15.8.11

GRECIN


O cabelo, a barba e o bigode brancos incomodam você? Então a solução atende pelo nome de GRECIN, que há mais de quatro décadas vem ajudando milhões de brasileiros a esconderem os fios brancos decorrentes da idade, mantendo sua aparência mais jovial. Por isso, a marca traz uma linha completa e adequada às necessidades dos consumidores brasileiros quando o assunto é cabelo e barba grisalhos. Afinal, com GRECIN é simples ter cabelos, barba e bigode sempre bonitos e naturais. 

A história 
Tudo começou durante a Segunda Guerra Mundial quando o general americano Julius Amos que estava em campanha na Grécia foi a um barbeiro local que lhe convenceu a usar um produto preparado por ele que acabava com as caspas. O general ficou tão impressionado com o resultado, que além de acabar com as caspas devolveu a cor natural aos seus cabelos que eram grisalhos, que ao final do conflito voltou à cidade grega para comprar a fórmula do produto e revendê-la nos Estados Unidos. Foi então que a Combe Incorporated, empresa fundada em 1949 por Ivan Combe, identificou esse produto, comprou a fórmula do general, isolou seu princípio ativo, melhorou seu rendimento e lançou no mercado americano em 1961 com o nome de GRECIAN FORMULA 16, primeiro produto de coloração para cabelo voltado ao mercado masculino.
   

O novo produto, uma loção para recuperar a cor natural dos cabelos e evitar uma aparência cansada que os fios grisalhos proporcionavam, era fácil de aplicar, bastando para isso apenas um pente. Inicialmente totalmente divulgado para um público masculino, o produto fez enorme sucesso, o que permitiu o início de internacionalização da marca. O sucesso do produto em outros países (onde era comercializado com o nome GRECIAN 2000) fez com que ele fosse lançado no Brasil em 1976 com o nome de GRECIN 2000. Em 1987, a empresa resolveu aprimorar ainda mais a fórmula do produto e lançou uma nova linha de coloração para cabelos com a marca JUST FOR MEN (que nos anos seguintes substituiu a GRECIAN nos mercados internacionais, exceto no Brasil).
   

De voltado ao mercado brasileiro, como o produto começou a ser muito procurado pelo público feminino, especialmente pela praticidade de aplicação que as mulheres tanto desejavam, em 1997 foi lançado o GRECIN 2000 MULHER, que apresentava outros atributos desejados por elas, como brilho e vitalidade para os cabelos. O produto direcionado ao público feminino não ficaria muito tempo no mercado, principalmente devido à enorme concorrência no setor. Por meio de sua constante interação com os consumidores que mostravam a necessidade de produtos de rápida aplicação, a empresa então inovou mais uma vez com o desenvolvimento de um xampu tonalizante, que de maneira muito prática cobria os cabelos brancos em apenas cinco minutos durante o banho. Nasceu então um novo sucesso de vendas da marca com o lançamento em 2001 do GRECIN 5, disponível em cinco tonalidades, que sem complicação, atendiam a todas as cores de cabelo desde o castanho claro até o preto.
   

Poucos anos depois, a empresa desenvolveu uma fórmula única em gel capaz de cobrir o fio mais grosso da barba e do bigode sem irritar a pele do rosto, mais sensível que a do couro cabeludo. Era o surgimento, em 2002, do GRECIN 5 Barba Bigode e Costeletas, uma solução ideal para usuários de barba ou para aqueles que tinham cabelos brancos somente nas têmporas. Em 2008, a empresa percebeu que existiam homens que gostariam de manter um pouco do tom grisalho, mas não estavam satisfeitos com a quantidade excessiva de fios brancos em seus cabelos. Para estes consumidores a empresa lançou no mercado o GRECIN TONS GRISALHOS, que mantinha alguns grisalhos enquanto escurecia alguns outros e cuja aplicação era feita sem misturas, diretamente da bisnaga, com um pente aplicador.
  

