12.5.06

TANG


Misture o conteúdo do envelope com 1 litro de água filtrada, fria ou gelada. Não é necessário acrescentar açúcar. Pronto, em questão de segundos sucos de laranja, limão, uva, manga, pêssego e muitas outras frutas, estão prontos para matar a sede durante um dia quente ou deixar a refeição mais saborosa e divertida. Os sucos em pó TANG trazem o “melhor gostinho da fruta” de uma forma prática e rápida. 

A história 
A história da marca TANG começou após dois anos de intensos estudos quando pesquisadores da empresa alimentícia General Foods Corporation, liderados por William A. Mitchell, criaram um suco em pó concentrado que ao ser misturado com água se transformava em uma bebida deliciosa e refrescante. O produto foi lançado no mercado americano como teste em 1957 no sabor laranja, em potes de vidro de 198g e 396g. Acredita-se que o nome do produto tenha sido inspirado na China, onde a palavra TANG significa açúcar, substância extremamente abundante na fórmula original do produto. Inicialmente foi promovido no mercado como um produto para ser consumido no café da manhã (como dizia a inscrição do rótulo “Instant Breakfast Drink”) e não fez o sucesso esperado. Dois anos mais tarde, TANG foi lançado nacionalmente nos Estados Unidos, além de ser introduzido no Canadá com o nome de Sun Up, Mañanita na Venezuela e Taufrisch na Alemanha.
   

TANG somente começaria a fazer sucesso por causa da NASA. Isto porque a agência espacial americana decidiu utilizar os sucos no Projeto Mercury, em fevereiro de 1962, que contou com um voo do astronauta John Glenn. Pouco depois, em 1965, durante o programa Gemini, a agência americana recorreu ao produto mais uma vez. Nos dois casos, o objetivo era melhorar o gosto da água que era produzida pelo sistema de apoio à vida, que é um conjunto de aparelhos que ajudam o astronauta a sobreviver no espaço. Era a publicidade e visibilidade que a marca TANG necessitava para se tornar popular no mercado americano utilizando o argumento: a bebida que os astronautas levavam em suas viagens ao espaço. Diversas foram as propagandas que exploraram esse fato muito benéfico para a marca. Chamadas como “In a great space station, 12 hungry men will probaly start breakfast with Tang” (algo como “Em uma grande estação no espaço, 12 homens com fome provavelmente irão começar um café da manhã com Tang”) construíram o sucesso da marca no mercado americano. Esse sucesso fez com que novos sabores de frutas fossem lançados nos anos seguintes.
   

Ainda na década de 1960 o produto foi introduzido em vários outros mercados ao redor do mundo, e rapidamente TANG passou a estar disponível no Peru, Guatemala, Honduras, El Salvador, Costa Rica, Nicarágua, Suécia e Espanha. Em 1977 TANG foi lançado no México com enorme sucesso. Apesar da expansão internacional, TANG foi lançado no Brasil somente em 1978, sendo a primeira marca de suco em pó 100% adoçada do mercado, trazendo praticidade, modernidade e o “melhor gostinho da fruta” para os consumidores. A marca sempre colocou a disposição dos consumidores brasileiros constantes inovações com lançamentos pioneiros como: a primeira bebida em pó a incluir Vitamina C em sua formulação; primeira a oferecer mix de sabores (mistura de duas frutas - TANG MIX), lançado no ano de 1997; a primeira a incluir polpa de fruta na sua formulação (produto introduzido no mercado em 1999) e a primeira a oferecer Vitamina A, C e Ferro (com o lançamento do TANG PLUS), introduzido no mercado em 2003. Desde então, TANG segue sendo líder. Isso tudo porque a marca conquistou a família brasileira e está presente em 45% dos lares do país.
   

A partir de meados da década de 1980, a marca já sob o comando do gigante alimentício Kraft Foods, foi lançada na China (1986) e começou a introduzir no mercado inúmeras novidades e variações como a versão sem açúcar, adoçada com aspartame, lançada em março de 1985; novos e exóticos sabores; além de transformar o produto em “fonte de saúde”, introduzindo versões enriquecidas com vitaminas A, C e Ferro. Depois, lançou misturas que os consumidores consagraram em bares e lanchonetes, como manga com laranja e laranja com morango. Já em 2001 a marca foi lançada em novos mercados, como por exemplo, Índia, Indonésia e Vietnã. Em 2002 a embalagem de TANG passou a ter o mesmo visual em todos os países onde a marca estava presente. Cinco anos depois a Kraft Foods introduziu uma nova versão do produto chamada TANG FRUITRITION, com 50% do açúcar contido na fórmula sendo substituído por adoçante, e as novas embalagens contendo a frase “1/2 the Sugar of 100% juice”. A menor quantidade de açúcar e uma nova composição deixaram TANG com uma consistência mais próxima do suco natural.
   

No Brasil, em 2010, a marca lançou uma enorme campanha publicitária para anunciar os benefícios da nova fórmula do produto: mais natural e enriquecida com TANG-Pró (complexo de vitaminas que contribuem para o desenvolvimento físico e mental). Juntamente com a nova formulação foram apresentadas as novas embalagens da marca, que buscavam traduzir conceitos de naturalidade. As folhas verdes nas embalagens remetiam a um ambiente natural e a bebida era apresentada em um copo, destacando a novidade do produto: a presença de espuma na superfície. As frutas frescas em primeiro plano conferiam sabor e refrescância ao produto. Em 2011 a TANG tornou-se a 12ª marca global da Kraft Foods (atual Mondelēz International) a fazer parte do hall das marcas que faturam mais de US$ 1 bilhão por ano. Esse resultado foi, em grande parte, fruto do desempenho da marca em mercados emergentes como o Brasil. Pouco depois, em 2014, através de sua comunicação no mercado brasileiro começou a sugerir a seus consumidores uma nova forma de beber o produto: misturando o pó a leite em vez de água. A ideia era alavancar as vendas a partir da mudança na forma de consumo, o que acabou não acontecendo.
   

TANG começou o ano de 2018 reformulando todo o seu portfólio de produtos que passou a contar com uma embalagem totalmente nova, mais moderna e colorida, além de uma mudança que agradou bastante os consumidores: mais sabor da fruta e baixo teor de açúcar. Uma grande inovação, pensada exclusivamente para agradar os consumidores da bebida e conquistar o público em busca de bebidas mais leves, com poucas calorias. Outra novidade foi apresentada para o verão de 2019: uma linha de sorvetes. Os sorvetes chegaram ao mercado nos sabores uva, morango e limão e a novidade era fruto de uma parceria com a Froneri, fabricante de sorvetes e alimentos congelados.
   

Ao longo de todos esses anos TANG demonstrou sua preocupação com a saúde e desenvolveu novas fórmulas para ser um aliado na alimentação das crianças e não atrapalhar o apetite na hora das refeições. Com isso, seu consumo passou a ser bom em qualquer hora, seja no café da manhã, almoço, lanche ou jantar. Além de ser uma delícia, TANG ainda possui vitaminas C, D e Zinco, que aliado a uma alimentação balanceada, ajuda a oferecer nutrientes para sua família, reforçando seu papel de parceiro das refeições. Por isso, seja na reunião de família ou no lanche da criançada, TANG é o acompanhamento ideal para fazer o momento ser único. Servido geladinho, é uma delícia e, além de ser preparado como líquido, o pó tem utilidade em receitas de sobremesas deliciosas.
  

A linha do tempo 
1968 
Lançamento do sabor uva como teste de mercado nos Estados Unidos. O produto seria lançado nacionalmente somente em 1971. 
1983 
Lançamento como teste de mercado na cidade americana de Dallas do TANG feito com frutas naturais. 
Lançamento como teste de mercado nas cidades de Phoenix e Milwaukee do SUGAR FREE TANG, adoçado artificialmente com NutraSweet
1987 
O produto é relançado com sabor 100% natural, sem conservantes, enriquecido com cinco vitaminas e novos rótulos. 
1994 
A embalagem de vidro é substituída pela de plástico. 
1995 
Lançamento de uma campanha publicitária estrelada por um orangotango chamado Tango, então nova mascote da marca. 
1996 
Lançamento do sabor de laranja com abacaxi. 
2007 
Lançamento do TANG FRUTRIÇÃO, enriquecido com vitaminas A, C e do complexo B e ferro. 
● Lançamento de uma linha composta por três versões para serem preparadas com leite: TANG YOG, MILKY e CEREAIS. Os produtos foram apresentados em sticks individuais, para o preparo de um copo de 200 ml, adicionado a um copo de leite. TANG MILKY era um preparado em pó que adicionado ao leite dava o sabor de morango à bebida. Já o TANG YOG era um pó para o preparo de uma bebida sabor iogurte, apresentado nas versões morango e pêssego. Quando acrescido de leite, o produto transforma-se em uma bebida com a consistência e textura similares às de um iogurte líquido. 
2008 
Lançamento da edição limitada TANGOLÉ, versão 2 em 1 de TANG (podia ser preparado como refresco ou picolé), disponível nos sabores melancia, abacaxi com coco e salada de frutas. 
Lançamento na região nordeste do Brasil do sabor Siriguela. 
2009 
Lançamento no Brasil do sabor melancia. 
2011 
Lançamento da nova versão de TANGOLÉ que vinha em uma embalagem com dois envelopes destacáveis, cada um com um sabor diferente. As três versões disponíveis - Framboesa/Limão, Morango/Uvas e Cereja/Laranja - permitiam que o consumidor criasse seu sabor preferido, fazendo até 15 combinações diferentes. 
2013 
Lançamento no Brasil do sabor guaraná. 
2015 
Lançamento na Argentina do TANG FRESH, o tradicional suco com mais textura e espuma. 
Lançamento do TANG NUTRI, cujos sabores contavam com a combinação de vitaminas C, D e Zinco. 
2016 
Lançamento do TANG CHÁ, que aliava a leveza e refrescância dos chás gelados com o gostinho da fruta, nos sabores chá preto com limão, chá preto com pêssego, chá mate com laranja e chá mate com guaraná. 
Lançamento da linha TANG NOSSO MIX, uma edição limitada de bebidas em pó composta por dois novos sabores com mistura de frutas: Laranja com Limão e Laranja com Morango e Maracujá. 
2017 
Lançamento das edições limitadas nos sabores Frutas Vermelhas e Frutas Cítricas. 
Lançamento da linha LOUCOS POR LARANJA, com duas versões do sabor: Laranja Docinha e Laranja Citrus. 
2018 
Lançamento no Brasil de dois novos sabores: Uva Verdinha e Uva Intensa.


A diversidade de sabores 
TANG pode ser encontrado em mais de 40 sabores (alguns restritos a determinados países) entre eles laranja, limão, tangerina, manga, morango, pêssego, uva, maracujá, goiaba, maçã (popular na Argentina) e abacaxi. O produto é vendido em duas formas: em pó (envelopes, saches e potes) e pronto para beber (restrito a alguns mercados). Atualmente, no Brasil, TANG é comercializado em aproximadamente 20 sabores como laranja, maracujá, abacaxi, tangerina, caju, manga, uva, limão, morango, goiaba, melancia, maçã, guaraná, pêssego, laranja com mamão, além de dois sabores (cajá e graviola) desenvolvidos especificamente para a região nordeste do país.
  

O esquadrão verde 
Iniciada ainda em 2009, a campanha “Preparou, Bebeu, Faz” trouxe temas como reciclagem e a reutilização de materiais para evitar o desperdício. A intenção desse posicionamento de TANG era engajar crianças na prática de reciclagem de uma forma divertida. Em 2010 foi lançado o ESQUADRÃO VERDE TANG, um projeto educativo sobre sustentabilidade, reciclagem e conservação ambiental, direcionado para as crianças, principal público alvo da marca. A campanha rapidamente atingiu seu objetivo: a mobilização. Afinal, foram mais de 500 mil “agentes mirins” que se preocupavam com o planeta e seu meio ambiente, ensinando como fazer coleta seletiva e mostrando maneiras divertidas de reciclar embalagens através de uma plataforma digital (com vários jogos) e grupos reais de coleta de embalagem, as Brigadas Tang de Reciclagem. Empresas, escolas, condomínios, paróquias, bairros, qualquer grupo que se unia para realizar a coleta, e tivesse uma pessoa maior de 18 anos como responsável, podia se inscrever no programa. Já em 2013 a marca lançou uma rádio digital com programação voltada para crianças de 8 a 13 anos: a Rádio Tang. O canal oferecia conteúdo de música e sustentabilidade na programação. A proposta era que os pequenos ouvintes participassem de forma colaborativa com o canal.
  

Campanhas que fizeram história 
Em 1995 a Kraft foods desenvolveu uma campanha regional para a América Latina, que viria a ser mais tarde o maior mercado consumidor de TANG. Produzida no México e dublada no Brasil, a campanha fez enorme sucesso pela sua irreverência, que trazia o Mordomo Jaime, empregado de uma família de milionários, que tinha como muitas de suas funções satisfazer o capricho das crianças mimadas da família. Na propaganda (assista abaixo), o mordomo tinha de resolver uma questão: as laranjas haviam acabado e as crianças queriam suco. A solução então era servir o suco em pó TANG, que trazia “o verdadeiro gostinho da fruta”, novo slogan da marca na época. Graças à campanha, a frase “Jaime, o menino está com sede e não temos laranjas” tornou-se um bordão da cultural popular no Brasil.

   

A evolução visual 
O logotipo da marca TANG passou por várias modificações ao longo dos anos. O logotipo original de TANG era vermelho, mas depois de modificações na tipografia de letra, no início da década de 1990 se tornou laranja. Pouco depois, em 1995, o logotipo ganhou um fundo retangular verde com uma pequena ondulação e nova tipografia de letra. Em 2007 a identidade visual passou por uma modernização, que apresentou nova tipografia de letra e um tom de verde mais escuro. Em 2014 uma modernização mais radical: o logotipo ganhou formas mais arredondadas, inspirado no formato de uma folha e com tipografia de letra totalmente redesenhada. O logotipo atual da marca foi adotado em 2018 e apresentou uma folha verde como pano de fundo.
   
Os slogans 
O futuro não vem pronto. (2020) 
Com Tang vai bem. (2020) 
Somos feitos em casa. (2017) 
Estamos Hechos en casa. (2017) 
Vamos Juntos Fazer Mais? (2015) 
Preparou, bebeu, faz. (2009) 
Moms everywhere trust Tang. (2007) 
O melhor gostinho da fruta. (1995) 
O gostinho da fruta que a gente gosta. (1985) 
For Spacemen and Earth Families. (1969) 
Wake Up To Tang. (1960) 
A Mother Always Knows. 
Todo mundo gosta de TANG.
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1957 
● Criador: William A. Mitchell 
● Sede mundial: Chicago, Illinois, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Mondelēz International Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Dirk van de Put 
● Faturamento: US$ 900 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 35 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Bebidas não alcoólicas 
● Principais produtos: Sucos em pó 
● Concorrentes diretos: Kool-Aid, Hawaiian Punch, Rasna, Country Time, Frisco, Ki-Suco e Camp 
● Slogan: O futuro não vem pronto. 

A marca no mundo 
A marca TANG tem seus produtos comercializados em mais de 35 países ao redor do mundo, com forte presença na Ásia, América Latina e Oriente Médio e tendo como principais mercados Brasil, Argentina, Filipinas, Arábia Saudita e México. No Brasil a marca é líder com aproximadamente 44% de participação de mercado (dados Nielsen 2018). Além disso, é também a 4ª marca mais presente nos lares brasileiros, entre todos os produtos de bens de consumo. 

Você sabia? 
No Oriente Médio, mais da metade das vendas anuais da marca acontece em apenas seis semanas perto do Ramadã, onde famílias se reúnem todas as noites para compartilhar uma refeição, guloseimas sazonais e, frequentemente, uma jarra de TANG. 
Além de inventar o TANG, William A. Mitchell também é o responsável pela criação das claras de ovo em pó, de um substituto para a tapioca e do famoso Pop Rocks, aquelas pedrinhas que estouram na boca, que ele inventou para usar em uma de suas peças teatrais, já que era dramaturgo nas horas vagas. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (BusinessWeek, Embalagem Marca, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Valor Econômico, Folha, Estadão e Meio mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 13/10/2020

32 comentários:

Anônimo disse...

GOSTARIA DE SABER ONDE POSSO ENCONTRAR TANG VITAMINAS POIS OS MERCADOS DE MINHA REGIÃO NÃO ESTÃO VENDENDO AINDA.
LUCINEIA
ITAIM PAULISTA

Anônimo disse...

uso a bastante tempo o produto tang e tenho encontrado nos sucos de saquinho uma grande concentração de corante o que resultou em uma alergia .o que está havendo com estes sucos?

Unknown disse...

Poxaa queria fazer quase uma apelo pra nao tirar o suco tang de MELANCIA porq ele ta em edição limita nao tirem por favor é o Melhorrrr eu amooooooooooooo beijosss

NILSE ADA disse...

Gostaria q a Tang fizesse suco de tang em sache, na medida exata para uma garrafinha de água mineral ou copo 300ml.Pra gente tomar onde e quando quiser... e com a água q a gente sabe de onde veio.Assim purinho, natural como só a TANG sabe fazer! o verão vem aí e eu vou ficar esperando denovo???? abraços, nilseAda.

Isaias Ribeiro- Festas disse...

Parabéns pelo Tang de melância...Show!!!!!
Ah!!! e o de melão também!!!!!
os dois são Maravilhosos....!!! e muito saborosos...

Loja Boutique Chique disse...

Um Colega um dia me falou que tomou o suco da Tang sabor Melancia, ja fui em muitos, supermercados, hipermercados e não encontro esse sabor, já cheguei a achar algumas caixas do sabor, mas todas já estavam completamente vazia. Gostaria muito de saber algum estabelecimento que posso encontrar.Atenciosamente, Beatriz Lauro

Anônimo disse...

Gostaria de saber se a tang está fabricando somente os sucos de baixa caloria.Só acho eles no mercado, seria bom se a tang fabricasse os dois, pois prefiro o suco normal, sem ser de baixa caloria. Obrigado

Anônimo disse...

Gostaria de me juntar a os demais consumidores que reclamam do alto nível de corantes nos sucos. Acredito que, fazendo os melhores sucos,vocês poderão fazer um suco ainda mais sadio.

Obs:Ciente de que, quando faço um suco natural, o mesmo apresenta uma coloração bem menos intensa.

ex: morango tem a polpa quase transparente.

Anônimo disse...

Gostaria de elogiar a nova fórmula dos sucos Tang, estão deliciosas, muito mais concentradas. Em especial ao sabo de abacaxi e laranja, que estão próximos do sabor natural. Meus parabéns! Sou consumidora assídua e continuarei assim.
Abraços!

Elisangela Farias disse...

É por isso que Tang é lider de mercado, está sempre inovando, agregando valor aos sabores e embalagens.

Gostaria de encontrar a embalagem que vem com outro sabor gratis junto ao sache para experimentar... ainda existe?

Anônimo disse...

onde encontrar tang de melão ,
tomei uma vez é uma delicia.
em sc ñ se encontra .
esse sabor melão é limitado?
espero encotrar no mercado de minha cidade .
obrigada.

madalena disse...

