26.11.10

LIFEBUOY


O desejo de estar limpo, ativo e saudável faz parte de cada um de nós, independente da faixa etária ou classe econômica. Por essa filosofia, a marca LIFEBUOY, com seu clássico sabonete vermelho e seu distinto aroma carbólico compreende esta necessidade e luta há mais de um século pela higiene e pela saúde ao redor do mundo. Por isso LIFEBUOY é marca número um do mundo em sabonetes antibacterianos. 

A história 
Tudo começou com William Hesketh Lever, que cresceu na industrializada Bolton, região de Lancashire, uma típica cidade inglesa da época da Revolução Industrial, com milhares de pessoas vivendo em bairros pobres onde se proliferavam doenças. Epidemias de febre tifóide, disenteria e febre amarela eram comuns e a mortalidade infantil extremamente alta. Ele então buscou persistentemente a fórmula perfeita de um sabonete que pudesse combater os germes e fosse acessível a todos, principalmente aos mais pobres. Depois de muitas pesquisas, sua empresa, a Lever Brothers, lançou no mercado em 1894 a marca LIFEBUOY como um Sabonete Desinfetante Real. O novo produto foi o primeiro sabonete do mundo com ácido carbólico (fenol), um ingrediente revolucionário descoberto na década de 1860. O ácido carbólico também deu ao sabonete seu aroma característico, sendo sinônimo de limpeza e saúde por muitos anos. Inicialmente LIFEBUOY obteve um impacto significativo na saúde pública da Inglaterra vitoriana, que estava sendo devastada por surtos de cólera. Por isso, desde seu lançamento, LIFEBUOY foi considerado mais do que um simples sabonete pelos consumidores ingleses. Tornou-se parte de suas vidas, visto que proporcionava higiene e proteção contra doenças para toda a família - um verdadeiro “salva-vidas” (“Lifebuoy”, em inglês), como diz o nome da marca.


Os sabonetes da marca chegaram pela primeira vez ao Sul da Ásia, mais especificamente na Índia, em 1895, ingressando em um mercado grande e complexo. Pouco depois, foi um dos primeiros sabonetes de marca a ser comercializado no continente africano. A fabricação local teve início em 1911 na África do Sul e a abordagem da marca de salvar vidas foi introduzida no continente africano. Nesta época o produto já estava presente nos mercados americano, canadense, alemão, suíço e australiano. Durante a Primeira Guerra Mundial milhões de sabonetes LIFEBUOY foram mandados para os soldados nos frontes de batalha. Tudo para mantê-los limpos, sadios e prontos para servir sua nação com saúde. Na metade da década de 1930 havia tamanha demanda pela marca que a empresa, agora chamada de Unilever, começou a produzir o sabonete LIFEBUOY em diversas fábricas indianas. A marca era distribuída por estradas, vias férreas e fluviais a fim de estender seu alcance à outros mercados como Sri Lanka, Bangladesh e Paquistão, que apresentavam uma necessidade urgente de educação sanitária e controle de doenças. Sendo um dos primeiros sabonetes com ácido carbólico vendido nestes mercados, as propriedades anti-sépticas de LIFEBUOY forneceram uma proteção higiênica vital, e a marca continuou a comunicar sua missão principal: garantir uma vida saudável através da higiene. Foi nesta década que o tradicional sabonete chegou às gôndolas brasileiras. Nesta época, o fabricante garantia que LIFEBUOY acabava com o mau Cheiro do Corpo, surgindo aí o termo “cecê”, que seria popularizado nos anos de 1940 em virtude das campanhas publicitárias da marca.


Durante a Segunda Guerra Mundial o tradicional sabonete se mostrou de vital importância no Reino Unido para evitar inúmeras contaminações e salvar muitas vidas. Em 1949, LIFEBUOY fez sua incursão no sudeste asiático, posicionando-se como uma marca de saúde. Até o final dos anos de 1950 novos sabonetes perfumados foram lançados no mercado, tendo como alvo os consumidores que procuravam proteção contra o odor corporal. Para atrair o público feminino, a marca introduziu um novo ingrediente, Puralin, tornou o sabonete mais suave e introduziu uma cor mais feminina, o coral. Nos anos seguintes, a marca conseguiu o apoio de profissionais da área médica e cientistas que aprovaram seu uso contra a proliferação de doenças contagiosas. Com isso, as vendas do produto cresceram nos mercados em que estava presente, principalmente onde a saúde pública era precária. Em 1969, já existiam versões coloridas do tradicional sabonete antibacteriano: rosa, azul, verde e branco. Nos últimos anos, a marca iniciou o lançamento de produtos, diversificando assim sua linha. Surgiu então o gel desinfetante, sabonetes líquidos especialmente desenvolvidos para o corpo e até sabonetes para o tratamento da acne. Além disso, o formato do tradicional sabonete também foi modificado para permitir uma lavagem melhor. Novas versões com diferentes aromas também foram introduzidas: Fresh (azul-claro), Nature (verde) e Cream (azul), este último com proteção hidratante.


Em 2005, a missão social da marca se mostrou de forma mais nítida: 200 mil sabonetes foram doados para a UNICEF e a Cruz Vermelha depois do terrível e arrasador terremoto que assolou o norte da Índia e o Paquistão. Em 2010, a marca LIFEBUOY foi relançada no mercado brasileiro. E apresentou novidades como o LIFEBUOY ERVA DOCE (a fórmula enriquecida com extrato natural de erva doce oferece sensação refrescante e calmante à pele), LIFEBUOY AVEIA (com flocos naturais de aveia que permite uma suave esfoliação da pele) e LIFEBUOY VITAPROTECT (que contém vitaminas A e E), além da linha de Sabonetes Líquidos para as Mãos, que oferecem proteção contra os germes em nível hospitalar e cuja fórmula única mata as bactérias em apenas 10 segundos. Essa linha também ganhou a versão refil, extremamente prática, mais barata e econômica. A mais recente novidade da marca, lançada em 2014, atende pelo nome de LIFEBUOY CARE & CLINICAL 10, que limpa adequadamente a pele, age protegendo e eliminando as bactérias, com 10 vezes melhor proteção e mais cuidado com a pele, resultado de sua exclusiva fórmula que contém a avançada tecnologia Escudo Activ Naturol, inspirada na natureza . A linha traz duas variantes: Complete e Fresh, com novo formato e visual translúcido, totalmente inovador para a marca. A versão em barra é o primeiro sabonete antibacteriano glicerinado do mercado. E a versão líquida, é a primeira em espuma do mercado.


Hoje em dia a fórmula da linha regular dos sabonetes é bem diferente da criada há mais de 120 anos. Ela contém o que a empresa chama de “exclusivo sistema antibacteriano Active 5”, que promete o dobro da proteção contra as bactérias e germes em relação a um sabonete comum. A fórmula contém o ativo Triclorocarbono (TCC) que protege a pele contra as bactérias e oferece 5 benefícios: Mantém a pele saudável; protege a pele contra as bactérias e os germes; protege a pele por mais tempo; cuida de toda a família; e limpa a pele sem agredi-la. O uso de LIFEBUOY nas cinco ocasiões chaves do dia, antes do desjejum; antes do almoço; antes do jantar; após usar o banheiro e ao chegar em casa; podem ajudar o usuário a ficar livre de até 10 doenças causadas por germes e bactérias.


Uma missão social 
Desde o começo a força que motiva a marca LIFEBUOY é uma visão inspiradora de comunidades com mais higiene, saúde e vitalidade. Isto porque William Hesketh Lever acreditava que toda empresa era responsável diante da comunidade e considerava LIFEBUOY como um veículo para promover a higiene e melhores condições de vida a todos. Desde essa época a propaganda da marca era focada na educação sanitária como um meio de combater as doenças. Ao reconhecer desde cedo a enorme importância da família, particularmente o papel das mães em assegurar a saúde das crianças e das futuras gerações, a marca lançou uma nova personagem em suas campanhas publicitárias na década de 1920, “Mãe, a doutora da saúde”. A campanha era direcionada especificamente às mulheres, dada sua atenção a cuidar da saúde de seus filhos e família. A ideia da mãe como uma protetora da saúde de sua família se desenvolveu, e, até hoje, faz parte da comunicação da marca.


Nessa mesma época, campanhas escolares promovidas pela marca educavam as crianças quanto à necessidade de lavar as mãos regularmente, tornando-se conhecidas popularmente como “O Hábito Lifebuoy”. Essas campanhas aconselhavam mães, professores, médicos e autoridades da área da saúde a terem uma responsabilidade em comum de ensinar às crianças a importância da higiene e da limpeza, e a cultivarem isso como um hábito. Ainda mais, anúncios impressos incentivavam as crianças a lavarem suas mãos com sabão em alguns momentos importantes do dia - antes de refeições, após as brincadeiras e antes de irem dormir.


Hoje em dia, campanhas publicitárias, demonstrações e visitas porta a porta são parte integral das ações da marca para educar as pessoas sobre a higiene. Tudo para inspirar milhões de pessoas a pensar sobre sua higiene para que possam viver a vida sem medo. Por mais de 75 anos, a marca tem se envolvido em atividades educacionais em escolas de países como África do Sul, Quênia, Tanzânia, Uganda, Malawi, Zâmbia, Vietnã, Indonésia, Paquistão e Índia. Em 2008, com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância de lavar as mãos com água e sabonete para obter uma vida mais saudável, a marca juntamente com as Nações Unidas lançou no dia 15 de outubro o “Dia Mundial de Lavar as Mãos” (“Global Handwashing Day”). Hoje em dia esta importante data é comemorada em mais de 55 países ao redor do mundo. Desta forma, LIFEBUOY já atingiu mais de 250 milhões de pessoas com a mensagem da importância de lavar as mãos.


A evolução visual 
A identidade visual da marca sofreu inúmeras alterações desde seu lançamento. Em 2006 a marca modernizou seu logotipo ao apresentar a imagem que conhecemos hoje, no formato oval e com o símbolo de uma cruz estilizado. Em 2012 esse logotipo passou por uma pequena modernização, adotando uma nova tipografia de letra e mudando alguns pequenos detalhes na estética.


Dados corporativos 
● Origem: Inglaterra 
● Lançamento: 1894 
● Criador: William Hesketh Lever 
● Sede mundial: Londres, Inglaterra e Roterdã, Holanda 
● Proprietário da marca: Unilever N.V. 
● Capital aberto: Não 
● Chairman: Michael Treschow 
● CEO: Paul Polman 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: + 40 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Cuidados pessoais e higiene 
● Principais produtos: Sabonetes e gel antibacteriano 
● Concorrentes diretos: Protex, Dettol e Safeguard 
● Ícones: A cor vermelha do sabonete 
● Slogan: 100% melhor proteção contra bactérias. 
● Website: www.lifebuoy.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente os produtos da marca mais antiga da Unilever, que incluem sabonetes em barra, líquido e álcool gel para mãos, são comercializados em mais de 40 países ao redor do mundo, incluindo Brasil, Argentina, Peru, Bolívia, Paraguai e Uruguai. A marca mantém posição de liderança em boa parte dos países da Ásia e África. A cada segundo 91 sabonetes LIFEBUOY são vendidos ao redor do mundo. 

Você sabia? 
Apesar da marca ter sido criada na Inglaterra seus produtos não são mais comercializados no país. Outro grande mercado onde a marca também não é comercializada é os Estados Unidos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 5/3/2015

12 comentários:

Adelino disse...

No meu tempo de criança, Lifebuoy era chamado carinhosamente de "sabonete para cavalo", referindo-se ao seu grande poder de limpeza e proteção.

victor Quaresma disse...

Muitos anos se passaram deste a minha juventude em Africa, tenho 68 anos e desde à muito que não tenho acesso ao sabonete do qual guardo o cheiro na minha memoria. Pena não ser comercializado em Portugal

Lia¬¬ disse...

Fiquei curiosa para saber por que não é mais comercializado logo no país de origem e nos EEUU!

Unknown disse...

Procuro, ansiosamente, há já algum tempo, por este produto único no mundo, por reconhecer as excelentes qualidades que possui: higiene, cheiro agradável e sensação de frescura permanente. Habituei-me, desde criança, a usar este magnífico sabonete, por tradição familiar que sempre defendeu com rigor a higiene corporal. Em Portugal este produto tão necessário não é comercializado, infelizmente. Vou continuar na expectativa de um dia aparecer no mercado.

\

milena disse...

Boa tarde.
A quem interessar, os tradicionais sabonetes Lifebuoy são comercializados em Portugal, mais precisamente em Évora, na Casa Bacharel (Drogaria Azul), sita na Rua Elias Garcia: acabei de regressar dessa cidade e comprei alguns.

milena disse...

Acabei de regressar de Évora e os tradicionais sabonetes vendem-se na Casa Bacharel (Drogaria Azul), na Rua Elias Garcia.

Ribeiro disse...

Por acaso, encontrei na Drogaria dos Loios, no Porto, o sabonete, tinha algumas dezenas. Também me lembrou os meus tempos de adolescente.

Felix disse...

Aqui no Brasil, desde 2018 que não se vê mais esse sabonete em barra nos comercios, só vejo apenas na forma líquida.

Unknown disse...

procurando algum tempo nas grandes redes de São Paulo, mas, sem sucesso.

Celestino Pinto Costa disse...

Boa tarde, eu também andava à procura e consegui encontrar na,Loja do Canto Jomarsil, e encomendei on line.

Unknown disse...

Boa tarde não sei em que parte de Portugal o senhor reside mas se for em Lisboa ou arredores consegue encontrar este sabonete na feira da Belavista aos domingos encontra nas bancas onde vende produtos para a higiene.

Anônimo disse...

Quando encontrei renovei meu estoque de sabonetes pois estavam acabando das prateleiras e não retornando mais, sempre que encontro compro pra repor mas de uns tempos pra cá acabaram em todos os lugares ainda possuo apenas 2 refil um de erva doce e um original