29.3.11

MOCOCA

Por mais de noventa anos os produtos da marca MOCOCA, sinônimo de tradição, qualidade e confiança, estão presentes em milhares de lares brasileiros, em forma de sobremesas, tortas, bolos, molhos, bebidas, manteigas e muito mais. Isto só foi possível porque a marca se manteve fiel ao sabor das coisas simples do campo, prezando pela saúde, nutrição e prazer da família brasileira.

A história
Tudo começou em 1919, na cidade de Mococa, interior de São Paulo, quando os irmãos Izabel do Prado Barreto e Francisco Muniz Barreto iniciaram a produção em escala artesanal de manteiga para atender ao comércio local. Inicialmente o maquinário consistia em uma batedeira de manteiga manual e uma prensa de madeira. Já no ano seguinte, os irmãos passaram a comprar, não somente o creme de leite, mas também, o leite in natura, do qual se extraía o creme de leite na própria fábrica, já equipada com uma desnatadeira. Duas décadas depois, em franco crescimento, a empresa importou equipamentos para a produção de leite em pó, mas somente nos anos 50 inicia-se a produção.


No ano de 1947, sempre à frente de seu tempo, a MOCOCA firmou sua vocação para o pioneirismo com a instalação de uma máquina suíça de empacotar manteiga, em São Paulo, a primeira da indústria nacional. Em 1956, enfim, o leite em pó MOCOCA chegou à mesa do brasileiro para nunca mais sair. Nesta época uma nova fábrica da empresa foi inaugurada com a presença do Presidente da República Café Filho. Em 1969 a MOCOCA já fabricava leite em pó, leite concentrado, manteiga, leite em pó de soja, leite pasteurizado e creme de leite. Talvez o primeiro pudim de leite que você saboreou tenha sido feito com o novíssimo Leite Condensado Mococa, introduzido de forma pioneira no mercado em 1975. Na época, a fábrica de Leite Condensado Mococa possuía um moderno equipamento de tecnologia alemã, com capacidade de produção de até 1.800 toneladas por mês.


Em 1980, acompanhando a necessidade de inovação e as mudanças de hábitos de consumo, a MOCOCA iniciou a produção de uma série de novos produtos como achocolatados instantâneos com vitaminas e misturas lácteas em pó à base de cacau e café. Pouco depois, em 1982, buscando a variação do mix de produtos inaugurou uma unidade completa de leite longa Vida, sistema UHT, bem como leite pasteurizado tipo especial e B, atendendo o interior de São Paulo, num raio de 150 km, com volume médio de 100.000 litros/dia. Sempre na vanguarda, em 1986 a empresa lançou o Leite Condensado em embalagem Tetra Pak, o primeiro do mundo nesse tipo de embalagem. O sucesso comprovado levou outro produto para dentro da caixinha em 1987: Creme de Leite Tradicional em embalagem Tetra Pak.


Nesta época, a experiência da empresa ia além da matéria-prima leite. Por isso, a MOCOCA diversificou sua linha de produtos e inaugurou em Arceburgo (MG) uma fábrica de produtos derivados de cereais, com modernos equipamentos nacionais e importados. Em 1992, dois novos produtos estrearam no mercado: o delicioso Doce de Leite e a Farinha Láctea 100% nacional. Pouco depois, em 1995, a empresa lançou novos produtos direcionados ao público infantil: Mingau de Arroz, Mingau de Milho e Achocolatado em Pó. Como a empresa não estava mais produzindo exclusivamente produtos lácteos, mudou sua razão social para Mococa S.A. Produtos Alimentícios.


No final desta década, em 1999, a tradição e qualidade MOCOCA foram acrescentadas a experiência e tecnologia européias, com sua aquisição pelo Grupo Royal Numico, de origem e capital holandês, que há mais de 100 anos desenvolve, fabrica e comercializa produtos para diversas áreas da nutrição humana. Porém, em 2003, a empresa foi vendida para o Grupo Kremon, da cidade de Goiânia, tornando a MOCOCA novamente de capital 100% brasileiro. Recentemente, em 2008, a marca relançou no mercado sua tradicional manteiga, cujo um sabor inigualável conquistou milhares de consumidores durante décadas. Além disso, a marca investiu em qualidade e inovação, o que se refletiu na nova identidade visual, com embalagens mais atuais, mas sem perder a personalidade. Em 2010, a marca lançou a linha de Mocoquinha chocolate branco, além da linha de molhos prontos (Branco, Estrogonofe, Madeira e Quatro Queijos). -


A evolução visual
Durante toda sua história o logotipo da MOCOCA, apesar de passar por algumas alterações, sempre manteve a tradicional “Vaquinha Mococa”. A partir de 1970 a vaquinha, totalmente estilizada, passou a aparecer no logotipo apenas com a cabeça. Em 2008, a marca apresentou seu novo logotipo, que resgatou e modernizou sua vaquinha da década de cinqüenta, período em que a empresa lançou também o famoso jingle da “Vaquinha Mococa”, muito lembrado até hoje por vários consumidores. Tão lembrada e querida pelo público, a vaquinha está acompanhada por modernos recursos gráficos no novo logotipo.


Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 1919
● Fundador: Izabel do Prado Barreto e Francisco Muniz Barreto
● Sede mundial: Mococa, São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Mococa S.A. Produtos Alimentícios
● Capital aberto: Não
● Gerente de marketing: Denis Bover
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Fábricas: 2
● Presença global: + 10 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 700
● Segmento: Laticínios
● Principais produtos: Manteiga, leite condensado e derivados de leite
● Ícones: A vaquinha Mococa
● Website: http://www.mococa.com.br/ -
-
A marca no mundo
A marca está presente em todo o mercado nacional e também em outros países da América Latina e África, com uma grande variedade de produtos, como leite condensado, creme de leite, bebidas lácteas, molhos, leite em pó, cereais, manteiga e chantily. A empresa também atua no segmento de food service, com leite condensado bag, leite condensado desnatado, creme de leite, chantilly e achocolatado. -

Você sabia?
Os produtos da marca são tão tradicionais, que a empresa chegou a receber um e-mail de uma cliente, que depois de alguns anos morando no exterior, retornava ao Brasil e aqui chegando procurou o Leite em Pó Mococa por ser aquele com o sabor e aroma que remetia à sua infância. - -

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame, Veja e Época Negócios), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas). -

Última atualização em 29/3/2011

6 comentários:

MarceloSG disse...

Antigamente na GM,davam aos funcionários, meu pai trazia prá casa, tinha um sabor maravilhoso e a caixinha era piramidal! Bons tempos!

Anônimo disse...

É o melhor leite do mundo!!!!!!!!!!!!

Unknown disse...

Amei os produtos,são tos ótimos

Unknown disse...

Até hoje lembro do sabor e do cheiro do leite em pó Mococa, não tem nenhum igual

Mariza Baracho disse...

Olá família Mococa nesta manhã de domingo eu estava a saborear um de seus produtos de leite condensado e eu e meu filho de 13 anos ficamos curiosos em saber como se originou esse produto e quem foram seus fundadores. E estou muito feliz porque através de uma embalagem que nos chamou a atenção podemos descobrir sua originalidade. Um dos seus produtos qoe mais gosto é a geleia de caixinha e os leites condenados. Obrigada por está em nossa mesa por décadas e descobrir sua originalidade.

Mariza Baracho disse...

Olá família Mococa nesta manhã de domingo eu estava a saborear um de seus produtos de leite condensado e eu e meu filho de 13 anos ficamos curiosos em saber como se originou esse produto e quem foram seus fundadores. E estou muito feliz porque através de uma embalagem que nos chamou a atenção podemos descobrir sua originalidade. Um dos seus produtos qoe mais gosto é a geleia de caixinha e os leites condenados. Obrigada por está em nossa mesa por décadas e descobrir sua originalidade.