17.1.11

MARTELL


Produzir um excepcional conhaque, além de tradição, requer conhecimento, ingredientes de primeira qualidade e domínio de uma técnica refinada de elaboração. É justamente essa combinação que pode ser encontrada em cada garrafa da marca MARTELL, que representa fielmente a sofisticação francesa. 

A história
Tudo começou no longínquo ano de 1715 quando o inglês Jean Martell se instalou na região de Cognac, próximo ao Rio Charente na França e começou a produzir conhaques. Naquela época, a França presenciava o mercado de luxo despontar com o nascimento das primeiras empresas do setor, que tinham algo em comum: o mais refinado trabalho artesanal e a busca pela perfeição. Desde o princípio, a insistência de Jean Martell na busca pela perfeição o levou a estudar meticulosamente cada passo do processo de fabricação dos conhaques, especialmente para atender as exigências da monarquia francesa e seu estilo de vida luxuoso. Os resultados dessa total dedicação não tardaram a chegar e MARTELL rapidamente conquistou enorme reputação entre os mais exigentes consumidores da bebida: entre eles, o mordomo de Napoleão, a Corte Austríaca, os czares russos, assim como a família real inglesa. Já no ano de 1721, a MARTELL exportava aproximadamente 200.000 litros de conhaque para a Inglaterra.


Com a morte de Jean em 1753, sua viúva Rachel e seus filhos, Jean e Frédéric, assumiram os negócios. Não demorou muito para os primeiros carregamentos partirem da França com destino aos Estados Unidos, em 1775. Por volta de 1868, o conhaque MARTELL já podia ser encontrado na China, no Japão e até na ilha de Hong Kong. No ano de 1912, Edouard Martell, dando continuidade a tradição familiar criou o famoso conhaque MARTELL CORDON BLEU, apresentado pela primeira vez no lendário Hotel de Paris em Mônaco, e que se tornaria o carro-chefe da marca. O sucesso foi instantâneo. A partir deste momento, todos os estabelecimentos de luxo ao redor do mundo passaram a servir o conhaque CORDON BLEU, identificado visualmente por sua garrafa luxuosa. Na viagem inaugural do luxuoso transatlântico Queen Mary, em 1936, os convidados VIPS foram agraciados com este icônico conhaque, também servido em lugares míticos como os vagões da Orient Express ou no voo inaugural do Concorde 1. Nos anos seguintes, clientes famosos como D.W. Rockefeller e Winston Churchill contribuíram para que a fama da marca francesa aumentasse ainda mais. Em 1988 a família Firino-Martell vendeu a empresa para a canadense SEAGRAM, e, em 2002, a MARTELL foi comprada pela francesa Pernod Ricard.


Ao longo de seus 300 anos de história, a Maison MARTELL aperfeiçoou continuamente seu know-how. O resultado foi a criação, em 2009, de um conhaque que retrata o legado da marca francesa: L’Or de Jean Martell. Este excepcional conhaque é uma obra de arte única, que representa todo o estilo da MARTELL: as mais puras eaux-de-vie (Grande Champagne, Petite Champagne, Fins Bois e Borderies), uma combinação sofisticada dos quatro envelhecimentos mais refinados da casa e uma longa maturação em barris de carvalho de granulação fina, que proporcionam riqueza e complexidade a bebida. Aos olhos este conhaque encanta por sua cor, um tom de âmbar intenso, com traços brilhantes de mogno, verdadeiramente ouro. Ao olfato, este elegante e complexo conhaque conta com aromas de laranja e ameixa, traços de canela, cominho e especiarias. Além disso, os mais finos materiais, a beleza do design e o conhecimento dos artesãos caracterizam o decanter (garrafa) desse conhaque: suas curvas contemporâneas são adornadas com arabescos em ouro. A tampa que completa este conjunto tem formato semicircular, complementando o balanço das curvas extremamente voluptuosas.


Poucas marcas são afortunadas o suficiente para comemorar 300 anos de existência, portanto as comemorações precisam ser a altura do acontecimento. Foi esse o objetivo da francesa MARTELL, uma das mais antigas casas de conhaque, em 2015 com o lançamento da edição especial Assemblage Exclusif de 3 Millesimes, um conhaque excepcional de uma combinação de três blends que evocam épocas diferentes da história da marca. A garrafa é inspirada no tradicional cantil usado pelos mestres da adega para provas as amostras dos eaux-de-vie e vem dentro de uma caixa de madeira, decorada com três tons diferentes. E as celebrações do tricentenário são lideradas pela bela atriz alemã Diane Kruger, embaixadora que, segundo a marca, personifica a essência da moderna Art de Vivre, a arte de viver francesa com elegância e estilo.


