12.5.06

TANG


Misture o conteúdo do envelope com 1 litro de água filtrada fria ou gelada. Não é necessário acrescentar açúcar. Pronto, em questão de segundos sucos de laranja, limão, uva, manga, pêssego e muitas outras frutas, estão prontos para matar a sede durante um dia quente ou deixar a refeição mais saborosa e divertida. Os sucos em pó TANG trazem o “melhor gostinho da fruta” de uma forma prática e rápida. 

A história 
A história da marca TANG começou em 1957 quando pesquisadores da empresa alimentícia General Foods Corporation, liderados por William A. Mitchell, criaram um suco em pó concentrado que ao ser misturado com água se transformava em uma bebida deliciosa e refrescante. O produto foi lançado no mercado americano somente em 1959 no sabor laranja. Acredita-se que o nome do produto tenha sido inspirado na China, onde a palavra TANG significa açúcar, substância extremamente abundante na fórmula original do produto. Inicialmente foi promovido no mercado como um produto para ser consumido no café da manhã (como dizia a inscrição do rótulo “Instant Breakfast Drink”) e não fez o sucesso esperado. TANG só começou a fazer sucesso por causa da NASA (National Aeronautics and Space Administration). Isto porque a agência espacial americana decidiu utilizar os sucos no Projeto Mercury, de 1962, que contou com um voo do astronauta John Glenn. Pouco depois, em 1965, durante o programa Gemini, a agência americana recorreu ao produto mais uma vez. Nos dois casos, o objetivo era melhorar o gosto da água que era produzida pelo sistema de apoio à vida, que é um conjunto de aparelhos que ajudam o astronauta a sobreviver no espaço. Era a publicidade e visibilidade que a marca TANG necessitava para se tornar popular no mercado americano utilizando o argumento: a bebida que os astronautas levavam em suas viagens ao espaço. Diversas foram as propagandas que exploraram esse fato muito benéfico para a marca. Chamadas como “In a great space station, 12 hungry men will probaly start breakfast with Tang” (“Em uma grande estação no espaço, 12 homens com fome provavelmente irão começar um café da manhã com Tang”) construíram o sucesso da marca no mercado americano. Esse sucesso fez com que novos sabores de frutas fossem lançados nos anos seguintes.


Ainda nesta década o produto foi introduzido em vários outros mercados ao redor do mundo, e rapidamente TANG passou a estar disponível no Peru, Guatemala, México, Suécia e Espanha. Mas, TANG foi lançado no Brasil somente em 1978, sendo a primeira marca de suco em pó 100% adoçada do mercado, trazendo praticidade, modernidade e o “melhor gostinho da fruta”, para os consumidores. A marca sempre colocou a disposição dos consumidores brasileiros constantes inovações com lançamentos pioneiros como: a primeira bebida em pó a incluir Vitamina C em sua formulação; primeira a oferecer mix de sabores (mistura de duas frutas - TANG MIX), lançado no ano de 1997; a primeira a incluir polpa de fruta na sua formulação (produto introduzido no mercado em 1999) e a primeira a oferecer Vitamina A, C e Ferro (com o lançamento do TANG PLUS), introduzido no mercado em 2003. Desde então, TANG segue sendo líder. Isso tudo porque a marca conquistou a família brasileira e está presente em 45% dos lares do país.


A partir de meados da década de 1980, a marca, já sob o comando da gigante Kraft Foods, começou a introduzir no mercado inúmeras novidades e variações como a versão sem açúcar, adoçada com aspartame, lançada em março de 1985; novos e exóticos sabores; além de transformar o produto em “fonte de saúde”, introduzindo versões enriquecidas com vitaminas A, C e Ferro. Depois, lançou misturas que os consumidores consagraram em bares e lanchonetes, como manga com laranja e laranja com morango. Em 2002 a embalagem de TANG passou a ter o mesmo visual em todos os países onde a marca estava presente. Cinco anos depois a Kraft Foods introduziu uma nova versão do produto chamada TANG FRUITRITION, com 50% do açúcar contido na fórmula, sendo substituído por adoçante, e as novas embalagens contendo a frase “1/2 the Sugar of 100% juice”. A menor quantidade de açúcar e uma nova composição deixaram TANG com uma consistência mais próxima do suco natural.


