27.7.06

CATHAY PACIFIC


Sensacional! Com onze letrinhas dá para definir a experiência de voar na CATHAY PACIFIC AIRWAYS. A atenção proverbial aos detalhes, um tratamento impecável, uma frota nova e moderna, um plano de negócios impecável e robustez financeira invejável foram alguns dos itens que deram à empresa o título de melhor companhia aérea do planeta. A CATHAY PACIFIC é respeitada por toda a indústria da aviação graças ao seu alto grau de eficiência, empenhando-se incansavelmente para conquistar o reconhecimento de empresa de aviação mais admirada em todo o mundo. 

A história 
A companhia aérea foi fundada no dia 24 de setembro de 1946 pelo americano Roy C. Farrel e o australiano Sydney de Kantzow, envolvidos no lucrativo transporte de carga, que se conheceram durante a Segunda Guerra Mundial e compartilhavam o sonho de formar um grande império econômico na China. Inicialmente baseada na cidade de Xangai, rapidamente a nova empresa se mudou para Hong Kong. O nome da empresa era: CATHAY (antigo nome dado à China, derivado de “Khitan”) PACIFIC (pois tinha a intenção de cruzar o Oceano Pacífico). Nos dois anos iniciais a empresa operou voos cargueiros e de passageiros entre Hong Kong e a Austrália, além de voos charters (alugados) para Londres, todos utilizando um avião modelo Douglas DC-3, batizado carinhosamente pela empresa de “Betsy”. Em 1948 a dupla, precisando de capital para expandir a nova empresa, vendeu 45% da companhia aérea para a Butterfield & Swire e 35% para a Australian National Airways, ficando cada um com apenas 10% de participação. Já no final do mesmo ano, a empresa operava uma frota de sete aviões Douglas DC-3 e dois PBY Catalina em rotas regulares para as Filipinas, Tailândia, Singapura e China.


Mas foi somente em 1959, que a CATHAY PACIFIC deu um enorme passo para o desenvolvimento de seus serviços com a compra da concorrente Hong Kong Airways, tendo acesso assim a rotas para o norte do sudeste asiático, incluindo o Japão. Em 1962, com a chegada das primeiras aeronaves Convair 880, a empresa entrou na era do jato e desde então cresceu vertiginosamente no cenário internacional, tornando-se uma das principais empresas mundiais do setor aéreo. Dois anos mais tarde já transportava seu milionésimo passageiro. No final desta década a companhia aérea começou a voar regularmente para importantes aeroportos japoneses de cidades como Osaka, Fukuoka e Nagoya.


Na década de 1970 a empresa instalou um sistema de reserva computadorizada, fazendo com que o atendimento ao passageiro se tornasse mais ágil. Além disso, iniciou a utilização de simuladores de voos para treinamento de seus pilotos. O resultado desse investimento em tecnologia pode ser sentido em 1973, quando a CATHAY PACIFIC já transportava mais de um milhão de passageiros por ano. Começou a voar para as grandes cidades europeias na década de 1980, principalmente em virtude da compra de aviões Boeing 747. Londres, Paris, Zurique, Amsterdã, Manchester, Frankfurt e Roma passaram as serem servidas pelos aviões da CATHAY PACIFIC. Além disso, inaugurou voos diretos para Vancouver (1983) e San Francisco (1986). A década seguinte foi marcada por importantes aquisições na região asiática: em janeiro de 1990, a holding do grupo, Swire Pacific, comprou o controle acionário da companhia aérea regional Dragonair; e, em 1994, arrematou o controle de 75% da empresa cargueira Air Hong Kong.


Durante esta década a companhia aérea lançou o programa de remodelação de seus aviões, que deixaram de serem pintados com as tradicionais listras verde e branca, passando a adotar uma nova identidade visual conhecida como “Brushstroke”. O programa também incluía a modernização da frota com a aquisição de novas e modernas aeronaves, com investimento superior a US$ 9 bilhões. No final da década, em 1999, a CATHAY PACIFIC, juntamente com a British Airways, American Airlines e a extinta Canadian Airlines, fundou a aliança global Oneworld, a segunda maior do planeta. Foi uma jogada de mestre, que consolidou a empresa como uma das líderes mundiais do setor, sobretudo na qualidade impecável de seus serviços e alcance de suas rotas. Foi ainda em 1999 que a empresa inaugurou seu novo quartel general (batizado de CATHAY CITY), localizado ao lado do aeroporto internacional de Hong Kong, considerado um dos mais modernos do mundo.