Hoje em dia, além das edições limitadas e super exclusivas a marca francesa oferece uma excepcional gama composta por mais de 20 conhaques, entre aos quais CORDON BLEU (conhaque emblemático e com personalidade única, que combina corpo com excelente equilíbrio), VS (um conhaque para ser apreciado em drinques ou mesmo com água tônica), NOBLIGE (conhaque intenso com notas de madeira, cujo nome denota a nobreza inerente da marca), VSOP (conhaque clássico, denso e rico, que se mantém mesmo misturado ou com gelo, produzido pela primeira vez em 1831), VSOP MEDALLION (um conhaque envelhecido pelo menos quatro anos em barris de carvalho, com aromas e notas acentuadas de frutas secas cristalizadas e ameixas), XO (conhaque de personalidade rica, perfeito para ocasiões especiais, disponível desde 2005), CRÉATION GRAND EXTRA (conhaque lançado em 2007, cuja garrafa de cristal Baccarat é um deleite visual e o líquido sagrado para apreciadores exigentes), COHIBA (conhaque com a força e profundidade ideal para ser o acompanhamento perfeito para charutos) e CHANTELOUP PERSPECTIVE (lançado em 2011, é um convite para o segredo da propriedade Chanteloup, a casa histórica da família Martell).


Três características distintas fazem de MARTELL um conhaque único: áreas de cultivo (utiliza uva de apenas quatro excelentes áreas de cultivo, com uma predominância da área de Borderies), destilação (tem um método único de destilação dupla que faz o conhaque ser mais leve e macio) e envelhecimento (utiliza barris de carvalho do tipo tronçais, que deixa os conhaques mais brandos, leves e com mais fragrância).


O santuário do conhaque 
É no coração da deslumbrante cidade de Cognac que está localizada a bela propriedade Château de Chanteloup, a casa histórica da família MARTELL desde 1838 onde os conhaque são produzidos. A Maison francesa oferece uma experiência única: uma visita guiada onde cada etapa é posta em prática. A exploração começa com uma visita à casa do fundador Jean Martell, em seguida, os leva através dos vinhedos antes de ingressar na adega de envelhecimento. É impossível ir embora sem descobrir um mundo de aromas e sabores ao longo de uma degustação assistida e comentada. O local ainda oferece uma loja para compras de produtos da marca.


A evolução visual 
A identidade visual da marca francesa passou por algumas remodelações ao longo dos anos. O atual logotipo foi adotado em 2015 e apresentou uma nova tipografia de letra, além do tradicional “pássaro dourado” totalmente reestilizado.


Os slogans 
Rise above. (2013) 
Martell. Only a Few Can Tell. (2006) 
La signature d’un grand cognac. (1981) 
Vive la différence. (1968)


Dados corporativos 
● Origem: França 
● Fundação: 1715 
● Fundador: Jean Martell 
● Sede mundial: Cognac, França 
● Proprietário da marca: Pernod Ricard S.A. 
● Capital aberto: Não 
● Chairman & CEO: César Giron 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 140 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Maiores mercados: Ásia, Estados Unidos e Reino Unido 
● Funcionários: 350 
● Segmento: Bebidas alcoólicas 
● Principais produtos: Conhaques 
● Concorrentes diretos: Hennessy, Courvoisier, Rémy Martin, Camus, Bisquit, Delamain e Baron Otard 
● Slogan: Rise above
● Website: www.martell.com 

A marca no mundo 
Atualmente a MARTELL, mais antiga dentre as grandes casas de conhaque no mundo, comercializa suas preciosas bebidas em aproximadamente 140 países, estando presente nos mais requintados e exclusivos ambientes do planeta. MARTELL é a segunda marca de conhaque de luxo mais vendida do mundo. Os maiores mercados da marca são Ásia (China, Cingapura, Malásia, Hong Kong e Taiwan), Estados Unidos, Reino Unido, México, Rússia e lojas do Duty Free em aeroportos mundiais. Todos os anos a marca francesa vende no mundo inteiro aproximadamente 1.9 milhões de caixas de nove litros. 

Você sabia? 
O conhaque MARTELL VSOP MEDAILLON foi servido no lendário navio Queen Mary, além do histórico voo do Concorde em 1977. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 9/10/2015

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