8.6.06

AMOR AOS PEDAÇOS


A cada fornada, um sabor único. A cada pedaço, um novo prazer. Assim é a rede de doçaria AMOR AOS PEDAÇOS, que há quase 40 anos se diferenciou por oferecer uma grande linha de produtos exclusivos alimentando a paixão por irresistíveis bolos, doces, sorvetes, preparados de forma artesanal. Uma deliciosa história recheada de inovação transformou a AMOR AOS PEDAÇOS em uma irresistível tentação. 

A história 
Tudo começou quando Ivani Calarezi (foto abaixo), pianista e professora de música, mas acima de tudo, uma apaixonada por culinária, e principalmente doces, apostou em uma ideia ainda inédita no país: vender bolos artesanais por quilo, permitindo ao cliente escolher o tamanho desejado da fatia. Com total incentivo de seu marido Armando - que se tornou sócio da nova empresa - ela levou o projeto adiante e juntou-se a mais um sócio, o empresário Reinaldo Marmonti. Essa história de amor começou com uma pequena e aconchegante loja chamada AMOR AOS PEDAÇOS, inaugurada no dia 2 de junho de 1982, na Rua da Consolação, no bairro nobre dos Jardins, em São Paulo. O nome da marca foi inspirado em um doce mineiro de abacaxi com coco, e claro chamado “amor aos pedaços”. Na nova loja os consumidores encontraram uma forma diferente de se consumir doces: podiam comprar bolos em pedaços/fatias, de acordo com suas vontades - algo inusitado na época.


Entre as delícias criadas por Ivani para a inauguração estava o Bolo Brigadeiro, um sucesso até os dias de hoje; o brigadeiro de colher; e o Bicho de Pé® (tradicional doce cor-de-rosa feito com leite condensado e gelatina de morango - e que teve o nome inspirado em um bichinho que provoca coceira, deixando a pele vermelha, típico das fazendas do interior), inventado sete anos antes por ela própria. Decidida a servir algo diferente no aniversário de um ano de seu primeiro filho, ela formulou a receita do Bicho de Pé® (nome patenteado/registrado pela rede desde 1989), que fez sucesso entre as crianças e os adultos da festa. Hoje, as lojas da rede espalhadas pelo Brasil vendem todos os meses, em média, uma tonelada de Bicho de Pé®. O Bolo Mousse de Chocolate também é uma criação do AMOR AOS PEDAÇOS e tornou-se um ícone da rede, assim como o doce de colher. Outra novidade da nova loja era a decoração. Na época as cores utilizadas, verde e rosa, eram muito ousadas, pois o padrão de doçarias e rotisserias era muito sóbrio e isto causava um contraste. Na inauguração, havia fila na porta, muito em virtude do delicioso aroma sentido na região. Eram amigos e curiosos que queriam conferir a novidade de perto. A loja sempre muito bem decorada e com os produtos expostos de forma harmônica e impecável nas vitrines chamava atenção da clientela.


A proposta deu muito certo e, em 1984, Reinaldo cedeu seu lugar para a irmã Silvana Abramovay Marmonti, que entrou para o negócio com o objetivo de abrir uma nova unidade, na rua Clodomiro Amazonas. Os aromas e sabores da marca logo se espalharam e rapidamente, mais lojas foram inauguradas. Outra marca registrada do AMOR AOS PEDAÇOS surgiu em 1988, quando a rede lançou o primeiro Festival do Morango, voltado para o consumidor que gostava de saborear doces à base de morango. O festival se tornou um verdadeiro sucesso e, desde então, é realizado de julho a outubro todos os anos. Para apressar o processo de expansão foi implantado o sistema de franquias, ainda pouco explorado no Brasil na época. Elas aplicaram o novo conceito em uma loja-piloto na cidade de Campinas, no interior de São Paulo, em 1991. Foi assim que a rede de doçarias se tornou a primeira franquia do segmento no país. A rede AMOR AOS PEDAÇOS estava crescendo, e esse era só o começo.


No decorrer dos anos seguintes, a rede inaugurou dezenas de novas lojas nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, e suas receitas provocaram paixões em um número cada vez maior de consumidores. A partir de 1996, produtos especiais, como bolos e doces 0% de açúcar, sem glúten e sem lactose, passaram a fazer parte do cardápio. Em 2006 a rede implantou espaços exclusivos e aconchegantes para que os clientes pudessem saborear um delicioso café espresso dentro de suas lojas. Bolinhos de fubá, chocolate, laranja e cenoura, além de deliciosos croissants eram as novidades para acompanhar um delicioso café. Em 2007, a AMOR AOS PEDAÇOS se destacou pelo lançamento de novos produtos como uma linha de drinques gelados que passaram a fazer parte do cardápio. Estes drinques adicionavam ao café outros sabores originando a criação de diferentes produtos, como por exemplo, “Louco Amor” que combina café, leite condensado, marshmallow e uma autêntica cobertura de chocolate.


