20.6.06

ASICS


Seus tênis são os preferidos dos aficionados por esportes de corrida. Quer seja em uma competição profissional ou em uma corridinha matinal para manter a forma física os avançados calçados esportivos da marca ASICS são vistos em abundâncias nos pés de quem realmente é louco por esporte, satisfazendo às necessidades do corpo e trazendo harmonia para a alma. 

A história 
A história começou no dia 1 de setembro de 1949 quando o senhor Kihachiro Onitsuka, um ex-oficial do exército japonês, fundou sua empresa de calçados esportivos com o nome Onitsuka Co., produzindo tênis para basquete na apertada sala de estar da sua casa na cidade portuária de Kobe. Sua intenção era devolver a autoestima ao povo japonês assolado pela guerra através do esporte. Os primeiros tênis de basquete, introduzidos na primavera de 1950, tinham a cara de um tigre desenhado no arco do pé, que acabou se tornando uma marca registrada da nova empresa. Nessa época os produtos eram comercializados com a marca Onitsuka Tiger. Em 1951, uma ideia brilhante fez o sucesso bater na porta da empresa. A inspiração de um novo tênis de solado com referência nas ventosas de um polvo trouxe-lhe a conquista de 50% do mercado japonês para tênis de basquete. Nesse mesmo ano a marca lançou um tênis para prática de vôlei, que possuía solado de borracha, adotando o processo de vulcanização. Em 1954, a empresa lançou os primeiros calçados de náilon, um material durável, resistente à água e leve. Isto possibilitou que, em 1955, fossem lançados os primeiros calçados para luta livre feitos em náilon (até então esses calçados eram feitos de couro e mais pesados).
   

Em 1957, o corredor Abebe Bikila, que tinha costume de competir descalço, começou a usar os tênis Onitsuka Tiger e logo na sua estreia conquistou a vitória e consequentemente um enorme aumento de visibilidade para a jovem marca japonesa. Era o início da diversificação de produtos da empresa e a estreita relação com o atletismo e o universo das corridas. Com isso, nos anos seguintes, surgiriam inúmeros modelos de calçados para modalidades esportivas como vôlei e corridas longas, especialmente maratonas. Foi a partir daí que empresa inaugurou sua primeira fábrica para atender a grande demanda pelos seus tênis. Em 1960, desenvolveu um trabalho junto aos atletas maratonistas, criando um tênis (batizado de Magic Runner) que evitava a formação de bolhas nos pés, incorporando um sistema de ventilação para circulação do ar dentro do calçado. Em 1964, Phil Knight e Bill Bowerman fundaram a Blue Ribbon Sports, primeira distribuidora dos tênis Onitsuka Tiger em território americano. Em 1971, esse contrato seria encerrado e a empresa se transformaria na Nike (conheça essa história aqui). Apesar disso, essa parceria foi importante para apresentar a marca japonesa para os milhões de americanos apaixonados por esporte.
   

Durante as Olimpíadas de 1964, atletas de alto nível utilizaram tênis da marca e acabaram sendo contemplados com medalhas de prata e bronze. O sucesso dos calçados foi ainda maior na Maratona de Boston em 1966, quando dois terços dos atletas que competiram estavam usando seus tênis. Ainda em 1966, com a explosão do futebol entre os japoneses, a empresa resolveu lançar sua primeira chuteira para a prática do esporte, batizada de KAWA A. Outra novidade foi a RUNSPARK, primeira sapatilha japonesa para atletismo com travas removíveis e com diferentes comprimentos. Porém o fato mais importante de 1996 seria o surgimento de um ícone da marca: com o tênis de corrida Onitsuka Tiger Mexico 66, confeccionado em couro premium e utilizado nas classificatórias para os Jogos Olímpicos de 1968 no México, surgiu as tradicionais listras entrelaçadas da, que apareciam na lateral do calçado. Apesar da diversificação de produtos para outras práticas esportivas, nessa época a marca já começava a dominar o segmento de calçados para atletismo e corrida.
   

