7.4.11

PIPER-HEIDSIECK

O vermelho intenso de seus rótulos é reconhecido em todo o mundo, sendo presença obrigatória e constante nos mais sofisticados restaurantes, desfiles e encontros culturais de cidades como Milão, Paris, Tóquio, Londres e Nova York. Desde 1785 a marca francesa PIPER-HEIDSIECK produz champanhes da mais alta qualidade que habitam taças nos ambientes mais badalados do planeta.

A história
Tudo começou quando Florens-Louis Heidsieck, filho de um pastor luterano Alemão se mudou para a pitoresca cidade Reims na França para ser comerciante de tecidos. Por influências locais, interesse e talento, passou a fazer seu próprio vinho e fundou sua “casa” (Maison) em 16 de julho de 1785 para produzir champanhes, segmento no qual viria a ser tornar um especialista de renome. Rapidamente seu excepcional champanhe passou a freqüentar as mesas da corte francesa, conquistando a preferência da rainha Maria Antonieta. Vem desta época a “Flor de Liz” presente em seus rótulos, símbolo oficial do protocolo diplomático francês, conferidos aos produtos de qualidade superior, reconhecidos pela excelência. Após a morte do fundador em 1828, seu sobrinho, Christian Heidsieck, e seu primo, Henri Guilaume Piper, assumiram o comando dos negócios. Enquanto Christian se dedicava a administração, Henri viajava pelo mundo para promover os champanhes. Essas viagens foram extremamente importantes, já que PIPER-HEIDSIECK se tornou provedora oficial de 14 cortes reais e imperiais pelo mundo afora.


Foi em outubro de 1839 que seus champanhes passaram a utilizar oficialmente a marca PIPER-HEIDSIECK, resultado da junção dos sobrenomes de Christian e Henri. Em 1885, ao completar um século de existência, a Maison encomendou ao famoso joalheiro Carl Fabérge, garrafas adornadas com diamantes e ouro para acondicionar uma quantidade limitada e rara de seus champanhes em virtude da celebração. Nas décadas seguintes seus champanhes foram introduzidos em dezenas de países ao redor do mundo. Em 1965, para comemorar o Oscar conquistado pelo ator inglês Rex Arrison, a empresa criou a maior garrafa de champanhe do mundo: tinha 1.82 metros e conteúdo equivalente a 64 garrafas normais.


Mais de uma década depois, em 1976, justamente no ano em que a França sofreu com uma enorme seca, a marca lançou seu primeiro champanhe em edição limitada e de excepcional qualidade. Desde então, a PIPER-HEIDSIECK vem criando champanhes especiais e limitados, denominados RARE. Em 1988 a tradicional Maison passou a fazer parte do grupo Rémy Cointreau, e partir daí seus champanhes ganharam uma melhor e mais ampla distribuição no mercado mundial. Além disso, a marca começou a dar atenção especial às embalagens, que passaram a inovar com lançamentos cada vez mais atraentes aos olhos do consumidor. Também introduziu acessórios pra lá de modernos como baldes de gelos, taças e coolers criados por renomados designers. Em 2002, se tornou a primeira empresa do segmento a lançar uma garrafa de ¼ de champanhe (batizada de BABY PIPER) para ser utilizada com canudinho. Pouco depois, em 2006, criou o PIPER-HEIDSIECK PISCINE, um drinque (champanhe com pequenos cubos de gelo) que reinventou a forma de tomar a tradicional bebida.


Recentemente, em 2009, depois de parcerias de enorme sucesso com Jean-Paul Gaultier, que em 1999 criou uma garrafa envolta em um espartilho de couro vermelho, e Viktor & Rolf, que criaram em 2007 um divertido conjunto de garrafa, balde e taça com proporções invertidas, dando a idéia de que tudo estava de cabeça para baixo, a marca francesa se uniu ao estilista Christian Louboutin, para criar o Le Rituel Piper-Heidsieck by Christian Louboutin, que reunia toda sofisticação do champanhe PIPER-HEIDSIECK e o glamour dos sapatos criados pela estilista. A parceria firmada entre as bolhas douradas e as solas vermelhas, marca registrada do estilista, só poderia ser elegância na certa. Cada caixa trazia uma garrafa do champanhe e um sapato de salto feito com cristal trabalhado, um verdadeiro objeto de desejo para os colecionadores.


Os champanhes
Atualmente a PIPER-HEIDSIECK produz seis tipos diferentes de champanhes:
● Cuvée Brut: champanhe que utiliza em sua composição uvas Pinot Noir (55%), Chardonnay (15%) e Pinot Meunier (30%).
● Cuvée Sublime (introduzida em 2004): champanhe demi-sec que utiliza em sua composição uvas Pinot Noir (55%), Chardonnay (15%) e Pinot Meunier (30%). O rótulo deste champanhe é roxo.
● Rosé Sauvage (introduzida em 2002): champanhe rosé que utiliza em sua composição uvas Pinot Noir (45%), Chardonnay (15%) e Pinot Meunier (40%). O rótulo deste champanhe é rosa.
● Brut Divin (blanc-de-blanc): champanhe que utiliza em sua composição uvas Chardonnay (100%).
● Brut (Vintage): champanhe lançada somente nos anos em que a safra é considerada excepcional pela Maison. O rótulo deste champanhe é preto.
● Cuvée Rare: champanhe que utiliza em sua composição uvas Pinot Noir (35%) e Chardonnay (65%). Esses raríssimos champanhes só foram lançados no mercado em 1979, 1988, 1998, 1999 e 2002.


Os slogans
Ongoing Extravaganza Since 1985.
Take a walk on the red side.


Dados corporativos
● Origem: França
● Fundação: 16 de julho de 1785
● Fundador: Florens-Louis Heidsieck
● Sede mundial: Reims, França
● Proprietário da marca: Rémy Cointreau S.A.
● Capital aberto: Não
● Chairman: Dominique Hériard Dubreuil
● CEO & Presidente: Jean-Marie Laborde
● Faturamento: €97 milhões (2010)
● Lucro: Não divulgado
● Produção: 5 milhões de garrafas/ano
● Presença global: 80 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 350
● Segmento: Champanhes
● Principais produtos: Champanhes
● Ícones: O vermelho intenso de seu rótulo
● Slogan: Ongoing Extravaganza Since 1985.

A marca no mundo
Hoje em dia a PIPER-HEIDSIECK, terceira maior marca mundial no segmento de champanhes, vende anualmente mais de 5 milhões de garrafas, equivalente a 420.00 caixas (12 garrafas de 750 ml), em mais de 80 países ao redor do mundo, alcançando um faturamento de €97 milhões. Os maiores mercados da marca estão na Europa (68.9%), Ásia e outras regiões (17.6%) e Américas (12.6%). Cerca de 80% de sua produção é exportada.

Você sabia?
Em 1953 a marca ganhou notoriedade mundial quando Marylin Monroe declarou que ia dormir todas as noites com uma gota do perfume Chanel nº 5 e acordava todas as manhãs com uma taça do champanhe PIPER-HEIDSIECK.
O winemaker da Maison, Régis Camus, já foi eleito por seis vezes consecutivas o melhor do mundo pelo juri do International Wine Challenge em Londres.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 7/4/2011

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