10.6.11

PETYBON


Do tradicional “espaguete da mamma”, passando pela macarronada de domingo até as receitas mais incrementadas e contemporâneas, o macarrão é um dos pratos preferidos dos brasileiros e a PETYBON é uma das escolhas preferidas de milhões de consumidores que tem prazer em fazer receitas com toques especiais. 

A história 
Sua história teve início em 1937, pelas mãos da tradicional família Matarazzo, de origem ítalo-brasileira e proprietária do Grupo Matarazzo, que resolveu fabricar no Brasil biscoitos e massas compatíveis em termos de qualidade com os produzidos na Itália. Os produtos PETYBON faziam parte do extenso portfólio de marcas do maior conglomerado da época: as Indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo. A PETYBON foi conquistando prestígio ao longo de sete décadas dedicadas à produção de biscoitos, que hoje não são mais produzidos, e massas com formatos diferenciados e de alta qualidade. As latas de biscoito PETYBON com decoração natalina, por exemplo, se transformaram em um presente tradicional nos finais de ano. E o espaguete, graças a uma campanha publicitária bem sucedida se tornou um enorme sucesso. Anos depois, em 1979, a Matarazzo se associou com a Hershey, gigante americana do setor de alimentos, para, juntas, criarem uma empresa fabricante de massas, biscoitos, margarinas e achocolatado líquido, que passaram a estampar a marca PETYBON.


Em 1982, a marca decidiu trabalhar de forma mais intensa a sua linha de massas. Foi quando surgiu a campanha publicitária que popularizou o slogan “Petybon, o macarrão da mamma”. Em 1986 a multinacional Bunge adquiriu a marca e criou a empresa Petybon S.A. Desde então, sua trajetória foi marcada por uma série de parcerias e joint-ventures com indústrias internacionais para troca de experiências e tecnologias, como a Mapiant (Itália), a Barilla (Itália) e a BSN (francesa), todas posteriormente desfeitas. Essas associações, no entanto, tornaram-se ingredientes essenciais para a construção da marca, bem como para a introdução de inúmeras novidades no mercado nacional de massas com a chancela PETYBON, como a lasanha pré-cozida, lançada em 1989 e que oferecia praticidade e rapidez no preparo do prato por permitir que o produto seco fosse levado direto ao forno. Em 1990, a PETYBON tomaria a decisão estratégica de concentrar seu foco em massas e biscoitos. Com isso, a linha de achocolatados foi desativada e, no ano seguinte, a linha de margarinas da fábrica de São José dos Campos chegou ao fim.


Nessa época, a PETYBON era a segunda maior fabricante brasileira no segmento de massas, com volume de vendas de US$ 41 milhões e quatro fábricas, localizadas nas cidades de São José dos Campos, Mauá, Goiânia e Joinville. Essa história ganhou ainda mais importância quando a PETYBON, que já era extremamente popular entre as donas-de-casa intensificou suas ações de divulgação com promoções, filme e anúncios publicitários. Uma receita aparentemente simples, mas muito eficaz, que resultou em um incremento de 42% de sua produção de massas. Com isso, em 1992, a PETYBON relançou sua linha de massas, resgatando o tradicional slogan da marca “macarrão da mamma”. Além disso, a marca colocou no mercado a massa caseira. Essa linha procurava atender o consumidor que apreciava uma massa mais artesanal, mais soltinha e que absorvia bem o molho.


Pouco depois, no final de 1998, a marca lançou a linha Grano Duro (embalagem verde) com quatro tipos de massa: spaguetti, fusilli, penne e gnocchetti. Essa linha é elaborada a partir da farinha de trigo durum, que é mais consistente e rica, o que a torna naturalmente al dente. A tecnologia da empresa, aliada à qualidade da matéria-prima, colocou essa nova linha nos mesmos níveis de qualidade e sabor das melhores marcas italianas de macarrão al dente. Com esse lançamento, a PETYBON ocupou a terceira colocação no ranking das maiores fabricantes de massas do país.


Em 2000 a PETYBON investiu US$ 5 milhões no desenvolvimento de novos produtos e no marketing. Isto permitiu que no ano seguinte ocorresse o lançamento de mais três variedades de macarrão para sopas da linha Grano Duro: risoni, conchigliette e capelli d’angelo. Ainda no final desse ano a marca lançou a linha Grano Duro Colori, nos formatos penne e fusilli. Esse lançamento proporcionou mais opções aos consumidores e agregou maior peso à linha Grano Duro que, em dois anos, dobrou sua participação no mercado. A partir de dezembro de 2003, após um acordo com a Bunge, a PETYBON passou a fazer parte do portfólio da empresa J. Macêdo, considerada uma das principais indústrias de alimentos do país e proprietária de marcas como Dona Benta (farinhas, fermentos, misturas para bolos e massas) e Sol (farinhas e misturas para bolos).


Esta mudança foi essencial para que a marca PETYBON passasse a atuar em categorias premium e com formatos diferenciados, atendendo os consumidores que gostam de preparar pratos com toques mais requintados nas refeições. Esse novo posicionamento premium começou a ser trabalhado em 2008 com o lançamento da linha Especialidades (massas para serem recheadas como caneloni, lasanha e conchiglione) e com as mudanças nas embalagens dos produtos. Os lançamentos mais recentes da marca aconteceram em 2013 e incluem os cortes Ninho e Fusilli da linha Integrali, bem como as opções de Lasanha Direto ao Forno, Integral e Verde com espinafre.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Por exemplo, em 2008, quando o logotipo ganhou uma tipografia de letra mais encorpada e moderna, e adotou um fundo na cor verde-escura (antes era vermelha). Mais recentemente, em 2014, esse logotipo foi remodelado reforçando a imagem moderna e sofisticada e posicionamento gourmet de sua linha de produtos.


Os slogans 
Crie um momento gourmet. (2014) 
O gourmet do dia a dia. (2009) 
Prazer em fazer. 
Petybon, o macarrão da mamma. (1982)


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1937 
● Fundador: Família Matarazzo 
● Sede mundial: Fortaleza, Ceará, Brasil 
● Proprietário da marca: J. Macêdo S/A 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Luiz Henrique Lissoni 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Massas 
● Concorrentes diretos: Adria, Renata, Piraquê, Barilla, Santa Amália, Mezzani e Isabela 
● Slogan: Crie um momento gourmet. 
● Website: www.petybon.com.br 

A marca no Brasil 
Atualmente a PETYBON, disponível em todo território nacional, atua nos segmentos de massas com ovos, grano duro, integrais e lasanhas, além de formatos especiais, oferecendo uma linha completa para quem tem prazer em ousar e surpreender na cozinha. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Exame, Época Negócios e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 29/3/2017

5 comentários:

Anônimo disse...

PETYBON, A MELHOR FABRICANTE DE MASSAS DO BRASIL

Lia disse...

Boa tarde!Com certeza a melhor! Minha mãe tem uma Lata de Biscoitos Petybon que ela ganhou do meu falecido pai em 1958, no mesmo ano que eles casaram. Guardada com muito carinho. Sinto não fabricarem mais os biscoitos, pois ela diz sempre que eram os melhores! Moramos em Erechim-rs. Meu nome é Lia Mara Cortina e minha mãe se chama Elcenira. Um grande abraço à todos e obrigada por fazerem minha mãe feliz naquela época!!
Meu email é: liacortina@gmail.com

Unknown disse...

Melhor Massa do Brasil., O Mundo deve saber!

Unknown disse...

Vamos levar essa massa para a América Latina.

Anônimo disse...

De 1972 a 1975 trabalhei em um armazém, onde entre outros excelentes produtos se vendia as deliciosas bolachas Petybon, embalagens de lata e caixas de papelão, as de papelão eram vendidas soltas por quilo. Posteriormente sai desse armazém e minha mãe e eu íamos comprar direto na fábrica da Petybon que ficava no bairro da Lapa, podia degustar antes de comprar. Saudades desse tempo. Pena que pararam de fabricar.