9.6.06

KINDER OVO


Deliciosos ovinhos de chocolate ao leite cujo interior é recheado com surpresas incríveis e colecionáveis é a receita de sucesso da marca KINDER OVO, um produto que proporciona uma divertida e saborosa refeição para milhões de crianças no mundo todo. Mas não são somente crianças que se deliciam com o produto, enquanto muitas delas se fartam com a parte de chocolate, colecionadores, muitos deles marmanjos, fazem a festa com as figuras surpresas contidas no recipiente de plástico amarelo dentro do ovo.  
A história 
Tudo começou graças à visão empresarial da família Ferrero, em especial a de Michele, filho do fundador, que nos tempos de crise em 1968, lançou no mercado à linha de chocolate Kinder (que em alemão significa criança), composta por uma série de produtos destinados às crianças. Porém, ao contrário do que se pode pensar, o primeiro Kinder nem era um ovo, como a marca ficou mais conhecida no mundo. Era uma pequena barra de chocolate, gostosa e nutritiva com recheio de leite, desenvolvida pela subsidiária alemã. Logo depois o produto, que se transformou em um sucesso entre os italianos, foi introduzido na Alemanha e depois no resto da Europa. Porém, foi somente em 1974 que surgiu a brilhante ideia de transformar o Kinder em ovo de chocolate, um produto que estivesse ligado ao ovo de Páscoa, com forte valor emocional para as crianças, e que literalmente mantivesse a magia da data em todos os dias do ano.


A ideia original era de que as crianças ao abrirem o ovinho tivessem um momento mágico e de diversão todos os dias do ano. O principal diferencial do produto era um brinquedo (uma espécie de surpresa para as crianças) que vinha dentro de uma cápsula plástica amarela (a cor representa a gema de um ovo de verdade) no pequeno ovo de chocolate e podia ser colecionável. Assim, o produto realizava três desejos de uma só vez: chocolate, brinquedo e a magia de uma surpresa. Lançado com o nome de KINDER SORPRESA, o delicioso e nutritivo ovinho foi posicionado no mercado como um produto saudável, rico em energia e carboidratos. O tamanho do ovo continha a quantidade apropriada de chocolate para o consumo de uma criança. O KINDER OVO logo se espalhou por toda a Europa, chegando ao Canadá em 1975 com o nome de KINDER SURPRISE. Neste mesmo ano surgiram os brinquedos feitos de metal dentro do ovo.


Uma de suas surpresas mais famosas foi lançada na Alemanha em 1980 com bonequinhos dos personagens do popular desenho animado Smurfs, sendo a primeira série pintada à mão. O resultado foi um verdadeiro sucesso no mundo todo. A primeira diversificação de produtos da marca ocorreu em 1989 com o lançamento do KINDER EASTER EGG (um ovo de páscoa com uma surpresa gigante), conhecido no Brasil de KINDER MAXI, que se tornou um enorme sucesso e virou líder no mercado italiano. No Brasil, o KINDER OVO chegou somente em 1994, produzido na Argentina, e desde o lançamento já conquistou milhões de pequenos brasileiros com seu sabor delicioso, além de encantar com os brinquedos, produzidos em um material de alta qualidade, resistentes, coloridos, com adesivos e encaixes perfeitos.


Desde seu lançamento, foram lançadas mais de 15.500 surpresas originais e diferentes no mundo inteiro. No Brasil saíram mais de 1.800 e a cada ano mais 100 surpresas diferentes são introduzidas dentro dos ovinhos. Todas as surpresas contidas nos ovinhos são numeradas. Por exemplo: K 98 n 30, neste caso um patinho com filhote, onde a letra “K” representa a marca Kinder; 98 o ano em que foi lançada a peça; e “n” é o número da peça fabricada no ano (são aproximadamente 130 por ano). Este número pode ser encontrado em relevo na peça e/ou na instrução que a acompanha. Essas surpresas incentivam a troca e a coleção, fazendo do KINDER OVO um produto universal e divertido, especialmente quando utilizam personagens famosos como Asterix, Star Wars, Smurfs ou Os Simpsons.


Nos últimos anos a empresa inovou ao introduzir as “surpresas da internet”, que consiste em um código, fornecido ao lado da surpresa que vem nos ovinhos, para ser introduzido na página da marca, onde normalmente é aberto um minijogo para crianças. Além disso, lançou novas versões, como por exemplo, o KINDER OVO MENINOS (cor azul), com divertidas surpresas desenhadas especialmente para eles; KINDER OVO MENINAS (cor rosa), com divertidas surpresas desenhadas especialmente para elas; e KINDER OVO NATOONS, com surpresas que estimulam o carinho pelos animais e o desenvolvimento afetivo das crianças. Produzido para ser vendido em países de clima frio, o chocolate não é comercializado nos meses de verão. Nesses meses KINDER OVO é substituído pelo KINDER JOY, um ovo de plástico, onde de um lado encontra-se o brinquedo, e do outro existe um delicioso creme à base de cacau-avelãs e leite com duas bolinhas crocantes. Existe ainda o KINDER CHRISTMAS, ovo de 150 gramas, em forma de bola, comercializado especialmente na época do Natal; e o KINDER OVO MAGIC, um ovo de páscoa com o delicioso chocolate Kinder e com surpresas de pelúcia.


A fabricação 
Apesar de ser um produto simples, KINDER OVO exige muito cuidado em sua fabricação, passando por inúmeros processos e rígido controle de qualidade. 
Parte externa: feita de chocolate ao leite 45%, açúcar, leite integral em pó, manteiga de cacau, massa de cacau, emulsificante lecitina de soja e aromatizante. 
Parte interna: leite integral em pó, açúcar, gorduras vegetais, emulsificante lecitina de soja e aromatizante. 
As surpresas: antes de ser inserida dentro do KINDER OVO, cada uma é submetida a um rigoroso teste de qualidade. Destacam-se dois tipos de surpresa, as de montar e as já montadas e pintadas à mão, especialmente as das séries especiais, como a recente série “Os Simpsons”, lançada na Alemanha.


Na fábrica, primeiro são misturadas as surpresas, e somente depois o chocolate: primeiro o recheio de leite que fica por dentro do ovinho, e depois o chocolate ao leite que fica por fora.


A divertida mascote 
O produto tem como mascote e porta-voz (em inglês, spokesman) um divertido e animado ovinho chamado KINDERINO, com seu inseparável boné vermelho. Ele é o responsável por divertir, animar e ensinar milhões de crianças no mundo inteiro através de brincadeiras e jogos.


O nome 
Os ovinhos da Kinder têm diferentes nomes no mundo inteiro, sendo chamados de KINDER SURPRISE EGGS (em países de língua inglesa), KINDER ÜBERRASCHUNG (Alemanha), KINDER MEGLEPETÉS (países do leste-europeu), KINDER NIESPODZIANKA (Polônia), KINDER OVO (no Brasil) ou até mesmo KINDER SORPRESA (Itália, Espanha e países de língua espanhola) e KINDEROVERRASKELSE (Suécia e Noruega). Mesmo com essas diferenças de nomes, no mundo inteiro o produto é conhecido como OVINHO KINDER.


Dados corporativos 
● Origem: Itália 
● Lançamento: 1974 
● Criador: Michele Ferrero 
● Sede mundial: Alba, Piedemonte, Itália 
● Proprietário da marca: Ferrero SpA 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Giovanni Ferrero 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 60 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Chocolates 
● Principais produtos: Ovinhos de chocolates e ovos de Páscoa 
● Concorrentes diretos: Nestlé, Hershey’s e Lacta 
● Mascote: Kinderino 
● Slogan: Where will your next egg take you? 
● Website: www.kinderovo.com.br 

A marca no mundo 
O KINDER OVO pode ser encontrado em mais de 60 países ao redor do mundo. Diariamente, são vendidos 5 milhões ovinhos no mundo, isto equivale a mais ou menos 2 bilhões de ovos por ano. A marca é uma das mais importantes e valiosas da empresa italiana Ferrero. Na Alemanha, maior mercado da marca, calcula-se que existam mais de 300 mil colecionadores, que frequentam feiras especializadas e sites da internet. Os brinquedos produzidos lá são considerados os melhores pelos fãs do produto, pois possuem maior qualidade e variedade. 

Você sabia? 
O desejo pelo KINDER OVO o transformou em artigo de contrabando nos Estados Unidos, onde a venda do produto é ilegal devido a uma lei que não permite a comercialização de brinquedos juntamente com alimentos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (BusinessWeek e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem e Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 8/2/2014

13 comentários:

trofa disse...

será que há alguem que colecione os bonecos dos ovos kinder em portugal. se sim aqui fica o meu email para quem quiser comunicar.tenho vários. compro e troco.

trofa disse...

ah o email é alexisobtusus@hotmail.com

Anônimo disse...

TENHO 1.043 MINIATURAS KINDER EQUERO VENDELAS COMO FAÇO

Anônimo disse...

quanto vc quer vender cada um?

Thablyta disse...

meu nome é thalita e amo miniaturas de madeira, vc tem alguma? se tiver diga-me o valor, que podemos contactar: thalita_dance@yahoo.com.br
Faz muitos anos que eu não vejo uma de madeira. Aguardo a resposta!

ponto1 disse...

Meu nome é Ivan Duarte trabalho na rede Ipiranga de Combustivel e queria uma visita do representante da empresa para que possa efetuar algumas compras do produto ..tenho 2 lojas no posto .. meu email é automokm@hotmail.com e tel. 11 44119202

Anônimo disse...

Gostaria de saber onde encontro os ovos kinder ovo para a páscoa moro no Rj, Sou fã da Kinder mas so encontro os ovinhos pequenos, e quero o grandão....Moro no bairro de Campo grande. Aguardo resposta...

daybraga disse...

Preciso saber quantos bonecos é que formam a coleção completa dos simpsons. E se alguem tiver a coleção e estiver interessado (a) em vender., por favor responda para daybraga1@bol.com.br.

toninho disse...

Estou procurando o boneco Spartacco quem tiver me avise via email antoniorgon@hotmail.com

Lucia Cristina Pires Proença disse...

Meu nome é Lucia Cristina Pires Proença e a idéia de colocar brinquedos montáveis dentro de ovos de Páscoa pequenos para que crianças carentes pudessem ter acessos também a brinquedos que lembrariam os Legos dos anos 90, foi minha. Porém não sabia como colocar isso em prática, então passei a idéia para um amigo chamado Luiz de Oliveira Matarazzo!!

Paulo disse...

tenho bonecos da kinder para trocar e vender colecçoes recentes completas o meu emeill e r.j.paulo@iol.pt

Anônimo disse...

Tá bom minha amiga , então vc inventou o kinder ovo? Faça -me o favor!
cada uma....

Maria Elvira disse...

Meu nome é Maria Elvira sou esperantina -PI eu acho que os ovinhos kinder joy são um maximo principalmente para mim que sou uma criança tenho apenas 10 anos de idade , eu acho que as crianças carentes não tem acesso aos ovinhos kinder joy as vezes eles não compram por que não tem dinherio , eu de vez enqunto compro os ovinhos eu não tenho dinherio todo dia mas mesmo assim eu adoro os ovinhos kinder joy