19.12.10

PORTO SEGURO


A principal missão da PORTO SEGURO é assumir riscos e prestar serviços, garantindo agilidade, por meio de um atendimento familiar que supere expectativas, a custos competitivos. Carros, casas e muitos outros bens, incluindo o mais precioso, a vida, são segurados pela empresa para que o proprietário tenha tranquilidade e não seja surpreendido por um imprevisto, prestando assistência total antes, durante e depois de qualquer ocorrência. Afinal, você nunca sabe o que está por vir. 

A história 
Tudo começou no dia 27 de agosto de 1945 quando um grupo de executivos, formado por José Alfredo de Almeida, José da Cunha Júnior e José Andrade de Souza, diretores do Banco Brasileiro de Descontos (Bradesco), tendo Amador Aguiar como Diretor Superintendente, fundou a Porto Seguro Cia de Seguros Gerais, habilitada para atuar em operações de seguro e resseguro nas modalidades Fogo, Transportes, Acidentes Pessoais e Motim, entre outros ramos, na Cidade de São Paulo. Pouco mais de dois anos após sua fundação, em 17 de dezembro de 1947, foi aberta a primeira sucursal no Rio de Janeiro, que passou a operar no mesmo molde que a matriz paulista. Em 1949, a empresa adquiriu a Rochedo Cia de Seguros, unificando a administração e formando o Grupo Segurador Porto Seguro. A finalidade destas associações entre as empresas era aumentar o limite técnico ao qual estavam vinculadas as companhias de seguro.


Entre 1954 e 1956, a empresa viveu uma fase de expansão devido ao aumento da carteira de automóvel, porém com ela cresceu também a inadimplência dos segurados. Esta carteira passou a ser considerada de alto risco. Em 1958 aconteceu um episódio marcante: os securitários entraram em greve, reivindicando aumento de salário. O mérito deste movimento foi tornar o seguro e a categoria conhecidos, já que na época o seguro de vida era altamente seletivo e sinônimo de “mau agouro” e a carteira de automóvel apenas começava a ser notada. Neste mesmo ano um grupo de funcionários da PORTO SEGURO ganhou na Loteria Federal, fato que teve cobertura dos jornais da época e indiretamente expôs a marca a milhões de pessoas. Em 1959, enquanto a emissão de apólices era feita em máquinas de escrever e no caso de apólices coletivas, usava-se mimeógrafos e estêncil, a PORTO SEGURO contava com “modernas” máquinas de calcular e escrever, enquanto no mercado muitas seguradoras ainda emitiam apólices manuscritas. Nesta época a cor oficial da empresa era o verde.


No início dos anos 1960, a legislação trabalhista não previa os benefícios que conhecemos hoje, como auxílio para transporte e alimentação. Para melhorar essa condição, em 1962, os funcionários da empresa organizaram (com apoio financeiro integral da PORTO SEGURO) a Caixa de Assistência dos Funcionários do Grupo Segurador Porto Seguro, que tinha por finalidade conceder auxílio e assistência aos seus associados. Ficavam garantidos: auxílio natalidade, auxílio nupcial, auxílio dentário, auxílio enfermidade, auxílio ótico, auxílio laboratório, auxílio cirúrgico-hospitalar, auxílio funeral, bolsa de estudos e empréstimos. Este fundo de reserva recebia depósitos mensais da empresa conforme as normas de um estatuto elaborado pelos próprios funcionários, com aprovação da diretoria. Neste mesmo ano surgiu a carteira de Riscos Diversos, que permitia o enquadramento de outros tipos de seguros e coberturas, como equipamentos, maquinários, etc. Em 1968, depois da mudança para a sede da Av. Paulista, as funcionárias adotaram um uniforme composto de saia e blaser, com camisa branca, complementado por um broche com o logotipo da empresa. A cor do uniforme seguiu o padrão da empresa, o verde. A seguradora mudou de dono várias vezes, até ser comprada pela família Garfinkel em maio de 1972. Abrahão Garfinkel, um imigrante de origem ucraniana e ex-diretor do grupo Boa Vista de Seguros, adquiriu o controle da empresa, que naquela época ocupava a 44ª posição no ranking do mercado. Com uma mentalidade diferente tem início uma nova fase na administração da empresa. A cor dos impressos, que até então era verde, passa a ser azul.


Com o falecimento do Sr. Abrahão, no dia 27 de junho de 1978, sua mulher Rosa Garfinkel e seu filho Jayme Brasil Garfinkel assumiram o controle da empresa. Dedicaram-se, então, a desenvolver o conceito de Proteção Total a ser seguido pela PORTO SEGURO, que oferece produtos e serviços que ajudam a evitar o sinistro e amparam o segurado antes, durante e depois de qualquer ocorrência. A empresa foi a principal responsável por este tipo de iniciativa, o que acabou se transformando em uma tendência no ramo de seguros. Com isso, em 1986, a PORTO SEGURO alcançava o 6º lugar no ranking das seguradoras por volume de prêmios retidos, contando com 10 sucursais, quatro regionais e 1.420 funcionários. Em junho de 1995 têm início as atividades da subsidiária Porto Seguro Del Uruguay. Com sede em Montevidéu, seguiu a tendência de integração ao Mercosul e iniciou a operação na carteira de automóveis.


Em 2003, a empresa assumiu o controle acionário e a operação da subsidiária da seguradora multinacional francesa AXA, renomeada como Azul Seguros (opera no ramo de seguros de automóvel), com filiais no sul e sudeste do país. Já em 30 de novembro de 2009, a Porto Seguro S.A. e o Itaú Unibanco Holding S.A. unificaram suas operações de seguros residenciais e de automóveis, consolidando a PORTO SEGURO no Brasil como a maior seguradora do ramo de automóveis e, tornando-se também a maior seguradora do ramo de residências do país. Em 2016, a empresa realizou duas aquisições estratégicas: a carteira de seguros de automóveis da Chubb do Brasil, cujo objetivo era aumentar sua participação no segmento de veículos de alto valor, reforçando o produto Porto Auto Premiu; e a carteira de seguros de automóveis da AIG Seguros Brasil, cuja transação envolveu a transferência de aproximadamente 25 mil apólices de seguro.


Nos últimos anos, líder isolada no segmento de seguros para automóveis no mercado brasileiro, a empresa começou a se movimentar para ficar menos dependente dos veículos. Isso porque uma das principais tendências atuais da economia é o compartilhamento. Isso pode significar que menos automóveis serão vendidos e, no fim das contas, o número de seguros também poderá diminuir. Por isso, a PORTO SEGURO busca a diversificação na linha de produtos oferecidos e está tentando crescer além dos seguros. Essa estratégia serve a dois objetivos: angariar novas receitas e também fidelizar os corretores, que geralmente trabalham com várias seguradoras, à marca. Até agora, a operação alternativa mais desenvolvida é a de cartão de crédito, com mais de 2 milhões de clientes. Além disso, a Porto Conecta, operadora virtual da marca, que usa a rede da TIM, já tem mais de 380 mil assinantes. As operações complementares - que incluem empréstimos pessoais, consórcios, serviços para a casa e até plano de saúde para pets - também são usadas para fidelizar a clientela. Além dos produtos da área financeira, a PORTO SEGURO também lançou recentemente o sistema Carro Fácil, serviço de assinaturas de carros que funciona no mesmo modelo de um leasing. Ao oferecer não só o seguro, mas também as revisões, a assistência e o automóvel em si para os clientes, a empresa continuará no caminho que adotou para crescer nas apólices de veículos: em vez de focar no preço mais baixo, vai se desdobrar para dar “mimos” aos consumidores. Hoje em dia, a PORTO SEGURO oferece uma experiência diferenciada, com foco no atendimento e na prestação de serviços que buscam facilitar o dia a dia, trazendo mais tranquilidade a milhões de clientes.


A linha do tempo 
1976 
Início das vendas do produto Porto Seguro Consórcio Automóvel
1982 
Publicação do primeiro número do jornal Nosso Porto, criado para ser um veículo de divulgação aos funcionários da empresa. 
1983 
Publicação do 1º número do Boletim Informativo Porto Press, com informações técnicas voltadas para o corretor de seguros como tabelas de referência de custos, tarifas, normas da SUSEP e informações úteis sobre a empresa. 
De forma inovadora começou a ser utilizado o serviço de espera telefônica com som FM. 
1984 
Lançamento da Vacina Anti-Roubo, que consistia na gravação do número do chassi nos vidros dos veículos. 
Lançamento do seguro Casatoda, com cobertura que previa todos os tipos de eventos que poderiam ocorrer em uma residência, dispensando o segurado da escolha de diversas coberturas. 
1985 
Início do funcionamento da Central Porto Seguro de Atendimento 24h, com uma equipe de plantonistas formada, inicialmente, por 9 funcionários, que revezavam-se no atendimento às ligações sobre ocorrência de roubos, furtos e colisões. 
Início da instalação de dispositivos antifurto nos veículos dos segurados. O dispositivo consistia em um alarme que não dependia de qualquer ação do usuário para ser ativado, imobilizando o veículo em caso de furto. 
1986 
● Constituição da Porto Seguro Vida e Previdência, que atua exclusivamente nos ramos de seguros de vida e previdência privada. 
1987 
Lançamento do “Brake Light”, uma terceira lanterna instalada internamente no vidro traseiro do carro. O dispositivo foi comercializado com exclusividade pela PORTO SEGURO, para a prevenção de acidentes no trânsito. Houve divulgação intensa do produto através dos vários meios de comunicação. 
1988 
Lançamento da campanha “Carro bem cuidado é carro seguro”, em que se valorizava e incentivava a importância da manutenção do sistema de luzes (lanternas e faróis) e freios dos veículos. O principal objetivo desta campanha era divulgar os serviços de segurança oferecidos gratuitamente aos segurados, além de funcionar como campanha de utilidade pública, para conscientização da população sobre os cuidados com o veículo. 
1989 
Lançamento do “Block Tape”, dispositivo semelhante a uma fita cassete, usada como trava para proteger toca-fitas. 
1990 
Lançamento para os segurados de mais três novos serviços voltados para o conceito “Proteção Total”: teste de amortecedores, corta-combustível para picape diesel e dispositivo antifurto para motos (sistema de corte de ignição especialmente desenvolvido para motocicletas). 
1991 
Lançamento do Porto System, primeiro micro portátil para cálculo de seguros, evitando assim que o corretor tivesse que consultar tabelas ou recorrer à empresa. Para isto continha as tabelas de prêmios, modelos dos carros, classes tarifárias, categorias, enfim, todas as informações que possibilitavam chegar ao valor de uma apólice ou de um endosso com maior rapidez. 
Início da distribuição aos segurados da “Keycard”, uma chave reserva de material plástico resistente, para ser usada na falta da chave original. 
Lançamento de dois novos produtos para o mercado segurador: o Porto Empresa e o Porto Residência
Lançamento do Porto Socorro, uma prestação de serviços que consiste em realizar pequenos reparos no local, quando o veículo segurado quebrar ou, se isto não for possível, providenciar a sua remoção por meio de guinchos. 
1992 
Lançamento do Porto Saúde, seguro saúde empresarial coletivo que proporcionava atendimento médico, laboratorial e hospitalar aos segurados. 
Lançamento do Porto Fiança Locatícia, que garantia ao segurado/locador a indenização caso ocorresse o não pagamento por parte do locatário, além da cobertura adicional de danos ao imóvel. 
1993 
Lançamento do Cartão Porto Saúde, um cartão de crédito para serviços ligados à saúde. 
Lançamento do Seguro Educacional, para garantir os estudos do aluno até o último ano do 2º grau, inclusive os exames pré-vestibulares, na forma de uma apólice coletiva. 
1994 
Lançamento do Porto Seguro Profissional, um produto voltado para profissionais liberais que garantia ao segurado a reposição de seus rendimentos em caso de doenças ou acidentes que o impossibilitassem de exercer seu trabalho. 
Fechado acordo com rede de estacionamentos Estapar. O convênio garantia desconto aos segurados que deixassem seus veículos nestes locais. 
Lançamento do cartão de crédito Porto Seguro Visa Internacional. Criado para oferecer além dos benefícios de todos os cartões de crédito, uma série de vantagens adicionais, como o Porto Socorro e Central 24h de Atendimento. 
1995 
Lançamento do seguro Carta Verde para motoristas de carro de passeio em viagens para a Argentina e Uruguai. 
Lançamento do Porto Seguro Previdência Renda Futura
1996 
Lançamento do Seguro Diferenciado por Perfil do Segurado, no qual dependendo do perfil o segurado poderia ter desconto de 15%, 20% ou 25% no prêmio líquido do seguro. 
Lançamento do Porto Seguro Saúde Básico, voltado para empresas com mais de 1.000 usuários e que oferecia livre escolha de médicos e hospitais. 
Lançamento do Auto Mais, um programa de manutenção preventiva criado em parceria com a rede Varga Serviços. Nesse programa, o veículo passava por uma completa revisão dos sistemas de freios, direção e suspensão e o segurado recebia um certificado informando os serviços executados, com a data, quilometragem e peças substituídas. 
Inauguração do Porto Seguro Online, site que tinha como objetivo ser uma grande fonte de informação para segurados e não segurados. 
Lançamento do Saúde Ocupacional, direcionado a atender a legislação trabalhista quanto a exames admissionais, periódicos e demissionais nas empresas. 
1997 
Lançamento do Porto Seguro Assistência Funeral, serviço comercializado em conjunto com o seguro de vida, que tem por objetivo prestar assistência à família do segurado na organização de funeral na eventualidade de um sinistro. 
Lançamento do Porto Seguro Mergulhador, que garantia proteção contra acidentes na prática de mergulho amador. 
Lançamento do Porto Seguro Serviços Emergenciais a Residência, que oferecia serviços de hidráulica, desentupimentos, substituição de telhas, mudança de residência, chaveiro, retorno de viagem, limpeza, vigilância e locação de aparelhos eletrodomésticos. 
Lançamento do Porto Vida Prêmio, que garantia o resgate de reserva matemática caso o segurado esteja vivo no término do período de cobertura e também a indenização em caso de morte e invalidez total e permanente do segurado. 
1998 
Lançamento do Porto Seguro Proteção Patrimonial, serviço que controla a segurança de empresas, residências e transportes através de alarmes monitorados a distância. 
Lançamento do Porto Seguro Imobiliária, produto desenvolvido para garantir exclusivamente imóveis administrados por imobiliárias, com taxas dimensionadas para garantir somente edifícios. 
Lançamento do Consórcio de Imóveis para compra de imóvel residencial ou comercial, construção ou reforma. 
1999 
O serviço Porto Seguro Garantia Mecânica ganhou novos atrativos: redução do preço, possibilidade de contratação do produto por um mês e concessão de um laudo de inspeção. 
Lançamento do Fundo de Previdência Porto Seguro Infantil para crianças e jovens de 0 a 17 anos. 
Lançamento do Porto Seguro Educacional Individual, que garante ao filho ou dependente uma renda mensal para auxiliar o custeio de sua educação, em caso de morte ou invalidez do pai ou responsável legal. 
Passa a oferecer serviço de assistência jurídica ao segurado nas ações judiciais decorrentes de acidentes de trânsito. Nos casos em que o segurado for acionado judicialmente pelo terceiro, a PORTO SEGURO coloca à disposição um advogado independente para elaborar sua defesa e acompanhar o segurado perante as Delegacias e Juizados Especiais Criminais até o final do processo. 
2000 
Lançamento do Alugue Fácil, que tem por finalidade oferecer a locação garantida com o produto Porto Seguro Aluguel. Esta campanha tinha como enfoque o pagamento mensal do seguro, realizado dentro da taxa de administração da locação. 
2001 
Lançamento do Auto Jovem, um seguro de automóvel para jovens entre 18 a 24 anos que oferecia serviços como o curso de direção segura e descontos conforme do perfil do segurado. 
2002 
Lançamento do Porto Seguro Odontológico Empresarial
Lançamento do PGBL Infantil, um plano de previdência para financiar estudos, viagens ou a realização de planos para crianças. 
Criação da Portoseg, que atua no segmento de crédito consignado, capital de giro, financiamento e refinanciamento de veículos, investimento e emissão de cartão de crédito. 
2003 
Inauguração do primeiro Centro Automotivo 24 horas para atendimento a serviços emergenciais de mecânica, elétrica e borracharia. 
2006 
Lançamento do seguro exclusivo para bares e restaurantes. 
Criação de novos benefícios para o seguro Residência: atendimento veterinário para cães e gatos, serviço de assistência técnica a computadores e limpeza de caixa d’água. 
2008 
Lançamento do Bike Socorro, um serviço realizado por ciclista que realizam atendimento aos segurados em casos de socorros que possam ser solucionados no local, sem a necessidade de remoção, como troca de pneus, falta de combustível, carga de bateria e pane simples. 
Porto Seguro Agrícola passa a indenizar danos provocados por granizo às safras de frutas. 
2009 
Lançamento do Porto Vias, um serviço de monitoramento de trânsito em tempo real que possibilita aos segurados definirem previamente quais rotas utilizar para evitar congestionamentos e chegar mais rápido ao seu destino. 
2010 
Lançamento do desconto Zero Ponto, com o qual os motoristas podem obter desconto de 5% na contratação ou renovação do Porto Seguro Auto, desde que estejam sem pontos registrados na habilitação nos últimos 12 meses e circulem a maior parte do tempo em suas cidades. 
Criação da Portomed, que tem como principal atividade operar planos privados de assistência à saúde para pessoas jurídicas. 
Lançamento do Porto Seguro Acidentes Pessoais Viagem, que visa proteger os segurados em suas viagens nacionais e internacionais. 
Apostando em novos conceitos de mobilidade urbana, passou a vender bicicletas elétricas, para todos os interessados, clientes ou não. A empresa desenvolveu esse modelo de bicicleta para atendimento de vistoria e socorro aos clientes no seguro de automóveis. Batizado de Felisa, o modelo foi inspirado nos artigos e apontamentos do engenheiro Felicio Sadalla, que há mais de 30 anos já utilizava uma bicicleta elétrica, montada por ele mesmo, para percorrer os 13 km que separavam sua casa do trabalho. O modelo era movido pela corrente gerada por três baterias compactas, de chumbo-ácido, ligadas em série. 
2011 
Criação da Porto Odonto, que tem como principal atividade operar planos privados de assistência odontológica para pessoas jurídicas. 
2012 
Criação da Porto Capitalização, que opera com títulos de capitalização. 
Lançamento do Porto Seguro Serviços Avulsos, produto que reúne uma série de serviços que podem ser contratados de forma avulsa por segurados ou não segurados. Os serviços são solicitados por meio de um televendas 24 horas e os interessados podem contratar um ou mais serviços por vez. 
2013 
Criação da Porto Seguro Conecta, operadora móvel com rede virtual que oferece planos de celular pré-pago e pós-pago e banda larga móvel para as cidades de Campinas, São Paulo, Rio de Janeiro e Santos. Foi a primeira operadora virtual do Brasil a lançar pacotes voltados ao consumidor virtual. 
2014 
Lançamento do Porto Seguro Alerta, um novo produto que visa acionar com rapidez o responsável por um idoso que se encontra sozinho. Por meio de um dispositivo sem fio, o idoso pode pressionar o botão em caso de emergência e uma central 24 horas é acionada, avisando o responsável cadastrado imediatamente. 
Reposicionamento do produto Serviços Avulsos para Porto Seguro Faz. O objetivo é oferecer um vasto portfólio de serviços, para segurados e não segurados. Com este novo produto é possível marcar hora e contar com profissionais especializados em instalação de produtos comprados para a casa, além de serviços para o carro. São serviços que vão desde instalações e reparos elétricos, hidráulicos até limpeza de tecidos e higienização de veículos a seco.


Campanhas que fizeram história 
No dia 18 de dezembro de 2009 a empresa lançou a campanha “Trânsito+Gentil” (www.transitomaisgentil.com.br) para estimular a prática da gentileza no trânsito, incentivando assim uma atitude mais tolerante por parte de motoristas e pedestres. A ideia surgiu com uma preocupação da empresa em relação aos dados estatísticos alimentados pela intolerância no trânsito. Estima-se que diariamente, ocorrem em média mais de 30 brigas envolvendo motoristas na cidade de São Paulo. E nos dias com maiores índices de congestionamento, como as sextas-feiras, o volume de ocorrências é ainda maior. Se alguém tomar aquela vaga de estacionamento que você estava esperando, releve. Caso um motorista não deixe você ultrapassar, tolere. Se outro vier disposto a brigar, não dê brechas para continuar a discussão. Essas são algumas das atitudes gentis que a PORTO SEGURO pretendia estimular no dia-a-dia com o lançamento da campanha.


A campanha, que tinha inicialmente como slogan “Um trânsito melhor começa com você”, envolvia ações programadas para acontecer durante todo o ano de 2010, com a adesão de diversos artistas e personalidades (como por exemplo, Malvino Salvador, Rodrigo Lombardi, Marco Ricca, Alessandra Maestini, Regiane Alves, Marco Luque, entre outros), vídeos para a internet e TV, e uma grande participação em redes sociais, além de iniciativas voltadas aos segurados e ao público em geral. No ano seguinte, o movimento que incentiva os motoristas a evitarem atitudes agressivas e valorizarem uma postura mais tolerante no trânsito, passa a conceder 5% de desconto (hoje chega a 7%) aos segurados que tem zero ponto na carteira. A ação teve início na região metropolitana de São Paulo e foi estendida para o Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Pernambuco e Santa Catarina. Hoje em dia o movimento utiliza o posicionamento “Deixe o ogro em casa”.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Em outubro de 2007 a marca apresentou seu novo logotipo, que sofreu mudanças radicais em relação ao anterior. O objetivo foi atualizar sua identidade visual, que teve a última mudança significativa na década de 1970. As principais mudanças foram: retirada da palavra “seguros” (que desde 1985 fazia parte do logotipo), uma nova e moderna tipografia de letra e uma nova interpretação para o principal símbolo da marca, a caravela, agora representada apenas por uma vela.


Além disso, a nova identidade visual foi aplicada em toda sua frota de veículos, que passaram a contar com uma imagem muito mais moderna.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 27 de agosto de 1945 
● Fundador: José Alfredo de Almeida, José da Cunha Júnior, José Andrade de Souza e Amador Aguiar 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Porto Seguro S.A. 
● Capital aberto: Sim (2004) 
● Presidente: Fábio Luchetti 
● Faturamento: R$ 16.2 bilhões (2016) 
● Lucro: R$ 923 milhões (2016) 
● Valor de mercado: R$ 8.2 bilhões (fevereiro/2017) 
● Valor da marca: R$ 629 milhões (2016) 
● Clientes: 8 milhões 
● Presença global: 2 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 14.000 
● Segmento: Serviços financeiros 
● Principais produtos: Seguros, previdências, consórcios, cartões de crédito e capitalização 
● Concorrentes diretos: SulAmérica, Mapfre, Allianz, Zurich, Tokio Marine, Bradescos Seguros, Itaú Seguros e BB Seguros 
● Ícones: A caravela de seu logotipo 
● Website: www.portoseguro.com.br 

O valor 
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca PORTO SEGURO está avaliada em R$ 629 milhões, ocupando a posição de número 16 no ranking das marcas mais valiosas do Brasil. 

A marca no mundo 
Hoje em dia a PORTO SEGURO, uma das maiores seguradoras do Brasil, emprega diretamente 14.000 funcionários, conta com aproximadamente 27 mil corretores de seguros cadastrados, possui 135 sucursais e escritórios regionais, além de um escritório no Uruguai. A empresa atua em todos os ramos de seguro: seguro de vida, previdência, residência, automóveis, planos de saúde e odontológico, crédito consignado, administração de consórcios, proteção e monitoramento, telecomunicações, saúde ocupacional e segurança do trabalho. Já a Porto Seguro Uruguay é a segunda maior seguradora de automóveis daquele país. Os produtos da empresa atingem pessoas físicas, famílias, empresas, instituições diversas e entidades governamentais e não governamentais em todo o Brasil. Apesar da forte presença no segmento de seguro de automóveis - é a líder em São Paulo com 32.4% de participação e também no Brasil, com 20% - a PORTO SEGURO tem a mais diversificada linha de produtos do mercado. A empresa tem 80% de sua receita concentrada em seguros, com participação massiva dos veículos. 

Você sabia? 
A PORTO SEGURO encerrou o ano de 2016 com mais de 5.4 milhões de veículos segurados, além de 2.4 milhões de residências seguradas, 6.9 milhões de seguros de vida e mais de 8 milhões de clientes em território nacional. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios, Veja e Exame), jornais (Valor Econômico, Estadão e Folha), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 13/2/2017

2 comentários:

Gabriel Storoli Veraldi disse...

Vale adicionar a história do HELP DESK...
O help desk era um serviço de ajuda tanto de hardware quanto de software prestado a pessoas da porto e corretores da porto, porém não era muito usado, e havia muitos técnicos que acabam ganhando pra não fazer nada.
Então expandiu-se o HELP DESK para quem também era segurado porto seguro.

Unknown disse...

Hoje em 13/04/14 a empresa quase dobrou o tamanho e ainda continuar crescendo.
E eu tenho o prazer de trabalhar nessa empresa .