11.7.09

RUNNER'S WORLD


A revista RUNNER’S WORLD é uma verdadeira bíblia para os amantes e praticantes de corridas. É literalmente a largada para qualquer praticante do esporte, sendo fonte de consulta, leitura e uma poderosa ferramenta motivacional para corredores de todos os níveis, de iniciantes a profissionais, ajudando-os a conseguir o melhor condicionamento físico e mental.

A história
Tudo começou no mês de janeiro de 1966 quando Bob Anderson, um americano da cidade de Manhattan, estado do Kansas, decidiu começar a correr e foi procurar mais informações sobre o assunto. Não encontrou absolutamente nada. Não havia nenhuma publicação voltada aos corredores e amantes desse esporte naquela época. Anderson decidiu então lançar um pequeno informativo em preto e branco com 66 páginas, que ele mesmo produzia em sua casa, chamado Distance Running News. Falava basicamente sobre a elite das corridas. Suas capas estampavam somente atletas de ponta. Mas Anderson desconfiou que as pessoas estavam famintas por mais informação sobre o tema. Ele teve certeza disso quando leitores que ele nunca havia visto começaram a lhe mandar até dinheiro.


Foi então que em 1969 a publicação caseira passou a ser uma revista chamada THE RUNNER’S WORLD (algo como “O Mundo dos Corredores”) e, em 1973, ganhou impressão colorida. No fim da década de 70 a corrida já era um esporte popular nos Estados Unidos, com mais de 1 milhão de praticantes. Nessa época, a circulação da RW, como a revista era chamada por seus leitores, chegou a 100.000 exemplares. A revista evoluiu (os leitores também) e passou a abordar assuntos como nutrição, perda de peso e qualidade de vida. Os melhores treinadores do mundo passaram a escrever nas páginas da revista. Com uma série de dicas e planilhas, atletas de fim de semana se tornaram atletas de semana completa e corredores avançados passaram a obter melhores performances com os conselhos da RUNNER’S WORLD. Na década de 80 a revista foi comprada, em 1985, pela editora Rodale Press, dona outros títulos importantes na área de qualidade de vida como Men’s Health e Women’s Health, e seus escritórios foram transferidos para a cidade de Emmaus na Pensilvânia.


No início da década de 90, a revista começou sua expansão internacional com o lançamento de edições locais em outros países. O Reino Unido foi o primeiro a conter uma edição internacional da RUNNER’S WORLD em 1993, que logo em seguida foi lançada também na África do Sul. No decorrer dos próximos anos novas edições internacionais foram lançadas em países como Alemanha, França e Austrália. Em 2004, a RW passou por uma grande reformulação editorial, com a introdução de novas seções, fotos espetaculares e reportagens ainda mais profundas. O Guia do Tênis é um capítulo à parte. A revista desenvolveu um laboratório próprio em Michigan para analisar os melhores calçados para a prática de corrida. Tênis das principais marcas são avaliados por máquinas que atestam estabilidade, amortecimento, durabilidade e flexibilidade dos principais modelos. Em paralelo, leitores da comunidade RUNNER’S WORLD dão suas impressões correndo nas ruas e parques. A partir da reforma editorial e gráfica, a circulação aumentou para 650.000 exemplares somente nos Estados Unidos, com a tradicional revista sendo lançada em outros países como a Itália em 2006.


Faltava o Brasil nessa comunidade mundial. Nos últimos anos, o país experimentou um crescimento significativo no esporte. A cidade de São Paulo organizava, em 2003, 30 corridas de rua. Em 2007, o número de provas saltou para impressionantes 320 eventos anuais. No Brasil, a corrida se popularizou a ponto de contar hoje com 4.5 milhões de pessoas que praticam essa atividade física pelo menos duas vezes por semana. A facilidade do esporte, basta apenas um par de tênis, meias, calção e camiseta, pedia uma revista com padrão mundial que trouxesse o conselho certo para correr melhor. Finalmente, em 2008, a reconhecida revista chegou ao Brasil, lançada no mercado pela Editora Abril, contendo seções sobre alimentação, treinamento, cuidados com o corpo e com a mente, dicas dos especialistas e, é claro, boas histórias de quem corre. Já na edição de dezembro, a edição do Brasil apresentou seu primeiro Guia do Tênis apenas com modelos que podem ser encontrados nas lojas das principais cidades brasileiras.


Mais recentemente a revista lançou sua versão para tablet, que traz, além do conteúdo da edição impressa, o universo da corrida de forma divertida e interativa. Oferece animações, galeria de fotos navegável, vídeos com entrevistas, bastidores de reportagens, passo a passo de exercícios e receitas, entre outras novidades. Atualmente a revista cumpre como ninguém sua missão de trazer informações sobre treinamento, alimentação e motivação. Busca histórias inspiradoras para manter acesa a chama da atividade física. Tudo porque acredita que o esporte é uma ótima ferramenta para uma vida melhor.


A evolução visual
A identidade visual da marca, que no Brasil se intitula “a revista para correr e viver melhor”, sofreu algumas modificações ao longo dos anos, ganhando um visual mais atraente e moderno.


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1966
● Criador: Bob Anderson
● Sede mundial: Emmaus, Pensilvânia
● Proprietário da marca: Rodale Inc.
● Capital aberto: Não
● CEO: Maria Rodale
● Editor chefe: David Willey
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Edições internacionais: 16
● Leitores: 4 milhões
● Presença global: 50 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 250
● Segmento: Comunicação
● Principais produtos: Revistas de corrida
● Concorrentes diretos: Running Times e Trail Runner
● Ícones: O Guia do Tênis
● Slogan: The World’s Leading Running Magazine.

A marca no mundo
Hoje em dia a RUNNER’S WORLD, maior revista sobre corrida do mundo, possui edições internacionais em 16 países (como por exemplo, Alemanha, Brasil, França, Inglaterra, Espanha, Suécia, Bélgica, Holanda, Espanha, Estados Unidos, Polônia, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul) e tem mais de 4 milhões de leitores no mundo com tiragem mensal superior a 1 milhão de exemplares. Somente nos Estados Unidos são aproximadamente 2.5 milhões de leitores (57.1% homens e 42.9% mulheres). Além disso, a RUNNER’S WORLD impacta mais de 50 milhões de pessoas ao redor do mundo e possui o melhor e maior banco de dados sobre treinamento, nutrição e fitness específicos para corrida.

Você sabia?
No Brasil a RW, 4ª do mundo em circulação, tem tiragem superior a 90 mil exemplares por mês.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 14/8/2012

Nenhum comentário: