28.11.11

FITNESS TOGETHER

Imagine uma moderna academia onde as aulas são personalizadas e individuais. Onde os aparelhos são de última geração e o aluno se exercita em estúdios individuais. Seja bem-vindo a FITNESS TOGETHER, uma nova geração de academias de ginástica que conquistou milhares de adeptos ao redor do mundo.

A história
Tudo começou em 1983 na cidade de Scottsdale, estado americano do Arizona, quando um jovem canadense chamado Rick Sikorski, estudante de psicologia, apaixonado por fitness e que sonhava ter um negócio de personal training (sistema de treinamento físico que se baseia em um acompanhamento personalizado permanente), resolveu utilizar seus conhecimentos do ser humano e exercícios para criar uma academia de ginástica totalmente diferente. Surgia assim a FITNESS TOGETHER, um conceito único de academia com atendimento personalizado, na qual o respeito à pessoa e a suas necessidades e limitações eram prioridades. Atrelado a esse lado humano, os profissionais tinham como meta alcançar os objetivos dos clientes, ou seja, melhorar sua saúde, seu desempenho esportivo ou estético. Na nova academia, cada aula era programada, implantada e corrigida por um monitor, que estava à disposição do aluno o tempo inteiro. Inicialmente cada sessão de uma hora, ministrada em um pequeno estúdio, custava US$ 15.


A rede ganhou enorme força de expansão e popularidade a partir de 1996 quando iniciou o sistema de franquia, inaugurando inúmeras unidades nos anos seguintes em várias cidades americanas e também no Canadá. O sucesso da rede se deveu ao conceito 1 Cliente 1 Trainer 1 Goal, em outras palavras, um treinador por aluno. Além disso, a flexibilidade de horário; ter sempre um treinador capacitado a disposição, que primeiramente, avaliava a meta do aluno (perder cinco quilos, definir o corpo, correr uma maratona, etc.) e definia o número de sessões; e o monitoramento da evolução do aluno de acordo com suas prioridades, contribuiu para que a rede atraísse clientes de alto poder aquisitivo. Em 2006, com aproximadamente 600 unidades em funcionamento, o fundador da empresa vendeu a FITNESS TOGETHER para um fundo de investimento.


A FITNESS TOGETHER desembarcou no Brasil em 2010 com a inauguração de sua primeira unidade, localizada no badalado bairro dos Jardins em São Paulo. O sucesso foi tanto que em pouco tempo outras unidades foram abertas em São Paulo. Recentemente a rede começou a oferecer no Brasil sessões de Pilates, método de condicionamento físico que trabalha força e flexibilidade, além de controle e respiração, com o uso de equipamentos específicos e a utilização do peso do próprio corpo, oferecido da mesma maneira como foi concebido pelo seu criador, Joseph Hubertus Pilates.


Atualmente cada unidade da FITNESS TOGETHER possui duas ou mais salas exclusivas (chamadas pela rede de estúdios) para a realização de um treinamento personalizado, onde cada aluno é acompanhado por treinadores especializados, que desenvolvem programas individuais de treinamento e nutrição para atingir com sucesso as metas estabelecidas. A rede também disponibiliza para seus alunos o NUTRITION TOGETHER, um avançado programa desenvolvido nos Estados Unidos pela famosa Dra. Janet Brill, pós-graduada em nutrição, que foi posteriormente adaptado para o cardápio brasileiro. As sessões de nutrição compreendem orientações sobre cardápios, inclusive para quem faz a maioria das refeições fora de casa, e o acompanhamento do progresso do aluno através do seu livreto de prestação de contas. Além disso, na FITNESS TOGETHER os alunos são recepcionados com uma série de diferenciais de conforto, como frutas frescas, barras de cereal, chá, sucos e água, toalhas para utilização durante o treino e para o banho em vestiários privativos, que oferecem xampu, condicionador, sabonete e secador de cabelo.


A evolução visual
A identidade visual da marca passou por pequenas alterações no decorrer dos tempos.


Dados corporativos
● Origem:
Estados Unidos
● Fundação: 1983
● Fundador:
Rick Sikorski
● Sede mundial:
Highlands Ranch, Colorado
● Proprietário da marca:
Fitness Together Holdings, Inc.
● Capital aberto: Não
● CEO:
Jeff Jervik
● Faturamento:
Não divulgado
● Lucro:
Não divulgado
● Academias:
+ 700
● Presença global:
6 países
● Presença no Brasil: Sim (7 academias)
● Segmento:
Condicionamento físico
● Principais produtos:
Academias de luxo
● Ícones: Treinamento personalizado
● Slogan:
1 Cliente 1 Trainer 1 Goal.
● Website: www.fitnesstogether.com

A marca no mundo
Atualmente a FITNESS TOGETHER, rede de academias de luxo que não para de crescer, possui mais de 700 unidades localizadas em seis países ao redor do mundo, incluindo Brasil, Estados Unidos, Canadá, Costa Rica, Israel e Irlanda.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 28/11/2011

Nenhum comentário: