23.10.11

LOWE'S


A rede americana LOWE’S é um verdadeiro paraíso para quem necessita reformar, equipar e até mesmo decorar a casa com estilo e eficiência. Com suas lojas amplas e sempre muito bem sinalizadas, que vendem desde ferramentas básicas, materiais de construção até sofisticados eletrodomésticos, a rede se tornou um exemplo bem sucedido dentro do competitivo mercado varejista americano. 

A história 
Tudo começou com Henry Carl Buchan, sócio de uma pequena loja de ferramentas e ferragens chamada Lowe’s North Wilkesboro Hardware, fundada em 1921 pelo seu sogro, Lucius Smith Lowe. Logo após a Segunda Guerra Mundial, em 1946, com a enorme demanda por construções e reformas de casas nos Estados Unidos, ele resolveu transformar a pequena loja localizada na pacata cidade de North Wilkesboro, estado da Carolina do Norte, que com a ajuda de seu cunhado James Lowe como sócio, passou a vender materiais para construção e reformas em geral. Negociando diretamente com os fabricantes, e assim eliminando os intermediários, a dupla podia oferecer sempre preços mais baixos e competitivos.


A segunda loja foi inaugurada em 1949 na cidade de Sparta, também localizada no estado da Carolina do Norte. Em 1952, por divergências em relação ao plano de expansão da pequena rede, Carl Buchan acabou comprando a parte de seu cunhado e se tornou o único proprietário do negócio. E rapidamente começou a expandir a empresa, inaugurando em 1955 outras lojas em cidade do estado, como por exemplo, Asheville, Charlotte e Durham. No final de 1960, quando Carl Buchan morreu repentinamente aos 44 anos vítima de um ataque cardíaco fulminante, seu time de executivos, liderados por Robert Strickland e Leonard Herring, assumiu o comando dos negócios, abriu o capital da empresa na Bolsa de Valores, que já em 1962 contava com 21 lojas e faturava US$ 32 milhões.


Nos anos seguintes a rede continuou a se expandir pela região sudeste do país. Durante este período, os consumidores demonstraram enorme preferência por seus produtos e uma grande lealdade pela marca, impulsionando assustadoramente as vendas da empresa. Além disso, a rede desenvolveu estreito relacionamento com construtores e empreiteiros, que se tornaram clientes extremamente importantes e vitais para seu crescimento. A década de 1980 foi marcada por momentos difíceis para a LOWE’S, especialmente pela feroz concorrência de gigantes do setor, como a The Home Depot, que adotou o formato de grandes lojas (as conhecidas Mega Stores). Por outro lado, a LOWE’S resistia em adotar esse formato, acreditando que como suas lojas estavam localizadas em pequenas e médias cidades as grandes unidades se tornariam inviáveis financeiramente. Porém a partir de 1994, a LOWE’S antecipando-se as necessidades de seus consumidores e focando seus negócios no consumidor doméstico ávido por realizar pequenas reformas, começou a melhorar o ambiente de suas lojas com a adoção do formato Mega Store e oferecer uma ampla e variada seleção de produtos, incluindo uma completa linha de eletrodomésticos, móveis para jardim e piscina, objetos de decoração e louças sanitárias. Nos anos seguintes a rede inaugurou lojas em inúmeros estados americanos a um ritmo frenético, fincando presença em grandes e médias cidades.


A partir da virada do novo milênio, a marca ganhou popularidade devido aos milhões de dólares investidos em patrocínios na NASCAR, categoria mais popular do automobilismo americano, especialmente com o heptacampeão Jimmie Johnson e seu carro de número 48. Lançada em 2001 quando Johnson e o Lowe’s Chevrolet #48 estrearam na série principal com uma programação limitada à três corridas, a relação entre patrocinador-piloto tornou-se uma das mais bem-sucedidas na história da NASCAR (2001 até 2018). Isso serviu para tornar a marca LOWE’S extremamente popular entre os americanos. A expansão internacional da rede começou no dia 10 de dezembro de 2007 com a inauguração de uma loja na cidade canadense de Hamilton, localizada na província de Ontário. Não demorou muito para outras unidades serem inauguradas em solo canadense. No mês de fevereiro de 2010, a rede deu continuidade ao seu agressivo plano de expansão internacional com a inauguração de duas lojas no México, oferecendo assim uma nova opção no segmento de construção e decoração naquele país. Mais recentemente, a varejista de material de construção criou o laboratório Lowe Innovation Lab com objetivo de trazer inovações para o dia a dia das pessoas. Uma dessas criações é o LoweBot, um robô autônomo que ajuda os clientes a encontrar itens na loja e auxilia a empresa no controle do estoque.


