29.10.11

AÉROPOSTALE


É muito pouco improvável não ver alguém usando roupas da marca AÉROPOSTALE nas grandes cidades americanas. Com uma proposta que alia roupas e acessórios descolados a um preço bastante competitivo, a marca conquistou os adolescentes e jovens americanos com seu estilo despojado, se tornando uma das “vedetes” do segmento de moda casual nos Estados Unidos. Muito em virtude da ambientação e decoração de suas lojas, que são representadas com entusiasmo, modernidade e senso de aventura, criando uma atmosfera energética com móveis arrojados, sinalizações criativas, iluminação clara e música contagiante. 

A história 
Tudo começou no início da década de 1980 quando a tradicional rede de lojas de departamento Macy’s lançou a AÉROPOSTALE como uma marca própria de roupas e acessórios casuais, direcionada para o público masculino jovem. O nome, que em francês significa “correio aéreo”, foi inspirado em uma companhia aérea fundada em 1918, conhecida como Compagnie Générale Aéropostale e pioneira em realizar voos entre a França e a América do Sul. Em poucos anos as vendas da marca cresceram absurdamente, especialmente pela qualidade, variedade, visual e preço acessível. Em uma atitude ousada, a Macy’s resolveu “dar vida própria” para sua marca própria ao inaugurar no dia 14 de agosto de 1987 a primeira loja da AÉROPOSTALE na cidade de Nova York, que ampliou seu conceito e posicionamento vendendo roupas e acessórios para meninos e meninas de 14 a 17 anos. Era o tímido início de uma varejista que faria enorme sucesso no segmento de moda casual nos anos seguintes.


Com um visual “clean”, enorme variedade e peças totalmente usáveis em qualquer ocasião, a marca se destacou entre os adolescentes e jovens americanos. Nos anos seguintes outras lojas foram inauguradas em grandes cidades americanas, especialmente no estado da Califórnia. Em 1994, com a compra da Macy’s pela Federated Department Stores, a AÉROPOSTALE acabou sendo adquirida junto. Pouco depois, em 1998, a marca foi comprada por bancos de investimentos, entre os quais o Bear Stearns, por aproximadamente US$ 15 milhões. Nessa época, a AÉROPOSTALE possuía 119 lojas espalhados pelo país. Em 2002, como forma de levantar dinheiro para sua expansão a empresa abriu seu capital na Bolsa de Valores. Nesta época a AÉROPOSTALE possuía 273 lojas em 33 estados americanos. Com dinheiro em caixa, a empresa expandiu sua linha de produtos, como por exemplo, a introdução de uma linha de roupas íntimas, e inaugurou novas lojas em várias cidades americanas. Em 2005 a marca iniciou seu comércio eletrônico, criando mais um canal de venda para seus consumidores, e no ano seguinte, já atingia mais de 740 lojas em funcionamento.


A AÉROPOSTALE iniciou sua expansão internacional exatamente no dia 3 de agosto de 2007 com a inauguração de uma loja na cidade de London, província de Ontário no Canadá. O sucesso da marca em solo canadense foi tamanho que em pouco mais de três anos a rede atingiu 60 lojas em funcionamento. O passo seguinte foi a inauguração em 2008 de uma loja em Porto Rico. Pouco depois, em maio de 2009, estendeu suas operações ao Oriente Médio com a inauguração de uma loja em Dubai nos Emirados Árabes Unidos. Ainda em 2009, a empresa lançou a P.S. from AÉROPOSTALE, uma linha de roupas e acessórios para crianças entre 5 e 12 anos, cujas primeiras lojas foram inauguradas na área metropolitana de Nova York.


O ano de 2010 foi histórico para a marca. Isto por que a AÉROPOSTALE inaugurou sua mais emblemática, e também maior, loja até então, localizada em plena Times Square, no coração da Big Apple. A inspiração do espaço veio das próprias ruas, trazendo a essência da cidade para dentro da loja. Por isso o metrô foi utilizado para caracterizar o local. Uma entrada para a loja foi instalada na saída da estação que contempla a Times Square, direcionando o cliente com imagens típicas da cidade. Todo o espaço era dividido como se fossem “estações de compra” – cada setor era separado de modo a trazer ao visitante a sensação de estar em uma linha do metrô de NY. Imagens dos pontos turísticos da cidade garantiam que os visitantes ingressassem em uma viajem pela Big Apple, do subúrbio à estação de metrô até os bairros mais chiques. O ponto alto da loja, com certeza, era a varanda localizada no segundo andar, que tinha como vista a agitada Times Square.


No ano de 2011, a empresa anunciou a inauguração de lojas na Malásia, Cingapura e Indonésia. Tudo andava bem até que, em 2014, com dívidas no valor de US$ 390 milhões, a empresa entrou com um pedido de falência na corte especializada de Nova York. O plano de recuperação previa o fechamento de 150 lojas e a venda de ativos em 6 meses para redução dos prejuízos. Especialistas apontaram como causas o avanço das lojas online e o acirramento da competição com outras empresas do segmento fast-fashion, como por exemplo, Forever 21, H&M, Uniqlo e Zara. Em 2016 um grupo, liderado por empresas credoras administradoras dos espaços das lojas restantes, especialmente a Authentic Brands Group, arrematou por US$ 243 milhões os ativos da empresa, encerrando o plano de recuperação e realizando a reabertura de lojas antigas. Aos poucos a marca vem se recuperando, ampliando sua atuação no varejo e no comércio online e, hoje em dia, a AÉROPOSTALE oferece uma grande variedade de peças urbanas e descoladas que fazem a cabeça de um público jovem que busca na marca uma fonte de inspiração para seu dia-a-dia.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou pequenas alterações ao longo dos anos. Durante anos a marca foi reconhecida pelo seu logotipo em azul com um acento estilizado na palavra “aéro”. Em 2017, a marca remodelou sua identidade visual, que adquiriu uma tipografia de letra mais sofisticada.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 14 de agosto de 1987 
● Criador: R.H. Macy & Co. 
● Sede mundial: Lyndhurst, New Jersey, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Aero OpCo LLC 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Authentic Brands Group LLC) 
● CEO: Marc Miller 
● Faturamento: US$ 1 bilhão (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 850 
● Presença global: 20 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Funcionários: 10.000 
● Segmento: Moda casual 
● Principais produtos: Camisetas, calças jeans, vestidos, jaquetas, pólos e bolsas 
● Concorrentes diretos: Abercrombie & Fitch, Holister, Old Navy, GAP, Urban Outfitters e American Eagle 
● Slogan: Aéropostale. Clothes gone global. 
● Website: www.aeropostale.com 

A marca no mundo 
Hoje em dia a AÉROPOSTALE, uma das principais marcas de moda casual do mercado americano, possui mais de 500 lojas localizadas nos Estados Unidos e Porto Rico, e por meio de parcerias de licenciamento, mais de 350 unidades são operadas internacionalmente em países como Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Arábia Saudita, Omã, Kuwait, Qatar, Índia, Egito, Grécia, Turquia, Filipinas, México, Panamá, Guatemala e Chile. Além disso, a empresa possui pontos-de-venda em sofisticadas lojas de departamento. Com um rigoroso processo de controle de qualidade em todos os seus produtos, que vão desde calças jeans até acessórios como bonés, meias e inclusive uma linha de roupas íntimas, a marca fatura anualmente estimados US$ 1 bilhão. 

Você sabia? 
A marca utiliza em muitos de seus produtos as iniciais A87 que significa: A de AÉROPOSTALE e 87, os dois últimos dígitos do ano em que a empresa inaugurou sua primeira loja própria (considerada oficialmente sua data de fundação). 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 13/8/2019

9 comentários:

Marcelo disse...

legal sua postagem parabéns pelo artigo esta excelente!

Unknown disse...

Heya¡­my very first comment on your site. ,I have been reading your blog for a while and thought I would completely pop in and drop a friendly note. . It is great stuff indeed. I also wanted to ask..is there a way to subscribe to your site via email?


Aventura Jeep

Karlos disse...

Na década de 80 houve uma loja AÉROPOSTALE no Shopping Norte em S.Paulo.Moda bem diferente, camisetas com aviões e trens antigos imitando estampas de art nouveau originais.Teria alguma ligação com essa marca?

Amelia Biagioli disse...

Muito bom esse texto, tenho algumas camisa masculinas e femininas que trouxe recentemente do Canada, todas originais e o preço esta otimo! <3

Anônimo disse...

e o P.S. o que significa ?

W-OUTLETS disse...

A P.S. Aeropostale é a linha infantil da Aero, o dificil é encontrar para comprar no Brasil.
Minha loja, a w-outlets, comercializa peças Aeropostale originais aqui no Brasil e há algumas peças P.S.Aeropostale.

www.woutlets.com.br

Felipe disse...

Excelente artigo comentando sobre a marca, estão de Parabéns!
Realmente a Aeropostale ganhou seu publico nos Estados Unidos e está conquistando o espaço nacional no Brasil.
Caso esteja procurando roupas e acessórios da marca Aeropostale e 100% originais já no Brasil (pronta entrega) é possível vocês encontrarem na loja - https://www.rimports.com.br

Fernando disse...

ótimo texto, a marca é muito boa mesmo e vejo bastante gente usar só pelo ano em que foi criada, caso queiram adquirir sua peça pode pedir no Instagram @mistermarcas.slz

Anônimo disse...

Muito interessante