23.9.11

DOLLAR GENERAL


Lojas simples, práticas e sempre bem localizadas. Atendimento cortês. Descontos constantes de inúmeros produtos de fabricantes populares. Essa é a fórmula de sucesso da rede varejista DOLLAR GENERAL, que transformou a cor amarela de seu logotipo em sinônimo de preços baixos, e em tempos de crise tem sido “a melhor amiga” para milhões de americanos. 

A história 
Tudo começou no mês de outubro de 1939 na pequena e pacata cidade de Scottsville, localizada no estado de Kentucky, quando James Luther (J.L.) Turner, com a ajuda de seu filho Cal Turner, e depois de vários fracassos no segmento de varejo, resolveu investir aproximadamente US$ 10 mil para inaugurar um estabelecimento, batizado de J.L Turner and Son Wholesale, que vendia produtos populares de diversos segmentos a preços baixos. Rapidamente a loja fez sucesso, especialmente porque os preços baixos eram muito bem-vindos nos tempos de recessão pelo qual o país atravessava.


Exatamente no dia 1 de junho de 1955 eles resolveram remodelar uma das lojas da rede, localizada na cidade de Springfield, no estado do Kentucky, que foi rebatizada como o nome de DOLLAR GENERAL, onde todos os produtos vendidos custavam US$ 1 ou menos. O novo formato rapidamente se tornou popular e as outras lojas da rede foram convertidas. Pouco depois, em 1957, o faturamento anual das 29 lojas da rede alcançou US$ 5 milhões. Nos anos seguintes, a rede inaugurou inúmeras lojas em pequenas cidades rurais de outros estados. Além disso, a oferta de produtos também foi ampliada, incluindo alimentos, itens de higiene pessoal, material de limpeza e utensílios domésticos.


O enorme sucesso das lojas de desconto levou a empresa a mudar seu nome oficialmente para Dollar General Corporation em 1968. Quase uma década mais tarde, em 1977, a terceira geração da família assumiu o comando dos negócios. Sob o comando de Cal Turner Jr., que se aposentou em 2002, a DOLLAR GENERAL cresceu em uma velocidade alucinante, através de aquisições de outras redes e inauguração de novas lojas, geralmente localizadas em bairros residenciais de pequenas e médias cidades americanas, atingindo mais de 6.000 lojas e faturamento de US$ 6 bilhões. Com a chegada do novo milênio, a rede iniciou em 2003 a inauguração de um novo formato de lojas (hipermercado) que vendem mais itens de produtos alimentícios e frescos e são conhecidas como DOLLAR GENERAL MARKET.


Em 2007 a empresa foi adquirida por US$ 7.3 bilhões pelo fundo de investimento Kohlberg Kravis Roberts & Co., que abriu o capital da DOLLAR GENERAL na Bolsa de Valores em 2009. A abertura de capital proporcionou para a empresa uma enorme oportunidade de expansão para outros estados do país com a inauguração de novas unidades. Além disso, a empresa esteve, e ainda está, entre as mais favorecidas pelo atual momento da economia americana, já que com a crise, os consumidores aumentaram as buscas por ofertas e passaram a frequentar mais as redes que trabalham com o formato de descontos.


Em 2011, a varejista lançou seu comércio eletrônico, criando assim mais um canal de vendas para seus consumidores. Nesse mesmo ano, comemorou a inauguração de sua loja de número 10.000, localizada na cidade de Merced no estado da Califórnia. Pouco depois, para facilitar a vida de seus milhões de consumidores, a varejista que mais cresce nos Estados Unidos, lançou um aplicativo que disponibiliza as últimas ofertas e cupons personalizados de acordo com a localização do usuário e com a loja que costuma frequentar. Mais do que uma ferramenta de fidelização o aplicativo tem se mostrado um dos mais efetivos canais de relacionamento com o consumidor.


O crescimento da empresa nos últimos anos foi tamanho que a DOLLAR GENERAL se transformou na varejista com maior número de lojas em território americano, superando inclusive gigantes como o Walmart. A DOLLAR GENERAL, além de vender produtos de empresas reconhecidas como Procter & Gamble, Kimberly-Clark, Unilever, Kellogg's, General Mills, Nabisco, Hanes, PepsiCo e Coca-Cola, comercializa sua marca própria, batizada de DG, que oferece produtos que vão desde alimentos até roupas e cosméticos.


A evolução visual 
O tradicional logotipo da marca, que possui como principal símbolo de identificação a cor amarela, foi recentemente remodelado em 2009, quando adquiriu um visual mais moderno e limpo, incluindo uma nova tipografia de letra.


O layout de suas lojas também foi remodelado, seguindo os padrões visuais da nova identidade da marca.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: Cal Turner e James Luther 
● Fundador: 1939 
● Sede mundial: Goodlettsville, Tennessee, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Dollar General Corporation 
● Capital aberto: Sim (2009) 
● Chairman: Richard Dreiling 
● CEO: Todd Vasos 
● Faturamento: US$ 18.9 bilhões (2014) 
● Lucro: US$ 1.06 bilhões (2014) 
● Valor de mercado: US$ 21.9 bilhões (agosto/2015) 
● Lojas: 12.000 
● Presença global: Não (presente somente nos Estados Unidos) 
● Funcionários: 105.500 
● Segmento: Varejo (lojas de desconto) 
● Principais produtos: Alimentos, bebidas, produtos de higiene e limpeza 
● Concorrentes diretos: Family Dollar, Dollar Tree, Fred’s, Big Lots, Walmart, Target e Kmart 
● Ícones: A cor amarela 
● Slogan: Save time. Save Money.Every Day! 
● Website: www.dollargeneral.com 

O valor 
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca DOLLAR GENERAL está avaliada em US$ 7.71 bilhões, ocupando a posição de número 14 no ranking das marcas mais valiosas do varejo mundial. A empresa também ocupa a posição de número 159 no ranking da revista FORTUNE 500 de 2015 (empresas de maior faturamento no mercado americano). 

A marca nos Estados Unidos 
Atualmente a DOLLAR GENERAL, uma das mais fortes, poderosas e valiosas marcas do varejo americano, possui mais de 12.000 lojas espalhadas por 43 estados do país que vendem desde alimentos, cosméticos e roupas, até eletrodomésticos, comidas para animais e bilhetes de loteria. Os maiores mercados da rede estão localizados no Texas (mais de 1.250 lojas), Flórida (720 unidades), Geórgia (aproximadamente 700 unidades), Carolina do Norte (mais de 640 lojas), Alabama, Ohio e Tennessee, onde a GENERAL DOLLAR possui mais de 600 unidades em funcionamento em cada um desses três estados. Com doze eficientes centros de distribuição, a varejista faturou em 2014 mais de US$ 18 bilhões. Cada loja da rede oferece em média 10.000 itens diferentes. 

Você sabia? 
Aproximadamente 25% dos produtos comercializados nas lojas da rede custam US$ 1 ou menos. 
Aproximadamente 70% de suas lojas está localizada em cidades que são pequenas demais (menos de 20.000 habitantes) para grandes varejistas, como por exemplo, Walmart. 
Em média os consumidores terminam suas compras em 10 minutos em uma das lojas da rede. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 27/8/2015

Um comentário:

Marcela M. disse...

Blog muito interessante. Parabéns.