14.4.11

TNT ENERGY DRINK


Uma pequena lata vermelha representa a mais séria e bem sucedida tentativa de uma marca genuinamente brasileira ingressar no agressivo e competitivo mercado de bebidas energéticas do país, fazendo a líder absoluta do setor, a austríaca RED BULL, estremecer. Com posicionamento agressivo e milhões de reais aplicados em campanhas de marketing certeiras, a TNT ENERGY DRINK atingiu seu público alvo com uma força devastadora e não pára de conquistar participação de mercado. Afinal, TNT é um energético com energia de sobra para malhar, praticar esportes, trabalhar até tarde ou curtir aquela balada. 

A história 
Tudo começou quando a tradicional Cervejaria Petrópolis, mais conhecida por produzir a cerveja Itaipava, resolveu ingressar no bilionário e competitivo mercado de bebidas energéticas no país. A tarefa não seria fácil. Muitas marcas tentaram. E fracassaram. Outras, como a Burn, da poderosa Coca-Cola, parece não conseguir emplacar. O problema atendia por um nome: Red Bull. Para concorrer com a agressiva marca austríaca, os executivos da empresa investiram muito em pesquisa, e sabiam que tinham que criar um produto diferente, com apelo único e personalidade forte. Finalmente, em agosto de 2009, o TNT ENERGY DRINK, uma bebida à base de taurina, cafeína e carboidratos produzida para consumo antes da prática de esportes e das atividades do dia a dia, foi lançada no mercado, primeiramente em São Paulo e no Rio de Janeiro. O produto estava disponível em duas versões: Normal (lata vermelha) e Zero Açúcar (lata preta e com apenas 11 calorias).


A nova marca chegou ao mercado com pioneirismo: primeira bebida energética do país a ter o selo higiênico de proteção e uma embalagem com as letras TNT impressas com tinta especial que brilham na “luz negra”, conhecida popularmente nas baladas como “lâmpada berinjela”. O lançamento foi amparado por uma vasta cobertura de mídia em revistas e televisão abertas. Além disso, para integrar as ações de lançamento do energético foi desenvolvido também peças de ponto de venda como cartaz, banner, display de latas, cooler e frotas, distribuídas em casas noturnas, bares, restaurantes, lojas de conveniência, lojas de alimentos e bebidas importadas, super e hipermercados, e vinheta para as festas que traziam na chamada o slogan da marca: “Detone”, que destacava o poder energético da bebida, fazendo uma comparação com dinamite prestes a explodir.


Pouco depois, no mês de outubro a marca criou o TEAM TNT, que consistia no apoio a um grupo de esportistas olímpicos e atletas radicais brasileiros de projeção internacional, como Cesar Cielo, Flávio Canto, Rodrigo Minotauro e as irmãs gêmeas do nado sincronizado Bia e Branca Feres. Em pouco mais de três meses de mercado, o TNT ENERGY DRINK já era presença constante no apoio de uma série de eventos esportivos, como a Oi Mega Rampa, e também em patrocínios inovadores, como o que estampou sua marca nos carros dos pilotos da escuderia Brawn GP no Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, o então campeão Jenson Button e Rubens Barrichello.


Num primeiro momento houve uma explosão de receptividade no mercado por parte dos consumidores por conta de dois aspectos principais: o sabor que agradou ao mais exigente consumidor e um estrondo no meio esportivo por conta de um alto investimento em um projeto de patrocínio arrojado que cobria diversas categorias de esportes distintos. Em 2010, com pesados investimentos em marketing e utilizando a enorme e eficiente rede de distribuição da Cervejaria Petrópolis, o TNT ENERGY DRINK cresceu em participação de mercado e passou a disputar lugar nas prateleiras de grandes redes de supermercados e lojas de conveniência com outras marcas como Burn, da Coca-Cola, Red Bull, entre outros.


Nos últimos anos a marca expandiu consideravelmente sua linha de produtos com o lançamento do TNT ENERGY DRINK BULLET (2011), um energético concentrado, de fácil manuseio, que pode ser consumido em temperatura ambiente, não necessariamente gelado, em uma embalagem de 60 ml, que corresponde à meia lata da versão original; do TNT ENERGY CAPS (2012), um suplemento de cafeína em cápsula para atletas, cuja porção equivale à soma de três latas do energético original, ou seja, 210 miligramas; da versão EXPLOSIVE EDITION, no sabor maçã verde (2014). Além disso, a marca introduziu novas embalagens, como as latas de 473 ml e 350 ml.


Um time que detona 
Um dos principais investimentos da marca é o TEAM TNT. Com objetivo de promover e incentivar o esporte brasileiro, a marca patrocina um verdadeiro time de campeões, que reúne atletas que se destacam em diversas modalidades nos esportes de ação, como por exemplo, automobilismo, BMX Bike, lutas marciais, paraquedismo e skate. O apoio aos atletas de ação e aventura também ajuda a destacar os benefícios funcionais do produto, que proporciona mais energia para que as pessoas encarem diferentes atividades do dia a dia com muito mais disposição. O TEAM TNT, que conta com uma verbal anual superior a R$ 30 milhões, é composto atualmente pelos atletas: Luigi Cani (paraquedista radical), Junior Cigano, José Aldo e Ranan Barão (MMA), Rony Gomes, Bob Burnquist e Letícia Bufoni (skate).


Além disso, a marca é patrocinadora oficial da Scuderia Ferrari (desde 2012 em um contrato de US$ 5 milhões para estampar sua marca nos carros), da equipe Chip Ganassi de Formula Indy, do reality show TUF Brasil (The Ultimate Fighter) e do UFC (maior campeonato de artes marciais do mundo) no Brasil.


A identidade visual 
A identidade visual da marca TNT ENERGY DRINK pode ser aplicada de quatro formas diferentes.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 2009 
● Criador: Cervejaria Petrópolis 
● Sede mundial: Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil 
● Proprietário da marca: Grupo Petrópolis 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Walter Faria 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 4 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Bebidas não alcoólicas 
● Principais produtos: Energéticos 
● Concorrentes diretos: Red Bull, Monster, Fly Horse, Flash Power, Burn, Fusion e Gladiator 
● Ícones: A lata com selo de proteção 
● Slogan: Detone. 

A marca no mundo 
Distribuído e produzido pelo Grupo Petrópolis, o TNT ENERGY DRINK, está presente nas em 22 estados do país, especialmente nas regiões sul e sudeste, sendo presença constante em supermercados, lojas de conveniência, bares e casas noturnas. Além disso, o energético, que já está no mercado alemão desde maio de 2013, chegou ao Iraque e a Espanha recentemente e deve também aportar em Portugal em breve. Anualmente são vendida mais de 90 milhões de marca do energético. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame, Época Negócios e EmbalagemMarca), jornais (Valor Econômico e Meio mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 17/10/2014

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