No começo dos anos de 1970, aproximadamente 70% dos principais corredores mundiais utilizavam tênis da marca japonesa. Além disso, a empresa inovou ao lançar os tênis de basquete coloridos de cano alto, oferecidos em azul escuro e vermelho. A década também foi marcada pelo lançamento em 1974 da primeira linha de roupas esportivas para atletismo e corrida. Pouco depois a empresa instalou na Alemanha a sua primeira fábrica do continente europeu e começou a fabricar não somente tênis, mas também roupas e acessórios esportivos. Em 21 de julho de 1977 a empresa se fundiu com a GTO e a JELENK para constituir oficialmente a ASICS CORPORATION, formada por seis grandes fábricas em todo o mundo. O nome ASICS foi baseado no famoso ditado em latim “Anima Sana In Corpore Sano”, que quando traduzido expressa o antigo ideal “Uma Mente sã em um corpo são” (A Sound Mind In a Sound Body). Formando o acrônimo dessa frase, a ASICS foi fundada a partir da crença de que a melhor forma de criar um estilo de vida saudável e feliz é promover saúde e o condicionamento físico totais.
   

Ainda em 1977, os produtos ASICS foram introduzidos oficialmente nos Estados Unidos trazendo com eles uma história de desempenho atlético e avanços tecnológicos, filosofia que permanece verdadeira e fiel até os dias de hoje. Nessa mesma década a marca passou a produzir tênis femininos. Até então os modelos eram restritos aos homens. Na década de 1980, o lançamento do sistema ASICS GEL™ revolucionou a linha de produtos da empresa, que contava agora com uma tecnologia avançada para absorção de choque e impacto. Essa tecnologia foi primeiramente usada no tênis de corrida Freaks α, em 1986. E isto somente foi possível porque a empresa criou seu primeiro departamento de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para calçados. Além disso, em 1987 diversificou sua linha de produtos com o lançamento dos dois primeiros modelos de bicicletas para a prática do Triatlon. Na década seguinte a ASICS teve um forte crescimento no mercado internacional, especialmente na França, Itália, Holanda e Reino Unido (onde forneceu material esportivo para tradicionais equipes inglesas como Coventry City, Blackburn Rovers, Newcastle United, Leeds United, Aston Villa e Bradford City).
   

Em 2006 a ASICS inovou mais uma vez ao lançar a linha INNER MUSCLE, roupas feitas de uma combinação de materiais com diferentes graus de elasticidade para fortalecer de forma eficiente os músculos do corpo. Em 2007, a marca inaugurou sua primeira loja própria, localizada em Tóquio, atuando assim diretamente no varejo. No ano seguinte a primeira loja fora do Japão foi aberta na cidade de Londres. Já em 2009, além de inaugurar o ASICS SPORTS MUSEUM, localizado perto de sua sede em Kobe, a marca inaugurou sua primeira loja própria no coração de Manhattan em Nova York.
   

Em 2011, a fabricante de materiais esportivos abriu as portas de sua primeira loja conceito no Brasil, localizada na tradicional Rua Oscar Freire, em São Paulo. No estabelecimento de dois andares os consumidores, pela primeira vez, puderam encontrar todos os produtos de corrida. A novidade ficou por conta dos serviços diferenciados para os corredores. Um exemplo era o ASICS FOOT ID, que consistia em um teste gratuito de pisada, por meio de uma análise 3D, laser e oito câmeras, capaz de identificar deformidades, calos e angulações que aumentam a precisão do atleta. No segundo andar, a marca ainda oferecia mais de mil itens destinados à prática de outros esportes como vôlei, futebol e tênis. Em 2012, a ASICS ampliou sua linha de produtos em mais um esporte extremamente popular no Japão, ao lançar uma completa linha para beisebol (composta por luvas, tacos, calçados, entre outros itens).
   

Sempre na vanguarda do segmento de corrida, em 2013, a ASICS apresentou um projeto experimental que usa cores para mostrar o desempenho dos corredores. Para isso, a marca desenvolveu um tênis especial que muda de cor de acordo com o passo do atleta. Tanto o corredor quanto seus espectadores podem acompanhar o desempenho da corrida através de três cores que se alternam no calçado: vermelho, amarelo e verde. Para fazer o tênis mudar de cor, um sensor de GPS ligado a um Arduíno mede o ritmo dos últimos cinco quilômetros da corrida. A cor vermelha indica uma velocidade média de até 10 km/h; a cor amarela se destaca entre 10 e 15 km/h; e a cor verde é vista em velocidade média acima de 15 km/h. A cor do tênis nunca permanece a mesma, incentivando o corredor a dar o melhor de si toda a vez que for correr.
   

Por toda sua rica e inovadora história a marca é atualmente considerada a maior autoridade quando o assunto é corrida: sua linha de produtos possui os mais avançados e revolucionários tênis do segmento no mundo. Portanto, para vencer uma maratona, o atleta deve ter, além de energia, resistência e disciplina, muito provavelmente um ASICS nos pés.
  

A linha do tempo 
1953 
Lançamento do MARATHON TABI, um tênis feito de Vinylon, material bastante resistente e muito leve, especialmente desenvolvido para ser utilizado em corridas longas. 
1961 
Lançamento do TREKKER 61, um tênis para treinamento de corridas curtas e saltos, que se tornou um enorme sucesso. 
1965 
Lançamento dos primeiros calçados para a prática do golfe, esporte extremamente popular no Japão. 
1973
Lançamento da chuteira BOMBER, causando uma revolução no segmento. Isto porque a chuteira era feita em couro preto, com sistema de absorção e com suporte extra para o tornozelo. 
Lançamento das primeiras chuteiras para a prática do beisebol. 
1974 
Lançamento do tênis de maratona OHBORI, primeiro produto para o mercado externo a adotar a entressola em EVA. 
1977 
Lançamento dos primeiros tênis para corrida (jogging), batizados de MONTREAL II e ENDURO
1993 
Lançamento do ASICS GEL-KAYANO™, um tênis para corrida desenvolvido com o objetivo de proporcionar conforto e proteção para longas distâncias, que se tornou um verdadeiro sucesso entre os corredores. 
1997 
● Lançamento da linha SUKU SUKU, especialmente desenvolvida para crianças. O nome da linha deriva do termo japonês que significa “toda saúde, energia e alegria presentes no processo do crescimento das crianças”, e nos anos seguintes foi dividida em duas categorias: Baby, para bebês de 1 a 3 anos, e Mini, para a garotada entre 3 e 7 anos. Para os menores, os tênis ofereciam características de amortecimento e estabilidade próprias para os movimentos efetuados pelas crianças durante o aprendizado dos primeiros passos. Já para crianças maiores, a marca destacava maior flexibilidade para garantir mais liberdades de movimentos para os dedinhos sem deixar de oferecer estabilidade na parte do ante pé. 
1999 
Lançamento da linha ASICS GEL-NIMBUS™, tênis voltado para corredores neutros a supinadores, ampliando a linha de produtos de alto rendimento. 
2005 
Lançamento da chuteira DS LIGHT2, extremamente avançada e leve, que se tornou um grande sucesso no meio futebolístico. 
2006 
Lançamento do ASICS GEL-KINSEI™ (expressão japonesa que significa “estrela dourada”), um tênis para corrida extremamente revolucionário com tanta tecnologia quanto uma nave espacial. O calçado, que levou quase sete anos para ser desenvolvido, possuía absorção de impacto completada por maior impulsão, ajudando o corredor a conseguir mais velocidade com menos esforço. O produto foi eleito o modelo de tênis de corrida mais avançado do planeta na época. 
2007 
Lançamento do ASICS NIMBUS™ 9, tênis top de linha da categoria de amortecimento da marca (indicado para corredores com pisada supinada, neutra e levemente pronada). O produto foi eleito “Melhor Tênis do Ano” pela conceituada revista Runner’s World (conheça essa história aqui), considerada uma autoridade global para o mundo da corrida. 
Lançamento do ASICS GEL-KINSEI™ 2, produto que redefiniu os limites do que era possível em termos de calçado técnico-atlético, posicionando-se em uma categoria nova: o tênis inteligente que se adapta a diferentes tipos de pisada. 
Lançamento do ASICS GEL-KINETIC™, um revolucionário tênis com estrutura “Discreet Heel”, que oferece excelente atenuação do choque e apoio no impacto do calcanhar; Unidade do Sistema de Amortecimento em GEL de dois canais, com avançado efeito mecânico da parte dianteira durante o ciclo da pisada; lingueta em peça única, que minimiza a irritação dos pés; e palmilha Comfordry, que se molda ao pé e proporciona um ajuste específico em cada corrida. 
Relançamento da marca ONITSUKA TIGER como uma linha esportiva de luxo influenciada pela moda europeia. 
2010 
Selecionado pela terceira vez consecutiva como o melhor tênis do mundo pela edição internacional da revista Runner’s World, o modelo GEL-KAYANO™, ganha sua décima sexta versão, com atualizações tecnológicas inéditas. Entre as principais inovações está a introdução da Linha de Orientação (Guidance Line). Concebido e executado de maneira simples, este novo elemento era formado por um sulco vertical que passa pela sola e que imita o centro de pressão ideal do pé no ciclo da pisada. Ao dividir a modelagem dessa forma, a Linha de Orientação permite que a parte frontal do pé seja repartida promovendo um percurso mais eficiente no ciclo da pisada. Do começo ao fim da corrida, esta tecnologia ajuda a assegurar um percurso idêntico no ciclo da pisada a cada passada, assim a eficiência é mantida mesmo sob fadiga. 
2011 
Lançamento do MY ASICS, um serviço online que oferecia planos de treinamento para corridas baseados em teorias científicas. 
2012 
Lançamento global do tênis de corrida GT-2000 NEW YORK, que marcou o vigésimo modelo da série lançada em 1993. 
Lançamento do modelo mais leve da tradicional série GEL NIMBUS™. Em sua 14º edição, o tênis, carro-chefe da marca japonesa, estava aproximadamente 14g mais leve do que a versão anterior. O modelo era indicado para os corredores que possuíam pisada neutra/supinada. 
2013 
Lançamento do novo modelo de competição, o ASICS GEL-SAROMARECER™ ST2, que agregava todas as características que faziam a diferença em corridas de longas distâncias: conforto, amortecimento e estabilidade. O tênis tinha um velcro ajustável que permitia um perfeito encaixe do arco e maior sustentação dos pés dentro do tênis. Além disso, para aumentar ainda mais a estabilidade, oferecia a placa DuoMax, que, aliada à entressola de solyte, proporcionava passadas suaves e estáveis. 
2015 
Relançamento da ASICS TIGER, uma linha composta por calçados clássicos da marca reinterpretados com novos materiais e cores, inspirados na moda de rua americana. 
Lançamento do MetaRun™, um inovador tênis de corrida equipado com novas tecnologias para maximizar os quatro principais recursos da corrida de longa distância: peso leve, estabilidade, ajuste e amortecimento. 
2016 
Lançamento do ASICS FuzeX, tênis de corrida que oferece o equilíbrio ideal entre desempenho e estilo. É equipado com fuzeGEL, um material esponjoso com excelente amortecimento de impacto que foi aprimorado para oferecer leveza e resposta rápida. 
2020 
Lançamento do MetaRacer™, um tênis de corrida tradicional com uma placa de fibra de carbono. 
2021 
Lançamento dos tênis Metaspeed™ Sky e Metaspeed™ Edge, desenvolvidos cientificamente para tipos distintos de estilos de corrida. Considerados super tênis revestidos de placa de fibra de carbono, ajudam atletas de elite a chegarem ao seu máximo, pois eles não precisam mais ajustar seu estilo de corrida ao calçado que usam. Em vez disso, este calçado de alto desempenho potencializa a forma como eles correm.


Pesquisa e desenvolvimento 
Em maio de 1990 a ASICS inaugurou na cidade japonesa de Kobe o Institute of Sports Science (Instituto da Ciência do Esporte). Desde então, muitas inovações tecnológicas notáveis em calçados e vestuários esportivos se originaram desse ambiente exclusivo, onde cientistas, atletas e treinadores trabalham juntos. O instituto, localizado a aproximadamente 322 km a oeste de Tóquio, abrange mais de 4km² de instalações para pesquisa. Uma pista de corrida de 350 metros com todas as condições climáticas, uma quadra de basquete, uma quadra de vôlei, além de vários ambientes de teste fazem parte do complexo. Estudar e analisar os movimentos do corpo humano e testar todos os tipos de materiais são as principais atividades das 200 pessoas que trabalham no instituto. É claro que todo esse trabalho é realizado visando apenas um objetivo: permitir que atletas profissionais e amadores no mundo todo tenham um melhor desempenho e atinjam um nível mais elevado e divirtam-se ao praticar atividades físicas.
  

A observação e análise dos movimentos físicos são a base de cada um dos produtos ASICS. Os pesquisadores em Kobe têm à sua disposição câmeras de alta velocidade, equipamentos de medição de alta tecnologia e softwares sofisticados. Diversos ambientes de teste foram construídos para poder traduzir as descobertas da pesquisa fundamental em novos materiais e produtos. Sistemas de absorção de impacto, recursos anti-pronação excessiva, solados com borracha especiais e tecidos à prova de água são algumas das inovações da ASICS que passam por rigorosos testes no local. Sistemas de medição tridimensional são usados para desenvolver calçados com ajustes perfeitos. Com frequência, os atletas patrocinados pela ASICS visitam o instituto. É claro que o principal objetivo da visita é a certeza de obter calçado e vestuário personalizado de acordo com os padrões exatos que seus corpos requerem. Mas também há um segundo propósito. Ao trabalhar com esses atletas e seus treinadores, que representam a excelência em várias disciplinas esportivas, a ASICS pode ampliar seu conhecimento e experiência para fabricar um produto ainda melhor no futuro. Para o benefício de todos os atletas.
  

Tecnologias aos seus pés 
A partir das pesquisas realizadas nos avançados laboratórios em Kobe, tecnologias exclusivas são criadas e atualizadas em benefício dos atletas. Alguns exemplos são os sistemas de amortecimento, recursos anti-pronação, solas com borracha Wet Grip® e vestuário impermeável. Essas inovações da ASICS são submetidas a testes rigorosos antes do lançamento no mercado.
   

Entre as tecnologias desenvolvidas pela marca estão: 
ASICS HIGH ABRASION RESISTANT RUBBER 
Solado de borracha com formulação especial para resistir à abrasão (desgaste), localizado em áreas críticas, como no calcanhar. 
ASSYMETRICAL LACING DESIGN 
Design assimétrico de amarração que auxilia na sustentação dos pés dentro do calçado esportivo proporcionando mais conforto. 
AHAR™
Tecnologia do solado resistente à abrasão que tem um maior teor de carbono, tornando a sola mais durável e flexível. Proporciona mais leveza e também bom amortecimento. 
COMFORDRY SOCKLINER 
Tecnologia aplicada à palmilha que maximiza a performance do sistema de amortecimento e garante um ambiente mais fresco, seco e saudável a pé. 
COOLMAX 
Um tecido que retém a umidade gerada pelo corpo e a transfere para a parte de fora, facilitando assim a evaporação do suor, mantendo o corpo seco. 
CUPROTHERMO 
Material exclusivo da ASICS que compõe o cabedal e através de fios metálicos regulam a temperatura interna do calçado, conforme a temperatura exterior, mantendo os pés em uma temperatura ideal e tornando a corrida ainda mais confortável. 
FLYTEFOAM™ 
Tecnologia revolucionária localizada na entressola, feita com microfibras de celulose adicionadas à espuma de EVA. É o material mais leve da entressola que a empresa já desenvolveu. 
GEL™ 
Tecnologia ícone usada pela ASICS desde 1986 protegendo o corpo do impacto gerado a cada passo, contribuindo para reduzir a fadiga muscular. Essa tecnologia está localizada principalmente nas áreas de maior carga no momento do impacto, na região do calcanhar e na articulação do dedão do pé. 
GUIDANCE TRUSSTIC™ 
Esta tecnologia suporta movimentos estáveis, reforçando a área externa do médio pé da entressola e impedindo que o calçado torça. Aumenta a durabilidade da entressola evitando desgaste em toda a região. 
HEEL CLUTCHING SYSTEM 
Sistema na área do calcanhar que oferece melhor estabilidade e perfeito ajuste e posição do calcanhar dentro do calçado. 
HOOK AND LOOP CLOSURE
Fechamento em cadarço e tira em velcro que permite melhor ajuste e sustentação dos pés. 
IMPACT GUIDANCE SYSTEM (I.G.S.) 
Sistema revolucionário desenvolvido pela ASICS há mais de 15 anos com base em pesquisas biomecânicas visando o movimento natural dos pés. 
MESH UPPER 
Cabedal feito por materiais altamente respiráveis. Oferece uma sensação de corrida confortável.


Além disso, a revolucionária tecnologia de tecido, conhecida como MOTION, recentemente ganhou três melhorias: MOTION DRY (permite que a pele do corredor transpire livremente durante a prática esportiva, reduzindo a umidade e mantendo-a seca), MOTION THERM (controla a temperatura do corpo durante a prática esportiva quando faz frio através de camadas isolantes que permitem conservar o calor do corpo, expelindo o suor para fora e regulando a temperatura nessas condições) e MOTION PROTECT (tecidos que protegem o corredor em condições de chuva, neve ou vento, dependendo dos diferentes modelos).
  

Com a pandemia de COVID-19, em 2020 a ASICS apresentou sua máscara (tecnicamente chamada de cobertura facial) especificamente desenvolvida para corredores. A máscara é indicada para atividades de alto rendimento, como os treinamentos intensos, onde as máscaras podem ser consideradas bem problemáticas. Dependendo do material, elas podem absorver o suor e ficar quentes e úmidas, principalmente durante a corrida. A ASICS afirma que uma equipe de “cientistas de renome mundial” ajudou a criar a Runners Face Cover, que custa em torno de US$ 45, tem “saídas de ar estrategicamente posicionadas” e um design especial para criar mais espaço dentro da máscara e promover maior respirabilidade. Além, disso, a máscara também permite que os corredores bebam água enquanto correm e ajuda a reduzir o risco de insolação ao resfriar o ar que respira. As saídas de ar estão localizadas na parte inferior para minimizar o risco de propagação de gotículas. Possui cabos ajustáveis com presilhas de trava que envolvem as orelhas e atrás da cabeça, projetados para manter a máscara o mais segura possível durante o exercício. Os designers usaram um material antibacteriano de secagem rápida, repelente à água, lavável e fabricado com 31% de material reciclado.
  

O marketing 
A marca japonesa sempre investiu no patrocínio de grandes atletas, especialmente maratonistas, corredores e jogadores de vôlei, federações de atletismos (italiana, francesa, japonesa e holandesa), equipes de vôlei e rúgbi, além de grandes competições esportivas mundiais. Hoje em dia a ASICS patrocina um time de atletas talentosos como o tenista Novak Djokovic (apenas calçados), as corredoras Emma Bates, Sara Hall, Klara Parker, Cadance Hill e Payton Chadwick e o lutador Jordan Burroughs. A marca investiu US$ 125 milhões para se tornar uma das patrocinadoras dos Jogos Olímpicos de Tóquio (adiado devido à pandemia de COVID-19 e que deve ser realizado em meados de 2021).
   

Sua mais recente campanha global, lançada em 2017, apresentou o novo posicionamento “I Move Me”, sendo parte de uma estratégia apresentada como “a mais importante iniciativa de marketing” da marca nos últimos 25 anos. A ideia da campanha era mostrar uma visão mais contemporânea da fundação e dos valores da ASICS para a nova geração de consumidores, buscando inspirar esse público a ter hábitos de vida mais saudáveis, ser feliz e aumentar a sua energia por meio do esporte. O lançamento da campanha coincidiu com a abertura, em Regent Street (Londres), da maior flagship store da ASICS em todo o mundo. Já no Brasil, em 2018, a marca lançou uma enorme campanha que partia do preceito que um dos esportes mais democráticos é a corrida de rua, pois para começar, basta ter disposição, roupas leves e um par de tênis. Com isso a ASICS lançou uma websérie que mostrava os benefícios físicos e mentais deste esporte com o slogan “Todo mundo é corredor, mesmo sem saber”.
   

A evolução visual 
O logotipo da marca japonesa passou por algumas modificações em sua história. A marca ASICS foi adotada somente em 1977. As primeiras modificações ocorreram em 1992 quando a identidade visual perdeu a palavra Tiger e as tradicionais listras entrelaçadas, e ganhou um novo símbolo (uma letra “a” estilizada para expressar a ideia de velocidade ilimitada e o dinamismo do esporte). A última dessas modificações ocorreu em 2003, quando houve uma modificação acentuada na tipografia da letra e a adoção de um tom de azul mais escuro. Mesmo com a evolução de sua identidade visual, as tradicionais listras entrelaçadas, que muitos dizem representar arranhões das garras de um tigre, continuam como símbolo em seus calçados.
   

Os slogans 
I Move Me. (2017) 
Want it more. (2016) 
It’s a big world. Go run it. (2015) 
Better you best. (2013)
Sound mind, sound body. (2007) 
Be Your Own Personal Hero. (2004) 
For the love of sport. (2001) 
True performance. (1997) 
The next level. (1992, Asics Gel™) 
Don’t just do it. Do it better. (1990) 
Sports Technology for Active Lifestyle. (1987) 
Born to perform. (1985) 
Best in the long run. (1985) 
Be a star in our stripes! (1983) 
The best run with Tiger. (1981) 
Sport: the Universal Language. (1977)
  

Dados corporativos 
● Origem: Japão 
● Fundação: 1 de setembro de 1949 
● Fundador: Kihachiro Onitsuka 
● Sede mundial: Kobe, Japão 
● Proprietário da marca: Asics Corporation 
● Capital aberto: Sim (1964) 
● Chairman & CEO: Motoi Oyama 
● Presidente: Yasuhito Hirota 
● Faturamento: US$ 3.08 bilhões (2020) 
● Lucro: - US$ 151 milhões (2020) 
● Valor de mercado: US$ 2.9 bilhões (abril/2021) 
● Lojas: 300 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 8.900 
● Segmento: Material esportivo 
● Principais produtos: Tênis, vestuário e acessórios esportivos 
● Concorrentes diretos: Mizuno, Reebok, Nike, Adidas, Puma, New Balance, Fila, Under Armour, Brooks, Saucony, Etonic e Newton Running 
● Ícones: A tecnologia Asics Gel™ e as listras entrelaçadas 
● Slogan: I Move Me. 
● Website: www.asics.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a ASICS, que fabrica tênis e acessórios para basquete, vôlei, atletismo, golfe, futebol, lutas marciais e outros esportes, vende sua avançada linha de produto em mais de 100 países ao redor do mundo. Aproximadamente 65% do faturamento da empresa é derivado dos calçados esportivos, 25% de roupas e 10% de equipamentos esportivos. Os maiores mercados da ASICS são o Japão (que responde por quase 50% das vendas), os Estados Unidos e a Europa. A marca também possui uma rede com mais de 300 lojas próprias, instaladas em cidades como São Paulo, Nova York, Paris, Berlim, Londres, Amsterdã, Porto, Praga, Madri, Taipei City, Xangai e Seul. A ASICS é líder mundial no segmento de tênis de alta performance para corrida. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Forbes, Exame, Época Negócios e Isto é Dinheiro), jornais (Estadão, Meio Mensagem e Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel, Interbrand e Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 7/4/2021

9 comentários:

Anônimo disse...

Após comprar o primeiro Asics, nunca mais quis saber de outra marca.
Sisplesmente o melhor!!!

Fininho Pealling disse...

Li tudo o que está escrito mas não consegui confirmar. Onde são fabricados os tênis ASICS na atualidade? Pretendo comprar um GEL-KINSEI 4 mas não tenho certeza de onde é fabricado e posso acabar por comprar "gato por lebre". Obrigado

Unknown disse...

A Asics deve muito à Phil Knight (fundador da Nike) por ter introduzido a marca no mercado norte-americano. Só então eles perceberam o real potencial fora da Ásia e decidiram romper com Phil... que então soube aproveitar o revés para criar a Nike e a transformá-la na potência que é hoje. Essa linha do tempo tinha que dar crédito ao Sr. Knight também... enfim. ;)

Margarida Soares disse...

asics e onitsuka tiger sao a mesma marca?

Celso Moreno disse...

Atualmente são os melhores para se jogar Handebol, são muito confortáveis e tem uma boa estabilidade.

Unknown disse...

Depois de ler o texto, sim são as mesmas...

Unknown disse...

Sim são as mesmas... Onitsuka Tiger é a fundadora, e depois a asics é um resultado de alguma fusões!

Unknown disse...

A marca Asics é produzido em Taiwan

Anônimo disse...

É certo que o símbolo lateral da asics foi a primeira marca de calçados a utilizar para dar sustentação para o cabedal do tênis?