aviões da companhia aérea australiana começaram em 1926 a receber nomes próprios inspirados em Deuses Gregos, estrelas, pássaros australianos e pessoas que ajudaram a construir a aviação no país. A partir de 1959 os aviões começaram a serem batizados com nomes de cidades australianas.


A companhia aérea possui aeronaves pintadas com temas Aborígenes, como por exemplo o Wunala Dreaming (Boeing 747-400ER) e o Yananyi Dreaming (Boeing 737-800). Ambas as aeronaves carregam pinturas especiais coloridas criadas por aborígenes australianos, como por exemplo, desenhos representando o Uluru, um monte australiano considerado sagrado. A QANTAS tem em sua frota 12 Airbus A380, que são utilizados na rota transpacífico entre Melbourne e Sydney até Los Angeles e Londres. O primeiro desses gigantes, batizado de Nancy-Bird Walton, foi recebido no dia 19 de setembro de 2008, e pouco depois iniciou a rota entre Melbourne e Los Angeles. Além disso, em 2014, pela primeira vez em mais de 90 anos de história, a QANTAS apresentou uma pintura retrô em um de seus novíssimos Boeing 737 como uma homenagem aos 70 anos do icônico logotipo do canguru. O avião foi batizado de Retro Roo I.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações durante sua história. A QANTAS é reconhecida no mundo inteiro pelo tradicional canguru, que foi incorporado ao seu logotipo pela primeira vez em outubro de 1944, como uma adaptação do animal presente na moeda australiana de um centavo. A primeira modificação ocorreu em janeiro de 1947, quando o canguru ganhou asas (criado pelo designer Gert Sellheim) e carregava um globo com a forma do continente australiano no hemisfério sul (na cor azul). Muito provavelmente o apelido da companhia aérea, “Canguru Voador”, derivou desse logotipo. Em 1968 o tradicional logotipo foi modernizado, perdeu o globo e passou a ostentar pela primeira vez o nome QANTAS.


Somente em 1984 o logotipo ganhou a forma triangular com o canguru ao centro, mas já sem as asas e totalmente estilizado. Em 2007 ocorreu mais uma atualização, que apresentou uma nova tipografia de letra. Mais recentemente, no mês de outubro de 2016, a marca apresentou sua nova identidade visual: o triângulo vermelho foi remodelado para se parecer com a barbatana caudal de uma aeronave moderna. Já o canguru foi remodelado, perdendo alguns detalhes, como os braços, além de reforçar algumas áreas para simular uma sensação tridimensional. Uma nova tipografia de letra também foi adotada.


A pintura de seus aviões também evoluiu com o passar do tempo, mas sempre manteve como destaque a cor vermelha (na cauda) e o tradicional canguru. A atual pintura foi adotada em 2016.


Já o programa de milhagem da companhia aérea, chamado Qantas Frequent Flyer, que foi introduzido em 1987 e atualmente possui mais de 12 milhões de membros, também passou por remodelações em sua identidade visual durante os anos.


Os slogans 
Spirit of Australia. (1989) 
We go further. 
Australia’s round-the-world airline. (1958) 
Australia’s overseas airline. (1954)


Dados corporativos 
● Origem: Austrália 
● Fundação: 16 de novembro de 1920 
● Fundador: Paul McGuiness, Hudson Fysh, Fergus McMaster e Arthur Baird 
● Sede mundial: Sydney, Austrália 
● Proprietário da marca: Qantas Airways Limited 
● Capital aberto: Sim (1995) 
● Chairman: Richard Goyder 
● CEO: Alan Joyce 
● Faturamento: US$ 16.1 bilhões (2016/2017) 
● Lucro: US$ 1.4 bilhões (2016/2017) 
● Valor de mercado: US$ 10 bilhões (agosto/2018) 
● Frota: 126 aeronaves 
● Destinos: 41 
● Passageiros transportados: 53.700.000 (2017) 
● Presença global: 14 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Funcionários: 29.500 
● Segmento: Aviação 
● Principais produtos: Aviação comercial e cargueira 
● Ícones: O canguru 
● Slogan: The Spirit of Australia. 
● Website: www.qantas.com 

A marca no mundo 
Hoje a QANTAS AIRWAYS, terceira mais antiga companhia aérea do mundo em operação, depois da KLM e da Avianca, possui uma extensa rede doméstica e internacional, voando para mais de 41 destinos em 14 países como Nova Zelândia, Estados Unidos, Japão, Inglaterra, China, França e Alemanha, entre outros, além de ser a principal transportadora doméstica australiana com 65% de participação de mercado. Sua frota de 126 aeronaves realiza aproximadamente 970 voos diários, transportando mais de 53.7 milhões de passageiros em 2017 (incluindo suas subsidiárias). Já a QANTAS FREIGHT, envia mais de 4.000 itens de frete aéreo para mais de 500 destinos globalmente todos os dias através de 17 aeronaves. Terminais de manuseio de carga estão disponíveis em 22 localidades ao redor do mundo. A empresa ainda é proprietária da QANTAS HOLIDAYS, que com mais de 40 anos de experiência é especializada em criar pacotes turísticos para atender a uma ampla variedade de gostos e orçamentos. 

Você sabia? 
Em 2005 foi inaugurado o Qantas Heritage Collection, um museu instalado no mezanino do aeroporto doméstico de Sydney que expõe uma enorme variedade de objetos históricos, incluindo motores e equipamentos de navegação, além de miniaturas de aviões e modelos de uniformes usados ao longo de quase cem anos de história da companhia aérea. 
Na sede da companhia, em Sydney, destaca-se o Qantas IOC, seu Centro de Operações Integradas. Ali, por 24 horas, 260 pessoas se dividem para monitorar todos os voos da empresa e minimizar riscos em geral. 
Quando o ciclone Tracy devastou a cidade de Darwin no natal de 1974, a QANTAS estabeleceu um novo recorde de pessoas embarcadas em um mesmo avião: 673. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 5/8/2018

Nenhum comentário: