24.5.06

TRIDENT


Ele não provoca cárie como muitos outros. Vem embalado em pequenos pacotes coloridos. Tem sabores marcantes e alguns até exóticos. É refrescante e seu sabor dura muito mais. E para encontrá-los basta ver mandíbulas em constante movimento. O chiclete TRIDENT é um dos maiores aliados para uma saúde bucal saudável. Os dentistas agradecem. E o hálito de milhões de pessoas também. 

A história 
Tudo começou quando em meados da década de 1950 as autoridades públicas americanas começaram a demonstrar enorme preocupação com o excessivo consumo de chicletes por parte de crianças e adolescentes devido à alta concentração de açúcar do produto, um dos principais responsáveis pelo aparecimento das cáries. Os laboratórios da empresa American Chicle Company, comandados pelo químico Tony Bilotti, principal responsável pelas pesquisas, iniciaram então o desenvolvimento do chiclete TRIDENT, lançado no mercado americano para teste em 1962 em resposta a uma necessidade especial: o chiclete sem açúcar com a mesma textura e sabor do original. O resultado foi surpreendente e o produto fez sucesso imediato entre os consumidores. Em 1964, quando foi introduzido nacionalmente nos Estados Unidos com o sabor Peppermint (embalagem azul, agora chamado de Original), o chiclete foi posicionado no mercado com o slogan “Great taste, that is good for your teeth” (em tradução livre para o português “Ótimo sabor, que faz bem para seus dentes”).


O nome do chiclete surgiu em 1960, quando o produto estava sendo desenvolvido, pois sua composição continha açúcar e mais três enzimas para o controle de tártaro: daí o nome TRI (derivado de três enzimas) e DENT (derivado de Dentist). Logo em seguida a empresa, e consequentemente a marca TRIDENT, foi comprada pela Adams, que introduziu um novo posicionamento para o produto com o famoso slogan “4 out of 5 Dentists surveyed would recommend sugarless gum to their patients who chew gum”, que seria utilizado pela marca durantes décadas.


Ainda em 1964, a NASA escolheu o chiclete TRIDENT como oficial para os voos espaciais da nave Gemini, gerando uma enorme exposição do produto na mídia e aumentando o reconhecimento da marca junto aos consumidores americanos. Com o passar do tempo, a fórmula de TRIDENT foi aperfeiçoada e novos sabores surgiram, entre os quais Spearmint (menta - embalagem verde), Fruit Flavours (frutas - embalagem rosa) em 1966 e Cinnamon (canela - embalagem vermelha) em 1969, que se tornou um dos mais populares entre os consumidores. A marca causou uma grande revolução, em 1998, ao introduzir em toda sua linha de produtos a substância Relcadent, clinicamente testada como fortificadora para os dentes. A partir desta década a marca TRIDENT começou a introduzir no mercado inúmeras variações do produto, visando atingir um público alvo mais amplo: surgiu então o chiclete mais macio (TRIDENT SOFT), o clareador de dentes (TRIDENT WHITE) e com recheio líquido (TRIDENT SPLASH).


Em 2002, a empresa britânica Cadbury Schweppes comprou a Adams e a marca TRIDENT, por US$ 4.2 bilhões da americana Pfizer. Nesta época o sucesso da marca já estava mais que garantido: mais de 4.5 bilhões de chicletes TRIDENT foram consumidos desde seu lançamento. Apesar deste enorme sucesso, somente em 2007 a marca foi lançada no Reino Unido, um dos dez maiores mercados de gomas de mascar do mundo. A partir deste momento a marca iniciou o lançamento do tradicional chiclete em novas e modernas embalagens, como por exemplo, potes com 40 unidades e a Sphere (um pote redondo com design extremamente ousado). Mais recentemente, com a compra da Cadbury pela gigante Kraft Foods (atual Mondelēz International), a marca TRIDENT passou a fazer parte da linha de produtos de uma das maiores empresas de alimento do planeta.


A história da marca TRIDENT sempre acompanhou a evolução dos gostos e hábitos dos consumidores criando conceitos e plataformas que respondem a necessidades funcionais (higiene oral e sensação de frescor) e que proporcionem benefícios emocionais associados ao puro prazer de mastigar um chiclete (sabores intensos, duradouros, novas texturas e aromas) resultando em uma verdadeira viagem divertida e multissensorial. A imagem e o formato das embalagens também têm seguido esta evolução tornando-se mais práticas, apropriadas a diferentes ocasiões de consumo, mais apelativas, diferenciadas e sofisticadas.


A linha do tempo 
1990 
Lançamento do TRIDENT FRESHMINT, produzido com uma nova tecnologia, fazendo com que o sabor do chiclete durasse mais tempo na boca. 
2000 
Lançamento do TRIDENT KIDS, especialmente desenvolvido para crianças. 
2001 
Lançamento do TRIDENT WHITE, uma goma de mascar que continha ingredientes ativos que clareavam os dentes. O novo produto rapidamente se tornou um grande sucesso de vendas. Atualmente a linha é composta por mais de 8 sabores. 
2004 
Lançamento do sabor TRIDENT TROPICAL TWIST, uma mistura de sabores de frutas tropicais como kiwi, laranja, melão, entre outras. 
A fórmula do TRIDENT é totalmente reformulada e passa a conter Xylitol, uma substância extremamente benéfica para os dentes. 
2005 
Lançamento do TRIDENT FUSION, chicletes de diferentes sabores em uma mesma embalagem, dando ao consumidor a opção de misturá-lo na boca como bem entender. 
2006 
Lançamento do TRIDENT SPLASH, chiclete em pastilhas com recheio líquido nos sabores hortelã com baunilha (Peppermint with Vanilla) e morango com limão (Strawberry with Lime). O novo produto era vendido em embalagem que continham nove pastilhas. No ano seguinte foi introduzido um novo sabor: menta com melancia (Spearmint with Watermelon). 
2008 
● Lançamento do TRIDENT Xtra Care com RECALDENT, uma forma única de cálcio derivada do leite, clinicamente provado eficaz na proteção e fortalecimento dos dentes. O novo chiclete estava disponível em dois sabores: Peppermint e Cool Mint. O chiclete foi reconhecido por dentistas como um poderoso aliado da saúde bucal. 
Lançamento do TRIDENT FRESH, a intensa refrescância com todo o sabor de TRIDENT, proporcionando maior sensação de frescor. No ano seguinte, a linha ganhou novas apresentações em blister, com oito unidades e dois novos sabores: Intense, no sabor artificial menta forte, e o refrescante Hortelã Ice. 
Lançamento do TRIDENT SWEET KICKS CHOCOLATE MINT, chiclete de menta com recheio líquido de chocolate. 
2009 
Lançamento do TRIDENT GLOBAL CONNECTIONS, um exemplo de inovação e sofisticação embalado em tendências globais. O produto foi desenvolvido e lançado primeiramente no mercado brasileiro com o objetivo de ser um ícone de estilo de vida e não apenas mais uma goma de mascar. Apresentado em três sabores (Manhattan Night Mint, London Cult Mint e Bali Sunrise Fruit) o novo produto procurou conectar os consumidores com o que há de melhor nestas três metrópoles mundiais. Em 2011, a linha ganhou mais um sabor: Rio Watermelon Carnival. 
Lançamento do TRIDENT LAYERS, um chiclete com duas camadas de goma sabor frutado com um centro suave e cremoso de outra fruta, com sabores naturais. Os dois primeiros sabores foram morango com laranja e maça verde com abacaxi. 
2010 
Lançamento do TRIDENT VITALY, uma linha de gomas de mascar composta por três sabores: VIGORATE, morango e laranja, que contém vitamina C (equivalente a 10% da necessidade diária recomendada); REJUVE, hortelã e chá verde; e AWAKEN, peppermint com um toque de ginseng. 
2013 
Lançamento do TRIDENT UNWRAPPED, um chiclete mais macio, sem o tradicional papel de invólucro e comercializado em potes com 50 unidades ou pacotes com 30 unidades.


Os sabores 
O chiclete TRIDENT possui seis linhas principais de produtos que podem ser encontradas em diversos sabores dependendo do país e da região. Por exemplo, nos Estados Unidos somente a versão original do produto está disponível em 13 sabores como Cinnamon (canela), Spearmint (hortelã), Original, BubbleGum (que permite fazer as divertidas bolas), Tropical Twist (frutas tropicais como laranja com kiwi), Watermelon Twist (melancia com melão), Minty Sweet Twist, Blueberry Twist, entre outros. Já no Brasil o chiclete está disponível em sabores como canela, Freshmint (menta refrescante), morango, cereja, melancia, tutti-frutti e hortelã (original). Existem ainda combinações exóticas de frutas vermelhas com maracujá, frutas tropicais (manga, kiwi e laranja), entre outros.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por várias alterações ao longo dos anos. A partir da década de 1970 a identidade visual da marca passou a conter um triângulo laranja nas letras T e R. Depois de adotar uma nova tipografia de letra, o triângulo ganhar a cor azul e um novo posicionamento no nome da marca, em 1998, TRIDENT apresentou um novo logotipo, que ganhou inclinação e um semiarco vermelho entre as letras I e N. Uma nova mudança ocorreu anos depois: uma nova tipografia de letra foi adotada, o tradicional pingo na letra “i” ganhou formato redondo e o meio círculo vermelho foi posicionado abaixo do nome.


Mas essa mudança não durou muito e logo a marca adotou uma nova identidade visual, que apesar de moderna mantinha a arquitetura de logotipos antigos. Mais recentemente nos Estados Unidos e Canadá, TRIDENT apresentou uma nova identidade visual que manteve a tipografia de letra do logotipo anterior, mas ganhou novos símbolos, como por exemplo, o semicírculo vermelho abaixo do nome da marca e uma forma geométrica em 3D.


Os slogans 
A little piece of happy. (2009) 
See what Unfolds. (década de 2000) 
4 out of 5 Dentists surveyed would recommend sugarless gum to their patients who chew gum. (1964) 
Great taste, that is good for your teeth. (1962) 
Vamos rir mais. (Brasil, 2010) 
Protege os dentes. Sorria. É Trident. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1962 
● Criador: Tony Bilotti 
● Sede mundial: Deerfield, Illinois, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Mondelēz International, Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Irene Rosenfeld 
● Faturamento: US$ 1.8 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: + 25 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Maiores mercados: Estados Unidos e Canadá 
● Segmento: Confeitos 
● Principais produtos: Chicletes sem açúcar 
● Concorrentes diretos: Orbit, Happydent, Extra, Freedent, Mentos e TopLine 
● Ícones: Suas embalagens coloridas 
● Slogan: Vamos rir mais. 
● Website: www.tridentbrasil.com.br 

A marca no Brasil 
Os chicletes da marca TRIDENT foram lançados no mercado brasileiro em 1981 nos sabores canela, hortelã e menta, e, nesses mais de 30 anos, tornou-se a mais importante marca de seu segmento. O mais incrível dessa história é que, até 1996, o produto não era divulgado nas principais mídias. Sua comunicação era somente feita por meio de material promocional no ponto de venda. A venda da goma de mascar sem açúcar foi bastante impulsionada pela crescente preocupação com a saúde e o bem-estar, surgidas na década de 1980. TRIDENT era a goma perfeita para a nova geração de jovens, que colocava a saúde em primeiro plano: além das poucas calorias, auxiliava na manutenção da saúde bucal. A década de 1990 foi marcada pelo lançamento de novos sabores e formatos.


Com a chegada do novo milênio a marca acelerou seus lançamentos e novidades com produtos como TRIDENT FRESHMINT (sem sabor e sem açúcar) introduzido em 2000, juntamente com os novos sabores de cereja e tutti-frutti; TRIDENT HERBAL FRESH (2000), linha com maior refrescância; a linha TRIDENT WHITE (2003), que ajuda no clareamento dos dentes; TRIDENT sabor morango (2004); o chiclete em embalagem unitária (2004); TRIDENT sabor melancia (2006); TRIDENT SPLASH no sabor de melancia (2007); TRIDENT MINI PASTALHAS (2007), a primeira versão do produto em pastilhas, nos sabores canela e menta; o chiclete em modernas embalagens de potes (2008); TRIDENT FRESH EUCALIPTO (2008), que proporciona maior frescor e sensação de “boca limpa”; e TRIDENT TOTAL (2010); que chegou ao mercado para agregar funcionalidade à goma de mascar, pois continha Recaldent, uma proteína proveniente do leite que ajuda a repor minerais que os dentes perdem diariamente.


Com todas essas novidades a marca conquistou uma enorme legião de novos consumidores. E as novidades não pararam. Em 2011, lançou o TRIDENT SENSATIONS, que trazia dois sabores inéditos, abacaxi com maçã verde e morango com laranja, tendo como grande diferencial o formato em camada tripla (duas camadas de goma sabor frutado com o centro suave e cremoso de outra fruta); e, em 2014, TRIDENT UNLIMITED, nova linha de chicletes que oferece sabor ainda mais prolongado. Por tudo isso, TRIDENT confirma o posicionamento de atender as demandas de seus consumidores, trazendo sempre novas tecnologias de produto. Afinal, TRIDENT e inovação andam juntas para oferecer ainda mais novidades. Atualmente TRIDENT é a marca líder em gomas de mascar no Brasil, com 58% de participação de mercado, segundo dados Nielsen de junho de 2013. Seu portfólio totaliza 18 sabores e contempla as linhas Regular, Sensations, Fresh e Unlimited.


A marca no mundo 
O chiclete TRIDENT está presente em mais de 25 países ao redor do mundo, sendo extremamente popular nos Estados Unidos (responsável por cerca de 1/3 das vendas em sua categoria), Canadá, Grécia, Espanha, Brasil, México, Portugal, Tailândia e Venezuela. A marca representa 22% das vendas da antiga divisão Adams, sendo o chiclete sem açúcar mais vendido do mundo, faturando algo superior a US$ 1.8 bilhões todos os anos. 

Você sabia? 
Segundo a empresa o papel interno do produto não é comestível. Sua única função é proteger as gomas, evitando que as mesmas se grudem. Outro mito que ronda o tal papel é que ele seja feito de arroz (o que não é verdade). 
Todos os produtos TRIDENT são aprovados pela ABO (Associação Brasileira de Odontologia). 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, EmbalagemMarca e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 16/12/2014

20 comentários:

Sandra disse...

Por favor, rola no Orkut que o papel que envolve o chiclete Trident contém fluor, e comê-lo já é uma prática para os adolescentes.
Gostaria que vcs informassem algo nesse sentido, antes que eles fique com intestino preso.

Anônimo disse...

O PAPEL DO TRIDENTE É REALMENTE COMESTIVO OU NAO

Anônimo disse...

É VERDADE QUE O PAPEL DO TRIDENT É COMESTÍVEL??

Anônimo disse...

o papel que envolve o trident é de fibra vegetal totalmente comestível, como se fosse um papel de arroz.As fibras vegetais deste papel possuem somente 1 substância que não digerimos que é a celulose,

Anônimo disse...

o papel que envolve o trident é de fibra vegetal totalmente comestível, como se fosse um papel de arroz.As fibras vegetais deste papel possuem somente 1 substância que não digerimos que é a celulose,

André disse...

Prezados, o boato de que o papel do Trident seria comestível é bem antigo, mas ainda um boato. Ao invés de "aceitar" a informação de que o papel seria feito com uma espécie de "papel de arroz", basta ler na própria embalagem do chiclete para comprovar que a substância em questão é, sem dúvida, CELULOSE.

