17.8.11

GLADE


Uma casa sempre cheirosa é sinônimo de limpeza e cuidado. Depois de um dia corrido, nada melhor do que entrar em casa e ser recebido com um cheirinho agradável. Para proporcionar essa sensação GLADE oferece uma linha completa de produtos para eliminar os maus odores e desenvolve fragrâncias exclusivas que mexem e evocam emoções e lembranças agradáveis, deixando os ambientes sempre aconchegantes. 

A história 
A história começou no início dos anos de 1950 quando químicos da tradicional empresa SC JOHNSON, fundada em 1886, utilizaram descobertas feitas durante a Guerra da Coréia para eliminar odores hospitalares com a intenção de criar um novo produto. Finalmente, em 1956, após anos de pesquisas e desenvolvimento, a empresa lançou no mercado americano o GLADE SCENTS, um aromatizador de ar em aerosol (spray), disponível em duas deliciosas fragrâncias, Blossom e Evergreen. Inicialmente o novo produto era divulgado para combater e eliminar os maus odores provenientes da fritura e do cigarro. Em poucos anos GLADE se tornou um enorme sucesso entre os americanos que queriam deixar a casa com um cheirinho agradável, trazendo para dentro do lar deliciosas fragrâncias da natureza.


O aumento das vendas também levou a criação de novas e exclusivas fragrâncias e o lançamento da marca em outros mercados mundiais, fixando GLADE como líder do segmento. Além disso, o desenvolvimento de novas formas de aplicação do produto fez de GLADE uma marca inovadora e pioneira no segmento. As novidades foram muitas. Começando nos anos de 1960 pelo desenvolvimento de uma nova formulação, que continha em sua base água; pelo lançamento do produto em forma sólida no ano de 1974; e pela eliminação da substância CFC (cloro flúor carbono), causadora da destruição da camada de ozônio, em 1975, três anos antes da lei passar a vigorar nos Estados Unidos.


Os anos de 1990 contaram com lançamentos revolucionários: GLADE PLUG-INS, versão para ser colocada na tomada, onde através da eletricidade a fragrância era vaporizada no ambiente; e GLADE NEUTRAFRESH (1999), uma linha desenvolvida com tecnologia capaz de neutralizar os maus odores de cigarro, mofo, gordura e animais domésticos, deixando uma fragrância fresca e suave no ar. Com a chegada do novo milênio a marca GLADE expandiu seu portfólio com o lançamento de outras formas do produto, como por exemplo, GLADE SCENTED OIL CANDLES (2004), velas aromáticas feitas com óleos essenciais que servem também como objeto de decoração; GLADE SACHET, que perfuma continuamente armários e gavetas por até 30 dias, além de possuir um regulador que controla a saída da fragrância, deixando-a mais ou menos intensa, de acordo com o gosto pessoal de cada um; GLADE CLIP ON, forma prática e discreta (se encaixa nas grades de ventilação do veículo) para deixar sempre o carro perfumado; GLADE TECIDO & AR, especialmente desenvolvido para penetrar profundamente nos tecidos (tapetes, estofados, sofás, cortinas, roupa, interiores de automóveis e sapatos de pano), atacando a fonte dos maus odores e deixando no ar uma fragrância agradável e duradoura; e GLADE AUTO SPORT (2006), cujo design moderno e inovador combinam com o carro, sendo mais do que um aromatizador de ar, um acessório.
 

A marca voltou a inovar nos últimos anos com o lançamento, em 2008, de GLADE SENSE & SPRAY, o primeiro aromatizador de ar automático com sensor de movimento, que libera um spray a cada 30 minutos, sempre que houver movimentação no ambiente. Além disso, o novo produto era pequeno e discreto, não interferindo na decoração do ambiente. Outra recente novidade da marca é a linha de produtos GLADE SENSATIONS, que perfuma por 30 dias com fragrâncias suaves e sofisticadas, e possui um refil universal que serve em todos os seus aparelhos. A linha possui a exclusiva tecnologia Techgel: sua fórmula é feita com 95% de fragrância, envolto em uma fina película de plástico que libera o aroma pouco a pouco por 30 dias, proporcionando ambientes sempre perfumados.


No final de 2014, em uma ação criativa, a marca através de uma Pop Up Store (loja temporária), auto-intitulada “primeira loja no mundo a vender sensações” e localizada no badalado bairro Meatpacking District, em Nova York, oferecia aromas para todos os olfatos, criando assim uma experiência multissensorial incrível. O curioso era que nenhum produto GLADE estava à venda na loja. Apenas aromas para provocar sensações naqueles que decidissem entrar. O ambiente foi cuidadosamente projetado para proporcionar uma experiência diferente. Após conhecer uma seleção de aromas desenvolvidos pela marca, era possível visitar salas decoradas com cores e elementos diferentes e com cheiros que invocavam sensação de frio, de energia, de relaxamento e até de ansiedade.


Durante muitos anos a marca esteve associada ao popular slogan “Created by nature, captured by Glade” (algo como “criado pela natureza, capturado por Glade”), que demonstrava a conexão de seus produtos com a natureza, através de fragrâncias surpreendentes que mexiam com os sentidos de uma forma agradável. E hoje em dia, as exclusivas fragrâncias de GLADE, baseadas em flores ou frutas, continuam a ajudar a transformar qualquer ambiente da casa, proporcionando a expressão perfeita para qualquer clima ou ocasião.


