29.5.06

HSBC


Para o HSBC, um dos maiores e mais poderosos bancos do mundo, o cliente é o bem mais precioso. É por isso que a instituição investe tanto para estar onde ele estiver, em qualquer momento da sua vida, oferecendo soluções de alto valor agregado. Por tudo isso, milhões de clientes, sempre podem contar com os valorosos serviços do HSBC em qualquer parte do mundo. 

A história 
A origem do tradicional banco remonta ao contexto do neocolonialismo britânico, quando o escocês Thomas Sunderland, então superintendente da Peninsular and Oriental Steam Navigation Company em Hong Kong, uma empresa de transporte marítimo de cargas com negócios em cidades como Alexandria (Egito), Calcutá (Índia) e Rangun (Birmânia), fundou exatamente no dia 3 de março de 1865 neste posto árido do Império Britânico o The Hongkong and The Shanghai Banking Corporation (o que explica de forma clara a origem da sigla HSBC) um banco comercial com o objetivo de financiar e servir comerciantes da região, facilitando assim o comércio entre a China, Índia e a Europa. Um mês depois, em abril, foi inaugurada uma filial na cidade de Xangai, em território chinês. Ainda neste ano outra filial foi aberta na cidade de Londres. Inicialmente o banco emitia notas para estimular e acelerar o comércio. A expansão internacional começou já no ano seguinte com a abertura de um banco no Japão, e outro nas Filipinas em 1875; a inauguração de uma agência na Indonésia, em 1884, para auxiliar no comércio de açúcar; a implantação de um escritório na Malásia e; em 1888, com a inauguração da primeira agência de um banco estrangeiro na cidade de Bangkok na Tailândia, onde foi responsável por imprimir as primeiras notas do país. Nesta época, o banco estava representado em sete países da Ásia, Europa e América do Norte, financiando a exportação de chá e seda da China, algodão e juta da Índia, açúcar das Filipinas, arroz e seda do Vietnã e prata em San Francisco.


Desde o início, o financiamento ao comércio sempre foi uma forte característica dos negócios locais e internacionais do banco, uma experiência reconhecida ao longo de sua história. Barras de ouro, câmbio, banco comercial e emissão de notas também tiveram um papel importante. Por exemplo, em 1874, o banco administrou o primeiro empréstimo público da China. Seguindo as rotas de comércio dos seus clientes o banco foi se expandiu para outros países sob o comando do irlandês Thomas Jackson, e as características institucionais que adquiriu com essa experiência o tornou, já no final do século, uma das principais instituições financeiras da Ásia. Nas primeiras décadas do século seguinte o HSBC esteve envolvido com empréstimos para governos, especialmente na China; além de financiar a modernização e infraestrutura interna, como construção de ferrovias, em países da região. A Primeira Guerra Mundial trouxe enormes problemas para muitas empresas, mas a década de 1920 viu um retorno à prosperidade no Oriente, à medida que novas indústrias eram desenvolvidas e o comércio de mercadorias como borracha e estanho aumentava. O HSBC soube se aproveitar disso, e inaugurou novas agências em Bangkok (1921), Manila (1922) e Xangai (1923), além da nova sede do banco em Hong Kong (1935).


A década de 1930 iniciou uma era de incerteza com recessão econômica e turbulência política em muitos dos mercados em que o HSBC atuava. Com o início da Segunda Guerra Mundial, a grande maioria do alto escalão do banco se tornou prisioneiros de guerra, e o HSBC viveu sua pior fase desde a fundação. Com o final do conflito mundial, o banco se reestruturou e imediatamente se tornou um dos principais líderes na reconstrução da economia de Hong Kong. Nesse período de pós-guerra foi necessário que o HSBC fizesse alguns ajustes estratégicos, como por exemplo, fechar a grande maioria de seus escritórios na China, mantendo apenas um em Xangai; inaugurar agência nos Emirados Árabes Unidos em 1946, marcando assim presença no Oriente Médio; e fazer aquisições vitais para sua expansão no continente asiático, incluindo a região do Pacífico, como as compras, em 1959, do The Chartered Mercantile, primeiro banco aberto no Japão, e do The Mercantile Bank of India; ou assumindo o controle acionário do Hang Seng Bank Limited em 1965. Foi também no ano de 1965, que o banco instalou seus primeiros computadores, ingressando assim na era da informatização, o que resultou em um grande aumento de sua eficiência.


