8.12.14

YOKI


Buscando sempre trazer mais praticidade e sabor para a vida dos brasileiros, a YOKI transformou a farinha de mandioca na tão amada farofa pronta, tornou ainda mais prática a pipoca, fazendo com que ela pudesse ser feita no microondas, e deu um toque especial na batata palha, com as versões hot dog e extra fina. Por isso, há mais de 30 anos a YOKI oferece centenas de produtos práticos e convenientes que estão presentes nos melhores momentos da vida de milhões de brasileiros. Quer seja na escola, no cinema, na festa de aniversário, no churrasco com os amigos, no café da manhã, no almoço ou no jantar com a família, a YOKI está sempre presente com delícias irresistíveis. 

A história 
Tudo começou em dezembro de 1960, no bairro de Pinheiros, em São Paulo, quando o imigrante japonês Yoshizo Kitano resolveu fundar uma empresa para comercializar cereais e farináceos. Batizada de Kitano (em japonês significa “campo do norte”), alguns anos depois a empresa introduziu uma completa linha de especiarias a granel e condimentos no mercado. Com o crescimento do consumo em supermercados, Yoshizo identificou a mudança de comportamento do consumidor e passou a vender produtos empacotados. Na década seguinte a empresa continuou crescendo e lançou sua primeira linha de chás com a marca Kitano. Na década de 1980 lançou no mercado sua primeira linha de sobremesas, que incluía as tradicionais gelatinas. A história da empresa começou a mudar no final desta década, no mês de dezembro de 1989, quando a Refinações de Milho Brasil (atual Unilever) comprou a marca Kitano e, com ela, todas as linhas de chás, especiarias e sobremesas.
  

Apesar da venda, a família permaneceu com as linhas de cereais e farináceos, que englobavam produtos como fubá, farinha e pipoca, além de três fábricas e 1.500 funcionários. E foi então, que seis meses após a venda da marca Kitano, a empresa adotou um novo nome: Yoki Alimentos. Com isso surgia também a marca YOKI, formada pelas iniciais do nome de Yoshizo Kitano e cujo termo, por coincidência, em japonês significa “felicidade, realizações, bem-estar e prosperidade”. Para desenvolver sua linha de produtos a YOKI buscou agregar valor aos seus farináceos. Da fécula de batata, desenvolveu o purê de batata instantâneo (bastando acrescentar água, leite, margarina e sal); a partir do milho, fez curau, polenta e os pré-cozidos de milho; e da mandioca, a farofa e o polvilho, por exemplo. Essa estratégia diferenciada, resultou no lançamento de produtos prontos e semi-prontos, trazendo assim mais praticidade para os consumidores brasileiros, como por exemplo, as farofas prontas e as misturas para pão de queijo. Foi nessa época que a empresa trouxe ao mercado brasileiro à famosa pipoca para microondas, que se tornaria um de seus produtos mais importantes.
  

Além disso, introduziu no mercado a linha Mais Vita, composta por alimentos à base de soja e criada para quem preza uma alimentação saudável. Em 1996, a empresa iniciou a exportação de algumas de suas linhas para alguns países da região. Em 1997, já consolidada no mercado brasileiro e na mente de milhares de consumidores, a empresa recomprou a marca Kitano, assim como suas linhas de produtos. Com isso, aproveitou para lançar mais de 80 especiarias, molhos condimentados, realçadores de sabor, temperos, caldos e sopas com a marca. Hoje em dia, a marca Kitano se tornou sinônimo de tudo o que possa conferir ou realçar o sabor dos alimentos, como molhos, caldos e temperos.
   

Em 2003, a empresa retomou sua atuação no segmento de chás ao readquirir a linha de chás Kitano e comprar a marca LinTea. Nos anos seguintes, contando com uma equipe de engenheiros de alimentos, nutricionistas e profissionais de marketing que se dedicam integralmente a desenvolver e criar novos produtos que atendam às necessidades e desejos dos consumidores, a YOKI expandiu suas linhas, lançou novos produtos e ingressou em diferentes segmentos de alimentos, incluindo salgadinhos com a marca YOKITOS, lançada em 2002 e composta por salgadinhos de milho assados e batatas, mais finas e com sabores suaves e refinados, o que proporciona ao paladar uma experiência muito mais crocante e delicada.
  

Em 2012, a marca lançou o Amendoim Indiano, com cobertura crocante e com o tradicional curry como ingrediente principal. Com o novo produto, a YOKI aumentou sua participação no segmento de snacks e ampliou seu portfólio, que já oferecia as deliciosas sugestões de amendoins: Japonês, Descascado Salgado, Pralinê Branco, Pralinê Chocolate, Ovinho, Castanha de Caju e Amendoim com Mel. No mês de maio de 2012, em meio a uma tragédia familiar, Marcos Kitano Matsunaga neto do fundador e diretor executivo da empresa foi assassinado brutalmente por sua esposa, a YOKI foi vendida por quase R$ 2 bilhões para a americana General Mills (conheça essa outra história aqui), quinta maior empresa de alimentos do mundo e proprietária de marcas consagradas como os cereais Cheerios (saiba mais aqui), as barras de cereais Nature Valley e os sorvetes Häagen-Dazs (conheça essa história aqui). Com isso, a YOKI e suas marcas fortaleceram sua presença no dia a dia de quem cozinha por todo o Brasil.
   

No ano seguinte, a YOKI continuou introduzindo produtos inovadores no mercado, como por exemplo, a pipoca para microondas com cobertura Romeu e Julieta, batata-palha sabor Hot Dog, farofa mexicana (apimentada e com pedacinhos de tortilla crocante) e purê de batata instantâneo. E, em 2014, a General Mills utilizou a força da marca YOKI entre os consumidores brasileiros para introduzir a marca americana Betty Crocker (conheça essa outra história aqui). Surgia assim a linha de mistura para bolos e sobremesas YOKI BETTY CROCKER.
  

A YOKI tem ampliado sua linha de produtos, ouvindo os consumidores, acompanhando tendências de mercado e procurando cada vez mais oferecer produtos com valor agregado, praticidade, economia, conveniência e sabor que respeita o gosto brasileiro. Dessa estratégia surgiram novos produtos como a Yoki Mandioquinha Palha Extrafina Premium (2014), que trazia o selo “Feito com mandioquinha de verdade; sabores inéditos de farofas, com Pedaços de Cebola e com Pedaços de Banana (2016); ou novas opções de pipoca de microondas (2018) que apresentavam, além dos grãos 100% integrais, gordura e sódio reduzidos; e a Batata Palha com novo sabor Parmesão (2018). Ainda em 2018, a YOKI relançou sua linha de farofas especiais com novas embalagens, do tipo stand-up pouch, e mais ingredientes, nos sabores Farofa com tempero suave, Farofa com Batata-Palha, Farofa com soja e Farofa com Cebola.
  

Em 2021, a YOKI preparou novidades para a categoria de farofas com o lançamento de uma nova linha premium com três sabores: tradicional, apimentada e milho. Produzidas com farinha torrada em forno à lenha e temperos de verdade como alho, cebola, sal e cebolinha, as novidades prometem encantar os consumidores com os seus flocos maiores, crocantes e sem conservantes, garantindo o gostinho caseiro. Além disso, sempre atenta às tendências, a YOKI também lançou a linha Pipoca Pronta nos sabores mais pedidos dos brasileiros: Queijo Parmesão, Manteiga Temperada e Sal Marinho. E não parou por aí: introduziu edições limitadas de pipocas para as festas juninas nos sabores maçã do amor e cocada.
   

Hoje em dia a empresa comercializa produtos como as farinhas prontas (são aproximadamente 10 variações diferentes), pipocas para microondas (mais de 15 sabores diferentes, incluindo bacon, caramelo e chocolate), milho para pipoca, batatas-palha, purê de batata, polenta, lentilha, ervilha, grão de bico, feijão branco, sagu, canjica de milho, farinhas (milho, mandioca e de aveia), amido de milho, fécula de batata, polvilho, fubá, tapioca, trigo para kibe, paçoca, glicose, misturas para sorvetes e mousses, amendoins (incluindo os tipos japonês, indiano, pralinê e ovinhos), castanha de caju, farinha láctea, creme de arroz, e os mingaus CREMOKREM (tradicional e chocolate), além da linha YOKITOS (batatas e salgadinhos sabor cebola, queijo e presunto).
     

Foi assim, que de uma modesta empacotadora de grãos a YOKI se transformou em uma das mais modernas e inovadoras marcas de alimentos do mercado brasileiro. Afinal, foi a YOKI que substituiu as farinhas e grãos que eram vendidos a granel por itens pré-embalados, trouxe ao país a pipoca de microondas, criou a farofa pronta e assim, foi revolucionando o mercado ao longo de todos esses anos, sempre pensando em como facilitar a vida dos brasileiros. Com isso a marca passou a estar presente no cotidiano dos brasileiros desde as refeições do dia a dia, do churrasquinho com os amigos ou da sessão de pipoca, até as grandes celebrações, como a quermesse da festa junina ou na mesa farta das festas de final de ano.
  

A ligação com as festas juninas 
Milhões de brasileiros já estão mais que acostumados com a presença da YOKI nas festas juninas realizadas pelo país. Afinal, delícias como paçocas, pé de moleque, pipocas, fubás, curau de milho e canjiquinhas da YOKI tornam os festejos ainda mais saborosos e doces. Em 2020, com as restrições causadas pela pandemia de COVID-19, a YOKI precisou se reinventar em um dos períodos mais importantes para suas vendas. Com isso lançou a Yokermesse, uma plataforma cujo objetivo era levar as tradições juninas para dentro de casa. A iniciativa prestava um serviço aos consumidores, durante os meses de maio a julho, com diversos conteúdos - receitas, brincadeiras e decoração típica - que ajudavam a preparar as festas juninas em casa. O sucesso foi tanto que, em 2021, como parte das ações da Yokermesse, as duplas Maiara & Maraisa e Fernando & Sorocaba comandaram o show online, que aconteceu no dia 26 de junho, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da dupla Maiara & Maraisa no YouTube.
    

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por apenas uma remodelação em sua história, que ocorreu no ano de 2007. Apesar de manter a estrutura do logotipo original, a identidade visual ganhou linhas arredondas e novas tonalidades de cores, tornando-se mais moderna, impactante e atraente.
   

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1990 
● Fundador: Yoshizo Kitano 
● Sede mundial: São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Yoki Alimentos S.A. 
● Capital aberto: Não (não subsidiária da General Mills Inc.) 
● Presidente: Waldemar Junior 
● Faturamento: R$ 1.5 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 30 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 3.500 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Salgadinhos, farofas, cereais, grãos e pipocas 
● Concorrentes diretos: Unilever, Nestlé, Elma Chips, Camil, Kodilar, Sinhá e Hikari 
● Ícones: A pipoca de microondas 
● Slogan: Viva as suas raízes. 
● Website: www.yoki.com.br 

A marca no mundo 
Com faturamento anual estimado em R$ 1.5 bilhões, a YOKI é uma das maiores marcas de alimentos do mercado brasileiro e comercializa em todo território nacional sua ampla linha de produtos, composta por mais de 120 itens diferentes, de salgadinhos e farinhas de mandioca a tapioca, lentilha, ervilha e pipoca para microondas. Os produtos da marca são vendidos em mais de 80 mil pontos de venda em todo o Brasil e estão presentes em 90% dos lares do nosso país. Além disso, a YOKI exporta seus produtos para 30 países ao redor do mundo. A empresa emprega 3.500 pessoas e conta com fábricas instaladas em cinco estados (Mato Grosso, Minas Gerais e Paraná). 

Você sabia? 
A marca YOKI é líder de mercado nas categorias pipoca de microondas, farofa, grãos e farináceos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame, Embalagem Marca e Época Negócios), jornais (Valor Econômico, Estadão e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 24/11/2021

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3 comentários:

Adri disse...

Muito interessante como todas as outras postagens aqui do blog.
Eu não sabia que depois que a mulher matou o marido em 2012, a marca havia sido vendida, que bom que foi para um grupo tão conceituado para que a qualidade não diminua...

www.caseiquerocasa.blogspot.com.br

Pedro s silva disse...

Muito boa a reportage. Somos super fans e consumidores de carterinha de pipocas de micro ondas yoki muito boa.0

Unknown disse...

Gostaria de saber se a mistura de bolo será retirada do mercado.
Aqui em Goiânia não estou encontrando. Nem pelo site. Amo essa massa.