Além disso, a rede implantou em 2008 um processo de renovação de todas as suas unidades para um novo formato denominado “comfort food”, um espaço aconchegante e confortável, onde o cliente deseje permanecer e não apenas comprar o produto. Este processo valorizava o conforto e a serenidade do cliente criando lojas com mais claridade e muito mais acolhedoras. A empresa desenvolveu assim uma moderna identidade visual tendo como cores predominantes o branco e o rosa, e com poltronas bergère, mesinhas com cadeiras exclusivas e quadros ilustrativos de apetitosos doces e bolos, para que os clientes desfrutem de um momento prazeroso, seja com a família ou com os amigos. Neste processo de reformulação se destacava a criação de um local especial - o Café Gourmet - destinado para um café perfeito, tirado por uma equipe treinada e feito com grãos selecionados.


No ano seguinte, dando continuidade aos planos de expansão, a rede lançou um novo modelo de negócio. Eram quiosques de cafés adaptados para atender espaços diferenciados, com linha de produtos semelhante ao das lojas convencionais. Nos anos seguintes a marca lançou novidades como uma linha de biscoitos em embalagens para presentes e deliciosos pães de mel, cuidadosamente embalados individualmente. Em 2016, a rede ampliou sua linha de produtos para o consumo em casa com o lançamento da linha de cafés especiais em embalagens próprias, como por exemplo, a caixa com 10 unidades de cápsulas compatíveis com máquinas Nespresso e o relançamento das embalagens de café moído de 250 gramas, além do pote de Cappuccino em Pó nas versões light e tradicional.


Em 2017 a rede lançou uma linha de bolos congelados em embalagens de 550 g, que podem servir até 10 pessoas, disponível nos sabores: Bolo Dois Mousses, Frutas Vermelhas, Limão e Pão de mel. E também passou a oferecer uma linha de coberturas no pote (para levar para casa e comer de colher ou rechear bolos) como Bicho de Pé®, Brigadeiro, Cocadinha e Bem Casado. Além disso, a rede introduziu uma inédita linha de sanduíches (com cinco opções de sabores) ampliando assim seu cardápio de salgados. Outro serviço tradicional da rede é o Delivery Service, onde as encomendas são transportadas em veículos exclusivos da empresa, chegando sempre fresquinhas nas mãos dos consumidores. É assim, que há quase 40 anos, a rede AMOR AOS PEDAÇOS carrega um pedacinho da sua história em cada receita.  


Um marketing doce e delicioso 
Além do lançamento de novos produtos, a rede AMOR AOS PEDAÇOS elabora festivais para uma maior promoção da marca e sucesso na venda de seus produtos: o Festival do Morango, realizado de julho até outubro; o Festival de Verão que valoriza as frutas como ingredientes nas receitas de bolos, sorvetes especiais e doces individuais; e ainda o Festival do Chocolate que ocorre no mês de maio. Em 2019, o mais tradicional festival da rede ocupou as vitrines de todas as lojas mais uma vez. Foram mais de 30 deliciosas receitas, todas feitas à base da fruta da estação, o morango. O festival explorou a fruta das mais variadas formas: bolos, tortas, docinhos, pavês e sorvetes de dar água na boca. Grandes sucessos como o Bolo Tentação de Morango (bolo de chocolate recheado com creme de morango, cobertura de chocolate e morangos com chocolate), Merengue de Morango (disco de suspiro com chantilly, creme de morango e morangos) e Torta Divina de Morango (massa crocante recheada com marzipã, chantilly e morangos, decorada com açúcar, chantilly e morango) enfeitaram as vitrines e deixaram os consumidores com água na boca.


Além dos produtos tradicionais de vitrine, a AMOR AOS PEDAÇOS também investe na sazonalidade e em datas comemorativas, como Páscoa (onde os ovos representam 5% do faturamento anual da empresa), Dia dos Pais e das Mães, Natal (com os irresistíveis panettones recheados de Bicho de Pé® e Brigadeiro), Dia das Crianças, Dia dos Namorados, etc. Para cada data, presentes temáticos e bolos especiais são desenvolvidos. Brindes corporativos (um leque variado de opções, com bolos e cupcakes, pão de mel, waffles, biscoitos, chocolates, entre outros itens) também são comercializados aproveitando a demanda do mercado. Além disso, a rede oferece práticos Kit Festa em várias opções, como por exemplo, 1 bolo + 40 docinhos + 60 salgadinhos + refrigerante + 1 kit (garfinhos, pratinhos e vela).


A qualidade 
Preparados com carinho, montados com capricho e embalados com muito amor, as delícias do AMOR AOS PEDAÇOS recheiam os melhores momentos da vida de qualquer pessoa “maluca” por doces. Delícias de encher os olhos. E principalmente a boca. Hoje em dia nas vitrines da rede são mais de 130 produtos oferecidos aos clientes entre docinhos, bolos, tortas, pavês, mousses, sorvetes e até salgados. O segredo de sabores tão irresistíveis está na forma de preparo extremamente singular dos produtos. Na nova fábrica da rede, inaugurada em 2013 e instalada na cidade de Cotia em São Paulo, onde mais de 200 pessoas trabalham com extrema dedicação, os ingredientes são misturados em grandes tachos, com direito a colher de pau, ainda como antigamente. E esse é um fator importantíssimo, preservado mesmo com o crescimento da rede. Todas as receitas são criadas e testadas uma a uma por uma equipe especial, o que confere qualidade e excelência aos bolos, doces, sorvetes e salgados da marca. Parcerias internacionais e nacionais com diversas entidades do setor de alimentos conferem à empresa know-how para desenvolver constantemente novos produtos.


Os pedidos são realizados via internet e são enviados semielaborados, para que na cozinha da loja se realize a finalização da montagem destas delícias. É todo esse cuidado e carinho que faz dos quitutes criativos do AMOR AOS PEDAÇOS um grande sucesso de público. As preocupações da empresa com seus processos de produção, com o meio ambiente e com a sociedade têm início com a seleção de fornecedores. Além de fazer questão da melhor matéria-prima, a rede trabalha apenas com empresas que atendem legislações e especificações técnicas sérias de qualidade e que respeitam o ser humano e a natureza. Toda essa atenção está voltada para cada uma das etapas da fábrica e se estende também às lojas. Afinal, rígidos controles levam à melhoria contínua e fazem com que o AMOR AOS PEDAÇOS continue inovando e criando receitas que, comprovadamente, se tornam verdadeiros clássicos. A empresa também mantém a constante preocupação com o meio ambiente: foi a primeira rede de doçaria que trouxe pratos e talheres biodegradáveis; recicla o óleo; além de, há muito tempo, já não utilizar sacolas plásticas, somente de papelão, como também os copos.


A evolução visual 
O logotipo da marca passou por remodelações ao longo dos anos. No ano de 2000 a marca AMOR AOS PEDAÇOS resolveu modernizar sua identidade visual com o lançamento de um novo logotipo, além de novas embalagens e decorações de suas lojas. O resultado foi um logotipo muito mais moderno que o original, embalagens atraentes e ambientes de lojas mais sofisticados. Em 2012 o logotipo passou por uma pequena atualização, que deixou as curvas e tipografia de letra mais leves, além das cores mais vivas, oferecendo um ar mais moderno a marca. No ano de 2017 a marca remodelou seu logotipo, que ganhou um tom de rosa mais forte e a palavra “doçaria” posicionada abaixo do nome. Além disso, o tradicional traço verde ganhou um design fino e discreto.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 2 de junho de 1982 
● Fundador: Ivani e Armando Calarezi e Reinaldo Marmonti 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Amor aos Pedaços Doceria Ltda. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Silvana Marmonti e Ivani Calarezi 
● Faturamento: R$ 55 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 47 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 500 
● Segmento: Docerias  
● Principais produtos: Bolos, doces, chocolates, sorvetes e cafés 
● Concorrentes diretos: Ofner, Dulca, Cristallo, Di Cunto, Sodiê e Doceria Holandesa 
● Ícones: O Festival do Morango e o doce Bicho de Pé® 
● Slogan: Um pedaço da sua vida. 

A marca no Brasil 
Considerada uma das mais importantes redes de doçarias, e a primeira franquia do segmento no Brasil, a AMOR AOS PEDAÇOS conta hoje com aproximadamente 50 lojas nos estados de São Paulo (interior, capital e litoral), Ceará, Minas Gerais, Maranhão, Tocantins e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal, e possui linhas variadas de produtos irresistíveis como bolos, tortas, pavês, merengues, mousses, sorvetes, docinhos, bala de ovos, chocolates, cupcakes, salgadinhos e uma deliciosa linha de produtos light. Tortas de mousse e de brigadeiro, Bicho de Pé® (uma espécie de brigadeiro de morango), brigadeiro de colher, pavê de chocolate e cocadinha, respondem por 75% das vendas da rede. Todos os anos passam mais de 3 milhões de consumidores pelas lojas da rede. 

Você sabia? 
A fábrica da empresa tem capacidade para produzir 2.500 toneladas de doces ao ano, nos quais chegam a ser utilizados 100 toneladas de farinha, 120 toneladas de açúcar, 40 toneladas de morango e mais de 400.000 ovos. A marca registrada do AMOR AOS PEDAÇOS é o exagero de recheio e cobertura. 
Atualmente, a rede possui lojas-escola, onde os franqueados passam por um treinamento oferecido pela empresa, e onde as equipes de todas as unidades são treinadas. Essas unidades são também as lojas-piloto da rede, onde são realizados vários testes de produtos novos e até novas técnicas de venda que serão posteriormente implantadas nas lojas. 
A rede oferece o serviço “Bolo pra já”, no qual em até 15 minutos é montado um bolo de até 2.5 kg, de qualquer sabor disponível no cardápio. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Veja, Isto é Dinheiro e Época Negócios), jornais (Valor Econômico, Estadão e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 5/5/2020

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