Na década de 1980 o HSBC se concentrou em expandir-se para mercados onde ainda não estava presente. Foi então que o banco ingressou no mercado chileno e grego (1981), paquistanês e espanhol (1982), australiano (1986), e no americano através da compra de participação acionária do Marine Midland Bank em 1987. Pouco depois, em 1989, o banco implantou o sistema de serviços e consultas telefônicas 24 horas por dia. No início da década de 1990 o HSBC mudou oficialmente sua sede para Londres na Inglaterra e constituiu uma holding, no ano de 1991, para controlar as empresas do grupo. Esta década foi marcada pela disposição enorme do HSBC para expandir-se, comprando o brasileiro Bamerindus, bancos em Seul, nos Estados Unidos, na Argentina, na Índia e até na ilhota de Malta, no Mar Mediterrâneo. Porém, uma das aquisições mais importantes ocorreu no dia 31 de dezembro de 1999, com a compra do Republic National Bank of New York, que se especializou em Private Banking e cresceu para se tornar um dos maiores bancos americanos.


Com a chegada do novo milênio o HSBC lançou novos e diferenciados serviços como o sistema eletrônico via internet e o HSBC PREMIER, um pacote de serviços internacional premium para clientes de alto poder aquisitivo que requeriam depósitos ou investimentos superiores a US$100 mil, £50 mil ou €100 mil. Em 2002, o HSBC lançou uma campanha para diferenciar sua marca no mercado, ressaltando características únicas do banco: experiência internacional com conhecimento local. A campanha foi baseada na experiência adquirida e ampliada ao longo dos anos, nos quais o HSBC cresceu tanto organicamente quanto por meio de aquisições. O contato com diferentes culturas na Europa, Américas, Oriente Médio, África e região da Ásia-Pacífico moldou um currículo sem paralelo. Atualmente, o HSBC pode se orgulhar de ser o banco local do mundo, oferecendo a seus clientes uma presença internacional com grande experiência nos mercados locais.


Em 2005, o banco lançou, primeiramente no mercado americano, o HSBC DIRECT, um banco direto online. Nos anos seguintes, o HSBC anunciou que transferiu sua base de poder de volta a Hong Kong, focando suas iniciativas cada vez mais sobre o continente asiático. No entanto, a matriz do grupo, HSBC Holdings, permaneceu com sede no Reino Unido, no emblemático bairro de negócios de Canary Wharf, em Londres. O banco afirmou em comunicado que continuava sendo um grupo britânico no que diz respeito à regulamentação fiscal.


Depois de ser afetado pela crise econômica global assim como todo o sistema bancário, em 2015 o HSBC enfrentou a maior crise de reputação de sua história com o chamado “Swissleaks”, um enorme escândalo global que abalou sua reputação e em que o banco foi acusado de facilitar a evasão de divisas e a lavagem de dinheiro de clientes que contavam com atendimento personalizado na Suíça, incluindo brasileiros. Então resolveu adotar uma nova estratégia global e, ainda em 2015, o HSBC, que havia ingressado oficialmente no Brasil no dia 26 de março de 1997 ao assumir as operações do antigo banco Bamerindus e tinha mais de 5.5 milhões de clientes, 850 agências e 5.200 caixas automáticos, anunciou a venda de sua operação de varejo no país (seguros, administração de ativos, agências e clientes) ao Bradesco por US$ 5.2 bilhões. Além do Brasil, o banco decidiu encerrar as atividades de varejo também na Turquia e em outros países. O principal objetivo era se concentrar na Ásia, de onde vem a maior parte do lucro, e consolidar sua posição na Europa e em alguns poucos países de outras regiões. No Brasil, o HSBC se manteve apenas como banco de investimento, focado em apoiar as necessidades internacionais de seus clientes, em conjunto com a rede global do Grupo, por meio de produtos e serviços financeiros de Corporate & Investment Banking e Tesouraria.


Uma campanha de sucesso 
Em 2002 o HSBC lançou uma enorme campanha global de marketing com o slogan The World’s Local Bank (em português “O banco local do mundo”), que refletia seu posicionamento como uma instituição financeira global com o foco singular de atender os mercados locais. Afinal, como Sir John Bond, ex-presidente do banco, afirmou certa vez: “Nossa posição de banco local do mundo nos permite abordar cada país de forma exclusiva, mesclando conhecimento local com uma plataforma operacional mundial”. Nos anos seguintes, para comunicar esse posicionamento da marca, inúmeros comerciais publicitários retratavam o modo como as diferentes culturas ou povos interpretam os mesmos objetos ou acontecimentos. Por exemplo, demonstrou seu conhecimento local com ações de marketing dedicadas a cidades específicas. Em 2005, para provar aos novaiorquinos descrentes que o HSBC era um banco com conhecimento local, promoveu o concurso do taxista mais bem informado de Nova York. O taxista vencedor foi pago para dirigir em tempo integral um táxi com a marca HSBC durante um ano, e os clientes do banco lucraram também: quem apresentasse um cartão, folha de cheque ou extrato do HSBC ganhava uma corrida grátis no táxi identificado como BankCab. Já em 2006, lançou uma campanha global intitulada “Different Values” (“Diferentes valores”), que adotou exatamente essa noção de múltiplos pontos de vista e diversas interpretações.


A construção de uma marca global 
O estabelecimento de uma única marca global para o HSBC foi um grande passo para que o símbolo hexagonal vermelho fosse cada vez mais familiar ao redor do mundo. Esse símbolo hexagonal já era utilizado pelo HSBC desde 1983, como parte da identidade corporativa do The Hongkong and Shanghai Banking Corporation, cuja tradicional bandeira possuía um retângulo branco dividido diagonalmente para representar a forma de uma ampulheta vermelha. Assim como as bandeiras de várias outras companhias de Hong Kong no século XIX, seu design baseou-se na bandeira da Escócia, que traz a cruz de Santo André (em inglês St. Andrew). O tradicional símbolo do HSBC foi desenhado pelo artista gráfico Henry Steiner.


Buscando mais acesso e reconhecimento nos mercados internacionais, o HSBC anunciou em novembro de 1998 a adoção de uma marca unificada. Desde então, as letras HSBC (abreviação de seu nome original) e o símbolo hexagonal vermelho estão sendo usados em todas as empresas do grupo ao redor do mundo, ampliando a percepção de seus princípios e valores por clientes, acionistas e colaboradores em todos os países e territórios em que a empresa está presente. Mais recentemente, em 2018, a marca apresentou um novo logotipo que manteve o tradicional símbolo hexagonal vermelho, mas que mudou de posicionamento, passou da direita para a esquerda e seu tamanho também ficou maior. Além disso, a fonte da letra perdeu a serifa.


Os slogans 
Together We Thrive. (2018) 
Understanding culture is our business. (2009, Reino Unido) 
The World’s Local Bank. (2002) 
Your world of financial services. (2000) 
Bank Simple. Get More. (HSBC Direct) 
No Brasil e no mundo, HSBC. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Hong Kong 
● Fundação: 3 de março de 1865 
● Fundador: Thomas Sunderland 
● Sede mundial: Londres, Inglaterra 
● Proprietário da marca: HSBC Holdings plc 
● Capital aberto: Sim 
● Chairman: Mark Tucker 
● CEO: Noel Quinn 
● Faturamento: US$ 53.8 bilhões (2018) 
● Lucro: US$ 19.9 bilhões (2018) 
● Valor de mercado: US$ 144.9 bilhões (setembro/2019) 
● Valor da marca: US$ 11.208 bilhões (2018) 
● Agências bancárias: 3.900 
● Clientes: 40 milhões 
● Presença global: 65 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 238.000 
● Segmento: Financeiro 
● Principais produtos: Banco de varejo, seguros, empréstimos, investimentos e financiamentos 
● Concorrentes diretos: Barclays, Scotiabank, Standard Chartered, Lloyds Banking, Bank of America, JP Morgan Chase Santander, BBVA e Citibank 
● Ícones: O hexágono vermelho 
● Slogan: Together We Thrive. 
● Website: www.hsbc.com 

O valor 
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca HSBC está avaliada em US$ 11.208 bilhões, ocupando a posição de número 46 no ranking das marcas mais valiosas do mundo em 2018.

A marca no mundo 
A rede internacional do HSBC, um dos maiores grupos financeiros do mundo, é composta por mais de 3.900 agências bancárias em 65 países e territórios na Europa, Ásia, Américas, Oceania, Oriente Médio e África. O maior número de agências está localizado na Europa (especialmente Reino Unido), na região da Ásia e do Pacífico, Estados Unidos e México. O grupo emprega aproximadamente 238 mil funcionários e possui mais de 40 milhões de clientes (dos quais mais de 1.5 milhões são comerciais). Além disso, o HSBC possui mais de 80 milhões de cartões de créditos em circulação em mais de 60 países. Por meio de uma rede global, interligada por tecnologia de ponta, o HSBC oferece a seus clientes uma ampla gama de serviços financeiros: banco de varejo, comercial, corporativo e private banking; trade services; cash management; serviços de mercados de capital; seguros e previdência (HSBC LIFE); empréstimos e financiamentos; fundos de pensão e investimentos. Com ações cotadas nas Bolsas de Valores de Londres, Hong Kong, Nova York, Paris e Bermudas, o HSBC tem mais de 220 mil acionistas em aproximadamente 129 países e territórios. 

Você sabia? 
O HSBC utiliza uma avançada tecnologia da informação, que consome gastos anuais de US$ 4.4 bilhões, mantendo sua própria rede de telecomunicações, uma das maiores do mundo. 
Desde o final do século 19, a população chinesa de Hong Kong conhece o HSBC pelo apelido Wayfoong, que significa “abundância de remessas” ou “foco de riqueza”. 
Os leões se tornaram um símbolo do HSBC na Ásia. Essa popularidade começou com os leões que guardavam o escritório de Xangai, o que levou o HSBC replicá-los em bronze na entrada do novo escritório central de Hong Kong em 1935. O leão sentado à direita, chamado Stitt, tem um comportamento calmo para simbolizar a estabilidade do banco e segurança, enquanto o da esquerda, chamado Stephen, ruge para transmitir a força e natureza protetora do banco. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), jornais (Estadão, Meio Mensagem, Valor Econômico e O Globo), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 3/9/2019

5 comentários:

*Isis disse...

Esse blog salvou minha vida...
tinha um trabalho p/ fazer onde tinha q falar a sede e a area d atuação d dezenas d empresas e encontrei a grande maisoria aki...

ADOREI...
Muitu bom mesmu!!

=D

Anônimo disse...

Apenas uma pequena correção, mas que para o mundo das marcas faz toda a diferença...

A Consultoria citada em "O Valor" é Interbrand.

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog
Só uma correção, onde está "Em 1988 o banco inaugurou sua primeira agência estrangeira na Tailândia" o correto é 1888?
abs

Oscar disse...

Excelente Blog

Uma pequena correção o atual CEO não é mais Michael Geogham e sim Stuart Gulliver

Anônimo disse...

Ameii... Só gostaria de saber o nome do autor deste material, para poder usa-lo como referência em um trabalho acadêmico.