7.1.11

BAKED POTATO


Imagine uma deliciosa e fumegante batata inglesa assada. Recheada com ingredientes à sua escolha. Desde requeijão, bacon e ricota, até iguarias mais sofisticadas como camarão e vegetais ao curry. Só mesmo quem é apaixonado por batatas é capaz de criar e dispor dessas irresistíveis e fumegantes combinações. Ficou com água na boca? Então corra para uma das lojas da rede BAKED POTATO e se delicie. 


A história 
Tudo começou no início da década de 1980. A princípio, a ideia das quatro sócias fundadoras, as amigas Magali Teixeira, Maria Cristina Barreto, Beatriz Miranda de Carvalho e Elizangela Cappello, parecia estranha para os padrões brasileiros: um restaurante de alimentação rápida que servisse como refeição deliciosas batatas recheadas, derivadas de uma tradicional receita inglesa. A ideia foi apoiada também pelos respectivos maridos das quatro futuras sócias. A primeira loja, batizada de BAKED POTATO, foi inaugurada no shopping Morumbi, na cidade de São Paulo, no dia 20 de maio de 1984, e rapidamente se tornou uma febre e a marca uma das grandes promessas do segmento de fastfood no país. Os consumidores faziam filas para experimentar as tradicionais batatas assadas que vinham acompanhadas com diversos recheios como manteiga, requeijão, bacon, frango, estrogonofe e até camarão, conforme a escolha do cliente. Além de um alimento diferenciado para a época, as batatas vinham com um “charme a mais”: uma pequena bandeira fincada com o logotipo da marca.
  
A receptividade foi positiva, uma vez que a nova loja fornecia produtos de qualidade e de paladar deliciosamente novo para os consumidores brasileiros. Além disso, a BAKED POTATO fugiu da linha tradicional das redes de alimentação rápida, que normalmente vendiam hambúrgueres. A ideia visionária quebrou paradigmas e fez com que a BAKED POTATO estivesse à frente do seu tempo, ao deixar o cliente montar o próprio prato com ingredientes de qualidade. A inovação trouxe uma nova experiência de misturas e sabores, e a novidade agradou em cheio aos consumidores. Nos anos seguintes, sempre mantendo um alto padrão de qualidade, a rede iniciou um processo de expansão ao inaugurar várias novas lojas, inclusive fora do estado de São Paulo. Além disso, ampliou o cardápio com novas opções de recheio e o tradicional pão de batata, um dos grandes sucesso da rede, que atualmente oferece recheios como queijo, cheddar, requeijão, pizza e até doce de leite.
  

E as novidades não pararam. Em 2009, para ampliar as opções do cardápio foi lançado o Baked Nhoque, uma receita diferente, obviamente com massa à base de batata especial e recheio de queijo. Para completar a novidade, acompanhavam os molhos que podiam ser bolonhesa, ao sugo, quatro queijos ou calabresa. Foi também neste ano que a rede inaugurou a primeira loja com a bandeira boutique, desenvolvida especialmente para o luxuoso Shopping Cidade Jardim, em São Paulo. O modelo foi idealizado para atender um público mais sofisticado com opções de batatas especiais e até carta de vinhos. Nesta unidade existiam batatas como a Piemonte (recheada “al tartufo bianco” com gema de ovo levemente gratinada), Romana (queijo pecorino romano e mostarda de Cremona) e Alaska (cream cheese e ovas de salmão).
  

A partir de 2012, além das batatas assadas e dos tradicionais pães de batata, a BAKED POTATO resolveu apostar em refeições. A inovação permitiu à rede conquistar um crescimento de 24% com um baixo investimento em produção. Os novos itens do cardápios foram desenvolvidos a partir de variações dos recheios das batatas - por exemplo, o estrogonofe, camarão ao molho e o picadinho, acompanhados de arroz, batata inglesa ou palha. Já em 2013 a rede lançou outra grande novidade: o tradicional pão de batata na versão integral, inicialmente disponível em lojas selecionadas da rede.
  

Em 2014, ano em que completou 30 anos de mercado, a BAKED POTATO terminou seu plano de renovação da marca. O projeto, que teve início em 2013, contou com a mudança da linguagem visual das lojas, campanha e linha direcionada exclusivamente para o público infantil, aumento do mix de produtos e um novo slogan “A batata para todos os momentos”. As lojas ganharam novo layout, mais moderno, com materiais de comunicação atuais e com painéis de vídeo, que mostravam as novidades no cardápio e também promoções. Quando foram inauguradas, tinham a cor amarela nos balcões, os fornos com as batatas e réchauds ficavam mais aparentes e os painéis com as comunicações eram estáticos.
   

Outra novidade foi o cardápio infantil com opções como Nhoque Kids (com molho à bolonhesa, calabresa, quatro queijos e ao sugo), Acompanhamento Kids (batata assada recheada com requeijão, acompanhada de arroz e uma opção entre estrogonofe de filet mignon, estrogonofe de peito de frango e picadinho de carne) e Mini Pães de Batata. Para interagir com as crianças foram criados seis personagens: Batatico (um cachorrinho, mascote da turma), Batatina (artista, que adora pintar), Batatamy (ligada em tecnologia e a fotógrafa oficial da turma), Batatuca (gosta de música), Batatulio (adora inventar coisas) e Batatudo (fã de esportes e aventuras).
  

O novo cardápio também contava com a Baked Salad que incluía no mesmo prato a batata recheada com um tipo de salada (caesar com fatias de peito de frango grelhado, ou primavera, com peite de peru ou roast beef, repleta de opções de molho, croutons e queijo parmesão). Já para o café da manhã e lanche da tarde, a rede incluiu nacionalmente o pão de batata integral (introduzido em 2013 apenas em algumas lojas), que se juntou ao pão de batata tradicional e aos deliciosos tostex.
  

No ano de 2017, em meio à uma crise, a rede resolveu olhar com lupa o desempenho de cada uma de suas lojas e decidiu fechar as deficitárias, especialmente fora do estado de São Paulo. Com visão inovadora, ainda este ano incluiu em seu cardápio a opção vegana do strogonoff de cogumelos. Pouco depois, em 2018, apresentou um novo posicionamento, conceito, arquitetura de lojas e identidade visual, que agregaram cores e elementos gráficos para reforçar a nova fase da rede. Em 2020, a pandemia de COVID19 afetou severamente o setor de alimentação fora de casa e consequentemente a BAKED POTATO. Com suas lojas fechadas (algumas definitivamente) ou com restrições de operações, a rede precisou se reinventar. Por exemplo, em 2021 lançou o BAKED DELIVERY um jeito mais prático e cheio de vantagens de receber em casa as famosas batatas e pães da rede, sempre quentinhos.
   

E mesmo em meio a pandemia, a BAKED POTATO não parou de inovar em seu cardápio, introduzindo, ainda em 2021, a BAKED SNACK, uma batata cortada ao meio (como se fosse uma brusqueta) e recheada com requeijão gratinado, brócolis gratinado e bacon gratinado, que chegou como uma opção deliciosa e prática de aperitivo. A rede também lançou uma nova linha de batatas recheadas com Cream Cheese e carne seca, carne desfiada ou salmão. Além disso, em 2024 elevou a experiência gastronômica vegana a um novo patamar com o lançamento de mais duas opções livres de proteína animal: a batata recheada e o prato curry veggie com chips de banana. Atualmente, além das famosas batatas recheadas e dos pães de batata, a rede oferece prato prontos como estrogonofe (carne, frango ou cogumelo), camarão ao molho, picadinho de carne, escondidinho (carne seca com Cream Cheese), nhoques e até a popular feijoada. 
  
Sorriso do bem 
Durante mais de uma década, a rede promoveu a BAKED SORRISO, ação que arrecadava recursos à Instituições de Apoio e Desenvolvimento do Autista. O evento, lançado pela rede em 2000, tinha como objetivos despertar a atenção de toda a sociedade e sensibilizá-la para a causa do desenvolvimento do autista. E assim captar recursos e concentrar esforços para a realização de projetos prioritários em instituições beneficentes. Neste evento a BAKED POTATO doava um dia do faturamento do mês de outubro à essas instituições. Para o evento também eram criadas receitas exclusivas. Por exemplo, em 2010, a parceria com o chef francês Laurent Suaudeau trouxe uma receita especial para a ação: batata assada com base cremosa velouté, carne seca desfiada e pequenos cubos de queijo coalho. Já em 2012, quem criou a batata especial foi o chef Alex Atala: batata recheada com bacalhau desfiado, pasta de azeitona, batata palha, tomate confit e azeite de oliva. Durante mais de uma década, a empresa destinou mais de R$ 3.5 milhões para diversas instituições.
   

A evolução visual 
O logotipo da marca passou por apenas uma significativa remodelação ao longo dos anos. Isto ocorreu em 2018, quando a BAKED POTATO apresentou um logotipo com nova tipografia de letra e a frase “desde 1984” abaixo do nome. A marca trouxe para o logotipo um ícone que representa a importância e o valor da batata. Já no logotipo secundário (utilizado hoje em dia) foi mantido o azul característico da marca. A mudança fazia parte do planejamento que visava se modernizar e conquistar novos públicos.
   

O atual logotipo também pode ser aplicado com o nome da marca em branco sob um fundo azul quadrado.
  

Os slogans 
É batata na Baked. (2023) 
Vamos de Baked. (2020) 
A gente sabe que é bom. (2020) 
Apaixonados por batatas. (2018) 
A batata para todos os momentos. (2013) 
A batata de bom gosto.
  
Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 20 de maio de 1984 
● Fundador: Magali Teixeira, Maria Cristina Barreto, Beatriz Miranda e Elizangela Cappello 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Bcem Comercio de Produtos Alimentícios Ltda. 
● Capital aberto: Não 
● Diretor geral: Alvaro Carramaschi 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 31 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 500 
● Segmento: Alimentação rápida 
● Principais produtos: Batatas assadas e pães de batata 
● Concorrentes diretos: Roasted Potato, Mix Potato e Spoleto 
● Ícones: A pequena bandeira fincada na batata 
● Slogan: É batata na Baked. 
● Website: www.bakedpotato.com.br

A marca no Brasil 
Atualmente a rede conta com 31 lojas, localizadas em shopping centers, incluindo a capital e regiões como Guarulhos, Barueri, Campinas, São Bernardo do Campo, Osasco, Diadema e São Caetano do Sul, além de uma unidade no Rio de Janeiro. A rede vende mais de 200 mil batatas por mês, o que equivale a aproximadamente 2.5 milhões de batatas. 

Você sabia? 
Tendo como carro-chefe as batatas inglesas recheadas e o tradicional pão de batata, a rede cria produtos especiais de acordo com as estações do ano, como por exemplo, a batata de fondue no inverno. 
Os produtos mais vendidos da rede são as batatas com recheio de requeijão, bacon, camarão, frango desfiado e estrogonofe. 
Na rede são usadas seis tipos de batatas: Ágata, Cupido, Asterix, Vivaldi, Monalisa e Baraka. Cada uma delas é ideal para uma época do ano, mas sempre seguindo a tradição de seleção e preparo da BAKED POTATO. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Veja, Exame e Época Negócios), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).



Última atualização em 24/2/2024 

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Um comentário:

Unknown disse...

Fui a loja do Shopping Botafogo hoje e fiquei decepciobado. Minha esposa pediu o BP com strogonoff, 70% era molho e 30% era carne. Eu pedi o camarão com arroz e batata palha. O prato não tem nada a haver com a foto. O arroz veio direto da panela e não no formato de um caso invertido e o camarão da foto é uma ilusão. 80% era molho e uns poucos camarões boiavam escondidos no molho. Nada do que se via na foto. Uma propaganda enganosa. Comida boa, mas uma apresentação péssima