Lojas enormes e modernas, porém com decoração extremamente simples e retrô. Roupas e acessórios básicos e populares, mas descolados, com preços que atraem a voraz classe média americana. Sofisticação não existe. Existe sim enorme variedade de modelos, tamanhos e cores que oferecem uma combinação quase infinita de vestuário, democratizando a moda. Essa é a melhor definição da marca Old Navy, uma das mais ressonantes da moda americana popular.
A história
Tudo começou no início da década de 1990 quando Millard Drexler, então principal executivo da GAP (conheça essa outra história aqui), uma das mais reconhecidas marcas de roupas e acessórios dos Estados Unidos, resolveu diversificar os negócios da empresa lançando uma nova marca de roupas com preços mais acessíveis. A ideia ocorreu depois que o executivo soube que a famosa loja de desconto Target (conheça essa história aqui) pretendia introduzir no mercado uma linha completa de roupas mais baratas que as encontradas nas lojas da GAP. Imediatamente ordenou que sua equipe saísse às ruas e comprasse peças de roupas, num valor máximo de US$ 10, em outras redes de varejo. Ao retornarem com algumas peças compradas em grandes redes de descontos como JC Penney (saiba mais aqui), Target, e Walmart (conheça essa história aqui), o executivo pediu à sua equipe de estilistas que criassem versões semelhantes dessas mercadorias populares. Depois, ordenou que a produção começasse em fábricas localizadas na Ásia, onde o custo e a mão de obra eram bem mais em conta.
Finalmente no mês de agosto de 1993, algumas lojas da GAP foram transformadas para vender essas mercadorias mais populares e com preços extremamente baixos, inicialmente operando sob o nome de GAP Warehouse. O sucesso foi imediato. O recorde de vendas nas primeiras semanas convenceu o executivo que o conceito de preços baixos merecia uma identidade e um formato próprio. Era o surgimento da Old Navy. O nome, segundo muitos, derivou de uma viagem do executivo para a França onde ele viu um prédio com as duas palavras - “Old e Navy” (porém, segundo nota oficial da GAP o nome deriva de um bar na cidade de Paris). O nome também foi escolhido, pois o ambiente e a decoração imitavam os das antigas lojas de suprimentos militares. A primeira unidade foi inaugurada em um shopping center no dia 19 de março de 1994 na cidade de Colma, no estado da Califórnia, com direito a sessão de autógrafos da modelo Cindy Crawford, seguida dias depois por outras duas unidades localizadas em San Leandro e Pittsburg, também localizadas na Califórnia.
As três lojas eram imensas (1.400 m²) e com uma enorme variedade de roupas e acessórios - como sapatos, bolsas e até óculos escuro - para homens, mulheres e crianças, com preços mais populares que os da marca GAP. As lojas foram intencionalmente projetadas como supermercados, com corredores fluidos, carrinhos de compras e pequenos itens de impulso perto dos balcões de checkout. O piso de cimento, as prateleiras de metal e os balcões de checkout construídos com papelão prensado polido e metal galvanizado deram às lojas uma sensação de armazém industrial, enquanto os arranjos coloridos e o grande número de funcionários trabalhando as diferenciavam de outras lojas de roupas com desconto. Desde o primeiro dia, a Old Navy foi uma revolução. Era algo que o mundo nunca tinha visto: moda fabulosa e acessível para todos. O sucesso foi tanto que, ao final de seu primeiro ano, a Old Navy já possuía 57 unidades espalhadas pelo país. Com peças fashion e preços populares, a Old Navy rapidamente se transformou em um dos nomes mais importantes da moda popular americana, responsável por consolidar tendências como as calças cargo.
O ano de 1995 foi marcado pela inauguração de sua primeira loja âncora (em inglês, Flagship Store) em plena Manhattan. A marca também experimentou a implementação de novos serviços, como por exemplo, a abertura de uma cafeteria dentro da loja de San Francisco (que não teve boa aceitação e foi fechada poucos anos depois). Em 1997 a Old Navy se tornou a primeira rede de varejo de roupas a ultrapassar a barreira de US$ 1 bilhão em faturamento em menos de quatro anos de existência. O ano também foi marcado por uma tentativa fracassada de inaugurar uma loja Old Navy Kids (exclusivamente de roupas e acessórios para o público infantil), que seria fechada no ano seguinte. Apesar disso, a marca encerrou este ano com 282 lojas em operação e US$ 1.3 bilhões em faturamento. Em 1999 a Old Navy inaugurou seis lojas em Porto Rico, que apesar de estar localizado fora dos Estados Unidos, é considerado território americano.