Em 2018, a GRECIN lançou a sua nova linha Best Beard, com três produtos para barba: xampu, condicionador e óleo. Combinando ingredientes naturais como aloe vera, pantenol, aveia, camomila e óleo de jojoba em suas fórmulas, o resultado é um trio eficiente, que limpa, fortalece e disciplina a barba, além de ser gostoso e fácil de usar no dia a dia. No ano de 2019, a marca lançou outra grande novidade para os brasileiros: o xampu Control GX, cuja tecnologia inovadora age a cada lavagem, substituindo o xampu convencional, prometendo assim a redução dos cabelos grisalhos e assegurando uma limpeza e hidratação suave.
   

Em meados de 2021, a marca, que há mais de quatro décadas continua inovando e entregando o que os homens desejam no cuidado com a barba e cabelos grisalhos (isso significa que todos os produtos da linha GRECIN oferecem as soluções rápidas, práticas e fáceis de serem aplicadas), foi relançada no mercado brasileiro e incorporou às suas fórmulas ingredientes naturais, o que é tendência global em produtos masculinos de beleza, como: aloe vera, óleo de oliva e óleo de coco, resultando em fios bonitos e cada vez mais saudáveis. Para completar o relançamento, a marca lançou novas embalagens, trazendo mais clareza à necessidade atendida por cada produto, modo de aplicação e resultado de cor.
   

Atualmente a GRECIN oferece no Brasil uma completa linha para os cuidados de cabelos, barbas e bigodes: Grecin 5 Shampoo Color, com tecnologia exclusiva Gray Target, escurece apenas os fios brancos, garantindo um resultado natural até que os grisalhos voltem a crescer, disponível em 5 tonalidades (castanho claro, castanho, castanho médio escuro, castanho escuro e preto); Grecin 5 Barba e Bigode, exclusivamente desenvolvido para escurecer os grisalhos da barba, o produto amacia e condiciona os fios, deixando uma aparência natural e volumosa; Grecin Tons de Grisalho, escurece apenas alguns fios brancos, mas não todos, resultando em um grisalho perfeito de tonalidade duradoura e homogênea; Grecin Control GX, xampu com tecnologia inovadora que age a cada lavagem e gradualmente deixa os fio mais escuros, sem aparentar mudanças artificiais; e Grecin 2000, com fórmula original e eficaz em textura de tônico, atua como a melanina do corpo, adicionando cor aos fios, de pouco em pouco (a mudança é discreta e a aplicação deve ser diária até atingir a cor ideal, após isso, o uso deve ser feito de 2 a 3 vezes por semana).
  

A evolução visual 
A identidade visual de GRECIN passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Originalmente em azul e com a designação GRECIN 2000, o logotipo da marca se tornou preto (com nova tipografia de letra) aplicado em um fundo prateado e sem o número 2000. Mais recentemente, em 2021, a identidade visual da marca passou por uma remodelação mais acentuada, adotando uma nova tipografia de letra e a expressão “Just For Men” acima do nome, em uma tentativa de alinhar o produto globalmente, mas mantendo a força e popularidade da marca GRECIN entre os brasileiros.
   

O novo logotipo está alinhado e segue o design da marca JUST FOR MEN no mundo (como pode ser visto na imagem abaixo).
    

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1961 
● Criador: Combe Incorporated 
● Sede mundial: White Plains, New York, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Combe Incorporated 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Akshay Shetty 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 30 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Cuidados pessoais 
● Principais produtos: Loções e xampus tonalizantes 
● Concorrentes diretos: Keraton, C.Kamura, Beautyolor, Felps Men Craps, Cor&Ton, Gradual Men e Biocolor 
● Ícones: A famosa demonstração “antes e depois” 
● Slogan: Fique bem com Grecin. 
● Website: www.grecin.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a GRECIN comercializa em todo território brasileiro uma grande linha de produtos para os cuidados dos cabelos, oferecendo a maior variedade de tons do mercado. Já em outros 30 países ao redor do mundo, os produtos são comercializados com a marca JUST FOR MEN, líder mundial no segmento de coloração de cabelos masculinos e com grande participação em mercados como Canadá, Reino Unido, Alemanha, França, Espanha, Itália, Chile, Colômbia, Austrália, Reino Unidos e Estados Unidos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 29/7/2022 

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