As lojas 
Ao longo dos anos, não somente os formatos de suas lojas sofreram modificações, como também as fachadas (acompanhe a evolução na imagem abaixo).


Hoje em dia, cada loja da LOWE’S oferece em média mais de 40.000 produtos, possuí 2.500 m² de área de venda, divididos em 20 seções, que vendem desde ferramentas básicas, tintas, materiais para carpintaria até eletrodomésticos, sendo que este setor é cada vez mais responsável pelo crescimento da empresa. Dentro de suas lojas, a rede aposta na experimentação dos produtos. Entre as ações realizadas estão showroom de ambientes montados por designers ou jardins vivos e ambientes de convivência. Outra ação que auxilia nas vendas são as exposições de materiais específicos, como tipos de piso e diferentes tonalidades de tinta. A rede aposta também em uma força de vendas especializada que visita os clientes em suas casas e realiza atividades que variam da venda de produtos – bem como o oferecimento de serviços para sua instalação – a dicas sobre os utensílios que ficariam mais adequados para a residência de cada um. Além disso, a LOWE’S, como toda grande varejista americana, oferece mais de uma dúzia de marcas próprias, como por exemplo, a allen+roth, de decoração interna; a Kobalt, de ferramentas destinadas a profissionais ou pessoas que querem fazer reformas domésticas; a Garden Treasures, móveis e decorações para jardins e pátios; a Utilitech, de produtos elétricos e utilidades; a Reliabilt, para portas e janelas, entre outras.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos, assumindo uma imagem mais moderna. Inicialmente na cor vermelha, o logotipo adotou uma nova tipografia de letra e a tradicional cor azul em 1965. Somente em 1997 a identidade visual ganhou a silhueta de uma casa. Em 2008 as bordas vermelhas foram retiradas.


Os slogans 
Make Your Home Happy. (2016) 
Never Stop Improving. (2011) 
Let’s Build Something Together. (2006) 
Improving Home Improvement. 
Lowe’s Knows.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1946 
● Fundador: Henry Carl Buchan e James Lowe 
● Sede mundial: Mooresville, North Carolina, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Lowe’s Companies Inc.  
● Capital aberto: Sim (1961) 
● Chairman & CEO: Robert Niblock 
● Faturamento: US$ 65 bilhões (2016/2017) 
● Lucro: US$ 3.06 bilhões (2016/2017) 
● Valor de mercado: US$ 68.3 bilhões (dezembro/2017) 
● Lojas: 2.370 
● Presença global: 3 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Funcionários: 290.000 
● Segmento: Varejo (construção) 
● Principais produtos: Ferramentas, eletrodomésticos e materiais para reformas e decoração 
● Concorrentes diretos: The Home Depot, Green Depot, Menards, Ace Hardware, Lumber Liquidators, Ikea e True Value 
● Slogan: Make Your Home Happy. 
● Website: www.lowes.com

A marca no mundo 
Hoje em dia a LOWE’S, segunda maior rede americana no segmento de materiais para reforma, construção e decoração, possui mais de 2.370 lojas nos Estados Unidos, Canadá e México, atendendo semanalmente 17 milhões de consumidores. O site da empresa, que oferece mais de 400 mil produtos, recebe mais de 30 milhões de visitas todos os meses. A LOWE’S ocupa a posição de número 40 no ranking feito pela revista Fortune das 500 maiores empresas americanas (em faturamento) de 2017. 


Você sabia? 
A LOWE’S é bastante conhecida internacionalmente pelo estreito relacionamento com seus fornecedores, que inclusive, participam de 41% dos plano-gramas - produção de mapas de layout das lojas - realizados pela rede varejista. Desde que a empresa começou a mudar a sinalização de suas lojas e a rever o sortimento de produtos, as vendas cresceram em média 18%. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 


Última atualização em 7/12/2017

2 comentários:

Anônimo disse...

Corrija lá no tópico "As Lojas", ao Longo do anos, em vez de ao logo....

No mais o site é perfeito, é o meu preferido, visito sempre para ver as novidades. Até.

Victor disse...

Belíssimo blog.