O novo milênio começou repleto de novidades para a Old Navy: em 2000, a marca criou mais uma alternativa para seu canal de venda tradicional ao lançar o comércio eletrônico; e no ano seguinte, no mês de abril, inaugurou 12 lojas (todas ao mesmo tempo) na área da grande Toronto no Canadá, sendo suas primeiras unidades no exterior. Em 2004, mais sete lojas seriam inauguradas na província canadense de Quebéc, incluindo seis na cidade de Montreal. Foi neste momento que a marca começou a diversificar ainda mais sua linha com o lançamento de produtos para grávidas (2003) e mulheres obesas (atualmente encontrados somente na loja online) em 2004, itens para animais de estimação e uma linha completa de produtos para cuidados pessoais, chamada Onbody (retirada do mercado alguns meses depois).
Em 2005, já contando com mais de 900 lojas espalhadas pelos Estados Unidos, Canadá e Porto Rico, causou um verdadeiro frenesi ao promover uma liquidação que vendia chinelos por apenas US$ 1. A ousada e agressiva ação chamou ainda mais a atenção para a Old Navy. Em janeiro de 2008, a Old Navy resolveu investir de vez no conceito “Fast-Fashion”, anunciando o lançamento de coleções mensais, seguindo o caminho de sucesso da espanhola Zara (conheça essa história aqui) e da sueca H&M (saiba mais aqui) nos Estados Unidos. A primeira coleção chegou às lojas em fevereiro com o tema Urban Safari. Em 2011 a rede lançou a Old Navy Active, marcando seu ingresso no rentável segmento de roupas esportivas, como parte fundamental de sua estratégia para atender ao crescente interesse do consumidor americano por roupas de performance e agregar valor às famílias no segmento de estilo de vida ativo.
Ainda em 2011, a Old Navy iniciou uma reformulação em suas lojas para enfatizar um ambiente voltado para a família. O objetivo era atingir o público-alvo da marca e a decoração apresentava melhor iluminação, cores vibrantes, layouts que facilitavam as compras e estações de troca rápida. No mês de julho de 2012, a Old Navy inaugurou sua primeira loja na cidade japonesa de Tóquio, iniciando assim sua expansão fora da América do Norte, mas acabaria saindo do país em 2016 devido à condições adversas. A marca também inaugurou sua primeira loja no Panamá.
O ano de 2012 também foi marcado pelo lançamento de um ícone da Old Navy: a linha de jeans Rockstar, que se tornou um best-seller por seu jeans super elásticos, bolsos estrategicamente posicionados e caimento perfeito (pois se ajusta às curvas), disponível em 39 tamanhos e múltiplas alturas para se adaptar a diversos formatos de corpo. Com 40.000 pares vendidos diariamente, o jeans Rockstar é um dos favoritos dos americanos. Pouco depois, em 2014, a marca inaugurou suas primeiras lojas nas Filipinas e na China (neste país, fechou todas as lojas em 2020 devido as fracas vendas e enorme concorrência). Nos anos seguintes a rede continuou crescendo, como em 2015, quando seu comércio eletrônico gerou vendas superiores a US$ 1 bilhão.
Em 2016 a Old Navy inaugurou sua flagship na Cidade do México, ingressando assim em mais um mercado internacional. Nos anos seguintes a marca deu continuidade a sua expansão internacional - através do sistema de franquias e parcerias - inaugurando lojas em diversos países como Vietnã (2017) e Egito (2018). A marca também lançou o Super Cash, um programa de recompensas (cashback) que permite aos compradores otimizarem seus gastos para conseguir as melhores ofertas possíveis a preços excelentes. Em 2021 a Old Navy lançou mais um sucesso estrondoso: BODEQUALITY, que revolucionou a experiência de compra ao oferecer todos os estilos femininos, nos tamanhos 0 a 30, sem diferença de preço. Era a celebração da democracia do estilo por meio de produtos modernos, otimistas e divertidos, acessíveis e de alta qualidade.
A Old Navy ficou conhecida por adotar práticas extremamente agressivas como o “Old Navy’s Item of the Week”, onde a cada semana um item de sua extensa linha de produtos era vendido a um preço imbatível. Outra prática - que virou tradição - realizada é que para celebrar seu aniversário, quase todos os anos, suas lojas realizam descontos imperdíveis e liquidações rápidas com itens a US$ 10, além de distribuir presentes, fazer festas-surpresa e muito mais.
