19.1.11

LENOVO


A LENOVO dedica-se ao desenvolvimento dos melhores computadores pessoais do mundo, fabricando e comercializando produtos tecnológicos confiáveis, de alta qualidade, seguros e fáceis de usar com serviços utilizados mundialmente. Inovação e eficiência operacional estão presentes em todos os seus produtos, desde um notebook, passando por um smartphone até um avançado monitor. 

A história 
Tudo começou exatamente no dia 1 de novembro de 1984 quando com um capital inicial de somente US$ 25.000, Liu Chuanzhi, juntamente com 10 colegas cientistas na área da informática, fundou na cidade de Beijing a empresa New Technology Developer Inc., com o intuito de oferecer tecnologia da informação mais veloz para consumidores e empresas. Com contatos no governo, onde Liu trabalhou por um bom tempo, ele tornou a empresa lucrativa revendendo um sistema que adaptava computadores vendidos por empresas americanas ao alfabeto chinês. Somente em 1990, a empresa lançou seu primeiro computador no mercado. A partir deste momento a empresa, agora rebatizada com o nome de LEGEND, deixou de ser uma importadora de computadores e passou a ser um fabricante. Pouco depois, em 1992, de forma pioneira, introduziu no mercado chinês o conceito de computador doméstico com o lançamento do Legend 1+1. No ano seguinte mais uma inovação: ingressou na era Pentium, produzindo o primeiro computador “586” da China. Em 1994, a Divisão de Computação Corporativa foi formalmente estabelecida para atender exclusivamente empresas.


Em 1996 a empresa se tornou líder em participação de mercado pela primeira vez na China e apresentou o primeiro notebook com a marca Legend. Dois anos mais tarde o computador número um milhão saía das linhas de produção da empresa. Andy Grove, então chairman da Intel estava presente na cerimônia e levou o computador para a coleção do museu da empresa americana. Ainda neste ano, a empresa estabeleceu sua primeira loja de varejo para comercializar seus produtos. No final desta década, a Legend se tornou a principal fornecedora de computadores na região Ásia-Pacífico e apareceu pela primeira na classificação nacional chinesa das 100 principais empresas eletrônicas. Porém foi somente no mês de abril de 2003, que a empresa começou a comercializar seus produtos sob a marca LENOVO (junção da sílaba “Le” de Legend com “Novo”, que em latim quer dizer “novo”). Essa estratégia era um prenúncio da sua expansão rumo ao mercado mundial. Oficialmente, o nome da empresa foi trocado de Legend para LENOVO um ano depois.


A história da LENOVO começou a mudar em dezembro de 2004, como resultado da união de duas das empresas com mais história em tecnologia e negócios: a Legend Holdings da China e a Divisão de Computação Pessoal da IBM (desktops e notebooks), dos Estados Unidos, criada em 1981 e que, literalmente, inventou a computação pessoal com inovações tais como a criação do primeiro notebook, introduzido no mercado em 1984. A compra por US$ 1.75 bilhões da Divisão de Computação Pessoal da IBM, que criou o terceiro maior fabricante de computadores do planeta, foi anunciada como um marco no setor dos negócios globais pelo potencial de integrar duas culturas, linguagens, processos e mercados tão diferentes. Essa união combinou a força e experiência do mercado varejista que a LENOVO possuía na China e no resto da Ásia com a posição de liderança da IBM na Europa e na América do Norte entre os usuários corporativos.


Além disso, a LENOVO herdou uma rica história de inovação da IBM: ThinkPad, o primeiro notebook da indústria com um monitor Thin Film Transistor de 10.4 polegadas e dispositivo apontador TrackPoint (botão vermelho), lançado no mercado em 1992; o primeiro notebook da indústria com CD-ROM integrado (1994); a apresentação de uma nova tecnologia - o teclado “borboleta” (1995); o primeiro notebook da indústria com DVD-ROM integrado (1997); o primeiro ThinkLight da indústria, uma pequena luz que ilumina o teclado em ambientes de pouca iluminação (1998); o primeiro computador da indústria com um chip de segurança integrado (1999); o primeiro mini-notebook da indústria (1999); o primeiro notebook com duração estendida de bateria, de até 11 horas (2003); o primeiro notebook da indústria com um “airbag” para o disco rígido e para a proteção da informação caso o sistema sofra uma queda (2003); e o primeiro notebook com leitor de impressões digitais integrado (2004).


Foi também nesta época, que a LENOVO estabeleceu um novo Centro de Inovação em Research Triangle Park, estado da Carolina do Norte, para permitir aos clientes, parceiros comerciais, fornecedores de soluções e fornecedores independentes de software cooperar em novas soluções de computação pessoal. Além disso, a LENOVO se tornou a maior fornecedora mundial de computadores com funções biométricas ao vender seu computador com leitor de impressões digitais integrado de número um milhão. Em 2006 ganhou enorme visibilidade mundial ao prover suporte aos Jogos Olímpicos de Inverno em Torino, Itália, fornecendo 5.000 desktops, 350 servidores e 1.000 notebooks. A LENOVO também administrou sete i.lounges com internet para uso dos atletas olímpicos e visitantes. Ainda este ano, os primeiros produtos com a marca LENOVO estrearam no mercado fora da China.


Pesquisadores, cientistas e equipes de design de produto do mundo inteiro combinaram a herança da marca em uma tecnologia destinada a empresas e clientes particulares para projetar a linha LENOVO 3000, que apresentava novos modelos de desktops e notebooks desenhados especificamente para oferecer uma computação sem preocupações ao segmento das pequenas empresas. Em 2007, a empresa parou de utilizar o logotipo IBM em todos seus produtos dois anos antes do planejado. Em 2008, como parceira Mundial dos Jogos Olímpicos de Pequim e do Revezamento da Tocha Olímpica, a LENOVO forneceu mais de 30.000 peças de equipamento de informática e quase 600 engenheiros e técnicos ofereceram suporte para o gerenciamento bem sucedido do evento esportivo mais complexo do mundo. A exposição da marca nesse evento praticamente apresentou a LENOVO para o mercado global. Pouco depois a empresa anunciou que a linha ThinkPad, que tem como característica principal o seu pioneirismo, atingiu a marca de 60 milhões de unidades vendidas mundialmente juntamente com seu aniversário de 18 anos. Entre os novos modelos da marca chinesa, um dos destaques era o IdeaPad Y470 e Y570, que trabalham com uma tecnologia chamada RapidBoot, recurso que permite ligar a máquina em apenas 20 segundos.


Porém, nem mesmo todas essas medidas ajudaram a tirar a LENOVO de um decepcionante quarto lugar no mercado de PCs e notebooks. E o pior: além de não crescer fora, a empresa estava sendo ameaçada dentro de casa. Isto porque, o foco excessivo em outros países permitiu que concorrentes estrangeiros ameaçassem o reinado da LENOVO na própria China. Após prejuízos a empresa nomeou um novo executivo, que demitiu um décimo dos funcionários, investiu em uma rede de varejo e recomprou a divisão de smartphones Lenovo Mobile, vendida por seu antecessor. O resultado veio rápido: a HP parou de crescer e, até 2010, a LENOVO ampliou sua liderança na China. Além disso, a partir de 2011, a empresa assumiu (fosse pela compra ou por joint-ventures) seis fabricantes de hardware endividadas. E trouxe também para seu lado a japonesa NEC, o que resultou na liderança de mercado na venda de computadores no Japão. O resultado: em 2013 oficialmente a LENOVO se tornou a maior vendedora de PCs e notebooks do mundo em volume.


Depois de ingressar no mercado de smartphones e tablets, a LENOVO deu sequência a importantes aquisições que iriam remodelar totalmente sua linha de negócios. Primeiro, no início de 2014, comprou a divisão de servidores x86 da IBM por US$ 2.1 bilhões (com isso, a LENOVO passou do sexto lugar no mercado de servidores para terceiro e também sugeria uma transição de foco do mercado de dispositivos pessoais para o segmento de equipamentos para serviços em nuvem); e poucos dias depois anunciou a aquisição da Motorola Mobility, que antes pertencia ao Google, por US$ 2.91 bilhões (o que a tornou a quarta maior fabricante de smartphones do mundo).


Mais recentemente, em maio de 2015, para demonstrar toda essa enorme mudança e uma nova fase para a LENOVO, a empresa apresentou um novo logotipo e o novo slogan “Innovation Never Stands Still” (“Inovação nunca fica parada”, em tradução livre). Com isso, muda-se a ideia de uma empresa basicamente operacional e de engenharia de computação por uma imagem de empresa que busca inovação para o mercado e cliente, seja hardware, software ou serviço. E também recentemente, a empresa chinesa anunciou que até o final de 2016 a marca Motorola vai deixar de existir no segmento de smartphones. Os aparelhos Moto X, Moto G e Moto E chegarão ao mercado com a marca Moto by Lenovo. A única “lembrança” que ficará nos aparelhos é o icônico “M”, que continuará sendo usado.


O legado da LENOVO tanto nos mercados desenvolvidos como nos emergentes resultou em um modelo de negócio baseado em um conceito e estratégia batizado de “worldsourcing”, onde suas ideias, operações e recursos não tem fronteiras e são totalmente adaptáveis. O resultado: uma nova forma de pensar para um novo mundo, proporcionando inovação para seus clientes. Além disso, a LENOVO e a IBM têm uma aliança estratégica projetada para proporcionar a melhor experiência possível para os clientes corporativos. As companhias assinaram importantes acordos de longo prazo que oferecem aos clientes acesso preferencial aos produtos de financiamento global e à organização de serviços de categoria internacional da IBM e permitem à marca chinesa aproveitar a poderosa rede mundial de distribuição e vendas da empresa americana.


A linha do tempo 
1987 
Apresentação com sucesso do cartão com caracteres chineses, que recebeu o “Prêmio Nacional de Melhor Avanço Tecnológico/Científico” do país. 
1995 
Apresentação do primeiro servidor com a marca Legend. 
1997 
Lançamento da primeira impressora laser multifuncional da empresa chinesa. 
1999 
Lançamento de um PC pioneiro em conexão à internet, que permitia a milhões de usuários chineses acessarem facilmente à rede mundial de computadores. 
2001 
Introdução, pela primeira vez, do conceito “casa digital” e lançamento de acessórios para computadores. 
2002 
Lançamento do DeepComp 1800, o super-computador da Legend. Foi o primeiro computador da China com 1.000 GFLOP (operações de ponto flutuante por segundo) e o computador mais veloz do país para uso particular na época. 
2003 
Baseada na tecnologia de aplicações de colaboração, a LENOVO inicia o IGRS Working Group, em cooperação com algumas grandes empresas e o Ministério Chinês da Indústria da Informação, para promover a formação de um padrão industrial. 
2004 
Decide ingressar no mercado rural a partir do lançamento da série de computadores “Yuanmeng”, especificamente projetados para usuários que moram em zonas que não são urbanas. 
2005 
Lançamento do ThinkPad X41 Tablet, o PC Tablet mais fino, leve e seguro da indústria na época. 
Lançamento do ThinkPad Z60, primeiro notebook da linha com tela wide e conexão WAN sem fios integrada, disponível pela primeira vez com uma tampa de Titânio. 
Lançamento do ThinkVision L171p, um monitor de 17 polegadas com tela de cristal líquido (LCD) que pode ser usado tanto na posição horizontal como na vertical. 
2006 
Lançamento do primeiro notebook ThinkPad com tecnologia dual-core, que melhora sua produtividade e estende a duração da sua bateria para até 11 horas. 
2007 
Lançamento da linha IdeaPad de notebooks e netbooks, projetados e desenvolvidos aproveitando a longa herança de inovação tecnológica e excelência em engenharia da marca. Com um forte viés pela conectividade sem fio e melhores recursos multimídia, os netbooks e notebooks dessa linha permitem que os consumidores se conectem ao mundo, realizem suas tarefas cotidianas e se divirtam. A linha oferecia notebooks básicos para conferir e-mails e navegar pela internet, até computadores com processadores e placas gráficas de tecnologia avançada. 
Lançamento da ThinkStation, uma nova linha de desktops voltados para profissionais que necessitam de alto desempenho no manuseio de gráficos e dados, onde as estações de trabalho também incorporam o conceito da facilidade de uso. Seu design inclui uma alça superior removível para deslocar o PC com agilidade em diferentes ambientes de trabalho e uma chave ao lado facilitando o acesso ao sistema. 
2009 
Lançamento do ThinkPad W700ds, primeira estação de trabalho portátil com duas telas. 
2010 
Apresentação do LEPHONE, um celular inteligente com sistema operacional Android. A grande novidade do aparelho era a tela multitoque que podia ser retirada do teclado físico, tornando-a opcional. Foi o primeiro anúncio da divisão móvel da LENOVO, desde que a fabricante de PC que mais crescia no mundo recomprou a unidade por US$ 200 milhões em novembro de 2009. Na ocasião, completava 18 meses que a empresa havia se desfeito dos negócios móveis. 
2011 
Lançamento do LEPAD, um tablet híbrido com tela de 10.1 polegadas que pode ser conectado a uma base para se transformar em um notebook. 
Lançamento do IdeaPad U1 Slate, um notebook 2 em 1 que ganha as funções de tablet. O U1 possuía um modo duplo que combina o alto desempenho e base de teclado do notebook LENOVO à mobilidade de tablet LePad com acesso aos aplicativos Android 2.2, sem interrupção na alternância entre os sistemas operacionais. 
2013 
Lançamento do VIBE X, uma nova geração de smartphones com tela de 5 polegadas, câmera traseira de 13 megapixels e uma câmera frontal de 5 megapixels. 
2015 
Lançamento do YOGA 900, um notebook híbrido equipado com processador Intel Core i7 de 6ª geração. Com a flexibilidade já conhecida da família de produtos YOGA, a novidade possui quatro modos de uso e uma dobradiça exclusiva, similar a uma pulseira de relógio, que oferece mobilidade, segurança e design impecável. 
Lançamento do VIBE SHOT, primeiro smartphone e câmera 2 em 1, desenvolvido para ser um verdadeiro dispositivo híbrido. A câmera possui 16 megapixels com lente modular de seis peças.


Inovação 
A LENOVO conta com extraordinárias capacidades de pesquisas. Com importantes centros de Pesquisa e Desenvolvimento em Yamato (Japão), Xiamen, Beijing, Xangai, Chengdu, Nanjing, Wuhan e Shenzhen (China) e Morresville (Estados Unidos), a empresa foi responsável por alguns dos mais importantes avanços no que se refere à tecnologia de PC, que vão do design de notebook “bento box” em 1992 até o lançamento em 2008 do inovador ThinkPad X300 “Kodachi”, considerado um dos notebooks mais finos, leves e com maiores inovações da história. A riqueza de talento da LENOVO pode ser confirmada pela qualidade de suas equipes, que já receberam centenas de prêmios em tecnologia e design, incluindo mais de 2.000 patentes, e introduziram muitas inovações na indústria, tais como: 
- Dispositivo apontador TrackPoint (“O pequeno botão vermelho”). 
- Design ThinkPad: Um dos computadores mais silenciosos da indústria. 
- VeriFace: A tecnologia de reconhecimento de rosto que cria um mapa digital que se tornará a senha do usuário. 
- Workstation móvel com duas telas: combina design exclusivo com complexos conceitos de engenharia para atender às necessidades de ambientes de computação de alta demanda.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Inicialmente conhecida como Legend, somente em 2003 a empresa apresentou a marca LENOVO e uma nova identidade visual. Em maio de 2015, para encarar o que a empresa considera uma nova fase (já que a era-pós PC ficou muito para trás), era o momento de apresentar uma nova identidade visual. O novo logotipo, pensado para um ambiente digital e apresenta nova tipografia de letra (que tem a letra “e” angulada e apontada para cima). O logotipo pode ser aplicado com ou sem fundo.


Além disso, a nova identidade visual apresentava muita flexibilidade, com cores diferentes (vermelho, azul, verde, laranja, entre outras) e formas variadas de uso.