No Brasil, em 2010, a marca lançou uma enorme campanha publicitária para anunciar os benefícios da nova fórmula do produto: mais natural e enriquecida com TANG-Pró (complexo de vitaminas que contribuem para o desenvolvimento físico e mental). Juntamente com a nova fórmula foram apresentadas as novas embalagens da marca, que buscavam traduzir conceitos de naturalidade. As folhas verdes nas embalagens remetem a um ambiente natural e agora a bebida é apresentada em um copo, destacando a novidade do produto: a presença de espuma na superfície. As frutas frescas em primeiro plano conferiam sabor e refrescância ao produto.


Em 2011, a TANG tornou-se a 12ª marca global da Kraft Foods (atual Mondelēz International) a fazer parte do hall das marcas que valem mais de US$ 1 bilhão. Esse resultado foi, em grande parte, fruto do desempenho da marca em mercados emergentes como o Brasil. Ao longo de todos esses anos TANG demonstrou sua preocupação com a saúde, e desenvolveu novas fórmulas para ser um aliado na alimentação das crianças e não atrapalhar o apetite na hora das refeições. Com isso, seu consumo passou a ser bom em qualquer hora, seja no café da manhã, almoço, lanche ou jantar.


A linha do tempo 
1959 
Introdução do produto no Canadá com o nome de Sun Up; Mañanita na Venezuela e Taufrisch na Alemanha. 
1962 
Lançamento do produto no Peru. 
1963 
Lançamento do produto na Guatemala. 
1965 
Lançamento do produto no México, Honduras, El Salvador, Costa Rica e Nicarágua. 
1967 
Lançamento do produto na Suécia. 
1968 
Lançamento do sabor uva como teste de mercado nos Estados Unidos. O produto seria lançado nacionalmente somente em 1971. 
1969 
Lançamento do produto na Espanha. 
1970 
Lançamento do produto na Jamaica. 
1976 
Lançamento do produto na França e Porto Rico. 
1983 
Lançamento como teste de mercado na cidade de Dallas do TANG feito com frutas naturais. 
Lançamento como teste de mercado nas cidades de Phoenix e Milwaukee do SUGAR FREE TANG, adoçado artificialmente com NutraSweet. 
1987 
O produto é relançado com sabor 100% natural, sem conservantes, enriquecido com cinco vitaminas e novos rótulos. 
1994 
A embalagem de vidro é substituída pela de plástico. 
1995 
Lançamento de uma campanha publicitária estrelada por um orangotango chamado Tango, nova mascote da marca. 
1996 
Lançamento do sabor de laranja com abacaxi. 
2007 
Lançamento do TANG FRUTRIÇÃO, enriquecido com vitaminas A, C e do complexo B e ferro. 
Lançamento de uma linha composta por três versões para serem preparadas com leite: TANG YOG, MILKY e CEREAIS. Os produtos foram apresentados em sticks individuais, para o preparo de um copo de 200 ml, adicionado a um copo de leite. TANG MILKY é um preparado em pó que adicionado ao leite dá o sabor de morango à bebida. Já o TANG YOG é um pó para o preparo de uma bebida sabor iogurte, apresentado nas versões morango e pêssego. Quando acrescido de leite, o produto transforma-se em uma bebida com a consistência e textura similares às de um iogurte líquido. 
2008 
Lançamento da edição limitada TANGOLÉ, versão 2 em 1 de TANG (pode ser preparado como refresco ou picolé), disponível nos sabores melancia, abacaxi com coco e salada de frutas. 
Lançamento na região nordeste do Brasil do sabor Seriguela. 
2009 
Lançamento no Brasil do sabor melancia. 
2011 
Lançamento da nova versão de TANGOLÉ que vinha em uma embalagem com dois envelopes destacáveis, cada um com um sabor diferente. As três versões disponíveis - Framboesa/Limão, Morango/Uvas e Cereja/Laranja – permitiam que o consumidor criasse seu sabor preferido, fazendo até 15 combinações diferentes. 
2013 
Lançamento no Brasil do sabor guaraná.


Os sabores 
TANG pode ser encontrado em mais de 40 sabores (alguns restritos a determinados países) entre eles laranja, limão, tangerina, manga, morango, pêssego, uva, maracujá, goiaba e abacaxi. O produto é vendido em duas formas: em pó (envelopes, saches e potes) e pronto para beber (restrito à alguns mercados). Atualmente, no Brasil, TANG é comercializado em 19 sabores: laranja, maracujá, abacaxi, tangerina, cajú, manga, uva, limão, morango, goiaba, melancia, maçã, guaraná, salada de frutas, abacaxi-coco, laranja-mamão, além de dois sabores (cajá e graviola) desenvolvidos especificamente para a região nordeste do país.