Vocês estão de parabéns pelo lançamento do sabor jabuticaba.Eu já gostava dos outros sabores, mas este foi o que mais aproximou do sabor da fruta. É incrivelmente semelhante.Madalena- Várzea Paulista

Anônimo disse...

O que está havendo com o tang? Está doce demais.

mateusdavi13 disse...

eu gostei de aprender mais sobre tang
ai quem ta no esquadrão verde tang?
eu to malucoooooooooooooooooo

Anônimo disse...

Porque não tem mais o sabor de pera, é uma delícia

Anônimo disse...

eu morava em outro pais ....actualmente moro em brasil, então minha nova familia gosta do suco tang, eu também començei a consumir o suco tang. Mas aconteçe que me provoco uma alergia na minha pele. Minha pergumta: cuales são os colorantes que provocan uma alergia e se todos os sabores presentan os mesmos colorantes??

GERALDOE disse...

ATE QUE ENFIM A TANG CRIOU UM SUCO QUE TEM COR DE LARANJA SABOR DE LARANJA E GOSTO DE LARANJA UUUUUUUUUU MUITO BOM!

Unknown disse...

É verdade muito bom MUITO BOM, o mais próximo do natural e ainda tem umas coisinhas que parecem pedacinhos de laranja igual ao suco natural, é o melhor TANG mandou muito bem

Anônimo disse...

sou usuaria junto com minha falimia de todos os sabores de tang , queria deixar um comentario,
estou achando o suco muito doce gostaria de pedir que se possivel diminuice a quantidade de açucar para ficar ainda mais saboroso desde ja agradeço

Izabel

Carlos Luiz disse...

sou viciado em tang, principalmente os sabores limão, uva e abacaxi. Não deixo faltar na minha casa, tomo 2 litros por dia. Mas na minha opinião vocês estragaram o de limão com essa história de "agora mais gostoso", ele tá com gosto de graviola. Fala sério né? Melhor o de limão como estava. Detestei a mudança.

Unknown disse...

Sou consumidora de tang meus filhos também, estão muito saborosos gostaria que a produção do suco tang criassem um novo sabor de suco como o de caldo de cana. Seria diferente e bem gostoso.

Unknown disse...

talveis nem precisa comentar quando e lancado um bom produto no mercado pela grande industria que e a fabrica da TANG ja nasceu bom continui assim parabéns a todos funcionários da TANG

leonardo ribeiro camargo disse...

porque nâo fazem tang zero açucar?

Unknown disse...

Éo melhor e tem osabordas frutas

Sandra Regina da Silva disse...

Porque vcs não fazem caixas de Tang com vários sabores as vezes a gente compra uma caixa só só vem um sabor e enviamos façam um teste, fica a dica

Unknown disse...

Pratico, de todos os sucos em pó que eu bebi tang é o que está mais próximo do sabor de um suco natural

Unknown disse...

Já pensaram em laçar o sabor guaraná com limão?
Eu sempre compro os 2 sabores e misturo eles. Fica top
Acho que iriam arrendar de vender.

Unknown disse...

Melhor suco!!!Estamos fazendo sorvete caseiro com os sucos Tang,está fazendo um sucesso na minha família.

Anônimo disse...

Boa noite vocês poderiam fazer os sucos De sabores diferentes como de (melancia ��) (graviola ) o sucos são muito bons só compro da marca tang mas poderia renovar os sabores��

Anônimo disse...

Eu provei esse suco de cajá do Tang só uma vez, depois o sabor sumiu do mercado (pelo menos em Minas Gerais)

Unknown disse...

Uma sugestão vcs podem fazer Tang sabor groselha para ser misturado ao leite acho que ficaria muito bom Gerson Barbosa Tremembé

Suelem disse...

Gostei quando fizeram o Tang pra misturar com leite,e ficava igual mousse,sem precisar adicionar creme de leite ou leite condensado,fui fazer esse e não ficou,que pena 😢