21.2.08

NUTTY BAVARIAN


Seus pequenos carrinhos ou quiosques são identificados à distância pelo inconfundível aroma de amendoins, nozes, castanhas e amêndoas sendo glaceadas que se espalha por aeroportos, cinemas, shopping centers, zoológicos e estádios. A receita é artesanal, trazida da região da Bavária, na Alemanha. E a marca não poderia ter um nome mais alemão: NUTTY BAVARIAN. 

A história 
Tudo começou quando os nuts (amêndoas, nozes, amendoins, pistaches, avelãs, castanhas e macadâmias) torrados e glaceados, bastante populares na Alemanha conquistaram e seduziram o paladar do americano John Mauter durante uma visita à região da Baviera. De volta aos Estados Unidos, John largou seu cargo de diretor em uma multinacional e arriscou tudo na criação de uma nova empresa. Como era chamado de “louco” por amigos e familiares, logo ganhou o apelido de “Nutty Bavarian”, que em português significa “Bavariano Louco”. Ele apostou no trocadilho com a palavra inglesa “nuts”, que também significa grupo de nozes e castanhas, e nomeou seu novo negócio de THE NUTTY BAVARIAN, que nada mais era que um quiosque solitário dentro do parque temático da Universal Studios, localizado na cidade de Orlando na Flórida, em 1989. Originalmente as nuts eram produzidas de forma artesanal respeitando a receita original vinda das ruas da Baviera com um exclusivo xarope à base de canela, sem óleo ou qualquer tipo de fritura.
   

Poucos anos mais tarde, o ex-presidente americano Bill Clinton provou e gostou. Mais: ao servir aqueles nuts doces nas recepções da Casa Branca ele nem podia imaginar a força que estava dando ao fornecedor do produto, a THE NUTTY BAVARIAN. A ideia de John foi comprada em 1994 pelo ex-engenheiro da NASA David Brent. Utilizando seus conhecimentos em engenharia, ele desenvolveu uma máquina (panela elétrica) para torrar os nuts, que reduziu os custos do processo, que antes dependia de equipamentos caros importados da Alemanha. Isso possibilitou a venda em quiosques em locais de grande circulação de pessoas e conquistou o paladar dos norte-americanos. Assim, baseando-se no custo baixo e na simplicidade de utilização e implantação de seu sistema, a THE NUTTY BAVARIAN cresceu rapidamente espalhando seu irresistível aroma por 10 cidades americanas. Dois anos depois a empresa já possuía mais de 100 pontos de venda. O crescimento acelerado só foi possível graças ao sistema de venda do maquinário e do direito de uso da marca, que possibilitou a instalação de quiosques e carrinhos em locais de grande circulação, como por exemplo, shopping centers, parques temáticos, arenas esportivas, zoológicos e aeroportos.
   

A empresa chegou ao Brasil em meados de 1996 pelas mãos de Adriana Auriemo (foto abaixo), instalando seu primeiro quiosque na cidade de Campos do Jordão durante a temporada de inverno, e não demorou muito para “tropicalizar” a linha de produtos, desde o teor de açúcar até os tipos de grãos, acrescentando castanha do Pará e macadâmia – a favorita dos consumidores. Adriana, filha de um dos donos dos laboratórios Delboni Auriemo, conheceu a marca em uma viagem de férias ao ir assistir um jogo de basquete da equipe do Orlando Magic e se encantar pelo delicioso aroma das amêndoas glaceadas vendidas em um cone de papel. Procurou David Brent e disse que queria testar a ideia no Brasil. Ressabiado, o americano topou, mas sob uma condição - se ela não abrisse cinco pontos de venda em cinco anos, perderia a licença. A administradora de empresa, inicialmente junto com sua tia, conseguiu um empréstimo com seu pai de US$ 500 mil e não montou cinco, mas 20 unidades no primeiro ano de operação.
   

Logo após o sucesso de Campos de Jordão, a empresa iniciou a abertura de novos pontos de vendas (quiosques) em shoppings da cidade de São Paulo, primeiro no Shopping Penha e depois no SP Market e Ibirapuera. E no ano de 1997, iniciou o sistema de franquia, com abertura de um quiosque no Rio de Janeiro, o que impulsionaria o crescimento da marca pelo país. Mas o primeiro grande obstáculo enfrentado foi justamente o aroma, principal diferencial da marca e dos produtos. Por incrível que pareça, alguns lojistas próximos dos quiosques reclamavam do forte aroma, e as administrações dos shoppings começaram a dificultar as coisas para a instalação dos quiosques. A empresária passou anos buscando maneiras de atenuar o cheiro. Pesquisou e testou uma série de sistemas de exaustão até chegar a um modelo viável. Também mudou o xarope utilizado na receita, e o aroma ficou mais leve. Conseguiu resolver esse problema, mas só depois de fechar vários quiosques por conta das reclamações. Nos primeiros dez anos de vida, a NUTTY BAVARIAN manteve quiosques apenas em shopping centers e aeroportos.
    