A Old Navy deve muito de sua enorme popularidade e fama ao fato de utilizar celebridades em suas campanhas publicitárias. Morgan Fairchild, Joan Collins, Fran Drescher, Vanessa Anne Hudgens, Kristin Chenoweth, Tim Armbruster, The Village People, RuPaul, Mr. T (da série Esquadrão Classe A), Gwyneth Paltrow, Ariana Grande, Julia Louis-Dreyfus, Snoop Dogg, Jennifer Hudson, Lindsay Lohan e Dylan Efron foram somente alguns nomes de celebridades que emprestaram sua imagem às campanhas da Old Navy. Até os astros da icônica série dos anos de 1990, Barrados no Baile, Jennie Garth (Kelly), Jason Priestley (Brandon), Luke Perry (Dylan) e Gabrielle Carteris (Andrea), apresentaram novas coleções da Old Navy.
Mas talvez, a mais conhecida garota-propaganda da marca tenha sido a icônica Carrie Donovan (imagem abaixo), então editora da revista Vogue (conheça essa outra história aqui), que apareceu em suas campanhas publicitárias no final dos anos de 1990, sempre acompanhada pela mascote da Old Navy, um simpático cachorro da raça Airdale Terrier chamado Magic, resgatado das ruas de San Francisco na Califórnia e que virou até bichinho de pelúcia vendido nas lojas da rede. Em 2006, através de um concurso, a Old Navy escolheu a nova mascote da marca: no dia 23 de julho, Paco, um cachorro achado nas ruas de Venice Beach, também na Califórnia, foi eleito oficialmente para ocupar o cargo.
Ao longo dos anos o logotipo da Old Navy sofreu diversas remodelações. A primeira remodelação radical ocorreu em 1995 com a introdução do tradicional logotipo oval em azul. Depois de passar por mais algumas remodelações, o logotipo atual foi adotado em 2009 e pode ser aplicado com ou sem o tradicional formato oval.
Old Navy, New Moves. (2025)
Thanks, it’s Old Navy. (2023)
Price on Lock. (2022)
Every Style In Every Size. (2021)
Hi, Fashion. (2017)
Fashion meets fun. (2012)
Come Fun. Come All. (2012)
Only you. Only Old Navy. (2007)
Shopping is fun again! (1995)
Fabulous, affordable fashion for everyone. (1994)
We invite everyone to come play with style.
Embrace Your Happy Place.
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 19 de março de 1994
● Criador: Millard Drexler
● Sede mundial: San Francisco, Califórnia, Estados Unidos
● Proprietário da marca: GAP Inc.
● Capital aberto: Não
● Presidente & CEO: Haio Barbeito
● Faturamento: US$ 8.4 bilhões (2024)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 1.300
● Presença global: 12 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 28.000
● Segmento: Moda Casual
● Principais produtos: Roupas casuais, calçados e acessórios
● Concorrentes diretos: Holister, Aéropostale, American Eagle Outfitters, Express, H&M, Zara, Uniqlo, Urban Outfitters, Forever 21, J. Crew e Kohl's
● Ícones: As calças cargo
● Slogan: Old Navy, New Moves.
● Website: www.oldnavy.gap.com
A marca no mundo
Atualmente a Old Navy possui mais de 1.300 lojas nos Estados Unidos, Canadá, México, Porto Rico, Filipinas, Panamá, Guatemala, El Salvador, República Dominicana, Vietnã e Egito, emprega mais de 28 mil funcionários e fatura US$ 8.4 bilhões (dados de 2024). Grande parte das lojas (aproximadamente 1.140) está localizada nos Estados Unidos, e a Califórnia é o estado com mais unidades (118), seguida do Texas com 98. A Old Navy ainda tem presença online no Sudeste Asiático e em Israel. Além disso, a loja virtual da marca vende seus produtos para mais de 80 países no mundo.
Você sabia?
● A Old Navy possui lojas âncoras localizadas em Nova York, Seattle, Chicago, Manila e Cidade do México. Geralmente essas lojas são maiores que as regulares e possuem até dois andares.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 18/9/2025
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2 comentários:
Adorei o seu post, ele descreve muito bem a Old navy, hum... se quiser checar, o meu blog é http://nataly3.blogspot.com
Excelente , é uma das minhas lojas favoritas ε-(´∀`; )
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