Mesmo assim, ainda curioso com o fato de o boato ser tão difundido , liguei para o telefone do SAC (também na embalagem e 0800 por sinal) e perguntei para a atendente que me informou que O PAPEL DO CHICLETE TRIDENT NÃO É COMESTÍVEL, inclusive me confirmou que muitas pessoas ligam perguntando isso.

Portanto fica a lição: não saia por aí comendo papel porque algum indivíduo disse qualquer coisa sem o menor apego pela realidade - pesquise!

Anônimo disse...

Li na embalagem do Trident sabor Menta Verde. "Este produto pode ter efeitos laxativos". Alguém sabe se é comum?

Silvana disse...

Gostaria de saber pq não está mais no mercado o trident de maracujá, tudo de bom e não tem mais,já procurei em mais de três cidades. O que aconteceu???

Ana Julia disse...

Boa tarde..

Gostaria de dar uma sugestão em relaçao ao trident que tal lançarem o sabor de uva verde?

Seria uma delíciia...!!

Att

Ana Julia e Valdinei

Daiane disse...

oi boa tarde..
eu tinha vonatde de ter algum habito desde que fosse saudavel,mas nao sabia o que poderia ser..até surge trident,alem de gostosinhu é saudavel e é moda!!!minha bolsa nao fica um dia sem trident..
valeu..Daiane

Anônimo disse...

venho aqui fazer um protesto:

o novo sabor do trident menta que é o meu preferido, além de não ter ficado mais gostoso, vem causando azia em mim, e em outras pessoas que como eu, são fãs ardorosos da goma e não vive sem ela!

por favor, voltem a fórmula tradicional!!

(já constatei nos sabores menta e hortelã)

Thiago disse...

Gente,

Muitas respostas para Trident vcs podem encontrar no novo site da marca: www.leveavidamaistrident.com.br

Lá tem até a resposta do papel que não é comestível.

Abs,

Thiago

Lili disse...

POR FAVOR, VOLTE A FÓRMULA ORIGINAL

Gente, melhorar um produto é muito bom. Mas piorar, ninguém merece.
As novas fórmulas dos sabores menta e tutti fruti ficaram HORRÍVEIS, AMARGAS, causando. Eu e meus amigos somos fanáticos por trident, mas estamos migrando para Happydent white.

Janayna disse...

Gostaria de saber se na composição do 'trident' existe algo derevido de animais.

Obrigada.

Anônimo disse...

trident uma delicia!!!principalmente de menta,pq e + refrescante..ok..
nunca desisto ´´sempre´´ ando com trident na bolsa...
xauuuuuu...

Anônimo disse...

esperimenteii e adoreii hOjee até meu nick duu orkut teiin o nomee de TRIDENT hasuahsuahshau

Deise disse...

Ola pessoal, trabalho na fábrica do Trident, é um prazer e uma honra.
Posso afirmar que o parafinado como nós chamamos não é comestível, é claro que se alguém comer não vai fazer nenhum mal, mas é só um papel especial que serve para proteger a goma e conservar o sabor. Espero ter ajudado.

Anônimo disse...

O papel do trident não é comestível, ele é de grau alimenticio, assim como vários produtos que são embalados com papel, ou seja, caso haja ingestão não trará nenhum mal a saúde, porém não é indicado mascar a goma com o papel.

pedro disse...

pessoal, tem um 0800 atras da embalagem, porque não ligam lá e perguntam se o papel é comestivel?? rsrrssrs
na época que eu estava na escola (12 anos atras) ja rolavam esses boatos e algumas pessoal comiam com o papel.
um dia eu e uma amiga resolvemos ligar no 0800 e essa foi a resposta da atendente: "Sr. o material que envolve o chiclete não passa de uma papel parafinado, se o Sr. gosta de comer papel fique a vontade" hahahahaahahahaha acho que não precisa dizer masi nada né???

Anônimo disse...

Trident o Melhor Chicles do Mundo!!
Fanático por Trident