A simplicidade da operação foi fundamental para a expansão da NUTTY BAVARIAN pelo Brasil. A empresa constatou que, para funcionar, a operação teria que ser enxuta, com um funcionário por quiosque. O produto era consumido por impulso, então a experiência de compra do cliente tinha que ser simples e rápida, sem complicações. Embora crescendo com os quiosques, alguns desafios continuavam. E a NUTTY BAVARIAN percebeu que, para crescer mais, necessitava ampliar os canais de venda. Foi então que passou a produzir as irresistíveis nuts para eventos, criando brindes corporativos e montando estruturas como trailers, food-trucks, etc. Aos poucos, a marca passou a ser vista também em terminais rodoviários e dentro de outros grandes estabelecimentos comerciais, como lojas de material de construção, hipermercados e petshops.
  

Além disso, começou a vender produtos industrializados para a rede Cinemark (conheça essa história aqui) e também para empórios, cafeterias, hospitais e escolas. Para isso criou com absoluto sucesso a Nutty Express, embalagem longa vida que conserva a crocância e qualidade dos nuts; e as embalagens com Zip, que podem ser abertas e fechadas novamente. Também procurou variar os momentos de consumo de seus produtos, de forma a aumentá-los. Queria sair do impulso, do consumo imediato, de modo que os produtos fossem usados em receitas ou oferecidos como presentes. Com isso, a marca criou várias embalagens especiais para presentear (incluindo as latas oitavadas), embalagens infantis (com o personagem NUTINHO e sua turma) e até para datas específicas, como Páscoa, Dia dos Namorados e Natal. Assim, os produtos da marca passaram a ser vendidos em cones de papel, embalagens com Zip e latas.
   

Além disso, ampliou sua linha de produtos com o lançamento em 2014 dos primeiros panetones de mix de nuts glaceados com gotas de chocolate. E, em 2016, com a introdução do Mix Light (mescla de amêndoa, amendoim, castanha de caju, macadâmia, noz pecan e castanha-do-Pará), com 50% menos açúcar, calorias e carboidratos, se comparado aos nuts tradicionais, além de não conter glúten e nem lactose. A NUTTY BAVARIAN também começou a trabalhar o co-branding. Um exemplo foi o sorvete de nozes que criou em 2016, em parceria com a Los Paleteros (conheça essa marca aqui); ou os churros com recheio de creme de nozes, em parceria com a marca Olha o Churros.
  

O sucesso da operação e do sistema de franquia no Brasil chamou a atenção da empresa americana, que atua no método de licenciamento, e não há padronização de marca e mix de produtos. Com isso, em março de 2016, a NUTTY BAVARIAN inaugurou seu primeiro ponto de venda em solo americano, localizado no Florida Mall em Orlando. O primeiro quiosque com a bandeira The Magic Bavarian Nuts manteve o modelo que é sucesso no Brasil: todo o conceito original da marca e aplicado no país, a identidade visual e design, apresentação dos produtos - que são as nuts separadas por sabor em bandejas, dentro de uma estufa que as mantêm sempre quentinhas, além da preparação, forma de venda e mix de produtos (com nove opções de nuts e três tamanhos de cones). O sucesso foi tanto que outras unidades foram inauguradas na Flórida. E a marca (operação brasileira) deu continuidade a sua internacionalização em 2018 com a inauguração de um quiosque na cidade do Porto, em Portugal.
  

Para enfrentar as imposições restritivas durante a pandemia de COVID-19, a empresa apostou no delivery, no comércio eletrônico e na presença em marketplaces. As tradicionais “nuts” também passaram a ser encontradas com mais frequência nas prateleiras de supermercados, farmácias e lojas de conveniência, e até em pontos turísticos como o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, e o Parque Ibirapuera, em São Paulo. Outra novidade foi o lançamento das nuts no sabor pizza, um mix que traz amendoim, castanha de caju, orégano, tomate, azeite, alho, salsa e mostarda.
  

Em fevereiro de 2021, a NUTTY BAVARIAN inaugurou sua primeira loja de rua na zona sul da capital paulista, permitindo assim que os consumidores tenham uma experiência maior com a marca. A loja tem espaço para o cliente tomar café e experimentar produtos feitos com as castanhas da marca, como bolos, chocolates, pães e cookies. A marca também está começando a operar com dois novos canais de venda: venda direta e vending machines.
   

O sucesso da marca, especializada em grãos torrados e glaceados, é devido ao fato da empresa aplicar o marketing sensorial (entenda-se cheiro, mostrando que o produto está sendo feito na hora, fresquinho e crocante) de forma empírica, além do modelo enxuto de franquias.
  

Os aromáticos quiosques 
Os quiosques da NUTTY BAVARIAN têm pouco mais de dois metros quadrados que necessitam apenas de uma tomada de 220 volts para funcionar. Este formato apresenta facilidade de locomoção de um ponto ao outro, o que permite experimentar pontos diferentes sem se preocupar com gastos com reformas, decoração e novas instalações. Feitos na hora, em uma máquina elétrica totalmente automatizada, as amêndoas, nozes, amendoins, castanhas de caju e macadâmias são torradas e glaceadas com um xarope a base de canela. Sua venda é feita através de cones de papel, embalagens Zip ou em latas para presente. Por serem torrados (sem óleo), e não fritos, os produtos são isentos de colesterol, mantendo as proteínas e vitaminas naturais das castanhas, nozes, amêndoas e amendoins.
  

Ao longo dos anos a NUTTY BAVARIAN foi modernizando seus pontos de venda (quiosques), adotando novos designs para torná-los ambientes agradáveis e extremamente modernos, mas com um ar tipicamente da Baviera. Com a nova identidade visual adotada pela marca em 2018, a NUTTY BAVARIAN começou a instalar os quiosques com novo design, que apresentaram acabamentos claros e formas regulares, deixando seu volume mais impactante. As texturas suaves da madeira clara, o verde tradicional da marca em contraste com as novas cores vibrantes das embalagens, criaram um conjunto acolhedor e atual. O novo modelo de design traz a palavra “castanhas” na fachada para facilitar a identificação. A imagem abaixo mostra a evolução do design dos quiosques da marca ao longo dos anos.
   

A mascote 
O personagem símbolo da marca se chamava TIO NUTTY até o presidente da empresa, David Brent, conhecer Adriana Auriemo, responsável pelo ingresso da NUTTY BAVARIAN no Brasil. Devido aos excepcionais resultados da marca no país, como forma de gratidão, o presidente da empresa resolveu rebatizar o personagem de BRUNO, nome do filho mais velho de Adriana. E não parou por aí. O personagem ganhou até uma história: ele teria nascido em 1891 no pequeno vilarejo de Footfurt na região da Baviera.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca no Brasil (que se tornou praticamente uma operação independente da americana) passou por grandes modificações ao longo dos anos, mas sempre manteve como símbolo central o bigodudo Bruno, um típico bávaro e mascote da NUTTY BAVARIAN. A primeira alteração, promovida em 2009, ocorreu em relação ao nome que perdeu a palavra THE e a apresentação de um logotipo oval com novas cores e um novo design para a mascote (que passou a aparecer somente dos ombros para cima). Em 2018, a marca apresentou sua nova identidade visual, cuja principal mudança foi o rejuvenescimento da mascote, agora com traços mais joviais e alegres.
  

Já para o mercado internacional a THE NUTTY BAVARIAN (que utiliza o nome da marca com o “THE”) adota o logotipo mostrado abaixo.
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1989 
● Criador: John Mauter 
● Sede mundial: Sanford, Flórida, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: The Nutty Bavarian Inc. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: David Brent 
● Presidente (Brasil): Daniel Miglorancia 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Quiosques: 900 
● Presença global: 25 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários (Brasil): 450 (incluindo franqueados) 
● Segmento: Doces 
● Principais produtos: Amêndoas, amendoins, castanhas e nozes glaceadas 
● Concorrentes diretos: Nutty Brasil, Nutty Up e Dona Castanha 
● Ícones: O aroma e a mascote Bruno 
● Slogan: Loucos por Nuts. 

A marca no mundo 
Atualmente a NUTTY BAVARIAN possui mais de 900 quiosques, carrinhos e pontos de venda em mais de 25 países distribuídos pela América do Norte, Central, do Sul e algumas regiões do Caribe, localizados em centros de compras, parques temáticos, aeroportos, zoológicos, arenas esportivas e feiras. Já no Brasil, a sede da empresa (que é independente da americana, apenas paga royalties pelo nome) está localizada na cidade de São Paulo, com uma loja conceito e mais de 135 quiosques espalhados por todo o país, além de pontos de revenda em escolas, cafeterias, aeroportos, rodoviárias e na rede de cinemas Cinemark. Aqui, a empresa também realiza eventos com produtos e brindes personalizados. A franqueadora brasileira também possui seis pontos de venda nos Estados Unidos e um em Portugal. A operação brasileira vende mais de 40 toneladas de nuts todos os meses. 

Você sabia? 
66.7% dos consumidores da marca NUTTY BAVARIAN são atraídos pelo cheiro das nozes, avelãs e amêndoas sendo assadas na hora. O estudo mostra que a primeira sensação que vem à cabeça dos consumidores quando elas pensam na marca é o odor adocicado das nozes, avelãs e amêndoas. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame, Isto é Dinheiro, Info Money e Embalagem Marca), jornais (Meio Mensagem, Estadão e Folha), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 12/5/2021

2 comentários:

Sandro Paveloski disse...

Sei que aqui deveria comentar este post, mas gostaria de deixar um elogio: seu blog é muito bom, organizado, consistente. Está de parabéns. Vou divulgá-lo aos alunos e companheiros de aula... Grande abraço!!!

Unknown disse...

Aconselho o blog, pois contém todas as informações que me foram necessárias para dar início à um projeto acadêmico, porém ressalvo que algumas informações estão desatualizadas, mas entendo perfeitamente que a atualização constante à um blog com tamanhas informações gera um certo grau de dificuldade.
Abraços