10.7.06

KOOL-AID


Um pequeno envelope contendo pó nos sabores mais variados possíveis. Uma jarra de um litro cheia de água. Em poucos segundos, o pó e a água se misturam para formar um delicioso e refrescante suco, que há mais de 85 anos proporciona a milhões de famílias uma forma prática e rápida de matar a sede das crianças. Com seu popular personagem estampado nos envelopes, KOOL-AID se tornou uma marca divertida e querida, presente em milhões de jarras no mundo inteiro. 

A história 
O produto foi inventado em 1927 por Edwin Elijah Perkins e sua mulher Kitty, na cidade de Hastings, estado americano do Nebraska. Edwin teve a ideia por necessidade, para reduzir o custo de distribuição do principal produto de sua empresa, chamada Perkins Products Company, um suco concentrado pronto para beber comercializado em garrafas sob a marca Fruit Smack. Outro problema enfrentado por ele era a alta perda no transporte da mercadoria com a quebra de garrafas. Foi então, que ele modificou a fórmula do produto, retirou a água e transformou-o em pó. O novo produto, introduzido como teste no mercado com o nome de KOOL-ADE, era vendido em pequenos envelopes, que ocupavam muito menos espaços que as tradicionais garrafas, reduzindo assim o preço do frete para distribuição e as perdas.


Somente no ano seguinte o produto foi introduzido oficialmente no mercado. Inicialmente foi lançado em seis sabores originais: Cherry (cereja), Grape (uva), Orange (laranja), Raspberry, Lemon (limão) e Strawberry (morango). O produto era vendido por 10 centavos de dólar o envelope e inicialmente distribuído em mercearias e pequenos supermercados. Pouco tempo depois o produto teve seu nome alterado para KOOL-AID (a marca seria registrada oficialmente somente em 1934) devido a uma regulamentação do Governo Americano em relação a utilização da palavra ADE somente em sucos de frutas. Nesta época KOOL-AID passou a ter distribuição nacional. O produto teve um sucesso tão instantâneo nos Estados Unidos e América Latina que a empresa se desfez, em 1931, de todos os outros produtos e se concentrou apenas na produção de KOOL-AID. A empresa se transferiu para a cidade de Chicago inaugurando novas instalações e tendo maiores facilidades para produzir o produto, além de uma melhor distribuição e espaço para futuras expansões.


Pouco depois, em 1933, durante a Grande Depressão Americana, o custo do envelope de KOOL-AID foi reduzido de 10 para 5 centavos de dólar. A redução no preço impulsionou fortemente as vendas e o produto se tornou ainda mais popular entre os americanos, especialmente entre as crianças. Durante a Segunda Guerra Mundial, em virtude do racionamento de matérias-primas, a empresa não conseguiu colocar em prática seu plano de expansão. Com o fim do conflito a empresa aumentou sua capacidade de produção, fabricando mais de um milhão de envelopes diariamente. No mês de maio de 1953 a empresa e a marca KOOL-AID foram vendidas para a General Foods Company (que se fundiu com a Kraft em 1989 formando a Kraft Foods). Os sabores Root Beer e Lemonade foram adicionados à linha original em 1955.


Em 1961 o produto foi lançado no Brasil com o nome de KI-SUCO, e durante décadas foi um refresco popular na mesa de milhões de famílias. Pouco depois, no ano de 1964, os envelopes do produto foram estilizados e modernizados para receber a imagem do simpático personagem PITCHER MAN, criado dez anos antes, e para promover ainda mais o produto milhares de jarros de plásticos que eram dados como brindes em uma bem-sucedida ação de marketing. Foi também neste mesmo ano que e a versão pré-adoçada do produto foi introduzida no mercado. A década de 1980 foi marcada pelo lançamento da versão sem açúcar em 1983.


Na década de 1990, depois que a marca passou para as mãos da Kraft Foods, muitas mudanças importantes ocorreram. A principal delas foi a modernização do famoso personagem, sendo também representado por uma figura humana caracterizada como ele. Em relação à linha de produtos, a empresa lançou muitas novidades como a versão do produto sem cafeína (introduzida em 1999), a versão reformulada do KOOL-AID sem açúcar (com gosto muito semelhante à versão original e apenas 5 calorias por copo), o KOOL-AID ON THE GO (envelopes individuais do produto sem açúcar com a medida exata de uma garrafa de 500ml), o KOOL-AID SINGLES (versão individual do produto original com a medida exata de uma garrafa de 500ml), o KOOL-AID TWISTS (envelopes com sabores de frutas misturados) e muitos outros sabores como frutas vermelhas, guaraná, melancia e até chocolate. Nos últimos anos a marca introduziu algumas novidades revolucionárias para o setor: primeiro em 2005 com o KOOL-AID INVISIBLE, um suco em pó incolor nos sabores uva e cereja; e, em 2013, com o KOOL-AID LIQUID, o produto em versão líquida e concentrada para ser misturada na água.