Os slogans 
Innovation Never Stands Still. (2015) 
For Those Who Do. (2010) 
New World, New Thinking. (2005) 
Somos feitos para quem faz. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: China 
● Fundação: 1 de novembro de 1984 
● Fundador: Liu Chuanzhi 
● Sede mundial: Morrisville, Carolina do Norte, Estados Unidos/Beijing, China 
● Proprietário da marca: Lenovo Group Limited 
● Capital aberto: Sim (1994) 
● Chairman & CEO: Yang Yuanqing 
● Presidente: Antonio Samaranch 
● Faturamento: US$ 46.2 bilhões (2015) 
● Lucro: US$ 837 milhões (2015) 
● Valor de mercado: US$ 8.98 bilhões (março/2016) 
● Valor da marca: US$ 4.114 bilhões (2015) 
● Presença global: 160 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 60.000 
● Segmento: Tecnologia da informação e eletrônicos 
● Principais produtos: Notebooks, computadores, tablets, servidores, monitores e smartphones 
● Concorrentes diretos: Dell, HP, Acer, Asus, AOC, Gateway, Apple, BlackBerry, Microsoft, Samsung, Xiaomi e LG 
● Ícones: O notebook ThinkPad 
● Slogan: Innovation Never Stands Still. 
● Website: www.lenovo.com.br 

O valor 
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca LENOVO está avaliada em US$ 4.114 bilhões, ocupando a posição de número 100 no ranking das marcas mais valiosas do mundo. 

A marca no mundo 
Hoje em dia, a LENOVO, maior fabricante de computadores pessoais do mundo com 19.8% de participação do mercado global, comercializa sua completa linha de produto (notebooks, desktops, servidores, monitores, impressoras, tablets, smrtphones, entre outros) em mais de 160 países. Líder absoluta na China, a empresa aposta firmemente nas potências emergentes da economia global, como Rússia, Índia e o Brasil, para avançar na disputa de mercado. Os mercados em desenvolvimento correspondem a mais de 25% da receita da empresa. A empresa possui ainda uma rede de lojas próprias na China e Índia. Com a compra da Motorola, em 2015 a LENOVO vendeu mais de 74 milhões de smartphones. A empresa tem mais de 60.000 funcionários no mundo inteiro, incluindo 1.700 designers, cientistas e engenheiros, representando uma ampla variedade de nacionalidades e idiomas, mas que, ao mesmo tempo, trabalham com uma única visão e linguagem: fabricar os computadores pessoais, smartphones, tablets mais inovadores do mundo. 

Você sabia? 
Em setembro de 2012, a LENOVO chegou a comprar a brasileira CCE. Mas, em 2015, desfez o negócio, repassando a marca e seus ativos aos antigos controladores. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro, Época Negócios e Exame), jornais (Meio Mensagem, Estadão, Folha e Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 21/3/2016

2 comentários:

Anônimo disse...

oi me chamo claydson bom eu n conhecia a lenovo só tive conhecimento pelo olhar Digital quando vi a reportagem m mais n sabia a oriconfesso que ate desconfiei da marca mas ao ver os teste no olhar digital vi que o produto era bom ai pesquisei sobre produto vi na casa bahia mesmo sem conhecer ja gostei de cara pois é um netbook simples porem potente oferecia todas qualidade que eu precisava eu usava positivo mais ao vende o meu pc eu fui ver preço de um netbook ai eu gostei da configuração do lenovo como tinha estudado a marca depositei um voto de confiança comprando o notbook gostei muito achei excelente to ate indicando a pessoas pois sou Técnico em micro trabalho com Montagem e manutenção de micro achei que a lenovo foi a melhor compra que u fiz recomendo a quem compra.

Anônimo disse...

Comprei o tablet yoga 2 10`com o Windows 8.1 e pelo que tenho visto não me vou arrepender já deu para ver que é do melhor até ao momento estou surpreendido é uma grande maquina e com uma linhagem excelente,sem palavras confiei principalmente pela marca da IBM que sempre foi Maquina