22.3.11

TOD'S


O que começou com um sapato que viria a se tornar um ícone do segmento, transformou a sofisticada marca TOD’S em um símbolo do luxo moderno e da mais pura expressão do bom gosto e design italiano, que cativou clientes como estrelado Samuel L. Jackson e Julia Roberts. 

A história 
A história começou quando Filippo Della Valle, e seu filho Dorino, iniciaram uma pequena fábrica artesanal de calçados no início da década de 1920 em um pequeno vilarejo italiano. A história da empresa, que até então fabricava calçados e acessórios em couro para grandes lojas de departamento dos Estados Unidos, começou a mudar nos anos de 1970 quando o neto do fundador, Diego, juntamente com seu irmão Andrea, se envolveu no negócio familiar. Na busca incessante para criar sapatos artesanais, confortáveis e extremamente bem-feitos para seus clientes, o senhor Della Valle criou, no ano de 1978, o mundialmente famoso mocassim GOMMINO, que possuía exatos 133 gomos de borracha constituindo sua sola (daí origem do nome). O produto precisava de uma marca, e foi então que surgiu a J.P. TOD’S, cujas iniciais seriam retiradas anos depois. Segundo consta, o nome da marca foi escolhido de forma aleatória e casual: Diego estava nos Estados Unidos e ao folhear a lista telefônica da cidade de Boston se deparou com o nome J.P. Tod’s, escolhido por ser de fácil pronúncia em inúmeros idiomas.


Casual, versátil, leve e extremamente confortável, o calçado foi um sucesso imediato, adotado pela alta sociedade italiana, e até hoje é um clássico indiscutível da marca. Tanto conforto e cuidado rapidamente caíram no gosto dos consumidores mais exigentes e elegantes, garantindo à marca glamour e status no mundo dos calçados. Um dos mais fervorosos clientes do calçado era Gianni Agnelli, o rico e poderoso presidente da FIAT na época. Isto ajudou e muito a projetar a nova marca no mercado e junto aos formadores de opinião. O sapato foi lançado no mercado americano já em 1979. O sapato original, na cor ocre, ganhou novos estilos e cores nos anos seguintes, e passou a ser uma peça fundamental nos armários de homens influentes e elegantes.


Seguindo o conceito “belo, confortável e inteiramente feito a mão (em italiano fatto a mano)”, a marca expandiu seus negócios a partir de 1997, sob a direção do próprio Diego. Além dos sapatos, entre eles scarpins, sandálias, botas e sapatilhas, a marca italiana passou a produzir também uma série de acessórios de luxo, como cintos, carteiras, braceletes e joias, e dos quais atualmente destacam-se a sofisticada linha de bolsas, que une o design clássico e o contemporâneo em verdadeiros objetos de desejo, especialmente entre as famosas e celebridades. Além disso, a marca inaugurou luxuosas lojas em cidades como Nova York, Milão, Los Angeles, Londres e Dubai.


Em 2004 a marca se dedicou a sua expansão física internacional, inaugurando 11 novas e modernas lojas, incluindo uma luxuosa flagship store na cidade de Tóquio, totalizando 106 pontos de vendas no mundo. A marca italiana também lançou no mercado sua primeira coleção de óculos de sol, além de uma coleção especialmente desenvolvida para a Ferrari. Em 2011, o espírito italiano da marca veio à tona: a TOD’S anunciou que financiaria os custos da reforma do Coliseu de Roma, construído há aproximadamente dois mil anos e um dos maiores símbolos do Império Romano. Os trabalhos de restauração foram avaliados em cerca de €25 milhões.


No início de 2013, a marca italiana inaugurou sua primeira loja no Brasil, no shopping JK Iguatemi em São Paulo. Além disso, como a marca é a mais pura expressão do luxo, foi inaugurado, no terceiro andar de sua butique na Via Spiga 22, em Milão, um novo espaço onde se pode escolher e ordenar calçados e bolsas sob medida. Mais recentemente, a TOD’S lançou uma nova fivela para enfeitar seus acessórios, batizada de Double T, que vem na forma de duas letras “T”. Entre as peças que carregam o detalhe metalizado feito de aço inoxidável, estão os sapatos Gommini (feitos com couro e sola com seixos de borracha), os mocassins, além de um novo modelo de bolsa, nomeada Double T Bag.


Atualmente, cada peça da marca é o resultado de um cuidadoso e maravilhoso trabalho: desde o corte do couro até a costura manual das peças, cuidadosamente acompanhadas por artesãos competentes, que conferem a cada modelo um toque especial e um acabamento de primeira, cada passo contribui para a durabilidade e qualidade dos produtos, os quais são inteiramente feitos na Itália. São necessárias mais de 100 etapas para a “construção” de um sapato da marca italiana. Por isso a TOD’S encarna o verdadeiro conceito contemporâneo de luxo.


A evolução visual 
Inicialmente batizada de J.P. TOD’S, em 1999 a marca resolveu retirar as iniciais J.P. e modificou levemente seu logotipo.


Dados corporativos 
● Origem: Itália 
● Fundação: 1978 
● Fundador: Diego Della Valle 
● Sede mundial: Sant Elpidio A Mare, Itália 
● Proprietário da marca: Tod’s S.p.A. 
● Capital aberto: Sim 
● Chairman: Diego Della Valle 
● CEO: Stefano Sincini 
● Diretor criativo: Alessandra Facchinetti 
● Faturamento: €1.04 bilhões (2015) 
● Lucro: €92.7 milhões (2015) 
● Valor de mercado: €2 bilhões (abril/2016) 
● Lojas: 222 
● Presença global: 50 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 4.560 
● Segmento: Moda de luxo 
● Principais produtos: Calçados, bolsas, artigos de couro e acessórios 
● Concorrentes diretos: Salvatore Ferragamo, Prada, Gucci, Louis Vuitton, Longchamp e Coach 
● Ícones: O sapato Gommino 
● Slogan: An Italian Moment. 
● Website: www.tods.com 

A marca no mundo 
Hoje em dia a marca TOD’S, que possui como proprietária a holding de mesmo nome, têm seus calçados e acessórios em couro e itens de vestuário comercializados através de 222 lojas próprias e nas mais sofisticadas lojas de departamento localizadas em mais de 50 países ao redor do mundo. A empresa ainda é proprietária das marcas Hogan (calçados), Roger Vivier (calçados) e Fay (vestuário). Somente a marca TOD’S foi responsável por €599 milhões do faturamento da empresa em 2015. Os maiores mercados da marca são Itália, China (incluindo Hong Kong), Europa e Estados Unidos. Todos os produtos da marca italiana são confeccionados em 8 fábricas próprias (seis de calçados e duas de couro) localizadas na Itália. 

Você sabia? 
A família Della Valle está intimamente ligada ao futebol italiano. Afinal, é a maior acionista da tradicional Fiorentina. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Vogue), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 11/4/2016

3 comentários:

Tayane Costa disse...

Sou fã do seu blog.

http://sparklyd.blogspot.com/

Renata Cavalcanti disse...

caraca, ficou perfeito,você completa informações como ninguém... por exemplo eu não sabia que a TODs era proprietária da marca do graaaande Roger Vivier, um criador de sapatos que faz deles uma obra de arte econforto.
O Mundo Das Marcas é sensacional!

lira disse...

posso comprar esses sapatos online???