Com a chegada do novo milênio, a CATHAY PACIFIC fortaleceu as ligações de Hong Kong para outros centros globais com vários voos diários para Londres, Los Angeles, Nova York e Sydney, juntamente com o aumento da frequência e destinos regionais. Nesta época se tornou a primeira companhia aérea a operar voo comercial sem escala unindo Hong Kong à cidade de Toronto no Canadá. Em 2002, um Boeing 747, batizado de “Asia’s World City”, recebeu uma pintura especial com o logotipo de Hong Kong e um tradicional dragão para divulgar a ilha a redor do mundo. Tendo como padrão empregar pilotos ingleses e australianos e tripulantes de cabine orientais, a empresa se posicionou como tendo “the best of both worlds”: os ocidentais na parte técnica e os orientais no trato com o público, que com toda a sua delicadeza e natural inclinação para servir, fizeram da “CX” (como a companhia aérea é conhecida no meio aeronáutico) o sucesso que ela é hoje.


Em 2006, foi classificada em primeiro lugar na pesquisa da revista Forbes sobre as “Melhores Primeiras Classes”. Também recebeu o título de “Melhor Companhia Aérea do Ano” da Air Transport World, prêmio que já havia conquistado nos anos de 2003 e 2005. Nos últimos anos a companhia aérea significativamente modernizou sua frota com a adição de aeronaves Boeing 777-300ER. Em 2014 a CATHAY PACIFIC foi apontada em primeiro no ranking da Skytrax das melhores companhias aéreas do mundo – espécie de Oscar do setor – sendo considerada assim a melhor do planeta. Foi a quarta vez que recebe o troféu: a última tinha sido em 2009. A companhia aérea também ficou com o prêmio de melhor tripulação. Hoje em dia, a CATHAY PACIFIC é uma entre as seis únicas companhias aéreas do mundo com o conceito cinco estrelas.


Os serviços impecáveis 
Nos últimos anos a CATHAY PACIFIC AIRWAYS foi eleita Empresa Aérea do Ano, em pelo menos três ocasiões. E, em 2014, foi considerada a melhor companhia aérea do planeta. E não foi por acaso: aviões modernos, serviços impecáveis, atendimento mais que perfeito e muito vigor financeiro. A CATHAY PACIFIC oferece quatro classes de cabine em seus voos internacionais de longa distância: Primeira Classe, Classe Executiva, Classe Econômica Premium e Classe Econômica. A qualidade pode ser sentida logo no check-in: amável e cortês, sim, como quase todo contato com o povo oriental. Uma mistura de educação britânica com a suavidade e elegância oriental. A primeira classe é um show a parte, considerada uma “suíte no ar”. Em cada suíte, um delicado arranjo com orquídeas frescas, um pijama da Shanghai Tang (uma das mais badaladas marcas de Hong Kong), um compartimento individual para pendurar casacos e guarda volumes já demonstram o que os passageiros terão a disposição. Os assentos são recobertos por couro natural com forros sutis e visual limpo e sofisticado, e braços da poltrona acolchoados. Há um controlador de touchscreen LCD que facilita para reclinar o assento, ajustar o apoio para as costas, e ligar as luzes e desligar. Ele pode se transformar em uma cama totalmente plana (com 2.20m de comprimento), com direito a roupa de cama, incluindo edredom, travesseiro e almofadas. Todos os passageiros desta classe ganham kits de higiene pessoal da grife italiana Ermenegildo Zegna para homens e Trussardi para as mulheres.


O passageiro pode relaxar com uma grande tela de TV pessoal e uma escolha de centenas de seleções de entretenimento com áudio e vídeo sob demanda. Existe também um conector multi-port que permite transmitir filmes e música de iPod, iPhone e iPad para a TV, e uma porta USB. Os pratos asiáticos e internacionais são preparados em cozinhas especiais a bordo, ostentando panelas de arroz, frigideiras elétricas, torradeiras, fornos a vapor e cafeteiras. Todos os pratos são feitos por encomenda e acompanhados por uma excepcional carta de vinhos de vários países. Tudo montado impecavelmente com toalha branca, talheres de prata e porcelana Noritake. Um pequeno cartão manuscrito pela comissária e personalizado com o nome de cada passageiro é posicionado a sua frente com votos de bon apetit da equipe de bordo. Já a cabine Premium Economy Class tem de 26 a 34 assentos, sendo que os da primeira fila possuem apoio de pernas. Para entretenimento, há centenas de opções em seu sistema de entretenimento de bordo batizado de Studio CX. Isso sem contar a ótima revista de bordo da empresa, chamada Discovery, e um abundante leque de revistas e jornais oferecidos.


Ninguém morre de tédio em uma aeronave da CATHAY PACIFIC. Não demora muito, uma Flight Purser passa oferecendo um drinque de boas vindas: champanhe, água, suco de laranja ou o Cathay Delight (uma mistura maravilhosa de kiwi, menta e leite de coco). Vale a pena destacar e explicar a composição da tripulação e a nomenclatura usada pela CATHAY PACIFIC para seus atendentes: eles são liderados pelo Inflight Service Manager, depois, há três Senior Pursers, um para cada classe. Em seguida, seis Flight Pursers, alguns dos quais pilotam os fornos, montam bandejas, etc. Finalmente, sete Flight Attendants, os mais jovens a bordo, completam a tripulação de cabine. Todas as aeromoças vestem um elegantíssimo uniforme vermelho (uma saia justa e longa, tão tipicamente chinesa quanto sexy).


A evolução visual 
A CATHAY PACIFIC, ao longo de sua história, executou algumas remodelações em sua identidade visual. Em 1994 a companhia aérea apresentou um novo logotipo, batizado de “Brushwing” (que sugere a asa estilizada de um pássaro). Com isso, além de uma nova tipografia de letra foi também adotado um tom de verde e vermelho mais escuro, além é claro do tradicional símbolo. Em 2014 a CATHAY PACIFIC apresentou uma nova identidade visual para seu icônico logotipo, mais limpa e moderna. No novo logotipo o Brushwing perdeu a caixa quadrada verdade, ganhando assim mais leveza.


O visual de seus aviões também mudou e acompanhou as mudanças visuais da marca, adquirindo uma imagem mais moderna e refinada, batizada de Brushstroke.


Os slogans 
People. They make an airline. (2011) 
Meet the team that goes the extra mile. (2011) 
Great Service. Great People. Great Fares. (2009) 
Reach the heart of China with Cathay Pacific. (2008) 
Warm and relaxing - Outlook sunny. (2006) 
It’s the little things we remember. (2005) 
A little rain, a little sun - perfect for growing. (2005) 
Fly Cathay Pacific. The heart of Asia. (1999) 
Arrive in better shape. (1992) 
Hong Kong’s airline - We know Asia. (1980) 
More the way you want us to be. (1980) 
We move it your way. (1977) 
Hong Kong’s discovery airline. (1979)


Dados corporativos 
● Origem: China/Hong Kong 
● Fundação: 24 de setembro de 1946 
● Fundador: Roy Farrel e Sydney de Kantzow 
● Sede mundial: Hong Kong, China 
● Proprietário da marca: Cathay Pacific Airways Limited 
● Capital aberto: Sim (1986) 
● Chairman: John Robert Slosar 
● CEO: Ivan Chu 
● Faturamento: US$ 12.94 bilhões (2013) 
● Lucro: US$ 337.6 milhões (2013) 
● Valor de mercado: US$ 7.5 bilhões (dezembro/2014) 
● Frota: 146 aviões 
● Destinos: 189 
● Passageiros transportados: 29.920.000 (2013) 
● Presença global: 47 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 32.200 
● Segmento: Aviação comercial 
● Principais produtos: Passagens aéreas e transporte de carga 
● Concorrentes diretos: Singapore Airlines, Qatar Airways, Emirates, Etihad Airways, Japan Airlines, Turkish Airlines e Asiana Airlines 
● Ícones: A primeira classe e o logotipo conhecido como Brushwing 
● Slogan: People. They make an airline. 
● Website: www.cathaypacific.com 

A marca no mundo 
A CATHAY PACIFIC AIRWAYS, que possui uma das mais modernas frotas do mundo, composta por 146 aviões (com média de idade de 8 anos), transporta anualmente mais de 29 milhões de passageiros e outras milhões de toneladas em carga para 189 destinos diferentes em 47 países nas Américas, África, Ásia, Europa e Oceania. Em 2013 a companhia área realizou 160.000 pousos e decolagens. A companhia oferece voos diretos diários de Hong Kong para Los Angeles, Nova York, São Francisco, Toronto e Vancouver. Do Brasil, a companhia aérea possui voos semanais saindo do Aeroporto de Guarulhos, São Paulo, para Hong Kong, com escala em Londres. As tarifas São Paulo-Hong Kong custam a partir de R$ 4 mil. A empresa tem seu hub principal no moderníssimo Aeroporto Internacional de Hong Kong. A CATHAY PACIFIC CARGO, braço cargueiro da companhia aérea conta com 24 aeronaves e representa 30% do faturamento da empresa. Sua subsidiária regional, a Dragonair, igualmente baseada em Hong Kong, voa para 47 destinos asiáticos, dos quais 20 localizados na China Continental. 

Você sabia? 
Em 1998 a companhia aérea emitiu um comunicado avisando que o grupo musical Oasis estava proibido de embarcar em seus voos. Motivo: num voo entre Hong Kong e Perth, na Austrália, os rapazes armaram uma confusão monumental no avião. Embriagados, agrediram os outros passageiros com palavrões e toalhas molhadas, além de fumar sem parar a bordo. 
A companhia aérea tem um dos melhores programas de milhagem do mundo: THE MARCOPOLO CLUB, lançado no início dos anos de 1980. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).  

Última atualização em 27/12/2014

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