A mascote 
KOOL-AID foi responsável por um dos personagens publicitários mais reconhecidos e queridos entre os americanos: PITCHER MAN (um jarro congelado e sorridente, geralmente cheio de KOOL-AID no sabor de cereja). Ele foi criado em 1954 por Marvin Potts, diretor de arte da agência de publicidade Foot, Cone & Belding, tendo como principal objetivo fixar a marca na cabeça das crianças. Inicialmente o personagem apareceu apenas em materiais impressos, sempre acompanhado do slogan “A 5-cent package makes two quarts”. Pouco depois, o personagem ganhou discretas pernas e braços com traços de desenho. Em 1975 o famoso personagem foi batizado oficial de KOOL-AID MAN e ganhou um corpo (antes ele possuía apenas uma cara em formato de jarra), e estreou em um comercial de televisão com sua tradicional frase “Oh Yeah!”. Desde então, o personagem foi presença constante em toda linha de comunicação da marca, estando presente em suas embalagens e campanhas publicitárias, se tornando um ícone da cultura pop americana. O personagem se tornou tão famoso que ganhou o direito de ter seus pés gravados na calçada da fama em Hollywood.


Ao longo das décadas o carismático personagem passou por seis grandes mudanças, adquirindo um visual mais moderno e atrativo. A última alteração ocorreu em 2013 quando seu visual ficou muito parecido com o original de 1975.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas modificações ao longo dos anos. Inicialmente lançada com o nome de KOOL-ADE, como pode ser visto no antigo cartaz abaixo.


Pouco depois a marca apresentou um novo logotipo e um novo nome (KOOL-AID). Depois de passar por mais uma modificação, no início da década de 1970 a identidade visual foi completamente remodelada, adotando a cor azul e uma tipografia de letra mais ousada e divertida. Em 2008 foi apresentado o logotipo atual, que ganhou uma inclinação e teve a tipografia de letra levemente modificada.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1927 
● Criador: Edwin Perkins 
● Sede mundial: Northfield, Illinois, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Kraft Foods Group, Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: John Tobin Cahill 
● Faturamento: US$ 500 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 25 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Segmento: Bebidas não alcoólicas 
● Principais produtos: Sucos em pó 
● Concorrentes diretos: Flavor Aid, Country Time e Tang 
● Mascote: Kool-Aid Man 
● Slogan: Smile, It’s Kool-Aid. 
● Website: www.koolaid.com 

A marca no mundo 
Atualmente KOOL-AID, que está presente em mais de 25 países, é um dos soft drinks mais vendidos do mercado americano, contando com mais de 20 sabores diferentes em sua linha de produtos. A marca tem forte presença na América do Norte e em países latinos. São consumidos por ano mais de 600 milhões de galões do produto. A marca, uma das mais tradicionais da Kraft Foods Group, fatura anualmente mais de US$ 500 milhões. 

Você sabia? 
KOOL-AID ganhou enorme popularidade também devido ao famoso slogan “Moms depend on Kool-Aid like kids depend on Moms” (em tradução livre “Mães dependem de Kool-Aid como filhos dependem das mães”). 
Em 1998 KOOL-AID foi nomeado bebida oficial do estado do Nebraska, local onde o produto foi inventado. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 14/1/2015

7 comentários:

Izabel disse...

Olá, estava jogando Logo Qizz pelo celular e resolvi procurar o que era o Kool-Aid,achei seu blog e puxei pela memória... 35 anos depois...será que o nosso bom(há controvérsias) e velho Ki-Suco era uma cópia descarada??? Meu Deus...
Adorei o se blog, parabéns

Anônimo disse...

concordo com a Izabel,o velho Ki-suco era apenas cópia defazada,pois experimentei o Kool-Aid,maravilhoso,gostei,esse sim é bom parabéns.

Anônimo disse...

Ki-suco foi o nome dado pela empresa aqui no Brasil...

UNICIDADE disse...

Leiam a matéria e vcs irão ver que, Ki-Suco era uma das marcas da kool-aid aqui no Brasil

Silvio Ralm disse...

Não era uma cópia não. Trata-se do mesmo produto, apenas com o nome modificado para poder fazer mais sentido e vender melhor no Brasil. Estratégia que deu certo por muito tempo!

Silvio Ralm disse...

Oi... Na verdade, era o mesmo produto. O que deve ter acontecido é que quando você experimentou o kool-aid deviam ter feito novas alterações na fórmula para deixa-lo mais atrativo. Abraços.

Ace Sousa disse...

Aqui no Brasil ele foi comercializado durante uma época como "Ki-Suco Wacky" eu acho que foi em 2003, mas não lembro qual era o sabor.