O esquadrão verde 
Iniciada ainda em 2009, a campanha “Preparou, Bebeu, Faz” trouxe temas como reciclagem e a reutilização de materiais para evitar o desperdício. A intenção desse posicionamento de TANG era abordar esses conceitos de maneira educativa para os jovens consumidores. Em 2010 foi lançado o ESQUADRÃO VERDE TANG, um projeto educativo sobre sustentabilidade, reciclagem e conservação ambiental, direcionado para as crianças, principal público alvo da marca. A campanha rapidamente atingiu seu objetivo: a mobilização. Afinal, já são mais de 500 mil “agentes mirins” que se preocupam com o planeta e seu meio ambiente, ensinando como fazer coleta seletiva e mostrando maneiras divertidas de reciclar embalagens através de uma plataforma digital (com vários jogos) e grupos reais de coleta de embalagem, as Brigadas Tang de Reciclagem. Empresas, escolas, condomínios, paróquias, bairros, qualquer grupo que se una para realizar a coleta, e tenha uma pessoa maior de 18 anos como responsável, pode se inscrever no programa. Em 2013 a marca lançou uma rádio digital com programação voltada para crianças de 8 a 13 anos: a Rádio Tang. O canal oferece conteúdo de música e sustentabilidade na programação. A proposta é que os pequenos ouvintes participem de forma colaborativa com o canal.


A evolução visual 
O logotipo da marca TANG passou por algumas modificações ao longo dos anos. Em 2001, o logotipo ganhou um fundo retangular verde com uma pequena ondulação. Em 2008 a identidade visual passou por uma modernização. A última modificação ocorreu recentemente, em 2009 no Brasil, quando o logotipo ganhou formas mais arredondadas, inspirado no formato de uma folha e com tipografia de letra totalmente redesenhada. Em muitos países a marca ainda utiliza o logotipo antigo.


Os slogans 
Moms everywhere trust Tang. 
A Mother Always Knows. 
Preparou, bebeu, faz. (2009, Brasil) 
Consumido em mais de 70 países do mundo. (Brasil) 
Todo mundo gosta de TANG. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1959 
● Criador: William A. Mitchell 
● Sede mundial: Deerfield, Illinois 
● Proprietário da marca: Mondelēz International, Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Irene Rosenfeld 
● Faturamento: US$ 1 bilhão (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 90 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Bebidas não alcoólicas 
● Principais produtos: Sucos em pó 
● Concorrentes diretos: Kool-Aid, Frisco, Camp e La Frutta (Nestlé) 
● Slogan: Preparou, bebeu, faz. 
● Website: www.tang.com.br 

A marca no mundo 
A marca TANG tem seus produtos comercializados em 90 países ao redor do mundo, tendo como principais mercados Brasil, Argentina, China, Estados Unidos, Oriente Médio, Canadá, Nova Zelândia, Turquia, Venezuela, Colômbia e México. No Brasil a marca é líder com aproximadamente 43% de participação de mercado (dados Nielsen 2012). 

Você sabia? 
Além de inventar o TANG, William A. Mitchell também é o responsável pela criação das claras de ovo em pó, de um substituto para a tapioca e do famoso Pop Rocks, aquelas pedrinhas que estouram na boca, que ele inventou para usar em uma de suas peças teatrais, já que era dramaturgo nas horas vagas. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Valor Econômico e Meio mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 11/1/2014

21 comentários:

Anônimo disse...

GOSTARIA DE SABER ONDE POSSO ENCONTRAR TANG VITAMINAS POIS OS MERCADOS DE MINHA REGIÃO NÃO ESTÃO VENDENDO AINDA.
LUCINEIA
ITAIM PAULISTA

Anônimo disse...

uso a bastante tempo o produto tang e tenho encontrado nos sucos de saquinho uma grande concentração de corante o que resultou em uma alergia .o que está havendo com estes sucos?

Neiliane disse...

Poxaa queria fazer quase uma apelo pra nao tirar o suco tang de MELANCIA porq ele ta em edição limita nao tirem por favor é o Melhorrrr eu amooooooooooooo beijosss

nilse ada disse...

Gostaria q a Tang fizesse suco de tang em sache, na medida exata para uma garrafinha de água mineral ou copo 300ml.Pra gente tomar onde e quando quiser... e com a água q a gente sabe de onde veio.Assim purinho, natural como só a TANG sabe fazer! o verão vem aí e eu vou ficar esperando denovo???? abraços, nilseAda.

Isaias Ribeiro- Festas disse...

Parabéns pelo Tang de melância...Show!!!!!
Ah!!! e o de melão também!!!!!
os dois são Maravilhosos....!!! e muito saborosos...

bialauro disse...

Um Colega um dia me falou que tomou o suco da Tang sabor Melancia, ja fui em muitos, supermercados, hipermercados e não encontro esse sabor, já cheguei a achar algumas caixas do sabor, mas todas já estavam completamente vazia. Gostaria muito de saber algum estabelecimento que posso encontrar.Atenciosamente, Beatriz Lauro

Anônimo disse...

Gostaria de saber se a tang está fabricando somente os sucos de baixa caloria.Só acho eles no mercado, seria bom se a tang fabricasse os dois, pois prefiro o suco normal, sem ser de baixa caloria. Obrigado

Anônimo disse...

Gostaria de me juntar a os demais consumidores que reclamam do alto nível de corantes nos sucos. Acredito que, fazendo os melhores sucos,vocês poderão fazer um suco ainda mais sadio.

Obs:Ciente de que, quando faço um suco natural, o mesmo apresenta uma coloração bem menos intensa.

ex: morango tem a polpa quase transparente.

Anônimo disse...

Gostaria de elogiar a nova fórmula dos sucos Tang, estão deliciosas, muito mais concentradas. Em especial ao sabo de abacaxi e laranja, que estão próximos do sabor natural. Meus parabéns! Sou consumidora assídua e continuarei assim.
Abraços!

Elisangela Farias disse...

É por isso que Tang é lider de mercado, está sempre inovando, agregando valor aos sabores e embalagens.

Gostaria de encontrar a embalagem que vem com outro sabor gratis junto ao sache para experimentar... ainda existe?

Anônimo disse...

onde encontrar tang de melão ,
tomei uma vez é uma delicia.
em sc ñ se encontra .
esse sabor melão é limitado?
espero encotrar no mercado de minha cidade .
obrigada.

madalena disse...

Vocês estão de parabéns pelo lançamento do sabor jabuticaba.Eu já gostava dos outros sabores, mas este foi o que mais aproximou do sabor da fruta. É incrivelmente semelhante.Madalena- Várzea Paulista

Anônimo disse...

O que está havendo com o tang? Está doce demais.

mateusdavi13 disse...

eu gostei de aprender mais sobre tang
ai quem ta no esquadrão verde tang?
eu to malucoooooooooooooooooo

Anônimo disse...

Porque não tem mais o sabor de pera, é uma delícia

Anônimo disse...

eu morava em outro pais ....actualmente moro em brasil, então minha nova familia gosta do suco tang, eu também començei a consumir o suco tang. Mas aconteçe que me provoco uma alergia na minha pele. Minha pergumta: cuales são os colorantes que provocan uma alergia e se todos os sabores presentan os mesmos colorantes??

GERALDOE disse...

ATE QUE ENFIM A TANG CRIOU UM SUCO QUE TEM COR DE LARANJA SABOR DE LARANJA E GOSTO DE LARANJA UUUUUUUUUU MUITO BOM!

Unknown disse...

É verdade muito bom MUITO BOM, o mais próximo do natural e ainda tem umas coisinhas que parecem pedacinhos de laranja igual ao suco natural, é o melhor TANG mandou muito bem

Anônimo disse...

sou usuaria junto com minha falimia de todos os sabores de tang , queria deixar um comentario,
estou achando o suco muito doce gostaria de pedir que se possivel diminuice a quantidade de açucar para ficar ainda mais saboroso desde ja agradeço

Izabel

Carlos Luiz disse...

sou viciado em tang, principalmente os sabores limão, uva e abacaxi. Não deixo faltar na minha casa, tomo 2 litros por dia. Mas na minha opinião vocês estragaram o de limão com essa história de "agora mais gostoso", ele tá com gosto de graviola. Fala sério né? Melhor o de limão como estava. Detestei a mudança.

Elisete Souza disse...

Sou consumidora de tang meus filhos também, estão muito saborosos gostaria que a produção do suco tang criassem um novo sabor de suco como o de caldo de cana. Seria diferente e bem gostoso.