Especialista em cheiro bom 
A SC Johnson está constantemente investindo milhões de dólares para a criação de fragrâncias exclusivas através de fórmulas avançadas, que duram muito mais, e específicas para cada ambiente da casa, criando uma atmosfera prazerosa para todos que frequentam o ambiente. Quarto, cozinha, banheiro, sala, cada essência é desenvolvida levando em consideração as características e sensações que cada ambiente representa.


A marca GLADE oferece em todos os mercados onde atua mais de 50 diferentes fragrâncias, algumas específicas para determinados países. Ultimamente a marca GLADE tem investido em novas fragrâncias que remetem à natureza ou evocam sensações. No Brasil a marca oferece 20 exclusivas fragrâncias: 
ACQUA: notas frescas, verdes, frutadas e mandarina, que proporcionam sensações de frescor e liberdade. 
AMORE: uma combinação de notas de buquê floral, maçã, violeta e sândalo, elementos que são conhecidos por despertar o amor e a sensualidade. 
ATTRACTION: moderna e urbana suas notas de saída são marcadas por notas marinhas e verdes, com um toque cítrico natural e efervescente, criando uma agradável atmosfera limpa e fresca. 
HARMONY: fragrância fresca e revigorante com notas de saída de bergamota, limão cassis e menta, seguidas por lavanda, rosa, lírio do vale, entre outras. 
LAVANDA: sofisticada combinação de notas herbais refrescantes com toques cítricos naturais. 
LEMBRANÇAS DA INFÂNCIA: combinação floral e talcada que nos remete ao cheirinho de bebê, criando uma atmosfera aconchegante, com muito carinho e proteção. 
TOQUE DE MACIEZ: proporciona cheirinho de roupa recém-lavada através da combinação floral com fundo amadeirado. 
MANHÃ DO CAMPO: agradável combinação de frutas aquosas refrescantes e um buquê floral verde. 
FRESCOR DA MONTANHA: combinação de notas verdes, herbais e aromáticas com frutas, como o limão cítrico, uva e laranja, proporcionando uma sensação agradável de energia e liberdade. 
BRISA DO MAR: revigorantes notas marinhas, ozônicas e verdes, que emprestam toda sua naturalidade a um delicado corpo floral de lírio do vale e jacinto. 
HAWAIIAN BREEZE: mistura de frutas tropicais amadurecidas ao sol, como maracujá, kiwi e abacaxi, que se juntam a um buquê de flor de laranjeira e jasmim. 
FLORAL PERFECTION: elegância e bem-estar se complementam em um perfume suave e cheio de vida, que divide seus mistérios com flores exóticas e delicadas. 
BOTANICALS: combinação de frutas naturais como maçã, melão e pêssego, envolvidas com um toque de eucalipto e flor de laranjeiras. 
NEUTRA FRESH: fresca e natural, essa fragrância apresenta uma suave saída cítrica com nuances herbais, que entram em perfeita harmonia com notas florais e amadeiradas no fundo. 
FRESH SCENTS: acorde fresco e transparente de bergamota, capim limão e notas aquosas, enriquecido pelas notas orvalhadas verdes, herbais e florais suaves de rosa e jacinto brancos. 
APPLE CINNAMON: cria uma atmosfera envolvente e reconfortante através de notas de maçãs frescas, frutas vermelhas e cidra, envolvidas por uma mistura de especiarias que repousam sobre um acorde cremoso e amadeirado.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. Em 2009, a marca remodelou totalmente sua identidade visual, que passou a contar com uma tipografia de letra mais fina e elegante, ganhando uma imagem de modernidade e sofisticação. A remodelação também atingiu as embalagens dos produtos, que passaram a conter mais espaços em branco, passando a sensação de ar puro. Em 2014 a marca apresentou um novo logotipo com uma tipografia de letra mais afinada, um novo símbolo (uma delicada flor) e tonalidades de azul mais claras e delicadas, passando assim uma sensação de total frescor. Essa nova identidade visual foi introduzida primeiramente na América do Norte e aos poucos será replicada em todos os mercados onde a marca está presente.


Os slogans 
Freshness for your home. 
Inspired by the Best Feelings in the World. 
Created by nature, captured by Glade. 
The welcoming scent of home. 
How refreshing. 
Release the magic. (Canadá) 
Faz da sua casa um lar. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1956 
● Criador: SC Johnson 
● Sede mundial: Racine, Wisconsin, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: SC Johnson & Son, Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Herbert Fisk Johnson III 
● Faturamento: US$ 900 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: + 45 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Higiene e limpeza 
● Principais produtos: Purificadores de ar 
● Concorrentes diretos: Air Wick, Febreze, Renuzit, Method e Lysol 
● Slogan: Freshness for your home. 
● Website: www.glade.com.br 

A marca no mundo 
Os produtos da marca GLADE, que incluem aromatizadores de ar em várias formas e diversas essências, são comercializados em mais de 45 países ao redor do mundo, gerando vendas superiores a US$ 900 milhões anualmente. Estados Unidos e Canadá são os dois maiores mercados mundiais da marca. No Brasil a marca é líder de mercado com mais de 45% de participação. 

Você sabia? 
Em alguns poucos países GLADE é comercializado como BRISE. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 27/4/2015

Nenhum comentário: